Minha lista de blogs

domingo, agosto 29, 2010

CONFRATERNIZAÇÃO NO BOTÃOBOL

O Náutico, de Abiud, não teve vida fácil diante do Itacuruba, de Alexandre
É isso aí, minha gente do futebol de botões e ligada ao botãobol (jogo de botão na regra pernambucana, a rainha das regras). A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa viveu mais um sábado empolgante, com 12 partidas realizadas, válidas pelo campeonato oficial de 2010, porém, o que mais valeu foi a confraternização entre os diversos botonistas, sócios da entidade. Essa foi uma grande demonstração de amizade, provando que as disputas entre as diversas equipes são apenas amistosas, prevalecendo sempre o alto espírito desportivo. Foi um belo espetáculo.
De início, ressalte-se o Internacional, de Paulo Jiquiá, que no último sábado, dia 21 de agosto, havia homenageado o Cruzeiro, de Marcos Cardoso, comparecendo à sede da APFM, para seus jogos, vestindo a camisa estrelada. Como o botonista cruzeirense não compareceu nessa data, Paulo Jiquiá, ontem, aproveitou a presença de Marcos Cardoso e lhe entregou a gloriosa camisa celeste.
Por sua vez, o Náutico, de Abiud Gomes, que havia passado o último fim de semana na Bahia, ao retornar à terrinha, compareceu à Associação, trazendo na sua bagagem um presente que foi entregue a Hugo Alexandre, diretor de esportes da APFM, que aniversariou no dia 14 de agosto.
Pela vibração do aniversariante, parece que o presente foi de total agrado, pois, de imediato, Hugo apareceu vestido com a camisa oficial de treino do seu Chelsea e que veio lhe trazer sorte , pois, na partida válida pela 5ª rodada do campeonato, venceu, de virada, ao Hércules, de José Hércules, por 2x1, reacendendo as esperanças dos blues do Aeroporto no certame.
O campeonato seguiu seu curso e o Internacional, de Paulo Jiquiá, aplicou mais uma goleada. Quem sentiu a força colorada, foi o Guarabira, de Armando Pordeus, amargando um sonoro 6x0. Assim, o Saci continua na ponta da tabela de classificação, com 100% de aproveitamento.
Também se deu bem, na jornada deste sábado, o Coritiba, de Cláudio Sandes, vencendo seus dois compromissos, ambos por 1x0, frente à Juventus, de Vandré e à Inter de Milão, de Clóvis Sandes. Esses resultados deram ao Coxa a vice liderança da competição, também com 100% de aproveitamento e com um detalhe: sua meta ainda não foi vazada.
Outro que se saiu bem foi o Fluzão, de Flávio Azevedo, derrotando, inicialmente, o Guarabira, de Armando Pordeus, por 2x1 e, posteriomente, ao Itacuruba, de Alexandre Freitas, por 3x0.
Vale ressaltar que o gol do Guarabira, assinalado pelo botão camisa 7, Marcos, entra para a história do botãobol, pois foi o primeiro gol marcado pelo time paraibano em competições oficiais na regra pernambucana.
Quem poderia ter tido também um desempenho fantástico, seria o Cruzeiro, de Marcos Cardoso. De início, sofreu o diabo para conseguir um magro 1x0 em cima do inexperiente Roma, de Carlinhos Setúbal. Na seqüência, deslanchou em cima do Guarabira, goleando por 4x0. Quando tudo parecia que iria fechar a tarde com chave de ouro, eis que tropeça e cai diante da Inter de Milão, de Clóvis Sandes, por 1x0.
Já o São Paulo, de Max Monteiro, compareceu a campo e encontrou moleza frente à Juventus, de Vandré, derrotando-a por 3x0.
Por fim, o Náutico, de Abiud Gomes, até então invicto no campeonato, caiu diante do Flamengo, de Fernando Esperma, por 1x0 e depois tropeçou no Itacuruba, de Alexandre Freitas, empatando em 0x0, num final dramático. Parece que o alvirrubro exagerou nos quitutes da boa terra. O acarajé, ao que tudo faz crer, não entrou bem e o timbu acabou babando no azeite de dendê. Dessa vez, os orixás não ajudaram o Náutico. Sabiá, sabiá, melão, melão. Viva o botão!

domingo, agosto 22, 2010

POUCOS JOGOS - MUITO EQUILÍBRIO

O Inter, de Paulo Jiquiá, numa homenagem ao Cruzeiro, goleou o Roma, de Carlinhos Setúbal
É isso aí, minha gente do botão, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa deu seqüência, neste sábado, dia 21 de agosto, ao campeonato oficial de botãobol (futebol de botões na regra pernambucana, a raínha das regras), com a realização apenas de cinco jogos. O destaque ficou por conta da goleada do Internacional, de Paulo Jiquiá, por 6x0, em cima do cada vez mais inexperiente Roma, de Carlinhos Setúbal, no estádio da Toca da Raposa, com arbitragem de Adilson Ribeiro. Com essa quarta vitória consecutiva, o Saci assumiu a ponta da tábua de classificação, mantendo os 100% de aproveitamento na competição.
As outras quatro partidas restantes terminaram empatadas. O Légia Varsóvia, de Dinoraldo Gonçalves, ficou no 1x1 com o Chelsea, de Hugo Oliveira, no Hércules Stadium, com arbitragem de Fernando Brito.
Já no estádio Timbuzão, o Hércules, de José Hércules, também ficou no 1x1 com a Juventus, de Vandré Meneses, com outra atuação segura de Fernando Brito.
Em partida atrasada, o Hércules voltou a campo e enfrentou o Inter de Milão, de Clóvis Sandes, e o escore não foi movimentado, permanecendo tudo como começou, 0x0. Adriano Oliveira foi o árbitro, com boa atuação.
Fechando a jornada, também em jogo atrasado, aconteceu a estreia do Fluminense, de Flávio Azevedo, frente ao Flamengo, de Fernando Esperma. O tradicional FlaxFlu terminou empatado em 1x1, em partida realizada no Brasília Stadium, com Hugo Oliveira no apito.
Com as ausências do Cruzeiro, de Marcos Cardoso, do Itacuruba, de Alexandre Freitas, do Jardim Brasil, de Marcos Cordeiro e do Náutico, de Abiud Gomes, os demais jogos da 4ª rodada ficaram adiados para o próximo sábado.
A Comissão Organizadora do Campeonato deverá se reunir antes do início dos jogos da 5ª Rodada para tomar importantes decisões, tendo em vista alguns problemas que surgiram de última hora e que poderão trazer consequências danosas ao campeonato.
Acredita-se que o bom senso vá prevalecer para que a competição continue sendo disputada no mais alto grau de desportividade, com todas as partidas sendo efetivamente realizadas.
Em contrapartida, espera-se o empenho de todos os envolvidos no certame, permitindo com suas presenças que os jogos não sofram solução de continuidade.
No próximo sábado, dia 28 de agosto, já vai se poder ver o alcance das medidas efetivadas. Resta aguardar. Viva o botão.

domingo, agosto 15, 2010

MAIS ESPETÁCULOS NO BOTÃOBOL

O Náutico, de Abiud Gomes, é o lider com 100% de aproveitamento
Mal começou e o campeonato oficial de 2010, no botãobol (futebol de botões na regra pernambucana), já está cada vez mais empolgante, com jogos espetaculares.
A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, no sábado, dia 14 de Agosto, realizou onze emocionantes partidas, todas disputadas num perfeito clima de alta desportividade, com arbitragens marcantes, sem nenhum deslize.
Abrindo a jornada, o Náutico, deste blogueiro, venceu ao estreante Guarabira, de Armando Pordeus, por 2x0. Este encontro marcou o primeiro contato desse extraordinário botonista no mundo fantástico do botãobol. Como se sabe, Armando é oriundo da regra carioca (3 toques), porém, bastante eclético, pois já enveredou pelo caminho de quase todas as regras de futebol de mesa. Pelo que se observou, o time do Guarabira, preparado especialmente para essa competição, tem tudo para realizar uma bela performance.
Na sua outra partida, o Náutico voltou a vencer, dessa vez por 3x0, frente ao Jardim Brasil, de Marcos Cordeiro e assumiu a liderança do campeonato, com 100% de aproveitamento e tendo o melhor saldo de gols da competição (11x0).
Quem chegou embalado, também, no certame, foi o Coritiba, de Cláudio Sandes, conseguindo três espetaculares triunfos. Marcou 1x0 no Itacuruba, de Alexandre Freitas e no Flamengo, de Fernando Esperma e, depois, triturou o Vitória de Guimarães, do professor Azevedo Neto, com um impiedoso 6x0.
Outro que não fez feio foi o São Paulo, de Max Monteiro. Venceu o Jardim Brasil, por 3x1 e, logo em seguida, goleou o Itacuruba, por 4x1. Os rubronegros dos Afogados bem que tentaram, com Alan Kardec mais uma vez se manifestando, mas o Tricolor do SAMU não se abalou e chegou fácil ao triunfo.
Por sua vez, o Vila Belmiro, de Albertinho, mostrou toda a sua superioridade e marcou 3x0 no Guarabira, de Armando Pordeus e se aproxima do pelotão da frente.
O Internacional, de Paulo Jiquiá, também manteve os 100% de aproveitamento ao derrotar o Corinthians, de Adriano Oliveira, por 2x0. O Saci continua firme na luta pelo bicampeonato.
Já o Santos, de Adilson Ribeiro, não quis escrever outra história triste e voltou ao campeonato com sua esquadra principal, deixando de lado a gangue do Irã/Iraque. Com isso, conquistou suas duas primeiras vitórias. Uma de 3x0, no inexperiente Roma, de Carlinhos Setúbal e a outra, em partida antecipada, frente ao Guarabira, por um magérrimo 1x0.
Para o próximo sábado, dia 21 de agosto, a APFM já programou os jogos válidos pela 4ª rodada, juntamente com as partidas atrasadas. O destaque vai para a estréia do Fluminense, de Flávio Azevedo, que realizará uma verdadeira maratona, pois vai ter que enfrentar as equipes do Jardim Brasil, Flamengo e Itacuruba. Também deveria jogar contra o Guarabira, mas o confronto ficou adiado para o sábado, 28 de agosto.
Então, resta apenas aguardar o próximo fim de semana, para vivenciar novos espetáculos do botãobol, o fabuloso jogo de botão na regra pernambucana, a rainha das regras.
Uma ausência será bastante sentida: o Náutico não vai poder se fazer presente, pois estará se deliciando com as coisas boas da Bahia. Viva o botão.


domingo, agosto 08, 2010

ARBITRAGENS POLÊMICAS NO BOTÃOBOL

Hércules x Itacuruba e uma polêmica arbitragem
É isso aí, minha gente. O botãobol (futebol de botões na regra pernambucana, a rainha das regras) continua, cada vez mais, empolgante. O campeonato oficial de 2010, patrocinado pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, no sábado, dia 7 de agosto, véspera do Dia dos Pais, teve sequência com a realização de onze partidas.
Dois resultados podem ser considerados zebras. As derrotas do Cruzeiro, de Marcos Cardoso, para a Juventus, de Vandré Meneses e do Légia Varsóvia, de Dinoraldo Gonçalves, ante o Inter de Milão, de Clóvis Sandes, ambas por 1x0.
Também aconteceram as estréias do Flamengo, de Fernando Esperma e do São Paulo, de Max Monteiro, que se enfrentaram no Hércules Stadium, com o triunfo do Urubu do Hospício, por 2x1.
Quem também estreou na competição foi o Vila Belmiro, de Albertinho. Na primeira partida, encontrou presa fácil e goleou o inexperiente Roma, de Carlinhos Setúbal, por 4x0. No segundo jogo, dessa vez contra o outro estreante Corinthians, de Adriano Oliveira, ficou no empate em 1x1.
Sobre o Coringão, deve se ressaltar que além do empate contra o Vila Belmiro, os mosqueteiros do Curado 2 também ficaram na igualdade com o Santos, de Adilson Ribeiro, com o placar estampando 0x0. Foi o segundo capítulo da história triste do time peixeiro, com seus craques do Irã-Iraque.
Por outro lado, o Internacional, de Paulo Jiquiá, venceu o Chelsea, de Hugo Alexandre, derrotando-o, de virada, por 2x1 e assumindo temporariamente a liderança do campeonato.
Os "Blues do Aeroporto" não estavam em boa jornada e também sucumbiram diante do Cruzeiro, de Marcos Cardoso, por 1x0, amargando assim sua segunda derrota na competição.
Antes, os estrelados cruzeirenses enfrentaram a Juventus, de Vandré Meneses e, após perderem inúmeras oportunidades, acabaram dando sopa para o azar, sofrendo um gol da Vecchia Signora, saindo derrotados de campo.
Nos outros confrontos, o Hércules, de José Hércules, empatou em 0x0 com o Itacuruba, de Alexandre Freitas e depois venceu o Vitória de Guimarães, de Azevedo Neto, por 1x0.
Fechando a jornada, o Légia Varsóvia, de Dinoraldo Gonçalves, goleou a Juventus, de Vandré, por 4x0.
As equipes do Coritiba, de Cláudio Sandes, do Fluminense, de Flávio Azevedo, do Guarabira, de Armando Pordeus e do Jardim Brasil, de Marcos Cordeiro, deverão fazer suas estréias no próximo sábado. Vamos aguardar prá ver.
De propósito, se deixou para falar nesse final sobre as arbitragens polêmicas no botãobol. A regra pernambucana está aí para quem quiser ver e que deve ser do conhecimento de todos os praticantes do botãobol. A interpretação da regra é de uma subjetividade sem tamanho e a decisão do árbitro, a exemplo do que ocorre no futebol, tem que ser no momento exato da execução da jogada. Erros e acertos vão acontecer sempre. Lances polêmicos irão surgir com assiduidade, pois depende muito do ângulo em que é visto por quem assiste. Se foi gol ou se não foi. Se houve ou não pênalti. Se o pênalti deveria ser repetido ou não. Tudo isso é relativo.
O que interessa mesmo é que o árbitro tenha convicção do que está marcando e sempre que tiver dúvidas, caso não haja alguém que lhe possa ajudar, deverá ser condescendente na sua decisão, de modo que não lhe cause nenhum peso na consciência.
Por outro lado, os envolvidos nos confrontos devem ir à luta sempre levando em consideração o principal fundamento da regra pernambucana, o "fair-play", o alto espírito desportivo. Infelizmente, muitas vezes isso é esquecido. Que a história conte o resto. Viva o botão!

domingo, agosto 01, 2010

TIMBU É LIDER NO BOTÃOBOL

O Náutico, de Abiud, aproveitou-se da inexperiência do Roma, de Carlinhos Setúbal
É isso aí, minha gente do mundo fantástico do botão, Começou o campeonato oficial de 2010, de botãobol (futebol de botões na regra pernambucana, a rainha das regras), promovido pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, com a realização de quatro movimentadas partidas, neste sábado, dia 31 de julho.
Abrindo o certame, no estádio Timbuzão, o Santos, de Adilson Ribeiro, escreveu mais uma história triste e perdeu para o Chelsea, do campeão do mundo Hugo Alexandre, por 2x1. O neguinho da Estância, durante toda a pré-temporada escondeu o time que iria estrear na competição. Pelo que se viu em campo, o Peixe parece que saiu garimpando os "craques" lá pelas bandas do Irã-Iraque. Foi horrível a apresentação e disso se serviram os "Blues do Aeroporto" para largarem com vitória nessa longa jornada do campeonato.
Na Toca da Raposa, o Internacional, de Paulo Jiquiá, começou sua caminhada rumo ao bicampeonato, conquistando uma vitória apertada em cima da Juventus, de Vandré Meneses, por 2x1. O Colorado iniciou a partida com toda a força e marcou logo cedo os dois gols que lhe deram o triunfo. A Vecchia Signora esboçou uma reação e conseguiu diminuir o escore mas teve que no final amargar a derrota.
Na terceira partida do dia, no Hércules Stadium, o Náutico, de Abiud Gomes, tendo pela frente o inexperiente time do Roma, de Carlinhos Setúbal, estreante no botãobol, não teve dó, nem piedade e sapecou uma goleada de 6x0, com direito até a pênalti, convertido com cavadinha e tudo. Essa vitória contundente fez com que o timbu assumisse temporariamente a liderança do campeonato, porém, ainda é muito cedo para ir contando vitória. Muito água ainda vai rolar por debaixo da ponte. Aos romanos setubalenses fica o conselho: é preciso treinar muito e não se desesperar com os resultados negativos. O começo no botãobol é sempre dificil. Vão em frente, sem desânimo.
Fechando a jornada, no Brasília Stadium, o Légia Varsóvia, de Dinoraldo, bem que quis jogar, mas o Vitória de Guimarães, do professor Azevedo Neto, não lhe deu trégua, armando uma superretranca. Mesmo assim, nas poucas oportunidades que teve, os polacos não souberam tirar proveito e acabaram num 0x0 que não estava nos planos do time de Maranguape.
Pelo não comparecimento do Corinthians, de Adriano Oliveira, do Coritiba, de Cláudio Sandes, do Fluminense, de Flávio Azevedo, do Itacuruba, de Alexandre Freitas, do Inter de Milão, de Clóvis Sandes e do São Paulo, de Max Monteiro, os demais seis jogos programados para este sábado, ficaram adiados para dia 7 de agosto, quando também serão realizadas as partidas válidas pela 2ª rodada.
Então, resta aguardar os próximos jogos, com a promessa de grandes espetáculos. A guerra, de fato, já começou e, passo a passo, vamos acompanhar para ver quem no final do campeonato levantará o troféu de campeão. Viva o botão.