Minha lista de blogs

domingo, agosto 08, 2010

ARBITRAGENS POLÊMICAS NO BOTÃOBOL

Hércules x Itacuruba e uma polêmica arbitragem
É isso aí, minha gente. O botãobol (futebol de botões na regra pernambucana, a rainha das regras) continua, cada vez mais, empolgante. O campeonato oficial de 2010, patrocinado pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, no sábado, dia 7 de agosto, véspera do Dia dos Pais, teve sequência com a realização de onze partidas.
Dois resultados podem ser considerados zebras. As derrotas do Cruzeiro, de Marcos Cardoso, para a Juventus, de Vandré Meneses e do Légia Varsóvia, de Dinoraldo Gonçalves, ante o Inter de Milão, de Clóvis Sandes, ambas por 1x0.
Também aconteceram as estréias do Flamengo, de Fernando Esperma e do São Paulo, de Max Monteiro, que se enfrentaram no Hércules Stadium, com o triunfo do Urubu do Hospício, por 2x1.
Quem também estreou na competição foi o Vila Belmiro, de Albertinho. Na primeira partida, encontrou presa fácil e goleou o inexperiente Roma, de Carlinhos Setúbal, por 4x0. No segundo jogo, dessa vez contra o outro estreante Corinthians, de Adriano Oliveira, ficou no empate em 1x1.
Sobre o Coringão, deve se ressaltar que além do empate contra o Vila Belmiro, os mosqueteiros do Curado 2 também ficaram na igualdade com o Santos, de Adilson Ribeiro, com o placar estampando 0x0. Foi o segundo capítulo da história triste do time peixeiro, com seus craques do Irã-Iraque.
Por outro lado, o Internacional, de Paulo Jiquiá, venceu o Chelsea, de Hugo Alexandre, derrotando-o, de virada, por 2x1 e assumindo temporariamente a liderança do campeonato.
Os "Blues do Aeroporto" não estavam em boa jornada e também sucumbiram diante do Cruzeiro, de Marcos Cardoso, por 1x0, amargando assim sua segunda derrota na competição.
Antes, os estrelados cruzeirenses enfrentaram a Juventus, de Vandré Meneses e, após perderem inúmeras oportunidades, acabaram dando sopa para o azar, sofrendo um gol da Vecchia Signora, saindo derrotados de campo.
Nos outros confrontos, o Hércules, de José Hércules, empatou em 0x0 com o Itacuruba, de Alexandre Freitas e depois venceu o Vitória de Guimarães, de Azevedo Neto, por 1x0.
Fechando a jornada, o Légia Varsóvia, de Dinoraldo Gonçalves, goleou a Juventus, de Vandré, por 4x0.
As equipes do Coritiba, de Cláudio Sandes, do Fluminense, de Flávio Azevedo, do Guarabira, de Armando Pordeus e do Jardim Brasil, de Marcos Cordeiro, deverão fazer suas estréias no próximo sábado. Vamos aguardar prá ver.
De propósito, se deixou para falar nesse final sobre as arbitragens polêmicas no botãobol. A regra pernambucana está aí para quem quiser ver e que deve ser do conhecimento de todos os praticantes do botãobol. A interpretação da regra é de uma subjetividade sem tamanho e a decisão do árbitro, a exemplo do que ocorre no futebol, tem que ser no momento exato da execução da jogada. Erros e acertos vão acontecer sempre. Lances polêmicos irão surgir com assiduidade, pois depende muito do ângulo em que é visto por quem assiste. Se foi gol ou se não foi. Se houve ou não pênalti. Se o pênalti deveria ser repetido ou não. Tudo isso é relativo.
O que interessa mesmo é que o árbitro tenha convicção do que está marcando e sempre que tiver dúvidas, caso não haja alguém que lhe possa ajudar, deverá ser condescendente na sua decisão, de modo que não lhe cause nenhum peso na consciência.
Por outro lado, os envolvidos nos confrontos devem ir à luta sempre levando em consideração o principal fundamento da regra pernambucana, o "fair-play", o alto espírito desportivo. Infelizmente, muitas vezes isso é esquecido. Que a história conte o resto. Viva o botão!

Nenhum comentário: