Minha lista de blogs

sábado, outubro 09, 2010

ORA BOLAS

O Náutico, de Abiud, não está nem aí, para a chia do Fluzão, de Flávio Azevedo

É isso aí, minha gente do futebol de botões. O campeonato oficial de botãobol (regra pernambucana), da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, mesmo com esse feriadão de Nossa Senhora Aparecida e Dia da Criança, foi sequenciado neste sábado, dia 9 de outubro, com apenas três jogos: Náutico x Fluminense; Flamengo x Guarabira; Légia Varsóvia x Coritiba.
O destaque ficou por conta da chiadeira (mais uma) do Fluzão, de Flávio Azevedo, no empate em 1x1 com o Náutico, de Abiud Gomes.
Como a arbitragem de Hugo Alexandre foi excelente, o Pó-de-Arroz partiu então para tecer críticas à bola do campeonato.
Cabe aqui uma explicação: as bolas utilizadas no botãobol são feitas, em quase sua totalidade, de borracha da Faber Castle.
A APFM, em todos os campeonatos e torneios oficiais, apresenta bolas novas, que são utilizadas em toda a competição.
Antes das partidas, é comum as equipes se exercitarem, realizando jogos amistosos e treinando chutes a gol. Nessas situações se valem de bolas próprias, porém, feitas do mesmo material das usadas nos eventos.
O Fluzão que havia se saído bem nesses treinamentos, por não ter conseguido a vitória frente ao Náutico, que mal chegara à APFM já foi logo adentrando ao campo para realizar a partida, apelou e condicionou a sua permanência na competição, desde que treinasse, antes das partidas, com a bola que seria utilizada no seu confronto. Parece piada, mas é a pura verdade.
Felizmente, a direção da APFM não dá ouvidos a toda essa chiadeira, pedindo apenas que o Tricolor do Jardim Brasil seja mais humilde e aprenda de uma vez por todas a respeitar seus adversários. Quem morre de véspera é peru. Ora bolas!
O botãobol ensina que: 1) "treino é treino e jogo é jogo". 2)"Quem sabe, sabe e quem não sabe, bate palmas". 3) Jogo de botão só admite três resultados: vitória, derrota ou empate. Fica, pois, a lição.
Nos outros dois jogos, tudo correu tranquilamente. O Flamengo, de Fernando Esperma, goleou o Guarabira, de Armando Pordeus, por 4x0., enquanto que o Coritiba, de Cláudio Sandes, também aplicou uma goleada de 3x0 em cima do Légia Varsóvia, de Dinoraldo, resultado esse que o coloca na ponta da tabela, junto com o Internacional, de Paulo Jiquiá.
Sábado, o campeonato chega à 12ª rodada e está previsto o confronto dos líderes. Vai ser briga de cachorro grande. A APFM vai ferver. Viva o botão!

Nenhum comentário: