Minha lista de blogs

segunda-feira, agosto 01, 2022

INTERAÇÃO DE REGRAS E PREPARAÇÕES PARA A COPA PADRE OU PADUA

 

Se aproxima o momento de entrar em campo na briga por vaga na CHAMPIONS LEAGUE

Meus amigos, 

As horas passam, o tempo literalmente voa e já nos damos conta de que estamos às vésperas de mais um torneio do calendário oficial 2022, da Regra Pernambucana, patrocinado pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa.

É a 7ª etapa que agora se evidencia em um ano com uma nova e diferente forma de disputas nos quadros da APFM. Como sabemos, a cada mês, um sábado de jogos oficiais, com os já badalados "Torneios Relâmpagos", onde tudo começa e termina no mesmo dia.




Ora, se estamos em Agosto, é tempo de mais uma competição, e conforme já antecipado em nossa última matéria aqui mesmo, em A MARRETA, é chegada a hora da disputa do TROFÉU ALDIRO SANTOS, com bola rolando pela COPA "PADRE OU PÁDUA".

E para selar o último dia de amistosos e aqueles conhecidos "ajustes" que cada botonista faz visando a sua participação nos jogos que valem 3 pontos, tivemos Sala cheia no reduto da Bola de Borracha.

Não apenas os praticantes da Regra Pernambucana estiveram em campo, mas também, num excepcional intercâmbio de regras, amigos praticantes da 12 Toques, também puderam experimentar o excepcional ambiente da APFM, palhetando e trocando "figurinhas" com nossos associados, disputando amistosos nas duas modalidades.

Iniciando as atividades na APFM, pelo lado da 12 toques

Capitaneados por Humberto Securão, o famosos campeão de 2021 com o PSG, amigos da APCEF Caruaru marcaram presença e desfrutaram de um sábado onde a troca de experiências foi deveras proveitosa.

Hoje, de forma democrática e visando uma interação mais profunda entre praticantes do futebol de botão em geral, nosso comandante José Hércules Leite, alinhado com o próprio Humberto Securão, oferta 2 campos para a prática exclusiva da Regra da bola de feltro, ou mesmo, o dadinho 9x3.

Essa interação, salutar para nosso esporte, abre perspectivas para novos botonistas e associados a disputarem torneios da própria Regra Pernambucana, bem como, aponta a possibilidade de muito em breve, realizarmos torneios internos da Regra 12 toques, justamente naqueles sábados do mês em que não ocorre torneios e jogos oficiais da Bola de Borracha.

Enquanto FLAMENGO treina em primeiro plano, atletas da APCEF/Caruaru experimentam a Regra Pernambucana no campo ao fundo

É a APFM abrindo as portas e mostrando uma nova perspectiva, numa benéfica troca de experiências e construção de novas e sólidas amizades dentro de nosso amado esporte de mesa.

Voltando-se para nosso certame, a COPA PADRE OU PÁDUA se mostra como importante etapa para o início da definição daqueles que disputarão a LIGA DOS CAMPEÕES, em novembro próximo. Para esta futura disputa, serão 12 vagas a serem preenchidas, das quais 4 já estão asseguradas por VILA BELMIRO, de Albertinho, FLAMENGO, de Fernando Enéas, CORÍNTHIANS, de Adriano Oliveira e CHELSEA, deste que escreve.

As demais vagas serão preenchidas por novos nomes que conquistarem títulos (que não sejam os mesmos já listados como campeões no ano) ou por posição conquistada dentro da Ranking de Entrada para 2022, entre os doze primeiros colocados.

Ou seja, se hoje temos 4 times assegurados e se estes mesmos quatro times seguirem vencendo torneios, teremos 8 vagas a serem preenchidas de acordo com a pontuação no Ranking de entrada 2022.

Vamos dar uma olhadinha na atualização desse Ranking?


RANKING DE ENTRADA 2022

Atualização pós COPA VACO VACO


POSIÇÃO

BOTONISTA

TIME

PONTOS ACUMULADOS

1º colocado

FERNANDO ENÉAS

FLAMENGO

155

2º colocado

HUGO ALEXANDRE

CHELSEA

145

3º colocado

CARLOS ALBERTO 

VILA BELMIRO

135

4º colocado

ADRIANO OLIVEIRA

CORÍNTHANS

120

5º colocado

HELVIO NEY

SAN LORENZO

65

6º colocado

DINORALDO GONÇALVES

AJAX FOGO

35

7º colocado

ADÍLSON RIBEIRO

SANTOS

30

8º colocado

JOSÉ HÉRCULES LEITE

HÉRCULES

30

9º colocado

MARCOS CARDOSO

CRUZEIRO

30

10º colocado

DIOGO AYALA

MILAN

20

11º colocado

MAX MONTEIRO

SÃO PAULO

20

12º colocado

RIBAMAR OLIVEIRA

GRÊMIO

10

13º colocado

CELSO BARTOLOMEU

SANTA CRUZ

10

14º colocado

ELIAKIM RAMOS

U. NAUDRICANA

10

15º colocado

MARCOS SILVA

BOTAFOGO

5

16º colocado

DANIEL

ÍBIS

5


Analisando o ranqueamento atual, vemos os líderes em destaque, na cor verde, apontando para os já assegurados na CHAMPIONS LEAGUE de novembro. Abaixo destes, em AZUL, os que estariam classificados para a competição, se esta fosse realizada hoje. Em vermelho, seguem os que aspiram por uma vaga, que mesmo não venha a obtê-la através de títulos nos torneios, poderão avançar na pontuação e conquistar uma das 12 vagas por ora ocupadas.

Agora, minha gente, é aguardar o raiar do dia 06 de agosto, sábado próximo, quando mais uma vez, estaremos vivenciando as emoções de uma disputa oficial da Regra Pernambucana de Futebol de Botão.

A expectativa que se cria, agora,  é de ver um 5º time entrando para a galeria de campeões no ano, juntando-se a FLAMENGO, CHELSEA, VILA BELMIRO e CORÍNTHIANS, times estes que vem dominando as finais de cada torneio na APFM.

Teremos novidades? Você aposta em alguém?

Comente aqui, abaixo da matéria e façam as suas apostas!

E vamos VIVER BOTÃO mais uma vez!



4 comentários:

Marcelo Uchôa disse...

Nós da Apcef/PE agradecemos a abertura nesse espaço tão bacana que é a sede da APFM e ficamos muito felizes de ver sala cheia todos os fins de semana, isso só enriquece nosso esporte, salve o futebol de botão 👏🏼👏🏼👏🏼

Hugo Alexandre - CHELSEA FC disse...

Sejam sempre bem vindos, Uchoa!
Cheguem, entrem, coloquem os times no campo e vamos jogar!

Estando em Recife, a APFM é passagem obrigatória

Grande abraço!

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meu amigo Hugo Alexandre,
Fiquei bastante feliz com essa abertura que estão realizando na Associação Pernambucana. Isso vai motivar mais adeptos para a Rainha das Regras, pois, mesmo sendo praticante da 12 toques ou dadinho, vão ficar influenciados vendo o entusiasmo de todos vocês.
Tenho um palpite que um dos dois amigos Marcos vai inscrever seu nome entre os quatro gigantes que estão esperando os adversários para a disputa do título máximo do ano.
Isso vale também para San Lorenzo, Ajax Fogo, Santos, Hércules, Milan (que ainda vai incomodar muito os papões de títulos, pois está apenas começando), São Paulo e Grêmio, pois estão todos num nível competitivo.
Tomara que o Marcos Silva melhore logo, para ficar mais emocionante essa disputa.
Vamos esperar que a surpresa aconteça logo.
Um abraço botonístico a todos os amigos.

Hugo Alexandre - CHELSEA FC disse...

Meu amigo Sambaquy!
Só falta você aqui conosco!

Seu palpite é certeiro e não ficaremos surpreso se tivermos o Cruzeiro como campeão do PADRE OU PÁDUA!

Depois dele, vejo o San Lorenzo como outro pretendente a chegar na Liga dos Campeões com título. TODOS, realmente, estão bem nivelados competitivamente.

E sobre a interacao, ela ja rende frutos, como bem frisou! Neste sabado de torneio, teremos a presenca de Marcelo Uchoa (presidente da Apcef/PE) e Dido, ambos de Caruaru, com presença confirmada no torneio. Que maravilha!!!! Gente nova, sangue novo na Regra PE.

E muito em breve, teremos um torneio da 12 toques, experimental, para, no ano de 2023, acrescentarmos oficialmente no calendario da APFM.

Vamos em frente, solidificando essa benefica interação!

Saudações pernambucanas, caro amigo!