Minha lista de blogs

domingo, agosto 21, 2022

BOLA DE FELTRO PEDE PASSAGEM NA APFM

 


Meus amigos!

Passadas as emoções da 7ª etapa da temporada da REGRA PERNAMBUCANA, quando foi realizada a COPA PADRE OU PÁDUA no último dia 06, eis que a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa celebra, de forma relâmpago, uma grande festa no mundo do futebol de botão.

Quem acompanha o dia a dia da APFM, vem observando a chegada e a integração de duas grandes modalidades: A nossa sempre amada Regra PE e a 12 Toques, que recentemente foi implantada na Associação graças ao empenho de José Hércules Leite e o engajamento de Humberto "Securão", que trouxe para o seio da Bola de Borracha, os campos que hoje, permite também a prática da Bola de Feltro aos associados e amigos.

Uma saudável combinação e troca de experiências

Sentindo a tendência expansiva da prática desta modalidade nos âmbitos da APFM, a realização de um evento oficial se fazia sentir de forma emergente. Mas você esperava algo relâmpago? Sim, minha gente, contando com o entusiasmo dos próprios associados, convidando e interagindo com nossos amigos Caruaruenses (os quais destacaremos a seguir), eis que neste sábado, dia 20 de agosto, aconteceu o 1º TORNEIO DE INTERAÇÃO ENTRE CLUBES - APFM - APCEF/PE, na modalidade 12 toques.

Antes de tudo, destacamos a presença de MARCELO UCHÔA, presidente da Apcef/PE, com base em Caruaru, que ao raiar do dia, já estava na estrada, rumo a capital pernambucana, trazendo DIDO, amigo de longas datas, conhecedor e participante de torneios e competições programadas nos tempos de nosso Abiud Gomes, além de ARTHUR, filho de Uchoa, que veio com o pai, prestigiar a festa da Bola de Feltro.

Amigos reunidos e prontos para o 1º Torneio da 12 toques na APFM

Em cena, contamos com a presença de 12 botonistas, entre sócios dos dois clubes. Pelo lado da Apcef/PE, além de Uchoa e Dido, marcaram presença Sérgio FT, Bastos, Ary Peter e Eduardo Ferraz. Pelos da casa, participaram do Torneio de interação de clubes o nosso Albertinho, Marcos Cardoso, Hugo Alexandre, Adriano Traves, Hélvio Ney e Daniel Piru. Dos 12 participantes, apenas este que escreve era "leigo" e estreante absoluto na modalidade, uma vez que apenas pratica a Regra Pernambucana.

Sob a batuta do regente Humberto Securão, que apenas organizou o evento, as 10:30hs iniciou-se a competição, que apesar de trazer em seu título uma INTERAÇÃO ENTRE CLUBES, a disputa foi em caráter individual, exaltando principalmente, o espírito desportivo e amigável entre os amantes do mundo do Botão.

12Toques em pleno andamento neste sábado, dia 20 de agosto

A disputa em si, foi dividida em 2 fases. Na primeira delas, os 12 competidores distribuíram-se entre 4 grupos de 3 times, avançando 2 deles para a fase de mata-mata final, sendo esta, a Série Ouro. Os quatro que não avançaram, formaram a Série Prata, também em mata-mata.

Observando os 12 participantes, você, leitor, que não esteve presente, arrisca um palpite sobre o vencedor do torneio?

Vamos para os números registrados nos jogos:

1º TORNEIO DE INTERAÇÃO ENTRE CLUBES

APFM - APCEF/PE

Grupo 1:          
Albertinho        Hugo 0 x 5 Albertinho             1º Lugar - Albertinho
Hugo                Hugo 2 x 0 Eduardo                2º Lugar - Hugo
Eduardo           Eduardo 1 x 2 Albertinho        3º Lugar - Eduardo


Grupo 2:          
Cardoso           Cardoso 1 x 2 Piru                  1º Lugar - Piru
Piru                  Piru 4 x 2 Adriano                    2º Lugar - Adriano
Adriano            Cardoso 1 x 4 Adriano            3º Lugar - Cardoso


Grupo 3:          
Hélvio              Hélvio 0 x 2 Dido                    1º Lugar - Dido
Dido                 Ary 1 x 5 Dido                         2º Lugar -  Hélvio
Ary Peter         Ary 1 x 4 Hélvio                      3º Lugar - Ary


Grupo 4:          
Uchoa             Uchoa 5 x 6 Bastos                1º Lugar - Sérgio
Bastos             Sérgio 4 x 2 Uchoa                2º Lugar - Bastos
Sérgio              Bastos 7 x 8 Sérgio               3º Lugar - Uchoa


Arena 3, conde abrigou o Grupo 3, com Ary, Dido e Hélvio (Esq p/ Dir.)

Esta foi a 1 fase da torneio, a fase classificatória para as Séries Ouro e Prata, avançando os dois primeiros colocados de cada grupo. Os quatro 3º lugares formaram um chaveamento para, definir o vencedor da Série de "consolação", a Série Prata.

Vejamos a seguir, o desfecho da competição, como foram os números da Série Ouro e Prata. E aí, seu palpite inicial avançou de fase?


Série Ouro - Evolução do mata-mata


Jogo 1    Sérgio 4 x 2 Hélvio     Classificado: Sérgio

Jogo 2 -     Piru 3 x 1 Hugo           Classificado: Piru

Jogo 3 -     Dido 1 x 2 Adriano      Classificado: Adriano

Jogo 4 -     Albertinho 4 x 3 Bastos       Classificado: Albertinho

SEMIFINAIS


Jogo 1 -     Sérgio 2 x 3 Piru          Classificado: Piru

Jogo 2 -     Adriano 2 x 3 Albertinho     Classificado: Albertinho    


FINAL


DECISÃO OURO:     Piru 3 X 5 Albertinho        CAMPEÃO:  ALBERTINHO


O campeão Albertinho, em registro ainda da primeira fase, contra Eduardo

Série Prata - Evolução do mata-mata


Jogo 1 -     Eduardo 2 x 3 Cardoso      Classificado:  Cardoso

Jogo 2 -     Ary 2 x 3 Uchoa                      Classificado:  Uchoa

FINAL


DECISÃO PRATA:      Cardoso 3 x 3 Uchoa:         CAMPEÃO:  Uchoa


CLASSIFICAÇÃO FINAL


1º - Albertinho - Campeão Ouro
2º - Piru - Vice
3º - Sérgio
4º - Adrinao
5º - Dido
6º - Hélvio
7º - Bastos
8º - Hugo
9º - Uchoa - Campeão Prata
10º - Cardoso - Vice
11º - Eduardo
12º - Ary Peter


Clássico de 15 gols entre Bastos e Sérgio FT (em ação), que levou a melhor


Taí, minha gente! Quem apostou em Albertinho, acertou o palpite. Ainda lá na primeira fase, vendo a performance de Sérgio FT e Bastos pelo grupo 4, poderia facilmente arriscar que um dos dois levaria o troféu, pois estavam com a mão afiadíssima, e quem pôde ver o jogo entre eles, no desfecho deste grupo, assistiu o balançar das redes por 15 vezes, num excepcional lá e cá de gols com 8x7 no placar, favorável a Sergio FT, porém, ambos não conseguiram chegar à grande decisão.

A festa do Campeão e Vice do 1º Torneio de Interação de Clubes


Já na caminhada do título, Albertinho, quietinho, comendo pelas beiradas, chegou numa final eletrizante contra Daniel Piru, que dificultou por demais a vida de Beto "Sacolinha". Empatado em 3x3, nos instantes finais de partida, eis que dois gols seguidos fizeram Albertinho quebrar o protocolo da 12 toques e gritar exaustivamente o seu bordão clássico "Lindo, lindo, lindo!" comemorando o fechamento do caixão contra Piru, que tinha o empate contra suas pretensões de título.

Já para este pobre escritor, que disputou pela 1ª vez com um time presenteado por Dido "Anaconda' no mesmo dia e testado diretamente contra o próprio campeão, logo de cara na competição, fica aquele alento ditado do meu velho e saudoso amigo Abiud Gomes, que dizia: "É melhor ser rabo de jacaré do que cabeça de lagartixa!"  Ah! Como ele gostaria de ter vivenciado essa interação de Regras!

Campeões e organizadores explanam sobre o saldo positivo da competição

Valeu, por demais!

De forma prática e definitiva, temos sacramentada a implantação da Regra 12 Toques nas dependências da APFM, que a partir de agora, direcionará o calendário de 2023 almejando incluir nas datas vagas deixadas pelas competições da Regra Pernambucana, em alguns meses do ano, alguns torneios oficiais da Bola de Feltro.

Durante todos os sábados do ano, os campos estarão disponíveis para os amigos da APFM e da APCEF praticarem e treinarem a modalidade, especialmente naquelas datas de competições oficiais da Federação na qual os praticantes venham a disputar.

Fechando a cobertura do 1º Torneio de Interação entre Clubes, Conte-se o saldo ultra positivo de uma interação entre amigos (novos amigos) que o nosso esporte de botão proporciona. Registre-se o ambiente fraterno, descontraído e de mútua troca de experiências entre as duas regras. Que venham novas oportunidades de dias vividos assim!

Um especial abraço ao Marcelo Uchoa, da Apcef e à todos os amigos Caruaruenses!

Viva o Botão!


Galeria de Fotos e Registros do torneio











 


4 comentários:

Anônimo disse...

Hercules comenta
Parabéns Hugo Alexandre por ter dado a devida atenção ao colegas visitantes. Parabéns pela publicação de A MARRETA com a divulgação do torneio Integração.
O futuro terá de ser promissor. Vamos à luta.

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meus parabéns a todos vocês pela abertura e novos horizontes estão sendo pintados. Eu penso muito na união das regras que jogam com bolinhas esféricas.
Como eu tenho times da 12 toques e da Rainha das Regras, quando for a Recife, poderei levá-los e brincar com vocês. Eu pratiquei a doze toques com o pessoal daqui de Itajaí. Estava aprendendo e gostando bastante, mas, com as minhas atividades, acabei me afastando há algum tempo.
Na doze toques a minha ultima participação foi em 13 de dezembro de 2014 e na um toque em seis de maio de 2015. Portanto, estou sem jogar há mais de sete anos.
Faço questão de que vocês consigam um grande grupo das duas regras e isso sirva para engrandecer o futebol de mesa pernambucano.
Um abraço a todos vocês, meus amigos.

Hugo Alexandre - CHELSEA FC disse...

Muito grato pelas palavras, grande Hercules! Isso tudo é possivel, graças aos seus esforços para mantermos firmes e unidos em prol do Futebol de Botão!

Hugo Alexandre - CHELSEA FC disse...

Amigão Sambaquy!
Volte assim que as atividades permitirem!

Eu, particularmente, foi a primeira vez que encarei um torneio da regra, apesar de já haver jogado amistosos há uns 6 anos atras. A 12 toques é muito boa, com suas peculiaridades únicas. É gostosa de jogar!

Nessa interação APCEF/APFM, Varios sócios do clube caruaruense mora aqui, em Recife, e ficarão treinando e batendo bola na APFM, aos sábados, o que incentiva aos da casa irem a campo tbm. Então, teremos todos os sábados, movimentação nos dois lados da sala, tanto na Bola de borracha quanto na de Feltro.

E sobre seus times, tire-os da gaveta, pegue o primeiro voo e venha pra Recife. Garanto que a fila pra jogar com você será grande!

Forte abraco