Minha lista de blogs

domingo, setembro 04, 2022

"XAMÔ PRO XÊRO" ESTÁ CHAMANDO VOCÊ

Entre um torneio e outro, vamos estreando novos e belos times da Regra PE

Meus amigos, 

Quem pensa que as atividades na APFM estão estagnadas e por isso, A MARRETA ficou fora do ar por 15 dias, pode se considerar redondamente enganado, pois, ao mesmo tempo em que ficamos sem matéria, muita coisa aconteceu na Sala Brasília, a começar pela realização da 1ª competição da Regra 12 Toques, relatada em nossa última aparição aqui no Blog.

E mesmo do ponto de vista físico, nossa Sala, orquestrada por José Hércules Leite, está passando por profundas mudanças em seu espaço interno, visando uma melhor distribuição das novas arenas que estão montadas, justamente para oferecer o maior conforto possível aos praticantes da Bola de Feltro, que seguem numa harmônica troca de experiências com os praticantes da Bola de Borracha.

Fernando, Hércules e Adriano proseando e articulando as ações na APFM

Neste sábado, dia 03 de setembro, a casa esteve movimentadíssima, com gente a jogar em todas as arenas disponíveis para as duas regras. No lado Leste da Sala, próximo aos janelões que arejam o ambiente, onde estão montadas as arenas da Regra Pernambucana, as velhas e conhecidas fisionomias lá estavam, desde as 08hs, praticando e fazendo amistosos visando a próxima etapa do certame de 2022.

Espaço oeste da Sala Brasília, sem armários e com melhor disposição do espaço para quem pratica a modalidade 12toques a Dadinho

Já no lado Oeste, onde localiza-se a porta de acesso ao recinto, o ambiente é de novos ares, dada a profunda mudança empreendida por J. Hércules e Fernando Enéas. Na foto acima, destaca-se justamente a área onde estão compreendidas duas das novas arenas montadas para atender a demanda da Regra 12 Toques. 

Antes, quem frequenta a APFM podia ver armários e prateleiras ao fundo, disputando e apertando o mesmo espaço onde os praticantes da Bola de Feltro exerciam seus treinamentos e amistosos. Hoje, além de ter dado um novo destino à movelaria ali existente, visualmente, a APFM parece ampliar ainda mais o seu grande espaço físico, acolhendo de forma ainda mais confortável, nossos amigos amantes desse universo do futebol de botão.

Em campo, times do DADINHO fazendo parte da vida da APFM

E por falar em prática de outras regras, onde há uma arena da 12 Toques, ali também há a possibilidade de praticar uma outra modalidade desse nosso universo: A REGRA DADINHO! Basta trocar as traves, colocar a pelota quadrada em campo e começar o jogo. Assim sendo, amigos da Apcef/PE e membros da APFM palhetaram também nessa modalidade, experimentando as emoções que o dadinho proporciona. Uma vez que a FPEFM realizou neste domingo, mais uma etapa oficial da Regra no Estado de Pernambuco, os treinos realizados neste sábado serviu para robustecer e calibrar a mira daqueles que participariam do evento do domingo, no Recife Plaza Hotel.


E por falar em ETAPA OFICIAL, é chegada a hora de voltarmos as atenções para algo que nos "XAMA" com especial atenção. O certame oficial de 2022, da REGRA PERNAMBUCANA, segue seu curso, e uma vez que adentramos em setembro, é chegado o momento de vivenciarmos mais uma etapa do seu calendário oficial

A COPA "XX", intitulada pela conhecida jogada "XAMÔ PRO XÊRO" é a bola da vez, e está na agulha para acontecer. Sim, meu povo, é no próximo sábado, dia 10 de setembro.

Pela Bola de Borracha, ao longo desse ano, tornou-se comum o batismo de nossas etapas com apelidos ou nomenclaturas próprias da prática da Regra, que marcaram em algum momento, a história da modalidade, e, como não poderia ser diferente, a COPA "XAMÔ PRO XÊRO" vem referenciar uma clássica tática adotada dentro de campo, quando dois botonistas estão disputando, pau a pau, a posse de bola.

Hélvio e Albertinho, num lá e cá de modalidades, registram seus treinos na Regra PE

Ora, quando você e eu estamos jogando, e a posse de bola ainda está sob meu domínio e antevejo que não conseguirei chutar a gol, por exemplo, eu posso usar do artifício de lançar a bola para uma área onde não exista botões seus dispostos, a fim de dificultar o seu acesso ao toque na bola. Então, sabendo que naquela determinada área do campo não há botões seus, eu lanço a bola para lá e, na jogada seguinte, eu "erro" propositadamente a minha jogada, passando assim, a posse de bola para você. Já sabendo da dificuldade que você terá em "acessar" a bola, nessa hora, eu indico a você: - "É a sua vez... xamei pro xêro, kkkkkk!"  E na sequencia, você, muitas vezes, realmente não consegue tocar na bola, "cheirando" a bola ao impulsionar seu botão na tentativa de toca-la, e tendo você "xeirado" a bola, a posse [da bola] volta para mim, recomeçando a contagem "do zero", se esta ficara livre anteriormente para o seu acesso.

Essa jogada também é muito peculiar no momento em que um dos botonistas articula o arremate final, e como não se pode tocar duas vezes na bola com o mesmo botão, ele efetua um erro proposital de modo a tomar melhor posição para o arremate e, ao mesmo tempo, chama o adversário para o cheiro... Nasce aí a folclórica jogada da Regra Pernambucana, o JOGADA "XX" - XAMÔ PRO XÊRO!

São Paulo e Coritiba não arredam o pé das arenas da Bola de Borracha

Eita coisa boa, minha gente! Sendo assim, nesse clima folclórico do mundo da Bola de Borracha, a APFM "xama" você para mais um desafio no ano, a 8ª etapa do calendário oficial da Regra Pernambucana, valendo sempre aquela tão cobiçada vaga na Liga dos campeões, sem se preocupar com classificação no Ranking.

Para relembra-los, FLAMENGO, de Fernando Enéas, CHELSEA, de Hugo Alexandre, VILA BELMIRO, de Albertinho, CORÍNTHIANS, de Adriano Traves e PSG, de Humberto Securão, são os garantidos até o momento para a grande disputa de novembro. As demais vagas, que totalizam 12, serão preenchidas automaticamente pelo ranqueamento, ou, claro, se houver novos campeões que não sejam os já conhecidos.

Vamos lá, para a próxima etapa? 

Sinta-se "xamado" para mais um grande evento, uma grande festa do mundo da Bola de Borracha. A Copa "XX" está na agulha, e quem se atrasar, pode ficar no "Xêro", sobrando no canto da sala!

Vamos jogar e se divertir, porque esse é o nosso lema! VIVA O BOTÃO!

3 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meu amigo Hugo Alexandre e meus amigos botonistas pernambucanos.
Estava sentindo falta de noticias de nosso esporte e várias vezes abri a Marreta para saber das novidades e nada estava escrito. Agora vejo a explicação e vejo que os horizontes estão ficando cada vez maiores. Até o dadinho está iniciando na sala tradicional dos amantes da bolinha de borracha. A próxima etapa promete muito. Xama para o Xêro é mais uma particularidade da difícil Regra da bolinha de borracha.
Vamos esperar o dia 10 e ver se aparece um novo nome para se juntar aos campeões. Meu amigo Marcos (Cruzeiro) ainda não escreveu seu nome no panteão de 2022. Espero que dessa vez ele não perdoe e deixe a 12 toques para outro dia.
Um abraço e essa semana promete muito. Dia 10 estarei em Lages (SC) em uma solenidade do Supremo Conselho de Santa Catarina. Espero aguentar o frio de lá, onde toda manhã amanhece coberta de gelo. Mas, Deus haverá de me ajudar.
Um abraço a todos vocês e um especial ao redator chefe.

Anônimo disse...

De Hercules
A MARRETA está especial. É um jornal sobre BOTAOBOL de alto nível.
Seu amor pela REGRA PERNAMBUCANA, é incontestável. Sua aplicação em campo, seu time que nunca desarruma muito, seu toque precioso, muita perícia. É como dizia ABIUD: A RAINHA DAS REGRAS bota o jogador pra pensar, ter habilidade, controle emocional e são realizadas jogadas de difícil execução. É uma vibração. Não pode ser só mecânico.
Cada jogador tem sua tática seu sistema de defesa, sstema de ataque, organização de meio de campo, considerando, ainda, a qualidade técnica do adversário.
É como diz HELVIO essa regra é perfeita. HELVIO E DANIEL jogam muito. São habilidosos é inteligentes. Humberto Arruda é perfeito e empolgado.
Parabéns Hugo. Seus times são lindos. Também, você é escultor, pintor, reestruturador de imagens e tem prazer em combinar cores.

Anônimo disse...

De HERCULES
(Deixe 12 toque pra outro dia.Sambaquy)
A bolinha da Regra Paulista, 12 toques, é boa de jogar. É muito maneira. Não tem peso. Quase não corre. Os botões estão ficando muito finos, 3.8; 3.9; 4.0; 4.1 ; 4.2.
Quando toca na bola não há impacto. Os colegas têm muita habilidade. Os placar estão se avantajam. 8 a 7; 7 a 6; 5 a 4 e o prazer é dobrado. Os times são caros e lindos. Há muita vibração e organização. Está tudo perfeito. O coleguismo é agradável. São senhores que revelam muito respeito e consideração pelos amigos. Parabéns.