Minha lista de blogs

domingo, setembro 11, 2022

CHELSEA "XAMOU PRO XÊRO" E É TRI CAMPEÃO NO ANO

Sneijder (#10) e o timaço do CHELSEA, tri campeão em 2022

Minha gente!

A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, mais uma vez, abriu suas portas para celebrar a festa do futebol de botão arte, entre amigos, realizando mais uma etapa oficial do calendário de 2022 da Regra Pernambucana, a Rainha da Regras, Na vez, a COPA XAMÔ POR XÊRO foi o centro das atenções num sábado ensolarado e calorento na capital Pernambucana.

Devido a uma agenda profissional deste escritor e responsável pela elaboração das tabelas e desenvolvimento do evento, logo ao raiar do dia, nosso querido Adriano Traves, técnico do CORÍNTHIANS, chamou para si a responsabilidade de organizar o sorteio e definir o formato de disputa desta, que foi a 8ª etapa da Bola de Borracha em 2022, em MATA-MATA direto em duas fases, classificando 3 times para a FINALÍSSIMA em triangular decisivo.

Movimentação da Copa Xamô pro Xêro na Sala Brasília

Às 11hs, já com este blogueiro presente, os emocionantes confrontos da XAMÔ PRO XÊRO deram início, com a participação de 12 times correndo atrás do caneco. Além do CORINTHIANS, de Adriano e do CHELSEA, de Hugo Alexandre, marcaram presença o ÍBIS, de Daniel "Piru", FLAMENGO, de Fernando Enéas, HÉRCULES, de José Hércules, SAN LORENZO, de Hélvio Ney, SÃO PAULO, de Max Monteiro, SANTOS, de Adilson Ribeiro, BOTAFOGO, de Marcos Silva, AJAX FOGO, de Dinoraldo Gonçalves, VILA BELMIRO, de Albertinho "12toques" e o FLUMINENSE, representado dessa vez por Celso Bartolomeu.

Meu amigo Sambaquy, após ler essa relação, deve estar se perguntando: "Onde está meu amigo Cardoso e seus estrelados? Apostei alto num título seu, mas ele nem apareceu!" É... de fato, seria uma presença confirmada, se a gripe não o tivesse visitado por estes dias! Quem sabe na etapa de outubro, ele esteja conosco!

COPA XAMÔ PRO XÊRO

1ª FASE DO MATA - MATA


Santos (jogando) é surpreendido nos penaltis e dá adeus à competição

Partindo para os confrontos, o primeiro duelo sorteado caiu para ÍBIS, de Daniel e SANTOS, de Adilson, num confronto entre raposa velha e "pobre" pássaro recém nascido. Com toda manha e experiência, lá se foi o Peixe pra cima do passarinho, abrindo o placar com certa facilidade, mas, o que o time praiano não contava é que o pobre passarinho novo já sabe bater asas e voar! No segundo tempo de jogo, com habilidade nas trocas de passes, o Íbis chegou ao empate em 1x1, levando a decisão para os pênaltis e, ne sequencia, arrancando uma vitória maiúscula por 2 tentos a 0 nas cobranças alternadas. Ficava aqui, o Peixe pelo caminho, precocemente.

Com 1x0, Flamengo vence e despacha o Timão

FLAMENGO, de Fernando Enéas e CORÍNTHIANS, de Adriano Oliveira, dois campeões e já carimbados diretamente para a Champions League, se enfrentaram logo de cara, na arena 2, tendo que um deles já se despedir antecipadamente da competição ao apito final. Como dois grandes botonistas, o jogo mostrou-se parelho de início ao fim, com um leve domínio de bola por parte do Urubu da Rua do Hospício. Essa leve superioridade rubronegra foi traduzida em gol na etapa final, gol este que garantiu a sua classificação para a 2ª fase, despachando o Timão da competição. Mengão 1 x 0 no Timão.

Dois jogos simultâneos. Ao fundo Hércules e Botafogo se enfrentavam na Copa

Na arena 4, um jogo pra lá de curioso, duelo que inclusive, reuniu gente em volta do campo, para ver a atuação de duas grandes palhetas da Bola de Borracha: HÉRCULES, de J.Hércules e BOTAFOGO, do campeoníssimo e respeitadíssimo Marcos Silva, nosso carinhoso "Bundão". De um lado, a arte das jogadas calculadas e excelente domínio de bola. Do outro, a ARTE DA CONVERSA, que sabe misturar palavras e técnicas dentro de campo, envolvendo o adversário para um golpe grego fatal. Quem venceria? O equilíbrio foi a tônica da partida, mas entre conversas e toques na bola, o HÉRCULES abriu o marcador com um golzinho matreiro. Em resposta imediata, o FOGÃO reagiu com seu excelente toque de bola, empatando o jogo em 1x1. O cronometro soou indicando que a disputa de pênaltis era necessária para saber quem avançaria de fase. Aqui, então, brilhou a Estrela Solitária, com um único pênalti convertido, suficiente para despachar os Gregos de volta para Saint Moritz.

Momento de perigo contra a meta do San Lorenzo. Eis o AJAX FOGO em ação.

O quarto embate do dia envolveu o SAN LORENZO, de Hélvio Ney e o AJAX FOGO, de Dinoraldo Gonçalves em mais um duelo eletrizante em campo. Jogando aberto, sem se preocuparem com marcação, ambos partiram para o ataque desembestado à procura do gol, mas sem o calibre ideal para balançar as redes com competência. Na segunda etapa, as redes finalmente balançaram por 2 vezes, sendo 1 vez para cada lado, definindo um justo placar pelo que apresentaram nos 30 minutos de jogo. Mas, como alguém precisava avançar de fase, lá se foram para mais uma disputa de pênaltis, prevalecendo aqui, a pontaria certeira dos argentinos: SAN LORENZO 1X0 nas cobranças alternadas.

Vila Belmiro articulando jogada diante do "acomodado" São Paulo

Enquanto isso, na Arena 04, SÃO PAULO, de Max do SAMU estreava frente o poderoso VILA BELMIRO, de Beto Sacolinha. Aliás, de tão empolgado que está em treinar a 12toques, Albertinho entrou em campo com um time vitrine da Juventus da bola de feltro, quando foi avisado ao pé do ouvido: "Albertinho, acorda... estás jogando a Regra Pernambucana!" Rapidamente despertado do sonho, o time branco de ângulo 26 da Bola de Borracha veio a campo para enfrentar o tricolor do Rio Doce. Com bola rolando, jogo parelho, com muitos erros de arremates e jogadas de ataque desperdiçadas. O que prevaleceu mesmo foi um único golzinho achado pela Baleia Azul, na segunda etapa de jogo, definindo assim quem avançaria para a 2a fase: VILA BELMIRO 1 X 0 contra o despachado SÃO PAULO

Os Blues em seu primeiro compromisso, diante do FLU, de Celso

Fechando as estreias na competição, CHELSEA, de Hugo Alexandre e FLUMINENSE, de Celso Bartolomeu, se encontraram na Arena 05 para definir o último classificado da etapa inicial de jogos. Com um bom domínio de bola, o FLU partiu para ataques ferozes contra os Blues, exigindo defesas sólidas do arqueiro londrino. Na segunda etapa, o time inglês saiu mais para o jogo, mas também encontrou uma sólida defesa do lado de lá. Sem bola balançando as redes, o primeiro 0x0 do tornio configurou-se, indicando as penalidades como o caminho para saber quem avançaria. Então, para os Blues, bastou apenas 1 golzinho para definir sua classificação, e o bom início rumo ao Tri campeonato em 2022. Chelsea 1x0.

2ª FASE DO MATA - MATA


Eis o homem do Íbis, a ser batido pelo Chelsea


O CHELSEA, que acabara de despachar o Fluminense, permaneceu em campo para já receber o seu segundo oponente na corrida pelo título. O sorteado da vez foi o ÍBIS, de Daniel Piru. Sabendo que o Pássaro Negro havia desclassificado o poderoso SANTOS, os ingleses não podia facilitar em sua defesa, tendo que concatenar bem as jogadas para manter defesa e ataque bem montados em campo. Na primeira etapa, muitos lances de perigo, mas sem resultado efetivo. Só na segunda etapa é que o Chelsea desencantou, e com o seu zagueirão LÚCIO, encontrou o caminho do gol, que definiu sua classificação para o triangular final. BLUES 1x0 contra o ÍBIS, sendo o primeiro classificado às finais.

No clássico carioca, prevaleceu o brilho da Estrela Solitária


A segunda partida da fase preliminar às finais foi entre FLAMENGO, de Fernando Enéas e o BOTAFOGO, de Marcos Silva, fazendo o clássico carioca nos campos da bola de borracha. Velha guarda Vs Nova safra em campo não significou vida fácil para quem tinha mais experiência. O Mengão foi quem abriu a peleja marcando um belíssimo gol, encaminhando sua classificação, porém, o Urubu não contava com mais uma reação imediata do Fogão, a exemplo do jogo contra o Hércules. Logo após o gol tomado, a Estrela solitária partiu para o ataque, chegando ao gol de empate que, mais uma vez, levou seu próprio jogo para as penalidades máximas. Gente... que equilíbrio: Alternanças de cobranças com bolas perdidas por ambos os lados, até que o Fogão guarda uma delas, apenas uma bola, que garantiu sua vitória por 1x0 nos pênaltis.

Mesmo sofrendo um gol inusitado, San Lorenzo despacha o Vila Belmiro e vai à FINAL


E finalmente, o último embate para definir quem se juntaria a Chelsea e Botafogo nas finais da competição: SAN LORENZO, de Helvio Ney e VILA BELMIRO, de Albertinho, eram os protagonistas da vez. Com a bola rolando, o que se viu foi uma imposição de jogo por parte dos argentinos, dominando os lances e fazendo ótimas jogadas diante do Vila, que com cautela, de defendia. O ritmo de jogo imposto pelo San Lorenzo redundou na abertura do placar, ainda na etapa inicial. 

Veio a segunda etapa, com o Vila Belmiro partindo mais para o jogo, porém, sem maiores perigos para a meta argentina. Porém, quando o jogo caminhava para a vitória tranquila de Hélvio Ney, eis que um chute à gol anunciado pelo San Lorenzo, resultou num gol contra à sua própria meta. 

O fato se deu que, Boca de Cachorro, arqueiro do Vila, defendeu a bola, que viajou o campo no sentido contrário ao chute dos argentinos. Em sua trajetória de retorno, a bola tocou no atacante do Vila Belmiro e entrou no cantinho da meta defensiva do San Lorenzo, arrancando o bordão clássico "LINDO, LINDO, LINDO" de Albertinho, comemorando o improvável empate de jogo, numa curiosa cena de gol. Empatados, vamos para os pênaltis. Fazendo justiça ao excelente jogo apresentado no tempo regulamentar, o SAN LORENZO classificou-se, despachando o Vila Belmiro por 2 pênaltis a 0.

TRIANGULA FINAL

CHELSEA - BOTAFOGO - SAN LORENZO


Com a definição do trio finalista, partimos então para os embates finais da COPA XAMÔ PRO XÊRO, tendo o jogo de abertura da decisão envolvendo CHELSEA, deste apaixonado por botão, contra o BOTAFOGO, do temido e sempre campeão Marcos Silva.

CHELSEA x BOTAFOGO

CAUTELA: Essa foi a definição que prevaleceu no jogo entre Chelsea e Botafogo


Bola rolando e tome estudo dentro de campo, com ambos articulando jogadas meticulosamente para não cometer erros, dada a paridade de forças nas quatro linhas. Nesse respeito mútuo, a primeira etapa terminou como começou, em 0x0. Veio a segunda etapa, e aqui, as equipes decidiram partir para definir o marcador, desconsiderando um empate. Vale lembrar que no triangular final, o empate não levaria às penalidades, uma vez que os pontos são corridos nos 3 jogos a serem disputados. Com um ataque mais afoito, o Chelsea tomou a iniciativa dos chutes, pressionando mais a zaga botafoguense. As articulações londrinas surtiram efeito, abrindo o placar na metade da etapa complementar. O Fogão, por outro lado, sentindo o cansaço e o golpe do gol tomado, ainda esboçou uma certa ofensividade, porém, sem pontaria. placar final, CHELSEA 1 x 0 contra o BOTAFOGO, abrindo vantagem rumo ao título.

SAN LORENZO  x  CHELSEA

O San Lorenzo tenta intimidar os Blues, apresentando seus dois craques do time


Sai Botafogo e entra o SAN LORENZO, de Hélvio, para enfrentar o CHELSEA, que permanecia em campo para dar andamento à decisão da COPA XAMÔ POR XÊRO. Para os Blues, mais uma vitória significaria a definição antecipada do título a seu favor, independentemente doa resultado do futuro embate entre os outros dois competidores.

Iniciou-se a primeira etapa com um belo lá e cá de lances e chutes perigosos, com muitas bolas explodindo no travessão, arrancando aquele UUUHHHHH! por parte de quem chutava. E nesse lá e cá frenético, os ingleses acharam, por cobertura no meio da barra, o 1ª gol do jogo, abrindo vantagem em 1x0, no final da etapa inicial. Na segunda etapa, sentindo a falta de experiência, o SAN LORENZO partiu desembestado para o ataque, deixando escancarada a sua defesa. Os Blues, já conhecedores dos caminhos do gol, aproveitaram para selar a vitória marcando 2 golaços do meio de campo, de onde mais gosta de chutar, fechando a conquista do jogo e do título antecipado, por 3 tentos a 0, diante dos argentinos.

BOTAFOGO  x  SAN LORENZO

O jogo mais empolgante da finalíssima foi o que definiu o vice-campeão
BOTAFOGO X SAN LORENZO


Com o título definido à favor dos ingleses, BOTAFOGO e SAN LORENZO brigavam agora para ver quem ficaria com o troféu de Vice Campeão e quem levaria a consoladora medalha de 3º lugar. Com a vantagem do empate, estava o FOGÃO, por ter um saldo de gol de apenas 1 negativo, contra 3 negativos do San Lorenzo.

Cronômetro acionado e lá se foi o SAN LORENZO, mordido de raiva pela derrota anterior, querendo descontar a ira diante do BOTAFOGO, de Marcos Silva. E não é que a raiva foi muito bem descontada? Em dois lances seguidos, com dois belos arremates ainda no início do jogo, os argentinos fizeram o que em 30 minutos, não conseguira fazer diante do Chelsea: 2x0 avassalador no placar, demonstrando uma força incrível. O Botafogo, por sua vez, tratou apenas de bater o meio de campo, se resguardando para não tomar o 3º gol.

Botafogo (ao fundo) apenas esperando a falta de experiência acontecer


Veio a etapa complementar e.... tcham, tcham, tcham, tcham!!! A Regra Pernambucana é dura de ser jogada. Não basta apenas fazer gols, mas é preciso explorar as jogadas defensivas e considerar a posse de bola como fundamental para manter um placar de 2x0 a seu favor, sobretudo numa final. Ao SAN LORENZO, começou a faltar a experiência e vivência na regra. Nervoso, começou a perder a bola de forma boba, favorecendo as jogadas do tranquilo e calculista BOTAFOGO. Com maior posse de bola na etapa final, o FOGÃO tratou de concatenar suas jogadas e devolvendo na mesma moeda, concluiu duas jogadas sequenciadas em 2 golaços, empatando a peleja em 2x2. Esse era o empate necessário ao time carioca, que assegurava o seu primeiro troféu numa decisão em 2022. Estava Marcos Silva pensando nisso quando efetivamente soou o cronômetro, dando números finais ao campeonato: BOTAFOGO, vice campeão com um glorioso 2x2 diante do SAN LORENZO.

Daniel "Piru" congratula o CHELSEA pelo título


Eita, minha gente, haja fôlego para vivenciar essa corrida pelo título. Aos Blues, agora com 3 títulos no ano, a liderança no Ranking 2022 está em suas mãos, com a vaga garantidíssima na Liga dos Campeões.

O BOTAFOGO, que chegou com maestria e grande moral às finais, conquista seu merecidíssimo troféu de Vice Campeão, e se coloca agora com grande chances numéricas de figurar entre os 12 que disputarão a peleja final, em novembro.

E ao SAN LORENZO, mais um acúmulo de insecesso que resulta em experiência à sua excelente trajetória na Regra Pernambucana, que demonstra e o faz sentir na pele, que a valorização da posse de bola é, as vezes, mais importante do que ser ofensivo, em matéria de segurar o placar.

E assim foi este sábado, dia 10 de setembro, no seio da Regra Pernambucana, na APFM. Amistosos e jogos treinos também se fizeram antes, e depois da competição, incluindo a prática na 12 toques, por vários dos que disputaram o torneio na Bola de Borracha.

Na próxima matéria, de A MARRETA, traremos os números atualizados após estas 8 etapas de bola rolando na Regra Pernambucana e como se encontra o preenchimento das 12 vagas da Liga dos Campeões, destacando quem tá dentro e quem tá fora, ali, na beirada, tentando entrar no G12.

Espere, não saia daí, porque muita coisa ainda vai rolar na Regra Pernambucana, em 2022.

Continuemos a respirar e VIVER O BOTÃO!

GALERIA DE FOTOS DA 

COPA XAMÔ PRO XÊRO


O "Quase lá" SAN LORENZO




A súmula do título dos Blues





a "resenha" sempre presente na Regra PE, entre os amigos Helvio e Daniel




Adilson Ribeiro entrega o merecido troféu de vice-campeão ao BOTAFOGO




CHELSEA recebe do Mengão, o 3º troféu do ano







2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meus amigos da bolinha de borracha. Quanta coisa linda nesse sábado de futebol de mesa com a Rainha das Regras? Saber do retorno do meu querido amigo Marcos Silva (Botafogo) e ainda por cima abiscoitando um lindo troféu me deixou muito feliz. O Chelsea está ficando impossível, tendo faturado seu terceiro título no ano. Esse grupo é tão homogêneo que é difícil prever quem poderá ser o campeão em outubro. Pena o Marcos Cardoso (Cruzeiro) ter ficado gripado, pois com certeza iria incomodar muita gente. Mas, o outro Marcos voltou e isso torna sempre as disputas mais prestigiadas.
Meus parabéns a todos os participantes, pois vencer na regra pernambucana é muito difícil, aja visto o gol contra que finalmente apareceu nessa rodada.
Parabéns a todos vocês que jogam com maestria essa difícil regra.
Até outubro, quando veremos mais algum se sagrar campeão. Todos contra o Chelsea que está abiscoitando tudo. Grande abraço a cada um dos amigos pernambucanos que eu admiro e respeito.

Hugo Alexandre - CHELSEA FC disse...

Amigão Sambaquy!

Foi uma pena Cardoso não ter particupado. Suas ausências são bastante sentidas e, por causa delas, ele corre o risco de não figurar na Liga dos Campeões. Uma lástima.

O Fogão, realmente, surpreendeu, com uma performance excelente, acima das expectativas. Sua saúde ainda não está 100%, mas a determinação numa boa apresentação superou As dificuldades e ele chegou firme. Maratona de jogos é, para ele, sacrificante, mas foi no ultimo jogo dele, o que mais exigiu fisicamente, que ele se mostrou o eterno Botafogo, que todos conhecem!

Sobre o Chelsea, foi outra exibição que encaixou. A utilização de um unico time tem trazido bons frutos em materia de aproveitamento. Vamos verbo comportamento dos ingleses na grande decisao do ano, a Champions League.

Grande abraço, amigo!