Minha lista de blogs

domingo, agosto 07, 2022

APFM COM UM NOVO CAMPEÃO NA TEMPORADA

Não... não foi o CORITIBA, de Cláudio Sandes, o campeão, não! Ele apenas marcou presença na Sala Brasília, jogando amistosos e comendo feijoada enquanto o torneio acontecia

Minha gente!

Que sábado sensacional vivenciado pelos amantes da Regra Pernambucana, a Rainha das Regras, num dia de competição que superou as expectativas, mexeu com as emoções de quem disputou e ainda, de quebra, proporcionou gritos de "CAMPEÃO" proferidos por um inédito time na temporada 2022.

Sim, meus amigos, finalmente, surgiu um novo nome na lista de campeões no ano, e diga-se de passagem: Uma fera conhecida de longos tempos, na história da Bola de Borracha.

Foto registrada logo após a decisão do torneio... O Campeão está ai.... quem foi?

Querem saber quem foi?

Passemos ao desenrolar dos fatos e veremos se o leitor, aquele que não esteve presente na Sala Brasília, como meu amigo Sambaquy, conseguirá descobrir quem foi o grande campeão, antes mesmo de chegar ao fim dessa matéria!

Pontualmente às 10hs da manhã, já estávamos à postos para o início da COPA PADRE OU PÁDUA, disputando o TROFÉU ALDIRO SANTOS. Desta vez, tivemos 11 competidores na corrida pelo título desta, que foi a 7ª etapa do certame de 2022.

Veja quem esteve listado e tente já antever quem destes levou a melhor: SANTOS, de Adilson Ribeiro; GRÊMIO, de José Ribamar; CHELSEA, de Hugo Alexandre; FLAMENGO, de Fernando Enéas; FLUMINENSE, de Flávio AFA; PORTO, de Dinoraldo Gonçalves; CRUZEIRO, de Marcos Cardoso "Securinha"; PARIS SAINT GERMAIN, de Humberto "Securão"; CORÍNTHIANS, de Adriano Barras; VILA BELMIRO, de Albertinho e SÃO PAULO, de Max Monteiro.

Listando-se um número ímpar de times, o formato adotado foi o de mata-mata, com 1 deles (o décimo primeiro time no sorteio), sendo agraciado com a vantagem de já avançar diretamente para a etapa seguinte, pegando então o vencedor do 1º confronto sorteado. A finalíssima foi decidida em triangular.

PRIMEIRA FASE - MATA MATA

Primeiro jogo:     SANTOS  x  CRUZEIRO


Cruzeiro é fisgado pelo Peixe, deixa precocemente o torneio e vai se consolar na 12 toques


Meus amigos, por ironia do destino, SEMPRE as definições de sorteio colocam estes dois "brigões" de amistosos frente a frente quando a coisa é "valendo". E logo numa estreia de competição, uma das duas feras já daria adeus ali mesmo. Com bola rolando, pense num joguinho amarrado. Ninguém queria soltar a bola fácil pro outro e nessa peleja, foi o Peixe quem se deu melhor, num único lance bem aproveitado. Com o placar clássico de 1x0, O Santos despachou o Cruzeiro da competição, logo cedo.

Obs: Há quem diga que o Cruzeirinho queria mesmo era treinar a 12 toques, porque mal acabou o jogo, ele foi visto pelas bandas da bola de feltro, feliz da vida! Parecia que entregou o jogo pra "brincar" de 12 toques...será que foi verdade?

Segundo jogo:     FLAMENGO  x  FLUMINENSE


Fluminense marcando seu retorno à Bola de Borracha, frente o Mengão


Retornando ao seio da Regra Pernambucana, Flávio AFA e seu FLUMINENSE abrilhantou o dia de competição, marcando seu retorno aos campos da pelota de borracha. E foi num clássico contra o campeoníssimo FLAMENGO, de Fernando Enéas. E digno de um FLA x FLU, o jogo foi pau a pau, com dezenas de lances de perigo para os dois lados. Flávio, sempre efusivo e narrador de suas jogadas durante o jogo, não se conteve, lance a lance. No entanto, apenas um deles estampou um sorriso largo ao final do jogo, dando voltas de alegria ao redor do campo: O FLUMINENSE despachou o MENGÃO com um simples 1x0, que foi por demais comemorado, marcando um retorno triunfal.

Terceiro jogo:     VILA BELMIRO  x  PSG


Vila Belmiro,em vão, tenta superar o PSG, na estreia da Copa Padre ou Pádua


E tome clássico, meu povo! Dois "dinossauros" do mundo da Bola de Borracha, frente à frente numa estreia de competição. Aqui, registre-se que é a 1ª aparição do time francês de Humberto "Securão" em 2022, ele que foi o campeão do CAMPEONATO OFICIAL 2021, fazendo a final com o Chelsea naquele ano.

E que jogo nervoso, minha gente! Cada lado sabia bem quem enfrentava, e por isso mesmo, nada de partir pra cima, desenfreadamente. Quem acompanhou o clássico, viu jogadas extremamente cautelosas, com chutes apenas na zona de segurança, ali, na intermediária. E em jogos assim, você jamais verá uma goleada estampada. Prova disso, foi o marcador final apontar 1x0 apenas. E quem levou? O PSG, de Securão, despachou a Baleia azul da competição, fazendo cair o segundo campeão do ano, logo na 1ª fase de jogos.

Até parece que articularam perder logo, só pra correr para a 12 toques... Olha ai!


Obs: Você acha que o Vila Belmiro queria mesmo jogar o torneio? Ele e o Cruzeirinho, que também deu adeus logo cedo, foram vistos, no minuto seguinte, matando a secura na 12 toques... "-Já que perdi, com alegria, vou treinar botão!" dizia Cardoso, sorrindo ao palhetar a bola de feltro.

Quarto jogo:     CHELSEA  x  SÃO PAULO


São Paulo e Chelsea tá virando o clássico manjado de todo torneio


Assim como nos últimos dois torneios, Hugo Alexandre, do CHELSEA e Max Monteiro, do SÃO PAULO, se enfrentaram oficialmente na competição e aqui, em mais uma ironia do destino, Blues e tricolores faziam um duelo "caseiro" na Bola de Borracha. Num jogo onde o tricolor de Rio Doce não achou o caminho das redes, os ingleses foram quem fizeram a movimentação do placar, alterando o marcador por três vezes, fechando o duelo em 3x0. 

Até aqui, curiosamente, o Chelsea era o único campeão no ano a avançar de fase, tendo ficado pelo caminho o Flamengo e o Vila Belmiro. Veremos se ele foi longe ou não!

Quinto jogo:     GRÊMIO  x  CORÍNTHIANS


Grêmio joga o suficiente pra mandar outro campeão pra casa


Chegando atrasado, mas confirmando antecipadamente sua presença, eis que o CORÍNTHIANS, de Adriano Barras, o quarto campeão no ano, entrava em campo para enfrentar o GRÊMIO, de José Ribamar, que também retornava aqui, suas disputas num torneio oficial no ano. Com bola rolando, outra exibição com poucos lances de gol. Bola presa, jogo amarrado e as duas equipes sempre atacando com máxima cautela para não perder fácil a bola e desperdiçar as poucas chances. E repetindo pela 4ª vez, mais uma placar mínimo de 1x0 se fez: O Grêmio, em belíssima jogada articulada, furou o bloqueio mosqueteiro e fechou o marcador, despachando mais um campeão precocemente.

 

SEGUNDA FASE - MATA MATA SEMIFINAL


Avançamos então para os 3 jogos que definiriam o triangular final, aproveitando o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, que na abertura, conforme mencionamos, foi "agraciado" por sobrar no sorteio dos 11 times iniciais, passando diretamente para a 2ª fase.

E foi justamente ele que abriu a SEMIFINAL da Copa Padre ou Pádua!

1ª SEMIFINAL:     PORTO  x  SANTOS


Porto (à Dir.) vence com autoridade o Santos e avança para as finais


E eis que o vencedor do jogo de abertura, o SANTOS, de Adilson Ribeiro, veio babando para pegar o tricolor de Maranguape, o PORTO. Esquematizando uma retranca daquelas, como é de praxe no time santista, eis que um tal de MADRUGADA, ponta esquerda portuense, acabou com as melancólicas armações defensivas do time alvinegro. Sim minha gente, MADRUGADA abriu brecha por duas vezes, pegando de surpresa o sistema defensivo e fazendo cair por terra as pretensões do Santos de chegar à sua 1ª final no ano: Madrugad.... quer dizer, PORTO 2 x 0 no SANTOS, avançando para a final.

2ª SEMIFINAL:     PSG  x  FLUMINENSE


Sob o olhar de Hércules (que não jogou por falta de condições fisicas), PSG e Fluminense fazem um jogão de bola na Arena 4

E aqui, dois estreantes no ano se enfrentavam para decidir quem avançava e quem ficava pelo caminho. PSG, de Securão e FLUMINENSE, do eufórico Flávio AFA protagonizaram um jogão de bola, com ataques ferozes, sem medo de tomar contra golpe em suas investidas. Num jogo bonito de se ver, o gol foi apenas um detalhe que logo apareceria no marcador. E quem abriu a peleja, já na segunda etapa de jogo,  foi o PSG, num golaço bem articulado. Pelo lado carioca, sem perder o foco, tratou de partir pra cima em busca do empate, e no minuto seguinte, veio a resposta, empatando o jogo e levando para a disputa de pênaltis, a 2ª vaga no triangular final. Foi ai que o PSG conseguiu desigualar a peleja e avançar para a grande finalíssima do Troféu Aldiro Santos, convertendo 2 pênaltis contra 1.

3ª SEMIFINAL:     CHELSEA  x  GRÊMIO


Pronto para o embate diante do Chelsea, o Grêmio se apresenta confiante na acesso à Final


Último jogo para definir a finalíssima, onde PORTO e PSG aguardavam ansiosamente pelo terceiro pretendente ao título. Era aqui o Chelsea almejando o tri campeonato na temporada, e o Grêmio querendo fazer história em 2022. Com a bola rolando, o que se viu foi muito respeito e cautela por parte de ambas as equipes. Desenvolveram-se as duas etapas e, com tanta cautela e poucos ataques, Chelsea e Grêmio anotaram o primeiro 0x0 do torneio, sendo decidido nas penalidades, quem avançaria de fase. Então, partindo para a competência nas finalizações da marca da cal, GRÊMIO, que já despachara o Timão, também impôs aos Blues, sua saída da competição, vencendo por 3x2 nas cobranças alternadas!

Vejamos agora a disputa final entre PORTO, PSG e GRÊMIO!


TRIANGULAR FINAL

JOGO 1:     PORTO  x  PSG


Um empate sensacional no 1º confronto das finais


Abrindo a fase de definição do torneio, PORTO,  de Dinoraldo e PSG, de Securão, protagonizaram um jogão de bola, esbanjando emoção à todo segundo. Os franceses, decididos a atacar, abriram 2x0 rapidamente, frente o time de Maranguape. Vendo o placar rápido alcançado, poderiam achar que viria uma goleada por ai. NEGATIVO. O Porto tratou de avançar e encurralar o PSG em seu campo defensivo, e na segunda etapa de jogo, buscou um heróico empate em 2x2, nos minutos finais de jogo! Um verdadeiro empate com gosto de vitória para o Porto, frente ao poderoso time francês.

Anotem ai: 2x2 com 1,2 pontos para cada lado

JOGO 2:     PSG  x  GRÊMIO


Grêmio busca forças para tentar igualar o placar, mas deu PSG no embate


E lá vem outro jogaço de bola, envolvendo dois times matreiros e grandes artistas da Bola de Borracha. O PSG, de Securão, havia 10 anos que não enfrentava o GRÊMIO, de Ribamar, mesmo em amistosos. E aqui, era um reencontro pra definir campeão! Com a bola rolando, o PSG manteve seu ímpeto de ataque feroz, e logo também abriu 2x0 diante do tricolor gaúcho, que já apresentava falta de gás pela maratona. Mesmo assim, o Grêmio buscou forças e conseguiu diminuir a diferença para 2x1. Será que veríamos a mesma reação que o Porto teve frente ao PSG no jogo anterior? Escrevendo uma história diferente, eis que o PSG encontra o terceiro gol, dando números finais à partida em 3x1 para os franceses.

Anotem aí, 3x1, com o PSG somando 4,2 pontos no geral.

JOGO 3:     GRÊMIO  x  PORTO


Nervosismo atrapalha a bela performance do Porto, no derradeiro jogo da competição


Chegava aqui, o derradeiro jogo final, onde apontaria o campeão da COPA PADRE OU PÁDUA. Para o PORTO, uma vitória por 3x0 era o que garantiria o título para Maranguape, uma vez que o placar de PSG e GRÊMIO, dava vantagem de 2 gols ao time francês. Ao GRÊMIO, apenas restava a disputa pelo Vice-campeonato, já que uma vitória não alcançaria os 4,2 pontos feitos pelo PSG, que nesse momento, era o "virtual" campeão do torneio.

A bola rolou... e tome nervosismo, minha gente! Não pelo lado do Grêmio, que já sem chances de título, entrou em campo na boa, só vendo o que acontecia em campo. O nervosismo se deu mesmo pelo lado Potuense, que de cara, fez 1x0 nos instantes iniciais de jogo, mas trazendo uma tremedeira danada quando segurava a palheta e era colocada sobre o botão! Era a Toyotinha treme-treme dentro de campo.

Apesar do nervosismo, o PORTO sabia que precisava fazer mais 2 gols pra ser campeão, porque mesmo vencendo por 2x0, o PSG se mantinha à frente pelo 2º critério de desempate: GOLS PRÓ MARCADOS. Então, só restava ao tricolor de Maranguape, o ataque pelo ataque. O cronômetro avançava, a tremedeira persistia, o gás acabava e o placar mantinha-se em 1x0, até que....

Soou o cronômetro mantendo o insuficiente 1x0 para o PORTO, que vencera ali, o duelo contra o GRÊMIO, mas ficava com o Vice-campeonato na COPA PADRE OU PÁDUA

Resultado final pós triangular

PSG: 4,2 pontos - 5 gols marcados - 3 gols sofridos - Saldo +2
PORTO: 4,2 pontos - 3 gols marcados - 2 gols sofridos - Saldo +1
GRÊMIO: 0 ponto - 1 gol marcado - 4 gols sofridos - Saldo -3

Os campeões do PADRE OU PÁDUA, com Adilson Ribeiro premiando os vencedores


Sim, minha gente, o PSG, de forma inédita, conquistou a 7ª etapa da temporada da Regra Pernambucana, sendo o 5º time a conquistar vaga direta para a Liga dos Campeões, dando ao mesmo tempo, um novo tempero na disputa sensacional que vai se mostrando, para novembro.

E foi, sem sombra de dúvidas, um sábado espetacular vivenciado na APFM, por todos aqueles que estiveram conosco. Foi um dia com uma atmosfera agradabilíssima, que mesmo em ritmo de competição, reinou a tranquilidade e a leveza que tanto gostamos de ver, temperada com muita "greia" em cada gol marcado, em cada resultado definido.

Que bom! Parabéns ao sempre favorito PSG, de Humberto Securão, que levou a melhor nos pequenos detalhes da competição, disputa esta que mostrou uma paridade grande de forças com um desfecho espetacular!

Agora, é farra, amistosos e folia, até a etapa de setembro chegar, no dia 10 vindouro. Enquanto isso, a Marreta estará aqui, relatando fatos e contos especiais do dia a dia da APFM e histórias folclóricas que fazem parte da vivência da nossa amada REGRA PERNAMBUCANA, a Rainha da Regras!

Viva o Botão!

GALERIA DE FOTOS DA 

COPA PADRE OU PADUA

Securão recebe o troféu ALDIRO SANTOS de Campeão 




O 3º colocado, o GRÊMIO, de Ribamar, merecidamente!




Com a mesma pontuação do campeão PSG, eis o PORTO, 2º lugar com altivez 




Alguns dos participantes, já no final da festa, com ausência do FLUMINENSE, que já havia deixado as dependências da APFM



Um "ET" entre os botonistas da 12 toques... Enquanto os perdedores afogavam as magoas na Bola de Feltro, Eis o "ET" Fernando, descontraindo o ambiente!


3 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Bom dia meu amigo Hugo e demais amigos da bolinha de borracha. Eu estava antecipando que deveria haver um novo campeão. Apostei no Securinha e deu o Securão. Isso torna mais empolgante o torneio final que apontará o campeão do ano da Rainha das Regras.
Deve ter sido muito emocionante esses jogos e volto a dizer que em setembro teremos um novo nome figurando como campeão. Não que nenhum dos campeões anteriores não deva estar laureando-se, mas, pela alegria e a felicidade de novos nomes escreverem seu nome na história e a empolgação de um torneio maravilhoso que reunirá todos os campeões e melhores colocados.
Parabéns a todos vocês, pois estão fazendo aquilo que gostam e se divertindo, apesar do jogo ser sempre a sério.
Um abraço e vamos aguardar a próxima publicação, que contará as novidades pernambucanas da bolinha de borracha.

Hugo Alexandre - CHELSEA FC disse...

Amigão Sambaquy!

Quando definiu-se o triangular final, só lembrei de você, pois teriamos, impreterivelmente, um novo campeão com a formação final!

E foi emocionante por demais. O empate do Porto, depois de sair perdendo por 2x0, e no finalzinho, igualar com o PSG, foi vibrante!

Assim como Porto x Grêmio tambem foi de nervos acesos. Relembrou os velhos tempos de grandes disputas. Ah, se nosso Abiud estivesse na sala. Teria vibrado demais!

Vamos em frente, e vamos ver se algum outro chega la. Cruzeiro e San Lorenzo são dois fortes candodatos pra titulos!

Forte abraço de todos da APFM
Saudações

Flávio Afa disse...

Fluminense voltou e terminou em 4° lugar, saiu invicto assim como o Campeão PSG. Por problemas de uniformes, não jogamos com
time titular e jogamos com os meninos de Xerém, o Flamengo sentiu. Quase passava pelo PSG. Valeu a campanha e a volta.