Minha lista de blogs

segunda-feira, julho 04, 2022

REGRA PERNAMBUCANA EM MAIS UMA ETAPA OFICIAL EM 2022

 


O calendário oficial da Regra Pernambucana terá andamento no próximo sábado, dia 09 de julho

Meus amigos!

O mês junino passou, e com ele, os grandes festejos e bons momentos se foram deixando registrado nos corações dos amantes desta época do ano, maravilhosas recordações e saudades de tudo o que foi vivido, numa mescla artística de música boa com culinária fantástica.

Mas o mundo artístico da Bola de Borracha segue seu curso dentro do ano de 2022, e correndo julho a dentro, contando já 15 dias passados desde a realização do Torneio da Canjica, é chegada a hora de escrever mais um capítulo na temporada atual da Regra Pernambucana, com a realização da COPA VACO VACO, a 6ª etapa do certame da Regra genuinamente Pernambucana.

COPA VACO-VACO está em pauta na APFM

Neste dia 02 de julho, mais um sábado de muito futebol de botão correndo soltos nos campos da APFM foi vivido. Mesmo que debaixo d’agua novamente, com fortes chuvas, lá estiveram vários associados ávidos por verem a bolinha de pé em pé, na articulação de jogadas culminando no momento mágico de uma partida de botão: O GOL!

Dentre estes associados, tivemos o Retorno de Helvio Ney e seu SAN LORENZO, depois da campanha em São Paulo, pelo Brasileiro da 12 toques, bem como de Marcos Cardoso, com seus estrelados “CRUZEIRINHOS”, depois de um alarme falso de Covid 19. Foi casa moderadamente cheia para os últimos acertos visando a COPA VACO-VACO, que será realizada no próximo sábado, 09 de julho.

Dia esperado com campos lotados, na disputa da 6ª etapa da Regra PE

Sim meus amigos, já será sábado que vem! Então, como o tempo voa e a necessidade demanda treino e foco, foi isso que se viu neste último dia de ajustes e calibradas na pontaria.

E o nome VACO-VACO, o que simboliza?

Na Regra Pernambucana existe uma variedade de termos próprios, nomes que surgiram apelidando e caracterizando lances e situações específicas dentro de uma partida disputada e o termo VACO-VACO caracteriza uma jogada exímia de articulação de gol.

Domínio de bola e ótima articulação nos passes são essenciais para o criação do VACO-VACO

Evidencia-se esta jogada quando o botonista em posse de bola no seu ataque arma o chute à gol protegendo ao mesmo tempo a bola com outros botões de seu time, sem que esta fique livre para uma tentativa de retomada de posse pelo adversário. Para que isso ocorra, é necessário, dentro dos 12 toques permitidos em sua posse, o time atacante, utilizando-se de 2 ou mais botões, articule essa jogada de modo que 1 botão fique em posição de chute e os demais botões estejam em posição de proteção da bola onde, mesmo que a posse de bola seja devolvida ao defensor por não ter tocado a bola, este, pela proteção articulada, não consiga tocar na bola e recuperar de fato, a posse.

Considerando “bola presa”, a contagem de toques do time atacante não “zera” , seguindo sua contagem registrada no último lance e, estando este dentro do limite dos 12 toques, ele pode anunciar o “coloque-se” de forma confortável e inteligente, sem chances de retomada de posse pelo adversário.

Dois ou mais botões são necessários para concretizar um VACO-VACO

Não se trata de uma jogada fácil de ser feita, tendo em vista o dinamismo gerado nas jogadas da Regra Pernambucana. Para ser articulada, é necessário um excelente domínio de bola, toques sutis, visão de jogo e entendimento do posicionamento dos botões naquele momento e claro, perspicácia na hora de finalizar a jogada, mesmo sem tocar na bola, mas deixando 1 de seus botões prontos para o arremate, já sabendo que seu adversário não tocará na bola, para recupera-la.

Eis o VACO-VACO, termo próprio e característico da Regra Pernambucana, a qual intitula o próximo TORNEIO da Regra Pernambucana.

CORÍNTHIANS e FLAMENGO, dois times garantidos na LIGA DOS CAMPEÕES 2022

Então, minha gente, vamos “simbora” para mais uma etapa da Regra Pernambucana. Como vimos, 4 das 12 vagas já estão asseguradas por VILA BELMIRO, FLAMENGO, CORÍNTHIANS e CHELSEA. Espera-se muita briga entre esses quatro para se manterem campeões, repetindo seus feitos.

Mas, evidentemente, temos excelentes resultados obtidos por quem QUASE chegou lá, como é o caso do SAN LORENZO, de Hélvio Ney, HÉRCULES, de José Hércules e excelentes apresentações do MILAN, de Diogo Ayala.

SAN LORENZO e SANTOS: duas forças que devem figurar entre os campeões de 2022

Nunca podemos desconsiderar um SANTOS, de Adilson Ribeiro, sempre forte e matreiro em jogadas defensivas, assim como o todo poderoso CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, que promete aparecer na COPA VACO-VACO.

Contem ainda com a força do PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, BOTAFOGO, do campeoníssimo Marcos Silva, um verdadeiro colecionador de troféus mas que ainda não brilhou em 2022 e também do SÃO PAULO, de Max do SAMU, que pode estar em dia inspirado de gols e fazer ferida. E anotem também os nomes do GRÊMIO, de Ribamar, sempre com botões de Chifre em campo, e dos novatos ÍBIS, de Daniel “Piru” e a jovem força do UNIÃO NAUDRICANA.

Grande expectativa para a COPA VACO-VACO, dia 09 de julho

Tem mais gente nessa relação? Claro! O Coxa Branca, o CORITIBA, de Cláudio Sandes, que só joga amistosos, bem que poderia fazer parte da festa, mas prefere só anotar seus jogos despretensiosos no livro milenar de partidas que detém em seu poder. De qualquer forma, é mais um que esperamos sempre em campo, brigando por troféu.

E assim ficamos na expectativa do amanhecer do dia 09 de julho, onde todos esses times estarão em pé de guerra na luta pelo troféu VACO-VACO, sabendo desde já, que uma boa colocação na disputa acarretará pontos valiosos num melhor posicionamento no Ranking de Entrada. Os 12 primeiros colocados garantirão vaga na Liga dos Campeões, em novembro.

Prontos para o início da competição? Limpe seus times, prepare seus botões porque agora, é mais um sábado pra valer!

VIVA O BOTÂO!

2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Bom dia meus amigos da bolinha de borracha. O VACO VACO aqui em casa foi um procedimento no meu olho esquerdo, tipo quimioterapia, que me deixou com uma terrível pressão ocular e uma nuvem tapando aa minha visão. Aos poucos tudo está voltando ao normal, mas confesso que o incomodo dessa terça feira foi gigantesco.
Voltando ao futebol de mesa, com a bolinha de borracha, eu penso que vocês todos são muito adestrados nos toques e já fazem isso automaticamente, coisa que para um iniciante será sempre muito difícil.
A necessidade de treinos é importante para praticar a Rainha das Regras, como chamava o nosso amigo Abiud. Quantos de vocês tem mesa em casa e ficam tocando os botões nas horas vagas?
Vamos esperar os resultados do VACO VACO e saber se teremos surpresas para a grande festa do final do ano.
Um abraço a todos esses amigos pernambucanos.

Hugo Alexandre - CHELSEA FC disse...

Amigão Sambaquy!
Perdoe-me tamanha demora em responde-lo. Minha semana tem sido tumultuada pelas tarefas autonomas que estão aparecendo, e nem sequer os troféus do Vaco Vaco, consegui comprar.

Falando em vaco vaco, imagino bem essa tormenta ocular que está vivendo, e espero que isso passe logo, como deverá mesmo passar. Sofro com olho seco e tem dias que a dor e enxaqueca é terrivel.

Sobre os treinos da Bolinha de Borracha, é verdade que alguns tem campos em casa, como é o caso de Albertinho, que treina diariamente. Mas a grande maioria espera mesmo o sabado chegar, para poder matar a secura e finalmente treinar.

Estou lhe respondendo ja no sabado, após o Vaco Vaco e tudo que posso adiantar é que não tivemos surpresas no topo do podium de campeao .

Ja ja a Marreta indicará quem foi, novamente, campeao!

Abração pernambucano, meu amigo!