Minha lista de blogs

domingo, junho 26, 2022

APFM ATUALIZA OS NÚMEROS NA TEMPORADA 2022

 


Ainda é festa, meus amigos!

Em um mês movimentadíssimo pelas bandas nordestinas, onde os festejos duram praticamente os 30 dias do mês junino, ainda é possível ouvir os estouros dos rojões no clarear da noite pelos fogos de artifício, enquanto que na fogueira, arde o milho assado pronto para ser degustado.

Sim, claro! O Milho e seus derivados são a atração culinária da época, tipicamente nordestina, assim como tipicamente nordestino é uma certa bola de Borracha que, dividindo espaço com as atrações juninas, também se torna mais uma atração em todos os sábados do ano!

Em dia de botão, o destaque é só pra eles...

Teve competição na Regra Pernambucana neste sábado? 

Digamos que a única competição desse sábado, foi para ver qual time era o mais bonito em campo, entre dezenas de amistosos que ocorreram, num dia totalmente relaxante depois da disputa do Torneio da Canjica, no dia 18 de junho.

E por falar em time bonito, houve um tal CRUZEIRINHO que resolveu aparecer, depois de ausente do Torneio da Canjica por suspeita de Covid. Estando descartada a hipótese do vírus, lá se veio Marcos Cardoso para a APFM a desfilar “uma tuia”  de times, cada um mais belo que o outro, causando inveja a quem se aproximava do campo em que jogava. Pena as câmeras da MARRETA não ter registrado um desses times... É que o "câmera man" estava abestalhado com os times de Cardoso e esqueceu de acionar a máquina!

Os vencedores da COPA IABADABADU, ausentes no TORNEIO DA CANJICA

Lembram do VILA BELMIRO? Esse também não pode comparecer ao Torneio da Canjica, devido as dores no nervo ciático, que o impossibilitaram de sair da cama. Porém, nesse sábado de São João, também esteve conosco a “brincar” de botão! Tomando precauções em seus movimentos físicos durante as jogadas, Albertinho ensaiou jogadas com novos times que adquiriu, visando o desenvolvimento da temporada 2022, a qual ele lidera absoluto.

No mais, as velhas e conhecidas agremiações da APFM por lá estiveram, revezando-se entre si nas 4 arenas principais da Regra Pernambucana, sem perder tempo entre um jogo e outro, se importando unicamente com jogar e prosear!

Os concorrentes à vaga na CHAMPIONS LEAGUE

Mas e como anda a classificação para a LIGA DOS CAMPEÕES que será disputada em novembro de 2022?

Após 5 etapas realizadas na temporada atual da Regra Pernambucana, cabe aqui, em A MARRETA, atualizar os dados oficiais acumulados após estas 5 grandes disputas realizadas.

O Ranking de Entrada 2022, que alimentará as vagas a serem preenchidas na Liga dos Campeões, está cada vez mais concorrido e a medida em que concluímos uma etapa, novos nomes passam a constar na concorrida lista de ranqueamento.

Como vimos no torneio da Canjica, tivemos um quarto campeão no ano, o CHELSEA, deste blogueiro, que garantiu automaticamente a 4ª vaga direta na Champions League, num total de 12 vagas a serem preenchidas, entre campeões e melhores posicionados no ranking. Vejamos a seguir, quem já garantiu vaga direta para o torneio de melhor do ano:

 

LIGA DOS CAMPEÕES DA REGRA PERNAMBUCANA

CLASSIFICADOS

 

TIME CLASSIFICADO

Nº DE TÍTULOS EM 2022

VILA BELMIRO

2 TÍTULOS

FLAMENGO

2 TÍTULOS

CORÍNTHIANS

1 TÍTULO

CHELSEA

1 TÍTULO

 

 

Após 5 etapas da Regra Pernambucana no ano, vimos 4 competidores com registros de 6 títulos, somando-se os números acima citados. Isso se dá porque o Chifronésio, o torneio exclusivo de times de Chifre, teve 2 campeões, ocasião pela qual o Flamengo obteve seu 2º titulo no ano e o Corínthians garantiu sua vaga à Liga, vencendo também o mesmo torneio.

A seguir, vamos destacar o Ranking de Entrada de 2022, onde relaciona-se todos os times pontuadores nas 5 competições realizadas. Vejamos como está a corrida por vaga na Champions 2022.

 

RANKING DE ENTRADA 2022

POSIÇÃO

BOTONISTA

TIME

PONTOS ACUMULADOS

CARLOS ALBERTO (Albertinho)

VILA BELMIRO

135

2º 

FERNANDO ENÉAS

FLAMENGO

125

3º 

ADRIANO OLIVEIRA

CORÍNTHANS

100

4º 

HUGO ALEXANDRE

CHELSEA

95

5º 

HELVIO NEY

SAN LORENZO

65

6º 

DINORALDO GONÇALVES

AJAX FOGO

35

ADÍLSON RIBEIRO

SANTOS

30

JOSÉ HÉRCULES LEITE

HÉRCULES

30

MARCOS CARDOSO

CRUZEIRO

20

DIOGO AYALA

MILAN

20

MAX MONTEIRO

SÃO PAULO

15

10º

RIBAMAR OLIVEIRA

GRÊMIO

10

CELSO BARTOLOMEU

SANTA CRUZ

10

ELIAKIM RAMOS

UNIÃO NAUDRICANA

10

11º

MARCOS SILVA

BOTAFOGO

5

DANIEL

ÍBIS

5

 

Analisando a pontuação acumulada no Ranking de Entrada, temos o somatório de pontos ganhos por cada equipe, compreendendo o Torneio Abertura 2022, Copa Iabadabadu, Chifronésio do Recife, Copa Caxinguelê e o Torneio da Canjica.

A provável formação da Liga dos Campeões será de 12 times (sendo divididos em 4 grupos triangulares, onde classificar-se-á o 1º de cada grupo, formando as semi-finais). Tomando esse formato, teríamos hoje os 12 classificados formados, sendo o GRÊMIO, de Ribamar, o detentor da última vaga.

Ribamar e o GRÊMIO, em aparição no CHIFRONÉSIO 2022

A ordem de classificação é dada, evidentemente, pelo somatório de pontos e, em caso de empate, o que define “A” à frente de “B” é o critério de haver conquistado primeiro essa pontuação. Exemplo: O próprio Grêmio, que está empatado com o SANTA CRUZ, ficaria com a vaga por haver conquistado os 10 pontos antes do Santa Cruz.

E a artilharia, está sendo computada?

Sem eles, não há espetáculo! Eis os astros da Regra Pernambucana

Claro! Os astros da bola de Borracha não são apenas os técnicos que levantam os troféus em cada etapa da temporada. Eles levantaram os troféus porque, antes deles, botões abriram caminho para a conquista, balançando as redes e fazendo história com suas artilharias. Portanto, teremos o botão artilheiro recebendo troféu exclusivo na premiação geral do final de ano.

Veja como anda a disputa pelo troféu artilheiro de 2022

 

TÁBUA DE ARTILHEIROS DA TEMPORADA 2022

 

Com 6 gols: Orlando, do Vila Belmiro e Alcides, do Santos

Com 4 gols: Gilson, do Vila Belmiro e Lugano, do Corínthians; Ganso, do Milan;

Com 3 gols: Midea e Carrier, do Corínthians; Everton Ribeiro e Caio, do Vila Belmiro; Pintado e Diegão, do San Lorenzo; Cruyff, do Ajax Fogo;

 

Estes são os principais artilheiros da temporada, aqueles que estão no topo e os que estão brigando pra chegar lá. Ao todo, tivemos 67 jogos realizados somando-se todos os torneios realizados, com 138 gols anotados por todas as equipes juntas. Isso dá uma média de 2,05 gols por partida, considerando-se uma boa média na artilharia.

Será que ORLANDO e ALCIDES permanecerão no topo por muito tempo. Ainda temos muita água para rolar debaixo da ponte e temos muita gente próxima a eles. Vamos ver com atenção, o desenrolar dessa briga!

Meu amigos, aí está! Uma breve parcial dos números registrados após a conclusão do torneio da Canjica 2022. Daqui para frente, sempre atualizaremos estes números aqui, em a MARRETA, para que todos possam avaliar seu próprio desempenho, façam suas projeções e cálculos dentro das pretensões de classificação para a badalada Champions League.

COPA VACO-VACO: A próxima atração na Regra Pernambucana

A 6ª etapa já tem data marcada: Será em 09 de julho, dentro de 15 dias, com a realização da COPA DO VACO-VACO. Para esta etapa, deveremos ter o regresso de vários ausentes nas etapas anteriores e a promessa de uma disputa ainda mais acirrada pelo título.

E enquanto julho não chega, deixe eu correr ali, na mesa, porque a Canjica está esfriando. Tem muito milho ainda pra assar e temos que aproveitar a fogueira, que ainda arde nos festejos de São João!

Viva o Botão!

 

3 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meu amigo Hugo Alexandre, boa tarde.
Muito legal saber o andamento do futebol de mesa com a bolinha de borracha. Deve ter dado um trabalho medonho reunir todos os dados para chegar a elaborar o ranking do ano, o goleador maior e os classificados para saber quem poderá ser o campeão de 2022.
Realmente premiar o botão artilheiro sempre será um incentivo a que "aquele" botão preferido, no qual depositamos toda a nossa confiança receba seu justo troféu. Tenho algumas medalhas de artilheiro e confesso que sempre tive aquele botão preferido. No meu Barcelona 12 toques, o goleador nunca foi o Ronaldinho Gaúcho e nem o Etoo. O meu artilheiro era o Giuly (8).
Quanto a beleza dos times do meu amigo Marcos Cardoso, tenho certeza de que deveriam ser maravilhosos, pois tive a felicidade de receber dele um time muito lindo, no qual coloquei os distintivos do Internacional.
Vamos esperar o dia 9 de julho para saber quem estará se habilitando a receber o troféu de campeão.
Um abraço a todos os meus amigos pernambucanos, amigos da bolinha de borracha.

Hugo Alexandre - CHELSEA FC disse...

Amigão Sambaquy!

Realmente, é um trabalhão, de fato, visto que não utilizo planilhas de Excel para facilitar. Ainda faço utilizando os mesmos arquivos de word utilizados por Abiud.

Mas confesso que é até emocionante preencher manualmente tudo e descobrir ali, na ponta do lapis, a atualização dos dados a cada nova etapa concluida.. É sensacional e sei bem porque Abiud era tão apaixonado em fazer tudo isso.

Sobre Cardoso, já sinalizou que vai estrear mais uns 8 times jo proximo sábado. E tome time lindo. Separei pra enfrenta-lo um novo time meu, do Náutico, com a escalação da Batalha dos Aflitos, historico jogo contra o Gremio.

Pena você não estar aqui para colocar em campo o seu Internacional. Como seria bom!

Forte abraco, meu amigo!

Saudacoes!

Hugo Alexandre - CHELSEA FC disse...

Em tempo: A gente sempre tem um botão xodó... É impressionante! E ele é sempre goleador! Quando vier a Recife, traga Giuly para conhecermos. Guardarei esse nome para nomear novo botão que apareça no elenco do Chelsea... rsrsrsrs