Minha lista de blogs

domingo, junho 12, 2022

NOS FESTEJOS DE SÃO JOÃO, TEM TORNEIO DE BOTÃO

VILA BELMIRO, com seu time "do milho", ensaiando o que vem por ai nesse São João!


Minha gente!

Rasgamos nosso calendário virando o mês e quando apenas piscamos os olhos, nos damos conta de que estamos mês de junho adentro, num período pra lá de festivo para o público nordestino.

Os famosos festejos juninos é a tônica pelas bandas pernambucanas, a começar pela tradicional festa de Santo Antônio, atingindo seu auge com o São João e, antes de apagar a fogueira, nos últimos acordes da sanfona para festejar São Pedro, antes de julho chegar!

Os sabores nordestinos em destaque nos festejos juninos

E quando falamos em festejos juninos, uma imagem que vem na mente, trazendo água escorrendo no canto da boca, é a culinária característica da época, a base de milho, numa rica e variada forma de transformar o milho verde em saborosos pratos típicos nordestinos.

Meus amigos, todo esse cenário, enfeitado de bandeirinhas de São João, chapéu de palha, camisa quadriculada, mesa farta e forrozinho arrasta pé, por incrível que pareça, só nos inspira ainda mais a.... JOGAR BOTÃO!

TORNEIO NA CANJICA, a próxima etapa do calendário 2022
 

E é justamente nesse clima, que a APFM anuncia, para o próximo sábado, 18 de junho, a quinta etapa do calendário oficial da Regra Pernambucana, com a realização do TORNEIO DA CANJICA!

E evidentemente, este sábado dia 11 de junho, como último sábado antecedente ao evento oficial, serviu unicamente para os últimos ajustes e calibragem de punho no acerto da pontaria e busca pela estratégia perfeita para superar os adversários.

SAN LORENZO e CRUZEIRO batendo bola no início dos trabalhos deste sábado, dia 11
 

Na Sala, como sempre palhetando, estiveram desde cedo o SAN LORENZO, de Helvio Ney, o CRUZEIRO, de Marcos Securinha, o IBIS, de Daniel Piru, SÃO PAULO, de Max Monteiro, MILAN, de Diogo Ayala, FLAMENGO, de Fernando Enéias, CHELSEA, de Hugo Alexandre, além do CORINTHIANS, de Adriano Oliveira e o VILA BELMIRO, de Albertinho.

Feliz da vida por regressar à APFM, eis o FLUMINENSE, de Flávio AFA, "tecando" com a gente neste dia 11 de junho.
 

Também tivemos a presença relâmpago do FLUMINENSE, de Flávio AFA, que há muito tempo não “tecava” a Regra Pernambucana. Flávio, que é atleta do Unimesa e joga oficialmente a 12 toques, acena e ensaia uma volta aos campos da pelota emborrachada, prometendo patrocinar o torneio do mês de Outubro, com a AFA CUP, ofertando os 3 troféus do Torneio, ao mesmo tempo que participará, jogando.

ÍBIS e SÃO PAULO perdidos no jogo, sem se preocupar com as horas
 

Fechando a conta, foram 10 apaixonados pelo futebol de botão, jogando animadamente nas arenas da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, enquanto que uma caixinha de som ecoava as letras do forrozinho de São João, dando aquele fundo musical especial nas partidas que se desenrolavam livremente.

E as chuvas no Recife, deram uma trégua dessa vez?


Gente, acho que os céus resolveram marcar o sábado para despejar chuvas sobre o Recife. Passaram-se a terça, a quarta, a quinta... sempre com o sol aparecendo forte, embora pancadas de chuva tenham-se feito nestes dias. Mas na chegada da noite da Sexta-feira e na virada da madrugada do sábado, as águas voltaram a cair forte sobre o Recife.

Chuva... chuva.... Haja chuva novamente, neste sábado, dia 11
 

E claro, não deu outra: O Sábado, dia 11 de junho, amanheceu naquele tom “cinza escuro” para todos os lados que se olhava, com uma cortina de água diante dos olhos, dificultando enxergar inclusive, as casas e telhados da vizinhança. 

Mas mesmo assim, os aventureiros da bola de borracha partiram para o centro da cidade, levando além da bolsa de botão, rodo, baldes e panos de chão. Isso, claro, já prevendo encontrar o cenário interno da Sala Brasília, já descrito em matérias anteriores aqui, de A MARRETA.

Destacando o piso encharcado da APFM, em mais um dia chuvoso em Recife
 

E não foi diferente. As torrentes d’água que caíram na madrugada e início da manhã deixaram a APFM inundada novamente, com o piso encharcado. A velha marquise situada sobre os janelões da sala, lá estava a canalizar água para o interior do recinto. Este, sem dúvida, será nosso carma durante todo o rigoroso inverno de 2022. Arregaçando as mangas, tome rodo e balde a trabalhar, orquestrado pelos panos de chão.

Rotina em dias de chuva: Eis Fernando Enéias, com um sugador artesanal, puxando água acumulada na Sala Brasília!
 

Muito embora os presentes tenham reencontrado a sala nas mesmas condições da semana passada, ninguém arredou o pé da APFM antes das 17hs. Sem se importar com o doer das canelas, todos queriam mesmo era aprimorar as técnicas e calibrar a pontaria, porque dentro de 7 dias, a quinta etapa da temporada estará em disputa, valendo o Troféu da Canjica.

Agora, até lá, entra-se naquela fase de escolher exatamente que time levar a campo e para isso, cada um tem 7 dias para definir seus representantes na competição.

Para o TORNEIO DA CANJICA, tem gente prometendo se fazer presente a caráter, com chapéu de palha, camisa quadriculada ao invés de time de futebol, bermuda remendada, tocando na caixa de som aquele forrozinho arrasta pé. E na mesa, será que teremos canjica, pamonha e pé-de-moleque disputando espaço com os botões do Torneio?

Pode se esperar de tudo quando o assunto são as comemorações de São João e festejos juninos. E unir tudo isso ao prazer de Jogar Botão, é coroar os festejos da melhor maneira possível.

Vamos forrozar... Digo, jogar botão?

Viva São João! Viva o Botão!

2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Bom dia meu amigo Hugo e bom dia aos demais amigos botonistas da bolinha de borracha. Parece que o clima está conspirando contra vocês, pois no dia do encontro a água invade a sala. Mas, com tanto tanto nesse mês, é bom irem rezando para eles suspenderem essa chuva do sábado.
E o Torneio da cangica deve ser formidável. Sou um adepto do milho verde e hoje mesmo teremos milho no almoço.
Vamos esperar e ver os resultados de tantos treinos debaixo d´água. Pode ser que existam novas estratégias para comemorar o mês das festas nordestinas. Onde a água sempre foi problema pela falta em algumas regiões, continua sendo problema pela abundância no centro de Recife.
Um abraço e vamos esperar os resultados desse torneio da Cangica.

Flávio Afa disse...

Eu voltei, voltei para ficar, pq aqui, aqui é o meu lugar 🎶🎼🎵