Minha lista de blogs

domingo, julho 10, 2022

CHELSEA REPETE EXCELENTE ATUAÇÃO E É BI CAMPEÃO EM 2022

Por oito vezes, o Chelsea balançou as redes no Vaco-Vaco

Meus caros amigos deste fascinante mundo do Botão!

Chegamos ao tão esperado sábado, dia 09 de julho, data que em nosso calendário oficial de competições, marcou a metade do ano na Regra Pernambucana, a Rainha das Regras. 

Um ano que vem sendo disputado de maneira diferente, com um torneio mês a mês, buscando alternar e permitir que outros possam participar conosco, gente proveniente de outras modalidades de nosso amado esporte.

E como anteriormente anunciado, neste dia 09 de julho, tivemos a realização da COPA VACO VACO, cujo nome caracteriza uma exímia jogada praticada na regra, quando a execução depende não apenas de bom domínio e troca de passes, mas também de boa visão de jogo. Assim mencionamos na matéria da semana passada.

Agora, concluída mais uma etapa, a MARRETA relata mais uma façanha conquistada pelo CHELSEA, de Hugo Alexandre, que ergueu, pela segunda vez consecutiva, um troféu nos torneios mensais da APFM.

Não disputou o Vaco-Vaco, mas o ITACURUBA se deliciou na Regra Pernambucana de forma amistosa


Tivemos a presença de 9 times listados e aptos para a disputa da Copa. Dentre estes, o retorno do CRUZEIRO, de Marcos Cardoso e do SAN LORENZO, de Helvio Ney, que esteve ausente do Torneio da Canjica, por estar em São Paulo, disputando a 12 toques. Ademais, tivemos o FLAMENGO, de Fernando Enéas, SÃO PAULO, de Max Monteiro, o ÍBIS, de "Daniel Piru",  AJAX FOGO, de Dinoraldo Gonçalves, BOTAFOGO, de Marcos Silva, CHELSEA, de Hugo Alexandre e, fechando o seleto grupo de competidores, o CORÍNTHIANS, de Adriano Oliveira.

Com 9 participantes, foi utilizado o mesmo modelo de disputa da CANJICA, com 3 grupos triangulares, avançando 1 de cada grupo, formando a finalíssima também num triangular. Vejamos, jogo a jogo, grupo a grupo, o desenrolar da COPA VACO-VACO 2022.

GRUPO 1 - Triangular

Formado por: Corinthians, Cruzeiro e San Lorenzo

CEUZEIRO e CORÍNTHIANS abriram oficialmente a COPA VACO-VACO


Se encontramos um "grupo da morte" nestas competições por grupo, eis o próprio! Três pesos pesados disputando 1 vaga no triangular final. O primeiro duelo, que abriu as disputas foi entre CORÍNTHIANS, de Adriano Oliveira e CRUZEIRO, de Marcos "Securinha", na Arena 01 da APFM.

Estreando um novo time, o CRUZEIRO encontrou dificuldades para acertar a mão, o que facilitou o jogo corintiano. Não é de admirar que ainda no primeiro tempo, o placar apontava, em poucos minutos, 2x0 para o Timão. Mas na medida em que os estrelados tocavam bola, os acertos de bola foram chegando, mas tudo o que conseguiu acumular no placar, foi um golzinho de honra, pela estreia do time. Resultado da abertura: 2x1 para os mosqueteiros, abrindo vantagem na corrida para a final.

Vida dura para o CRUZEIRO, diante do SAN LORENZO


Mantendo-se em campo pós derrota, o CRUZEIRO tinha agora que vencer ou vencer o SAN LORENZO, de Hélvio Ney, para manter as esperanças de avançar. E dessa vez, mais acostumado com o ponto do time, as jogadas começaram a fluir de maneira mais solta. Isso pode ser visto claramente no placar, apontando 3x0 para aos azulinos ainda no primeiro tempo. Mas o San Lorenzo, se entregou fácil? Não meus amigos. Sorrindo como um Zé Lelé, lá se foi Hélvio comendo pelas beiradas, e em dois lances de "pura leseira", diminuiu o marcador para 3x2, e, se não fosse o cronômetro, teria arrancado um empate heroico, mas deu "CRUZEIRINHO" vencendo seu 2º jogo.

Lance do único gol da partida, na vitória magra do TIMÃO por 1x0


Restava então o decisivo e derradeiro jogo entre CORÍNTHIANS e SAN LORENZO pela vaga no triangular final. CORÍNTHIANS, com 3 pontos, dependia de um simples empate para avançar. ao SAL LORENZO, uma vitória deixaria tudo empatado, cada qual com 3 pontos, levando a disputa para os critérios de desempate. Mas em campo, o San Lorenzo sucumbiu frente a astúcia do timão. De cara, os mosqueteiro abriram o marcador fazendo 1x0 no primeiro tempo. Depois disso, foi só "Zona da Galinha", levando os toques até o décimo segundo, e mandando bola para os vértices do campo. Sem saída, os argentinos despediram-se da Copa Vaco Vaco, perdendo por 1x0 para o classificado CORÍNTHIANS.

Classificação:
Corínthians: 6 pontos
Cruzeiro: 3 pontos
San Lorenzo: 0 ponto

 

GRUPO 2 - Triangular

Formado por: Íbis, Ajax Fogo e Flamengo

FLAMENGO sorteando a bola para a saída de jogo, frente o ÍBIS


O grupo 2 mandou seus jogos na Arena 04 da APFM, sob sorteio antes dos confrontos, com a abertura entre ÍBIS, do ratinho Daniel, enfrentando o campeoníssimo no ano, o FLAMENGO, de Fernando Enéas. Tem palpite para o jogo? Antes mesmo de qualquer aposta fosse feita, o Mengão já abria 2x0 diante do Pássaro Negro, num passeio de bola no primeiro tempo. Seguindo a briga entre pássaros, o Urubu manteve-se à frente no placar, ampliando para 3x0 no segundo tempo. Mas antes de zerar o cronômetro, o Íbis alcançou seu golzinho de honra, fechando o placar em 3x1 Mengão!

Um dos vários ataques desperdiçados pelo AJAX FOGO diante do ÍBIS


Na sequência do Grupo 2, o ÍBIS apostou suas fichas contra o AJAX FOGO, de Dinoraldo Gonçalves, na tentaiva de embolar o grupo vencendo o selecionado holandês de Maranguape. Mas... eita joguinho difícil de ver gol, minha gente! Bola, pra lá... FORA!!! Bola pra cá.... Vixi, perdeu o ataque... e nada de gol sair! Com os dois tempos sendo disputados de forma semelhantes, nada foi mudado e o 0x0 permaneceu até o final, sendo este, o primeiro empate da Copa Vaco Vaco: 0x0 que tirou o Íbis do páreo.

A alegria fazendo parte da competição, pelo grupo 2


Lá vem o Flamengo novamente, agora, precisando apenas de um empate simples para chegar à Final do torneio. Ao AJAX FOGO, apenas a vitória era de seu interesse. Então, lá se foram os holandeses em busca do gol. Ataque pela direita, pela esquerda, mas nada da bolinha entrar. O Mengão, por outro lado, esperava os momentos sutis da partida, para beliscar a trave, quase abrindo o placar. E nessas tentativas do rubro negro, o golzinho que lhe deu a garantia de disputar a final finalmente saiu, já na segunda etapa de jogo, num ataque bem articulado pela direita: Mengão 1x0, alcançando 100% de aproveitamento na 1ª fase, assim como o Corinthians, no Grupo A

Classificação:
Flamengo: 6 pontos
Ajax Fogo: 1 ponto
Íbis: 1 ponto


GRUPO 3 - Triangular

Formado por: Botafogo, Chelsea e São Paulo

Cautelosa, a ESTRELA SOLITÁRIA busca o ataque frente o CHELSEA


Finalmente, o grupo 3, onde figurava o temido BOTAFOGO, de Marcos Silva, sempre favorito em qualquer competição. E de cara, estreando contra o CHELSEA, de Hugo Alexandre. Na arena 2, lá estavam ambos a duelarem pela vaga do grupo. Jogo duro, com muita cautela por ambos os times, evitando ao máximo, os erros bobos que pudesse entregar o ouro ao bandido. Mas, ainda no 1º tempo, os ingleses abriram o marcador, forçando o alvinegro a sair com mais ousadia para o jogo. E foi o que se deu. Na virada para o 2º tempo, numa falha de ataque botafoguense, o CHELSEA abriu caminho para 2x0, seguindo firme com o jogo na mão. Antes do apito final, o BOTAFOGO encontrou seu gol de honra numa falta cometida na intermediária inglesa. Números finais em 2x1 para o CHELSEA.

Soberano em campo, SÃO PAULO despacha o FOGÃO da competição


Na sequencia de jogos pelo grupo 3, SÃO PAULO, de Max Monteiro, último a estrear, veio a campo tentar sepultar de vez as pretensões botafoguenses dentro do certame. E não deu outra. Apesar de toda confiança e solidez das jogadas do BOTAFOGO em campo, o tricolor do SAMU mostrou-se competente em suas finalizações, sacramentando 2x0 frente à temida estrela solitária, que acabou sucumbindo ante à boa forma sampaulina. Lá ia o São Paulo, subindo a ladeira!

SÃO PAULO não encontra a mesma eficiência diante dos BLUES, e dá adeus ao Vaco-Vaco


Restava o último duelo da fase de grupos: CHELSEA e SÃO PAULO. Ambos com uma vitória, para o tricolor, um empate serviria para avançar, haja vista que seus numeros apontavam para 2x0 a seu favor, contra 2x1 a favor do Chelsea, diante do Botafogo. Assim, pelo saldo, melhor para o time de Rio Doce.
Mas foram os ingleses que abriram o marcador, com ETO'O fazendo a diferença. O tricolor, na saida de bola, chegou ao empate em 1x1, mas, dando uma "trèplica" ao São Paulo, ETO'O novamente guardou mais uma. Veio a segunda etapa e para os Blues, uma sacramentada no placar era desejável, para afastar de vez, a possibilidade de empate sampaulino. E quem esteve lá novamente? ETO'O, marcando pela 3ª vez, fechando em 3x1 para o Chelsea, classificado com 100% de aproveitamento.

Classificação:
Chelsea: 6 pontos
São Paulo: 3 pontos
Botafogo: 0 ponto.


FINALÍSSIMA - Triangular

Formado por: Corínthians, Flamengo e Chelsea

Ai está, minha gente! Um triangular formado por três campeões no ano, sem direito a novidades no resultado final do Vaco Vaco

Foco e concentração na finalíssima entre FLAMENGO e CORÍNTHIANS


CORÍNTHIANS, de Adriano Oliveira e FLAMENGO, de Fernando Enéas, foram os primeiros a pisar em campo, em disputa pelo troféu de campeão. Na Arena 05, sorteada para sediar a finalíssima, um equilíbrio monumental se deu entre Rio/São Paulo. Jogo parelho, com erros e acertos acontecendo simultaneamente em campo, à medida em que a posse de bola era alternada entre eles. Tudo levava a crer que um detalhe definiria a peleja. E assim se deu: Aproveitando uma falha Corinthiana pelo lado esquerdo de seu ataque, partiu o Mengão para balançar as redes de forma única, na primeira decisiva do campeonato: 1x0 para o FLAMENGO da Rua do Hospício.

Blues articulando jogadas cautelosas diante do Mengão


Chegou a vez do CHELSEA estrear na final, e era contra o FLAMENGO, que já havia encontrado na final da CANJICA. Naquela ocasião, 2x0 blues. E agora? Seria fácil repetir aquela façanha? Definitivamente, NÃO! Em mais uma apresentação truncada no campeonato, duas equipes equivaleram-se em tudo dentro de campo, tanto nas bolas na trave, quanto nas jogadas de zona da galinha, pra não sobrar a bola fácil para o adversário. Com tanto equilíbrio em campo, o 0x0 foi indiscutívelmente merecido.

Agora, o FLAMENGO, que encerrara sua participação, chegava aos 4 pontos, com 1 gol marcado. O CHELSEA tinha apenas 1 ponto e o CORÍNTHIANS tinha 0 ponto, com 1 gol negativo. FLAMENGO seria campeão sem CHELSEA e CORÍNTHIANS empatassem. Uma vitória do CORÍNTHIANS, daria o título ao Mengão, ficando os mosqueteiros com o Vice campeonato, unica opção de conquista ao Timão. Já os BLUES precisavam vencer o TIMÃO por uma diferença de 2 gols, para somar mais gols que o Flamengo.

Coube a CORÍNTHIANS e CHELSEA definirem o campeão do VACO-VACO


E lá se foram CHELSEA e CORÍNTHIANS para definirem as três posições de classificação. Bola rolando e... cadê os gols, minha gente? Corinthians tentava.... bola pra fora. Chelsea atacava... bola na trave. Parecia mais um 0x0 se desenhando, mas isso era apenas o 1º tempo. Na virada de jogo, no início da etapa complementar, o CHELSEA resolveu dar números ao marcador, inaugurando o 1x0 no placar. Esse resultado igualava em tudo com o FLAMENGO e a terminar assim, a decisão da competição seria no sorteio, entre FLAMENGO e CHELSEA.  Mas os blues não queria apelar para o acaso, e trataram de, em seguida, balançar as redes pela 2ª vez. Era o 2x0 necessário para ser campeão e embora tomasse 1 gol do Timão, ainda assim o título seria seu, pelo número de gols marcados. Mas os Blues queriam mais, e partiu para um terceiro ataque de sucesso, abrindo 3x0 no placar. Após o feito, o cronômetro soou, indicando o CHELSEA CAMPEÃO DA COPA VACO-VACO.

Classificação Final

CHELSEA - Campeão  -  4 pontos, 4 gols marcados, 0 gols sofridos
FLAMENGO - Vice Campeão - 4 pontos, 1 gol marcado, 0 gol sofrido
CORÍNTHIANS - 3º lugar - 0 ponto, 0 gol marcado, 4 gols sofridos.

Ai está, minha gente! Sem novidades, a COPA VACO-VACO decreta o bi campeonato do Chelsea, de forma consecutiva, em 2022, frente a outros 2 campeões no ano. 

O Campeão, CHELSEA, seguido de FLAMENGO e CORÍNTHIANS, respectivos vice e 3º lugar


Esperávamos o VILA BELMIRO, de Albertinho, que certamente teve seu impedimento de comparecimento devido ao nervo ciático. Sentimos a falta do SANTOS, de Adilson Ribeiro, bem como do HÉRCULES, de José Hércules. Também, impossibilitados por outros compromissos, MILAN de Diogo Ayala e UNIÃO NAUDRICANA, de Eliakim Ramos, foram outras ausências sentidas na competição.

Evidentemente, estes e outros nomes que figuram nas páginas de A MARRETA  ao longo de nossas matérias e nos quadros de sócios da APFM estivessem presentes, a competitividade seria ainda maior. Mas nada afetou o brilho da disputa e a limpíssima competição realizada, com todo sucesso.

Fica agora, a expectativa de novos campeões para agosto, quando teremos mais uma disputa oficial no dia 06 do mencionado mês. Até lá, veremos muitos ajustes e busca por aprimoramento por parte de todos, campeões e aspirantes a algum título em 2022, visando a tão esperada LIGA DOS CAMPEÕES da Bola de Borracha, em novembro.

Valeu, minha gente! O mundo da Regra Pernambucana segue seu curso, atraindo e encantando os amantes do Futebol de Botão!

Viva a Rainha das Regras
Viva o Botão!


Time dos Blues, campeão da COPA VACO-VACO



2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Parabéns meu amigo Hugo Alexandre.
Não é fácil organizar e vencer torneio. E parece que você está conseguindo, bem diferente do amigo Abiud, que organizava e entregava troféus aos participantes. E o Flamengo e Corinthians sempre lutando por um lugar ao sol. Acredito que o sistema utilizado veio para ficar, pois, campeonatos longos são desgastantes e nem sempre as coisas estão como a gente deseja. Tem dia que o sol bate na gente e ilumina e em outros só nuvens nos escondem.
Aproveite bastante a glória de campeão, pois você merece. Afinal, foi quem herdou o trabalho do entusiasta Abiud.
Um grande abraço a todos vocês e espero que meus amigos Marcos (Botafogo e Cruzeiro) consigam escrever seus nomes no rol dos campeões, pois a coisa está ficando nas mãos de um triângulo de craques da bolinha de borracha.

Hugo Alexandre - CHELSEA FC disse...

Amigão Sambaquy!

Como tem sido dificil articular, organizar, delegar, fotografar, anotar resultados e ainda... jogar! As vezes penso em não participar, pra dar mais atenção aos inumeros fatos que ocorrem enquanto os jogos acontecem.

Dois titulos seguidos foram realmente, uma surpresa pra mim. Corinthinas e Flamengo já viraram frequentadores de finais e ja se tornaram favoritos em qualquer torneio que façamos.

Vamos ver como será a Liga Dos Campeões. Depois dela, apuraremos o real sucesso do atual formato, que creio também, veio pra ficar. Tomara que siga tudo em pleno desenvolvimento.

E sobre Abiud... Quanta saudade!
Não há sábado que entro na Sala Brasilia sem lembrar da presenca entusiasta dele, com forte voz, comandando tudo!

Quanta Saudade!

Grande abraço, meu amigo!