Minha lista de blogs

terça-feira, dezembro 31, 2019

RETROSPECTIVA 2019


Minha gente!
O ano de 2019 está indo embora e este Blog faz um balanço geral do que aconteceu no mundo maravilhoso do botãobol, mais precisamente na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, templo sagrado da modalidade, em todo esse período.

VILA BELMIRO - Campeão do TORNEIO DO RANKING 2019
Cumpriu-se todo o calendário esportivo da APFM, que iniciou-se com o tradicional Torneio do Ranking, abrindo oficialmente a temporada de botaobol e que apresentou como campeão o VILA BELMIRO, de Albertinho, tendo como vice campeão o BOTAFOGO,de Marcos Silva, competição realizada em janeiro de 2019.

BOTAFOGO - Campeão da COPA BRASÍLIA 2019
No mês de fevereiro, comemorando o aniversário da APFM, realizou-se a Copa Brasília, apontando como grande vencedor o BOTAFOGO, de Marcos Silva, figurando como vice campeão o SÃO PAULO, de Max Monteiro.

VILA BELMIRO e o TROFÉU NOVA VIDA
Na sequência, já no mês de março, o Torneio Nova Vida, patrocinado por esse blogueiro, viu o VILA BELMIRO, de Albertinho, sagrar-se campeão, ficando o NÁUTICO, de Abiud Gomes, como vice campeão.
CRUZEIRO ergue o troféu de campeão do IX CHIFRONÉSIO
Em abril teve início a nona edição do maior torneio de botãobol, exclusivo para times de botões de chifres, com duração de três meses, o TORNEIO CHIFRONÉSIO DO RECIFE, onde o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, no final, bradou o grito de "É campeão", com o CORITIBA, de Cláudio Sandes, também vibrando com o título de vice campeão.
VILA BELMIRO recebe o Troféu do TORNEIO DO MILHO
Dentre as festividades do mês de junho, com as tradicionais festas de São João e de São Pedro, a APFM realizou o Torneio do Milho, onde o VILA BELMIRO, de Albertinho, subiu no topo mais alto do pódio, conquistando mais um título de campeão. Por sua vez, a ALEMANHA, de Dinoraldo Gonçalves, sentia-se feliz por se tornar vice campeã.
BOTAFOGO o grande campeão oficial de 2019
No 2º semestre, o Campeonato Oficial de Botãobol, a competição mais importante da APFM, estendeu-se de julho até de novembro, tendo sido disputado arduamente, somente decidido na última rodada, com o BOTAFOGO, de Marcos Silva, já acreditando que não tinha mais chances do título, viu seus perseguidores, surpreendentemente, perderem as oportunidades que lhes foram oferecidas e com isso abiscoitar o título de campeão oficial, trazendo na sua cola, como vice campeão, o CORITIBA, de Cláudio Sandes.
MENGÃO arrebata o TROFÉU HÉRCULES LEITE
No mês de outubro, uma pequena pausa no campeonato oficial, permitiu que fosse realizado o Torneio Hércules Leite, comemorando os 16 anos da sede da APFM, o Templo Sagrado do Botãobol, sagrando-se vencedor o FLAMENGO, de Fernando Brito, com o ITACURUBA, de Alexandre  de Freitas, chegando pela primeira vez ao pódio numa competição, conquistando o troféu de vice campeão.
CRUZEIRO provou que está tudo em cima
Findo o campeonato, Alexandre Freitas, no dia 30 de novembro, promove o Torneio do Bambu, vencido sensacionalmente pelo CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, após uma acirrada disputa de pênaltis. No tempo regulamentar apresentava a igualdade em 0x0, mas a RAPOSA DA JACOBINA converte quatro pênaltis, contra 3 do COXA BRANCA, que foi premiado como vice campeão.
HÉRCULES o último campeão no ano de 2019
A Festa de Premiação, realizada em 21 de dezembro, com destaque para o Torneio de Encerramento, fecho da Temporada, apresentou o HÉRCULES, de José Hércules, como o último time a conquistar um título de campeão em 2019, em cima do CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, que ficou como vice campeão.
Equilíbrio é a tônica do Botãobol

Assim sendo, pela diversidade de ganhadores, o BOTÃOBOL, em sua plenitude, prima pelo grande equilíbrio entre suas equipes, dando um colorido especial às competições, com jogos arduamente disputados, decididos em detalhes.
Um dos momentos raros do NÁUTICO em 2019
Abre-se um parêntese para tecer algumas considerações a respeito do NÁUTICO, de Abiud Gomes, que teve um ano cheio de altos e baixos, com sérios problemas de saúde que deixou o TIMBU a margem de algumas competições e participando com muito esforço de poucas outras. Para se ter uma ideia, o NÁUTICO, entre partidas oficiais e amistosas, se apresentou somente em 50 oportunidades, mesmo assim com atuações muito comprometidas pela estado físico apresentado. 
Espera-se que em 2020, o quadro melhore e assim o TIMBU possa retornar às mesas de botãobol com mais disposição, reassumindo o posto de grande botonista. Vamos torcer!

A MARRETA tem esperança que o ano de 2020 seja um ano de sucesso, com mais união e mais compreensão por parte do quadro social da APFM. Que impere a harmonia e que as competições sejam disputadas acirradamente mas prevalecendo o alto espírito desportivo.
Lembrando que somos poucos e muitos de nós já ultrapassamos a barreira dos 60 anos. Quase que não houve surgimento de novos botonistas para que nos desse a certeza de que a prática do botãobol irá continuar por muitos anos, ainda.
Façam, nessa hora, uma profunda reflexão e retornem com tudo para a felicidade geral dos amantes do botãobol. 
Ano novo, vida nova a todos aqueles que direta ou indiretamente abraçam o botãobol. Aos meus amigos, seguidores deste blog, o meu puro desejo de que todos sejam felizes, com a graça de Deus. Viva o botão!

Nenhum comentário: