Minha lista de blogs

domingo, fevereiro 24, 2019

FESTA DA APFM

Minha gente!
A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, nesse sábado, dia 23 de fevereiro, comemorando 17 anos de fundação, promoveu mais uma edição da COPA BRASÍLIA DE BOTÃOBOL, que reuniu 12 equipes filiadas à entidade, em disputa de um belo troféu.
Cabe registro dissertar um pouco sobre a importância da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa (APFM) no mundo maravilhoso do futebol de botão.
No dia 22 de fevereiro de 2002, quando ainda estávamos nos redutos do Santa Cruz Futebol Clube, vendo o entusiasmo de todos os veteranos botonistas em volta das mesas, o juiz de direito aposentado, mas exercendo ainda a advocacia, JOSÉ HÉRCULES LEITE, teve a ideia de agrupar todos esses entusiastas botonistas, sugerindo a criação de uma associação que viesse dar suporte ao futebol de botão, praticado nos terraços, garagens e quintais, seguindo a regra pernambucana de celotex, depois cognominada botãobol, a rainha das regras.
Aqui nasceu e vive a APFM
E, em seu escritório, no Edifício Brasília, na Rua Siqueira Campos, no Bairro de Santo Antônio,  lá estavam reunidos em torno de HÉRCULES, os fanáticos botonistas ABIUD GOMES, JOSÉ RIBAMAR, ADILSON RIBEIRO e ARMANDO FRANCISCO FILHO (Armandinho), seus primeiros diretores, juntamente com PAULO CÉSAR MONTEIRO (Paulo Jiquiá), atuando como ouvinte.
Esboçou-se então os estatutos da APFM, conjuntamente com o regimento interno, com normas para a condução da entidade.
A APFM passou a contar com uma diretoria executiva, um conselho fiscal e um conselho de decanos, todos eleitos através de votação secreta, desde que atendesse à regras pré-estabelecidas.
Estamos nessa luta, portanto, há dezessete anos, mais veteranos é verdade, mas não menos dispostos. Parabéns a todos que se uniram a nós nessa aventura. Valeu o sacrifício.
Botonistas participantes da COPA BRASÍLIA 2019
E festejando esses 17 anos, nada melhor que uma COPA BRASÍLIA, torneio mata-mata, que ocorreu num ambiente de total alegria, já contagiado com o Carnaval do Recife. Entramos na onda da folia.
Partida equilibrada, decidida nos pênaltis
Abrindo a competição, o FLAMENGO, de Fernando Brito, teve pela frente o VILA BELMIRO, de Albertinho, no famoso clássico das quintas-feiras, quando se enfrentam em treinos fortes até a exaustão. O equilíbrio foi a tônica do embate, que terminou empatado em 1x1. Na decisão dos pênaltis, o URUBU foi mais feliz e venceu por 4x2. A BALEIA AZUL foi a primeira a se despedir da competição.
TIMBU cochila e COXA BRANCA não perdoa
No segundo confronto, o CORITIBA, de Cláudio Sandes, aproveitou-se da bobeira provocada pelo NÁUTICO, de Abiud Gomes, saindo triunfante por 1x0. O TIMBU só se apresentou bem na primeira etapa, porém, não conseguiu a vantagem no placar. Arrefeceu-se no 2º tempo e aí o COXA BRANCA tirou proveito da situação, chegando à vitória.
Messi não brilha mas FOGÃO transforma HÉRCULES em cinzas
Seguindo, o BOTAFOGO, de Marcos Silva, abria o caminho do sucesso e derrotava o HÉRCULES, por 2x1,. O FOGÃO se apresentava com seu famoso BARCEFOGO, com destaque para o artilheiro MESSI. Já os HERCULANOS, mesmo se apresentando bem, não conseguiram ir mais além. Estavam, assim, despachados da COPA BRASÍLIA.
ZUMBI COLORADO dança na chula gremista
Ainda pela 1ª fase do torneio, o GRÊMIO, de José Ribamar, venceu com tranquilidade o combalido INTERNACIONAL, de Clóvis Sandes, por 2x0. O TRICOLOR IMORTAL não teve nenhuma pena do ZUMBI COLORADO, cada vez mais inoperante. Está de dar pena!
"SPARVIERO" italiano é engolido pelo PEIXE
Depois chegou a vez do SANTOS, de Adilson Ribeiro, enfrentar o MÍLAN, de Dinoraldo Gonçalves, e mais uma vez o PEIXE se apresentava com sua famoso dupla caipira ALCIDES e ALCIDÉSIO, e facilmente engoliu o GAVIÃO DE MARANGUAPE. impondo-se por 2x0.
RAPOSA DA JACOBINA cai na rede do TRICOLOR DO SAMU
Fechando a primeira fase, em jogo emocionante, o SÃO PAULO, de Max Monteiro, derrotou o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, triunfando por 3x2. A RAPOSA DA JACOBINA tentou ser esperta mas acabou caindo na armadilha do TRICOLOR DE RIO DOCE.
URUBU malandramente apelou para os pênaltis
Veio a segunda fase e o FLAMENGO, de Fernando Brito, de novo nos pênaltis, despachava  o CORITIBA, de Cláudio Sandes, seu eterno sparring das quintas-feiras, Após o tempo regulamentar terminar empatado em 0x0, o URUBU aproveitou-se da total ineficiência do COXA BRANCA que não converteu nenhuma penalidade, contra dois acertos do MENGÃO.
BARCEFOGO brilha e GRÊMIO perde a fama de IMORTAL
Já o BOTAFOGO, de Marcos Silva, não teve piedade e  eliminou o GRÊMIO, de José Ribamar, estabelecendo a vitória por 3x1, com mais um show de Messi. Estava impossível o FOGÃO, enquanto o TRICOLOR imortal se tornava presa fácil. Tchau!
PEIXE usou e abusou de perder pênaltis e escafedeu-se
No encerramento da 2ª Fase, mais uma decisão nos pênaltis, após o placar ter ficado em branco para SANTOS, de Adilson Ribeiro e SÃO PAULO, de Max Monteiro. Foram necessárias nove cobranças de cada equipe para se saber quem iria para a final do torneio. Com 3 acertos, o TRICOLOR DE RIO DOCE saiu vencedor, pois o PEIXE somente conseguiu converter duas penalidades máximas.
GLORIOSO não deu boquinha ao URUBU 
Na semifinal, o BOTAFOGO, de Marcos Silva, esteve endiabrado e carimbou a passagem para a grande final da COPA BRASÍLIA, aplicando 3x1, com mais uma atuação inspirada de MESSI, que com dois golaços acabou com qualquer poder de reação do URUBU. Rakitic fechou a conta.
MESSI atropela e FOGÃO é campeão da COPA BRASÍLIA
E, finalmente, veio a grande decisão, com a maioria da platéia colocando todas as fichas no SÃO PAULO, de Max Monteiro, que acabaria assim com a longa hegemonia do BOTAFOGO, de Marcos Silva.
E, no primeiro tempo, o TRICOLOR DE RIO DOCE começou afoito e entrou
logo marcando o gol em seu primeiro arremate, resultado que perdurou até o fim da primeira etapa.
Mais um troféu para a rica coleção do GLORIOSO
Quando tudo parecia que iria dar certo para o lado dos sãopaulinos, eis que começa a brilhar mais uma vez a estrela do gigante MESSI, que com um soberbo "hat-trick" impõe o placar de 3x1 e o GLORIOSO conquista assim mais um título. PARABÉNS, FOGÃO!
Parabéns, também, a ASSOCIAÇÃO PERNAMBUCANA DE FUTEBOL DE MESA, Templo Sagrado do Botãobol, pelo 17º Aniversário de fundação. Foi uma bela festa! Viva o botão!

3 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meu amigo Abiud,
Em primeiro lugar meus cumprimentos pelos dezenove anos de lutas dessa entidade exemplar. Que sempre exista espírito de luta e gente com vontade para comemorar muitos outros dezenove anos.
Em segundo lugar, estive visitando a minha mais nova netinha e distante de casa, já sabia do triunfo do meu amigo Marcos. Só não sabia que ele também era aficcionado pelo Barcelona, que é meu time na 12 toques. Ele me mostrou em foto o lindo troféu ganho. Parabéns a todos vocês e lamento que o meu amigo Marcos (Cruzeiro) não tenha chegado na final, quando então os dois Marcos estariam lutando para só um ser campeão. Mas, o equilíbrio entre vocês é muito grande e quem consegue deixar os nervos no lugar, sai vencedor.
Um abraço gaúcho e colorado.

Abiud Gomes disse...

É isso aí, amigo Sambaquy.
Vamos levar o barco até aonde der. A festa foi bacana e os que faltaram tiveram suas razões, perfeitamente compreensíveis. O Botafogo está impossível é cada vez mais entusiasmado. Lamento apenas que muitos botonistas amigos continuam afastados das mesas, sem maiores explicações. Faço os convites, imploro pela presença deles, mas tudo em vão. Agora, estamos voltados para o Carnaval. Vou aproveitar esses dias de folia para descansar. A Marreta vai nesse período publicar a 2ª parte do jornalzinho que circulou antes do Blog.
Adapta-lo para o formato de blog está sendo uma barra. Sei que teria que explicar cada matéria, pois somente os que vivenciaram aqueles momentos é que se divertem com as recordações. Esse foi o propósito. Um abraço Timbu, pernambucano, com muito frevo e maracatu.

Abiud Gomes disse...

Minha gente, houve uma pequena confusão e com isso me atrapalhei. A APFM foi fundada em 22 de fevereiro de 2002, portanto, comemora 17 anos de atividades e não 19 anos conforme anunciado. As correções já foram feitas e desculpem pelo erro.