Minha lista de blogs

sexta-feira, fevereiro 22, 2019

A PRIMEIRA MARRETA INFORMATIZADA - PARTE 1


É isso aí, minha gente!
Remexendo o baú, encontrei o primeiro número do jornalzinho A MARRETA, datado de novembro de 1999, portanto, 6 anos antes da edição do blog.
Vai dar para sentir que a gozação era a principal sustentáculo da edição, na tentativa de ferir brios para que todos dessem o máximo de si e, assim, o futebol de botão teria como se consolidar entre os praticantes.
Antes do computador, A MARRETA era toda redigida numa velha máquina de escrever remington e era só uma tiragem, passada de botonista a botonista.
Assim, pode-se dizer que foi o primeiro grande salto, pois foram  tiradas mais de 12 cópias e distribuídas com os participantes das competições à época.
Hoje, resolvi trazer para o blog essa primeira edição, adaptada ao formato atual da MARRETA e aí vai.
A LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA 
DO FUTEBOL DE MESA
Esse era o lema do jornaleco, de modo que todos sentissem os esforços de manter viva a chama do jogo de botão que praticávamos desde priscas eras.
Logomarca do Jornalzinho A MARRETA
He, he, he...Voltei, cambada! É isso aí! O marreteiro, Rei do futebol de mesa, está de volta, agora informatizado. É mole!
Depois de muito relutar, o bamba do botão resolveu ir à luta e volta com todo o gás.
Vamos ver se vai dar para levantar o moral  de alguns velhos botonistas que fazem campanhas medíocres no Campeonato da Federação Pernambucana de Futebol de Mesa, que está sendo realizado nas dependências do Santa Cruz Futebol Clube, nas Repúblicas Independentes do Arruda. Se farrapar, já sabe o que acontece! Tome marretada!


CADÊ O NÁUTICO?
Procura-se o velho Timbu. Olhei a tábua de classificação e não vi o "Rei do IPSEP". O velho Rabão disse que olhasse a tabela com mais afinco, mas o marreteiro só enxerga até a décima colocação.
O resto é resto, é rebotalho, é pereba. Não quero acreditar que o alvirrubro esteja nessa humilhanbte situação. Prefiro aceitar a tese que o monarca tenha abdicado, a exemplo do Sportmania (que vergonha!) e do herói grego, Hércules. Não é verdade, pois, que o Náutico esteja disputando esse campeonato. Vou perguntar ao Bayern!

DE QUEM SERÃO AS OITO VAGAS?
Inter, Grêmio, Cruzeiro, Santa Cruz, Botafogo (PB), Ajax, Spot, Vila Belmiro, Flamengo e Santos são os que estão lutando pela classificação para os "play-off".
Possa ser que Náutico, Botafogo, São Paulo e Esporte, ocorrendo algum tropeço do grupo dos 10, consigam ter uma vezinha, mas é pouco provável, face a irregularidades de suas campanhas.
Argentina, Portuguesa, Coritiba, Hollywood, Cruz Santa já deram adeus. Deviam, imitar o Flu, a maior zoada do campeonato, que depois de algumas cacetadas, endoidou e até agora não se sabe de seu paradeiro. Só boatos, mas o marreteiro não se fia em boataria.

O PERUZÃO
Paralelamente ao Campeonato do Arruda, está sendo disputado o mais tradicional torneio de celotex (futebol de mesa para os mais novos), o mais que folclórico "Torneio da Galinha", competição que não entra pirangueiro. É mesmo que "Laursa"! Daí só quem participa é o grupo de elite e alguns raros convidados.Esse ano, para maior brilhantismo, ao final do campeonato, será disputado o "Peruzão", do qual participarão todos os vencedores dos Torneios da Galinha disputados.
Cada vencedor de torneio terá um ponto de bonificação e os jogos serão realizados em sistema de "play-off, com os adversários sendo conhecidos através de sorteio. Até agora, já galinharam; Santos, Náutico e São Paulo.
Esses já estão classificados para o Peruzão, cada um com um ponto de bonificação para a disputa o Troféu "Peru de Ouro".
JUNINHO, O TERREMOTO
Tremer, Tremer, tremer, que chega a abalar as estruturas do Mundão do Arruda. Os técnicos já vistoriaram todas as instalações, na tentativa de identificar o crucial problema. Não acharam nada, absolutamente nada.
Recorreram então à maior autoridade em treme-treme. Lógico que o marreteiro iria chegar fácil ao resultado. Não deu outra: o SÃO PAULO, de Dinoraldo é o causador de todo o estrondo que vem ocorrendo. É um verdadeiro show! Juninho parece tocador de berimbau! E o povão gostando!
O marreteiro só dá um conselho: cuidado com o bolso, Sampa!
AS CARAS NOVAS
Esse campeonato, além de ressuscitar algumas múmias (outras permanecem em seus sarcófagos), trouxe como novidades as figuras de "Bob Pai" e "Bob Filho", El muchachito platino e o gajo portuga. Desses, quem realmente surpreende é o Bob Filho, com o seu FLAMENGO, conseguindo excelentes resultados e ameaçando as velhas raposas.
O Bob Pai, com o BOTAFOGO, até agora só mexeu com os brios dos santistas de Adilson Ribeiro. Os 4x0 ainda não foram engolidos pelo Neguinho.
Os argentinos só têm esparro. Fazem muita zoada, mas até agora não se viu nada.
E a PORTUGUESA com seu joguinho antes das 10 horas, não ofende ninguém. O Portuga vai ter que apreender muito prá chegar a causar ferida.
O Marreteiro fica feliz por ver novas caras.
CORI, CORI, CORITIBA
Tal e qual o Marreteiro, quem está de volta, dessa vez bastante robustecida, é a famosa Minhoca.
Chegou e foi logo dando o recado: "de quem eu não gosto, vou estragar a lavoura". E o famoso grito: Cori, Cori, transforma a frágil Minhoca no Super Minhocão e sai da frente Timbu. Leão, Baleia e outros bichos. E haja Cacau!
AONDE FOI O ESPORTE?
Chega a temporada de férias, acaba-se a guerra do vestibular e até agora ninguém viu o ESPORTE, tido  e havido como o fantasmão do campeonato. Aquele que seria capaz de deixar os adversários com os pés na parede. Ninguém ia ver a cor da bola. Cadê esse fenômeno?
Parece que o Ghost não consegue sair dos Afogados, pois no IPSEP, Setúbal e aqui no Arruda ninguém viu o bicho. E agora, Rabão?
TEJE PRESO!
                 Delegado Rameh vai prender quem fumar o Hollywood
.Está todo mudando fumando o Hollywood e o Delega já está ficando abufelado. "Aqui não tem boquinha e eu levo todo mundo em cana! Até Labilasca, ameaça o homem da lei. Cuidado, gente, com polícia não se brinca!
A SAUDADE MATA A GENTE
A saudade eterna de Paulo Felinto
E o rubronegro, agora de Rio Formoso, parece que quer voltar aos velhos tempos da LACE, quando deitava e rolava, tendo chegado fácil ao tetra. A cada jogada de Lampeão, Cyrano ou mesmo de Cruz Diablo, têm-se a impressão de que o velho Leão parece ainda possuir garras possantes. \O problema são as presas. Aí é que a porca torce o rabo.Haja choro, haja saudade!
UM BUNDÃO BEM COTADO
O BOTAFOGO da Paraíba, um dos representantes da Liga do Setúbal, do amigão Chico Explosão Barbosa, apesar da tremedeira (acho que é malária, contraída no Rio Jordão) vem cutucando seus inimigos e com isso se aproxima da classificação.
Apesar de toda a malandragem de Rabão e do raposismo de Armandinho tricolor, o time da terra de mulher macho vai transpondo os obstáculos e Bundão já começa a ficar temido. Chico está de orelha a orelha e até promete pisar no terreno proibido das Repúblicas Independentes do Arruda. O Marreteiro só acredita vendo! É a "Missão Impossível"!
INTER QUERENDO SER O NOVO SPORTMANIA
Vai uma vez,  falta duas, volta a aparecer e com isso vão esquecendo dele. Essa é a tática do INTER para chegar ao topo. Parece que vai dando certo, pois o COLORADO já chegou às cabeceiras e garantiu a classificação. Se souber administrar, poderá escolher o adversário no "play-off".
O Marreteiro está de olho. Depois não digam que não foram avisados.
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
É isso aí, minha gente! Eis a reedição do número 1 do Jornalzinho A MARRETA - Parte 1, no formato do blog.
Dêem sua opinião e comentem. Acessem! BREVE, a 2ª e última parte. Viva o Botão!


                   

Nenhum comentário: