Minha lista de blogs

domingo, dezembro 16, 2018

URUBU FAZ A FESTA NO XANDÃO 5.5

Alexandre (XANDÃO) o grande aniversariante
Minha gente, que festança! 
Foi deveras sensacional a festa de aniversário de Alexandre de Freitas, nosso querido amigo e botonista, um dos nomes fortes em promover o futebol de botões no Recife, perfeitamente identificado com o botãobol, sendo um dos sócios da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa.
O TORNEIO XANDÃO 5.5 foi o coroamento de toda a festança, com a participação de 12 equipes, no sistema mata-mata em suas primeiras fases e um triangular final.

Alguns dos botonistas  participantes da grande festa
Participaram da competição as seguintes equipes e respectivos botonistas: 1) GRÊMIO, de José Ribamar; 2) HÉRCULES, de José Hércules; 3) NÁUTICO, de Abiud Gomes; 4) BOTAFOGO, de Marcos Silva; 5) FLAMENGO, de Fernando Brito; 6) ITACURUBA, de Alexandre Freitas; 7) VILA BELMIRO, de Albertinho; 8) SÃO PAULO, de Max Monteiro. 9) SANTOS, de Adilson Ribeiro; 10) CORITIBA, de Cláudio Sandes; 11) CHELSEA, de Hugo Almeida; 12) MILAN, de Dinoraldo Gonçalves.
Bolas Pelikan (no alto) foram as escolhidas
Os jogos foram realizados com total descontração, com muito riso, muita alegria e muita "gréia" quando anunciado que seriam utilizadas as novas bolas de borracha pelikan, material adquirido por Hércules Leite, quando visitara a França, A onda foi grande, principalmente quando as partidas eram iniciadas e os botonistas tomavam os primeiros contatos com a pelota. "Ela corre muito! É jabulani!
Vamos voltar para as bolinhas azuis!" era o que mais se ouvia, porém, havia sido decidido anteriormente, por proposta do dono da festa que as bolas seriam diferentes das disputadas no Campeonato Oficial de 2018.
Para surpresa geral, os protestos iniciais deram sequência somente a elogios, na medida em que os jogos eram desenvolvidos e os gols começaram a surgir.
Finalmente, o que se pode dizer é que as novas bolas foram aprovados e se constatou que os jogos apresentaram-se com maior plasticidade, exigindo dos botonistas mais habilidade técnica e mais poder de concentração.

GRÊMIO sempre ofensivo despacha o HÉRCULES
Iniciado o Torneio Xande 5.5, na Arena 5, o GRÊMIO, de José Ribamar, voltando aos jogos oficiais da APFM, despachou o HÉRCULES, de José Hércules, triunfando por 1x0, gol de pênalti, ainda na primeira fase. O TRICOLOR IMORTAL seguia em frente, enquanto que o time do FILHO DE ZEUS se despedia bem cedo da competição.
TIMBU segurou FOGÃO e eliminou nos pênaltis
Na 2º partida, na Arena Bostão,  o BOTAFOGO, de Marcos Silva, campeão de 2018, se apresentando com seu fantástico e cobiçadíssimo time azul-grana do BARCELONA, foi eliminado pelo NÁUTICO, de Abiud Gomes, por 3x2 nas cobranças de pênaltis, após o empate em 0x0 no tempo regulamentar.
O TIMBU assim avançou para a segunda fase e Marcos Silva, com seu FOGÃO apagado ficava para colaborar na arbitragem das partidas.
ITACURUBA se defendeu como pode mas acabou se abrindo
Já o FLAMENGO, de Fernando Brito, iniciando sua marcha vitoriosa, na Arena 2, a Filé das Arenas, derrotando o ITACURUBA, do dono da festa Alexandre, por 1x0. O URUBU mostrou-se ingrato, pois não quis que o TRINCA FERRO DOS AFOGADOS exibisse seu mavioso canto.
TRICOLOR DO SAMU abusou de perder gols e caiu fora
Na sequência, o VILA BELMIRO, de Albertinho, na Arena 3, não encontrou dificuldades para derrotar o SÃO PAULO, de Max Monteiro, por 2x0, que após a eliminação foi chorar as mágoas  do outro lado da ponte.
PEIXE nada contra a corrente e some na frente do COXA 
Por sua vez, na Arena 1, o SANTOS deu tchau à competição, amargando um 2x1 na cobrança de Pênaltis, após a partida terminar empatada em 1x1 no seu tempo regulamentar. Depois disso, o PEIXE escafedeu-se, tomando destino incerto e  não sabido.
CHELSEA manda MILAN curtir as mágoas longe da mesa
Fechando a 1ª Fase, o CHELSEA, de Hugo Almeida, fazia sua estreia no torneio, derrotando o MILAN, de Dinoraldo Gonçalves, na Arena 4. por 1x0. Os BLUES, donos do troféu Cabeça de Lagartixa, não tomaram conhecimento do ouro do GAVIÃO DE MARANGUAPE, que veio disfarçado de milanês,
TIMBU derrota GRÊMIO com direito a golaço
Iniciando a 2º Fase, o NÁUTICO, de Abiud Gomes, se apresentando com o seu time PAULISTANO, herança do saudoso irmão ABDON GOMES, despachou o GRÊMIO, de José Ribamar, ao derrotá-lo por 1x0, num golaço de CHICO ARAMBURU, relembrando os tempos memoráveis do TIMBU.
A alegria foi imensa, pois assim o NÁUTICO já assegurava a conquista de mais um troféu para a sua coleção.
BALEIA AZUL não esperava um URUBU tão malandro
Na outra partida, o FLAMENGO, na Arena 5, atropelou o VILA BELMIRO, marcando 2x0 no placar e dando mais um passo gigantesco para conquista do título. Estava impossível o URUBU, enquanto que a BALEIA AZUL alega não ter tido tempo de treinar com as bolas pelikan.  Foi cruel!
Encerrando a 2ª fase, o CHELSEA, de Hugo Alexandre, liquidou com o problemático CORITIBA, de Cláudio Sandes, goleando por 3x0. Os BLUES, a exemplo do TIMBU e do MENGÃO, se sacramentaram no triangular final que iria apontar o campeão do Xandão 5.5.

Essa "briga" deu empate
Realizado o sorteio, coube ao NÁUTICO, de Abiud Gomes, enfrentar o CHELSEA, de Hugo Almeida, e  num jogo cheio de alternativas, o empate em 2x2 foi considerado justo. O TIMBU abriu o placar mas levou a virada, porém, não arrefeceu o ânimo, chegando ao empate quase  no final.
BLUES não aguentaram um URUBU com muita malandragem
Na segunda partida do triangular, o FLAMENGO,de Fernando Brito, sem dó, nem piedade, arrasou com o CHELSEA, de Hugo Alexandre, aplicando um sonoro 4x1. Os BLUES perdiam a paciência a cada bicada do URUBU e assim a vitória rubronegra foi bastante facilitada
Poucos momentos de domínio TIMBU
No encerramento do triangular, o MENGÃO entrava coma vantagem do empate, enquanto que ao TIMBU só a vitória interessava. O NÁUTICO teve um bom começo, com a posse de bola por mais tempo e com a estratégia de jogo nítida de vencer com um único chute.
Gol do título do Mengão
No decorrer da partida, no entanto, o TIMBU cedeu um escanteio desnecessário, que redundou no gol de abertura da partida. Era tudo que o URUBU queria. O NÁUTICO se abriu para tentar logo o gol de empate, o que lhe foi fatal. Recuperando a posse de bola, O MENGÃO partiu com tudo para o ataque e chegou aos 2x0, matando praticamente a partida.
TIMBU com o troféu de Vice Campeão do Xandão 5.5
Restava tão somente ao TIMBU lutar para ser o vice campeão, não permitindo que o URUBU chegasse ao terceiro gol e assim foi se segurando até que bem próximo ao fim da partida chegou ao gol flamenguista. Estava mais que assegurado o troféu de Vice Campeão.
MENGÃO (dir) faz a festa de novo no aniversário de Alexandre
O FLAMENGO, portanto, foi o grande campeão do TORNEIO XANDÃO 5.5, ele que já havia ganho o Troféu do TORNEIO XANDÃO CINQUENTÃO, realizado em 2013. Parabéns, MENGÃO! PARABÉNS, ALEXANDRE, pela bela festa! Feliz Aniversário!
FESTA DE PREMIAÇÃO DO CAMPEONATO
TORNEIO DE ENCERRAMENTO
SÁBADO, DIA 22 DE DEZEMBRO
(PRÓXIMO SÁBADO)
Viva o botão!


2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Amigo Abiud,
Parece que a catarata não incomodou nesse torneio em homenagem ao XANDÃO 5.5.
Chegou para beliscar o vice campeonato. Já o Flamengo, do Fernando Brito, já merecia melhor sorte no campeonato, pois realizou brilhante participação, principalmente no primeiro turno. Quanto aos meus amigos Marcos, tanto o Silva quanto o Cardoso, parece que só gostam mesmo de campeonatos longos. Mas, tudo faz parte do futebol de mesa. E o Hugo Alexandre, com o seu Chelsea, vai incomodar no próximo campeonato. Escreva ai.
Um feliz Natal e um ano novo cheio de grandes alegrias a todos os amigos pernambucanos, que jogam a Rainha das Regras. Que tenham saúde, paz, muito dinheiro e bastante vontade de ganhar o campeonato de 2019.
Um abraço gaúcho e colorado, no dia em que se completa 12 anos da maior conquista colorada. O mundial da FIFA, contra o Barcelona.

Abiud Gomes disse...

Meu caro Sambaquy.
Eu reconheço que me superei, mas cheguei em casa alegre, porém, esgotado. Tomei banho e caí na cama. Não sei se terei fôlego para outra maratona de quatro jogos.
Ontem, fui ver a reabertura dos Aflitos é só aguentei o primeiro tempo. Como não consegui um ingresso de cadeira, tive que aguentar uma arquibancada de cimento e sem poder me encostar. A coluna velha chiou barbaridade e o jogo perdeu a graça.
Assi, tomei uma decisão: só volto ao estádio somente se puder assistir das cadeiras. Parabéns ao Colorado e a Adriano Gabiru, o grande herói.
Abraço timbu e feliz com o mais novo troféu. Quanto a catarata, deve acontecer em fevereiro, com o Dr Ronald. Feliz Natal é um 2019 cheio de esperança e que o Brasil se supere.