Minha lista de blogs

terça-feira, dezembro 11, 2018

A RESSACA DO CAMPEONATO

Glorioso BOTAFOGO curtindo sua magistral conquista
Minha gente, ainda cansado e desgastado, efeitos da ressaca do Campeonato Oficial de Botãobol, 2018, da Associação Pernambucano de Futebol de Mesa, que veio mostrar aos amantes do futebol de botões, espalhados por todo esse imenso Brasil, toda a beleza e complexidade da antiga regra pernambucana, tida e havida como a rainha das regras.
Deveras, foi um competição empolgante com a participação de doze equipes, com pelo menos, oito delas com plenas condições de chegar ao título.
Uma das competições mais equilibradas dos últimos tempos
O equilíbrio serviu de tônica  e as lideranças se alternavam a cada rodada disputada, em seus dois turnos, com o primeiro turno disputado pelos doze participantes e que jogaram entre si para formarem o 2º Turno em suas Séries Ouro e Prata.
Encontro BOTAFOGO x NÁUTICO no Turno de Classificação
É bem verdade, que no Turno de Classificação, o BOTAFOGO, de Marcos Silva, foi galgando  sua condição de líder, de degrau em degrau, até chegar ao título de campeão com uma diferença de 4,9 pontos para o 2º colocado e de 9,9 pontos para o 6º e último classificado para o 2º Turno/Série Ouro.
Com o título do primeiro turno conquistado, percebeu-se que o FOGÃO arrefeceu o ânimo pois já tinha assegurado o direito de ir para uma decisão com o campeão do 2º Turno, caso de não conseguir chegar ao topo, como de fato aconteceu.
FOGÃO arrefeceu e VILA, CRUZEIRO E MENGÃO cresceram
Com isso, o campeonato oficial tornou-se um verdadeiro campo de batalha com quatro equipes lutando com unhas e dentes até a ultima rodada para se conhecer o campeão do  2º Turno - Série Ouro. Ora era o VILA BELMIRO, de Albertinho, ora era o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso e, quando menos se esperava eis que surgia o CORINTHIANS, de Adriano ou o FLAMENGO, de Fernando Enéas.
PORTO, de Dinoraldo, o GAVIÃO DE MARANGUAPE é ouro
O único que pouco estava se lixando pela classificação era o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, satisfeito que estava em ter permanecido no pelotão de elite. Isso já era o suficiente para as pretensões do GAVIÃO DE MARANGUAPE.
BALEIA AZUL nem esperou pelo CORINGÃO e faturou a OURO
O desfecho só aconteceu na última rodada com o triunfo da BALEIA AZUL, o VILA BELMIRO, de Albertinho, que ao derrotar o GLORIOSO, de Marcos Silva, somente deixaria de ser campeão da Série Ouro, caso o CORINGÃO, de Adriano Oliveira, derrotasse a RAPOSA DA JACOBINA, o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, por um extravagante 5x0. Milagres não acontecem no Botãobol!

Artilheiro VAM BASTEM antes de calibrar o chute
Na decisão do título de Campeão Pernambucano de Botãobol, aconteceu aquilo que a MARRETA já divulgou em sua última edição, com a conquista fantástica do BOTAFOGO, de Marcos Silva, sobre o VILA BELMIRO,de Albertinho, num jogo memorável, talvez um dos mais belos disputados em toda história do botãobol.
HUGO conduz seu CHELSEA ao Título da Série PRATA
Já no 2º Turno/Série Prata, mesmo sendo decidido na última rodada, o CHELSEA, de Hugo Alexandre, confirmou o favoritismo, conquistando o título de forma invicta e com sua defesa passando incólume, fazendo jus portanto ao Troféu "CABEÇA DE LAGARTIXA", com todos os méritos.
DADOS DO CAMPEONATO
Para se ter uma ideia geral do campeonato, eis alguns dados coletados:
1) Jogos disputados: 96, 1º Turno: 66; Série Ouro: 15; Série Prata: 14; Decisão : 1,
2) Jogos por Arena:
Arena 1: 24 jogos: Arena 2: 24 jogos; Arena 3: 4 Jogos; Arena 4: 8 jogos; Arena 5: 16 Jogo: Arena 6: 20 jogos
Obs: Apenas um jogo não foi realizado (NÁUTICO X INTERNACIONAL) pelo 2º Turno/Serie B, vencido pelo NÁUTICO, por WxO, atribuindo-se o placar de 1x0.
3) Artilheiro do Campeonato: VAN BASTEM, do BOTAFOGO, com 10 gols;
4) Ataque mais positivo: BOTAFOGO, com 36 gols marcados;
5) Defesa menos vazada: VILA BELMIRO, com 18 gols sofridos,
6) Árbitro que mais atuou: Adilson Ribeiro, com 17 atuações.
Obs: Para cômputo da artilharia e da defensiva, foram levados em considerações apenas o Turno de Classificação e o 2º Turno/Série Ouro.
                 TORNEIO GORDINHO DA PAULISTA
51º ANIVERSÁRIO DE ALEXANDRE DE FREITAS
 Alexandre (dir), o aniversariante, em partida amistosa
Agora, a ordem é comparecer no próximo sábado, dia 15 dezembro e participar do torneio em comemoração dos 51 anos de Alexandre de Freitas, essa figura notável de botonista e amigo para o que der e vier.
Que todos que se identificam com a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa se façam presentes. Fica o convite. Viva o botão!





4 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Amigo Abiud,
Acredito que a catarata está fazendo passar batida a correção/e/ou alteração na redação da Marreta. De quem foi a Defesa menos vazada?
Quanto à catarata, acredito que deves fazer essas cirurgias logo. Eu fiz e deveria ter feito há muito mais tempo. Hoje uso óculos para ler, somente.
Gostaria de saber onde vocês fazem os adesivos para os botões, pois desejo mandar fazer para ornamentar o belo time que recebi do meu amigo Marcos Cardoso. Um botão mais lindo do que o outro.
Desejo a todos vocês um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de grandes disputas, com alternâncias de conquistas, pois se deixarem o Marcos Silva vai papar tudo novamente. Do dia 20 de dezembro a 15 de janeiro estarei fora do país, visitando minha filha, genro e neta querida. Portanto, não estranhem a minha ausência, já antecipada.
E veja se opera logo, para voltar a jogar com vontade.
Um abração gaúcho e colorado.

Abiud Gomes disse...

Amigão Sambaquy. Mais uma vez obrigado. Já fiz a correção e você agora fica sabendo que o VILA BELMIRO, de Albertinho, teve a defesa menos vazada, com 18 gols sofridos. Quanto à catarata, estou fazendo exames preliminares, mas esbarrei no primeiro problema: devido ao meu histórico cardiovascular, tive que me submeter a outros tratamentos, chegando inclusive a ter consultas com nefrologista e urologista. Não estou ainda 100%, pois uma infecção urinária vem sendo um incômodo. Estarei voltando ao oftalmologista apenas em janeiro, para os exames finais. Meu quadro difere um tanto dos demais que já passaram pela cirurgia. Irei fazer apenas o olho esquerdo, devido a baixa visão do olho direito, que sempre me acompanhou. Tanto que estou propenso a escolher um nome mais gabaritado para que o êxito cirúrgico seja praticamente garantido. Os adesivos para os botões são feitos por alguns botonistas, mas considero os idealizados pelo nosso amigo comum, HUGO ALEXANDRE, os que mais me agradam.Depois dele, tem PAULO JIQUIÁ. É só pedir que eles terão um prazer imenso em atendê-lo. Que faças uma boa viagem e aproveite bastante. Feliz Natal e um 2019 mais promissor para nós brasileiros. Um forte abraço pernambucano e Timbu, já de volta aos Aflitos, onde estarei domingo, na festa do retorno.

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Amigo Abiud,
Ontem estive no meu oftalmologista, que fez as cirurgias de catarata de meus olhos e falei de seu problema. Ele me recomendou dois especialistas que conhece e eu remeti, por e-mail, o bilhete que ele produziu. Veja em sua caixa postal e procure pelos dois nomes indicados, pois devem ser da grandiosidade do que me operou.Para todos os efeitos ele citou HOSPITAL DE OLHOS DE PERNAMBUCO (HOPE), e os nomes dos doutores Marcelo Ventura e Ronald Cavalcanti. Torço pelo sucesso dessa cirurgia.
Abração gaúcho e colorado.

Abiud Gomes disse...

Amigão, esses são dois dos maiores nomes e tudo indica que vou escolher o Dr Ronald, que fez a cirurgia de catarata da minha esposa. Obrigado por se preocupar com minha saúde. Fico feliz e sinto-me mais fortalecido. Um abraço bem fraternal. Aproveito bem a viagem.