Minha lista de blogs

domingo, dezembro 30, 2018

BOTÃOBOL - RETROSPECTIVA 2018

Minha gente!
O ano de 2018 está chegando ao fim e a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa faz uma retrospectiva de tudo que aconteceu no botãobol (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras) e de sá consciência pode-se chegar a conclusão de que o ano pode não ter sido maravilhoso, mas os objetivos foram quase todos atingidos.
CRUZEIRO, de Marcos Cardoso - Campeão Oficial de 2017
Os três primeiros meses não foram saudáveis pois se jogou praticamente em vão esses noventa dias, devido a um gravíssimo erro cometido pela organização do Campeonato Oficial de 2017, quando deu prosseguimento à competição, sem atinar que o regulamento previa apenas um turno único, encerrado em dezembro,  conquistado pelo  CRUZEIRO, de Marcos Cardoso.
Abiud Gomes deu causa a todo o imbróglio do Campeonato
Há uma explicação para que esse fato lamentável acontecesse: o Presidente da Comissão Organizadora do Campeonato, Abiud Gomes, adoecera e teria que ser submetido a procedimentos cirúrgicos, razão pela qual foi designado seu substituto, Carlos Alberto dos Santos (Albertinho) para dar continuidade aos trabalhos, porém, fora dito ao mesmo que o Campeonato teria dois turnos, um 1º Turno, já realizado e um 2º Turno com suas séries Ouro e Prata.
RAPOSA DA JACOBINA campeã de fato e de direito
Somente quando estava próximo o fim dos jogos dessas Séries, percebeu-se, quando da consulta ao regulamento para ver o quadro de premiação, que não estava previsto nenhum 2º Turno e que o Campeonato já estava terminado com o titulo dado ao CRUZEIRO.
Depois de todo esse"imbróglio", já não sobrara tempo para realização de competições previstas para os meses de janeiro e fevereiro (Torneio do Ranking e Copa Brasília), constantes do calendário da APFM.
SANTOS, de Adilson Ribeiro, Campeão do Nova Vida
Com os ânimos serenados, pode-se dizer que a partir de março é que realmente começou o ano para a Associação, sendo realizado o TORNEIO NOVA VIDA, patrocinado por esse blogueiro, com o devido aval da APFM e que apresentou o SANTOS, de Adilson Ribeiro, como campeão, tendo o FLAMENGO, de Fernando de Brito, como seu vice campeão.
FRANÇA, de Adriano Oliveira, a melhor da COPA DO MUNDO
Logo depois, realizou-se a COPA DO MUNDO DE BOTÃOBOL, até o término do primeiro semestre, onde a FRANÇA, brilhantemente conduzida pelo botonista Adriano Oliveira, chegou ao título de campeã, depois de disputas sensacionais, notadamente nas semifinais e final. 
Outra grande surpresa foi proporcionada pela seleção da SUÉCIA, magistralmente conduzida por José Hércules Leite, que ficou com o vice campeonato, enquanto que as seleções do BRASIL, de Marcos Silva e da ALEMANHA, de Marcos Cardoso, completaram o pódio.

CORINGÃO salta a fogueira e vence o Torneio do Milho
Durante os festejos juninos, uma grande tradição nordestina, foi promovido o Torneio do Milho, que culminou com a conquista do CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, tendo como vice campeão o VILA BELMIRO, de Albertinho, com o CHELSEA, de Hugo Almeida, em 3º Lugar e o INTERNACIONAL, de Clóvis Sandes, ocupando a quarta colocação.
FOGÃO, de Marcos Silva, Campeão Oficial de Botãobol
Iniciado o 2º semestre, como de praxe, trazendo o Campeonato Oficial de 2018, que iria se estender até dezembro, realizado em dois turnos, tendo o 1º Turno (Turno de Classificação) sido conquistado pelo BOTAFOGO, de Marcos Silva, No 2º Turno, com suas Séries Ouro e Prata, o VILA BELMIRO, de Albertinho, conquistou a Ouro, dando-lhe o direito de ir para a final com o vencedor do 1º Turno. enquanto que o CHELSEA, de Hugo Almeida, faturava a Série Prata e fazia jus ao Troféu CABEÇA DE LAGARTIXA.
FOGÃO, de Marcos Silva, fatura o Troféu Hércules Leite
Nesse meio termo, em Outubro, foi comemorado os 15 anos da sede da APFM, com um torneio onde seria disputado o Troféu Hércules Leite, esse brilhante botonista, que adquiriu a Sala de Jogos, que até hoje mostra ao mundo do futebol de botão, a beleza do botãobol.
Depois de renhidos combates, o BOTAFOGO, de Marcos Silva, foi o grande vencedor do Troféu Hércules Leite, ficando o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, com o vice campeonato, enquanto que o FLAMENGO, de Fernando Brito, terminou em 3º lugar e o CHELSEA, de Hugo Almeida, com o 4º Lugar.
MENGÃO, de Fernando Brito, vencedor do XANDÃO 5.5
Já em Dezembro, com o término do Campeonato, no dia 15, com o devido aval da APFM, foi realizado o XANDÃO 5.5, torneio em comemoração aos cinquenta e cinco anos de vida do sócio ALEXANDRE DE FREITAS, que culminou com o FLAMENGO, de Fernando Brito, levantando o troféu,  tendo o NÁUTICO, de Abiud Gomes, na segunda colocação e o CHELSEA, de Hugo Almeida, figurando no terceiro lugar.
GLORIOSO FOGÃO - último campeão do ano de 2018
No dia 22 de dezembro, a APFM realizou sua última competição de 2018, o TORNEIO DE ENCERRAMENTO, com a brilhante conquista do BOTAFOGO, de Marcos Silva, ao derrotar nos pênaltis, o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso.
RANKING DE ENTRADA
Após todas essas competições, o RANKING DE ENTRADA traz os cinco melhores botonistas de 2018,  da APFM e que poderão representá-la em competições dentro e fora da Associação.
Marcos Silva,  Adriano Oliveira, Carlos Alberto (Albertinho), Fernando Brito e José Hércules Leite, pela ordem,  foram de fato e de direito, os botonistas de maior destaque no ano.
Toda a magia proporcionada pelo botãobol
Agora, que venha o ano de 2019, com mais esperanças e mais entusiamo, de modo que os botonistas da APFM possam divulgar para todo o Brasil, a magia do botãobol (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras).
Viva o botão!

Nenhum comentário: