Minha lista de blogs

domingo, agosto 19, 2018

UM CLÁSSICO COM MUITOS GOLS NO BOTÃOBOL

FOGÃO X RAPOSA - Um clássico com muitos gols
Minha gente, dos nove jogos programados para esse sábado, dia 18 de agosto, pelo Campeonato Oficial de Botãobol, da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa (APFM), somente quatro puderam ser realizados, com destaque para o sensacional clássico BOTAFOGO x CRUZEIRO, que redundou numa chuva de gols e uma espetacular vitória do GLORIOSO, por 5x3, como há muito tempo não se via nesse mundo maravilhoso e mágico do botãobol (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras).
SANTOS(Adilson) e CORINTHIANS (Adriano) não deram as caras
Com as ausências do CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, do HÉRCULES, de José Hércules e do SANTOS, de Adilson Ribeiro, os confrontos SANTOS X VILA BELMIRO, CORINTHIANS X FLAMENGO e SÃO PAULO X HÉRCULES, todos pela 4ª rodada do Turno de Classificação, ficaram adiados, para a próxima jornada, no dia 25 de agosto, conjuntamente com os embates da 5ª rodada.
RAPOSA COLORADA estava numa jornada infeliz
O início dos jogos reuniu, frente a frente na Arena 1, as equipes do CRUZEIRO, de Marcos Cardoso e do VILA BELMIRO, de Albertinho, num clássico adiado e que fechou a 3ª rodada, do 1º Turno (Turno de Classificação), numa partida sensacional, onde a RAPOSA COLORADA começou com tudo, mas acabou levando a virada da BALEIA AZUL, que vibrou com vitória por 2x1.
BALEIA AZUL leva sufoco mas tira invencibilidade da RAPOSA
E assim, os ESTRELADOS perderam a invencibilidade, enquanto que o VILA BELMIRO segue na competição sem saber o que é derrota.
Era o início de uma jornada infeliz da RAPOSA COLORADA.
BLUES falharam mais uma vez e cedem empate no finalzinho
No mesmo instante, na Arena 2, o CHELSEA, de Hugo Alexandre, continua levando um azar danado e amargou um empate em 1x1 com o INTERNACIONAL, de Clóvis Sandes, o Zé do Caixão, que, ontem, chegou ao cúmulo de cometer uma falta gagá, que culminou com o gol dos BLUES, abrindo uma perspectiva de goleada. 
Na linguagem do Botãobol, falta gagá é quando o botonista faz a jogada usando o botão do oponente. Então, é cobrado um tiro livre direto no local onde aconteceu o lance. Esse tipo de falta acontece sempre quando o botonista já está sentindo o peso dos anos.
 Um chute atrás do outro, mas nada  de fechar a tampa do caixão
Depois disso, o CHELSEA martelou o quanto pode a meta do ZUMBI COLORADO, mas nada da bola querer negócios com a rede.
Como sempre, já pelo meio da segunda etapa, os BLUES arrefeceram os ânimos e isso proporcionou ao ZUMBI organizar um único ataque e que redundou no tento de empate. Foi castigo demais para o CHELSEA que chega a seu terceiro empate consecutivo na competição.
GAVIÃO DE MARANGUAPE tentou mas nada conseguiu
Logo depois, na Arena 1, o NÁUTICO, de Abiud Gomes, jogando com toda  cautela e não dando margem para erro, derrotou o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, por 1x0, conquistando assim sua primeira vitória no campeonato.
TIMBU soube bem cozinhar e GAVIÃO não voou
O TIMBU aproveitou-se do tremendo nervosismo do GAVIÃO DE MARANGUAPE e soube dar o golpe fatal, impedindo que o mesmo alçasse um voo mais alto. Caiu mais um invicto.
Mas estava reservado para o final da jornada, um espetáculo sensacional,de encher os olhos, reunindo dois dos maiores times de botãobol da APFM.
Foi um jogo lá e cá e a bola entrando na meta
De um lado o BOTAFOGO, de Marcos Silva, com sua esquadra chifronésia, trazendo como destaque seu trio atacante (Gullit, Van Persie e Van Bastem), uma das favoritas ao título de campeã de 2018.
Na outra ponta, o time do CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, campeão de 2017 e que este ano deixou de lado os craques alemães e passou a exibir o timaço COLORADO, que pertencera ao INTERNACIONAL, Paulo Jiquiá, Tri-Campeão de Botãobol.
FOGÃO foi mais eficiente nos arremates a gol
Mas uma vez, a RAPOSA COLORADA entrou com tudo, partindo para o ataque e tentando apagar de vez o FOGÃO. Abriu o placar, mas foi logo surpreendido com a saída de bola botafoguense que mandou a bola às redes cruzeirenses, que ainda estava comemorando a abertura do placar.
O combate ficou mais acirrado e os COLORADOS abriram de novo vantagem no placar, porém, o GLORIOSO, de novo, reagiu e empatou outra vez.
GLORIOSO brilhante e mortal em cada investida
Depois disso, o BOTAFOGO foi brilhante e mortal em cada ataque realizado, Era só gol, gol. gol, e a RAPOSA caindo em desespero, mas próximo ao fim da partida, deu uma sacudidela e marcou seu terceiro gol e perdeu outros tantos. 
O cronômetro soou e o árbitro Hugo Almeida encerrou a contenda. Vitória do FOGÃO, por 5x3, que assume provisoriamente a liderança do Turno de Classificação.
Quem não deve ter gostado nada disso foi o grande mestre do botão, o notável ADAUTO CELSO SAMBAQUY que resolveu, lá longe, no BALNEÁRIO CAMBORIÚ, este ano, torcer pela RAPOSA COLORADA.
Após os jogos, eis como está a classificação:
EQUIPES
PG
PP
J
V
ECG
ESG
D
GP
GC
SG
1.    BOTAFOGO
9,0
4
4
3
0
0
1
12
7
5
2.    VILA BELMIRO
7,1
1,9
3
2
1
0
0
5
2
3
3.    SÃO PAULO
7,0
2
3
2
0
1
0
6
1
5
4.    FLAMENGO
6,0
3
3
2
0
0
1
5
4
1
5.    PORTO
5,2
6,8
4
1
2
0
1
3
3
0
6.    CRUZEIRO
4,1
7,9
4
1
1
0
2
8
9
-1
7.    NÁUTICO
4,1
7,9
4
1
1
0
2
3
8
-5
8.    CHELSEA
3,3
8,7
4
0
3
0
1
4
6
-2
9.    SANTOS
3,1
5,9
3
0
1
2
0
1
1
0
10. HÉRCULES
3
6
2
1
0
0
2
4
5
-1
11. CORINTHIANS
2,2
6,8
3
0
2
0
1
2
3
-1
12 INTERNACIONAL
2,1
9,9
4
0
1
1
2
1
5
-4

LEGENDAS: PG: Pontos Ganhos; PP: Pontos Perdidos; J: Jogos; V: Vitórias; ECG:
Empate com gols; ESG: Empate sem gols (0x0); D: Derrotas; GP: Gols pró; GC:
Gols contra; SG: Saldo de gols.
Para o próximo sábado estão programados os seguintes jogos:
SANTOS X VILA BELMIRO
SÃO PAULO X HÉRCULES
CORINTHIANS X FLAMENGO
VILA BELMIRO X SÃO PAULO
SANTOS X BOTAFOGO
CRUZEIRO X HÉRCULES
FLAMENGO X PORTO
CORINTHIANS X CHELSEA
INTERNACIONAL X NÁUTICO
TIMBU encerra a jornada com vitória sobre o SÃO PAULO
Após os jogos do campeonato, como acontece em todos os sábados, as equipes ainda permanecem na APFM, realizando partidas amistosas e aí o NÁUTICO, de Abiud Gomes, vem tendo bons resultados, o que faz ver que está voltando à forma, o que por certo fará com que conquiste os pontos necessários para a classificação à Série Ouro do 2º Turno.
Vamos torcer! Viva o botão!

2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meu amigo Abiud,
Esse campeonato pegando fogo, com o Botafogo do amigo Marcos na ponta deve estar deixando muita gente de cabelos em pé. O Timbú que estava para cabeça da lagartixa, derrubou um invicto e encostou no Cruzeiro/Internacional. Esse está em período de adaptação. Time novo é sempre assim, ainda não conhece todos os detalhes dos craques e terá de descobrir ao longo do campeonato, pois treino é treino e campeonato é campeonato. No treino a gente brinca, mas no campeonato a coisa é para valer e as pernas tremem. Se eu fosse participar iria fazer muita falta gagá. Vários times tem jogadores de cores variadas. O meu Inter, na Regra Botãobol é de cores variadas, já o Caxias todos são na cor grená.
Mesmo com a derrota e empate do Cru/Inter, acredito que ainda dá para chegar, pois todos terão de jogar contra o Marcãofogo. Mas, como ai todos são feras, o resultado só será conhecido na última rodada.
Um abração gaúcho e colorado.

Abiud Gomes disse...

Meu grande amigo Sambaquy
Você está fazendo uma bela análise e saiba que tanto o Botafogo, quanto o Cru/Inter, levam muito a sério seus comentários. O Fogão engrenou e a Raposa Colorada realmente ainda não está adaptada. Outro que deve ser olhado com muito cuidado é o Vila Belmiro, de Albertinho. A falta gagá está sendo mais frequente no Inter genérico e algumas vezes no Hércules. Eu quase fiz uma falta gagá num jogo amistoso. Muitos times são parecidos e qualquer distração é fatal. A próxima jornada promete mais emoções. Aguarde novas resenhas. Muito grato pela assiduidade dos comentários. Um abração bem pernambucano e Timbu, esperando que o milagre possa acontecer depois do fracasso em Bragança Paulista.