Minha lista de blogs

domingo, agosto 12, 2018

BOTÃOBOL: PENSE NUMA COMPETIÇÃO EQUILIBRADA!

Simbolismo de uma competição de Botãobol
Minha gente, é por isso que sempre afirmo que o botãobol (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras) é divino e maravilhoso, pois num campeonato oficial a tônica é o equilíbrio entre todos os participantes. Há, sem dúvida, os favoritos ao título, mas não se pode cravar que esse ou aquele, no final,  será declarado campeão.
 Botãobol, esporte formado por grandes guerreiros
O Campeonato Oficial de Botãobol, de 2018, da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, está em sua 3ª Rodada do Turno de Classificação e com os resultados dos jogos desse sábado, dia 11 de agosto, percebe-se que a luta para a composição do 2º Turno/Série Ouro será acirradíssima e com jogos empolgantes, sob todos os pontos de vista.
TRICOLOR DE RIO DOCE viu PEIXE estragar a rede
Abrindo a jornada, o SÃO PAULO, de Max Monteiro, que vinha embalado, com significativos resultados nas duas primeiras rodadas, parou diante do SANTOS, de Adilson Ribeiro, armando uma retranca que freou todo e qualquer ímpeto do TRICOLOR DE RIO DOCE.
PEIXE consegue se safar das investidas do TRICOLOR
É bem verdade que os SÃO-PAULINOS atacaram com mais frequência, porém, o PEIXE não deu nenhuma brecha para que pudesse ser fisgado. 
Após a partida que terminou em 0x0, as duas representações alegaram que a Arena 5, conhecida como Arena Tora Aço, foi quem deu o resultado da partida, pois é o campo onde há uma maior sequência de chutes, mas o número de gols é insignificante. É dito que 2x0, lá, é goleada.
MACHO HÉRCULES começou com tudo mas levou a virada
Já na Arena 4, o BOTAFOGO, de Marcos Silva, enfrentou o time do HÉRCULES, de José Hércules, num encontro emocionante, com o FOGÃO chegando ao triunfo depois de sair em desvantagem em duas oportunidades. A virada do GLORIOSO foi deveras sensacional, porém, conquistada com uma dose de sorte, quando o MACHO HÉRCULES perdeu sua palheta ainda quando o escore lhe era favorável. A partida esteve paralisada por um bom tempo, para a procura da condutora dos craques, porém, sem êxito imediato.
A perda da palheta foi fundamental para a queda do HÉRCULES
No reinício do jogo, o FOGÃO tomou as rédeas da partida e conseguiu a espetacular virada, cravando 3x2 no placar.
Já com o confronto encerrado, as buscas continuaram e depois de muito esforço o sagrado objeto do botonista foi finalmente encontrado. Já era tarde para o HÉRCULES. Amém!
TIMBU com muita sorte consegue empate heroico 
Enquanto isso, na Arena 5, a Arena Tora Aço, assistiu-se à partida envolvendo o CHELSEA, de Hugo Almeida, com seus craques milionários, oriundos do FLUMINENSE, de Flávio Afa e o NÁUTICO, de Abiud Gomes, que ainda luta para se recuperar fisicamente e assim poder voltar a exercer um botãobol de alto gabarito.
BLUES dão verdadeiro sufoco num TIMBU cambaleante
O primeiro tempo TIMBU foi simplesmente horrososo, se apresentando abaixo da crítica, parecendo que não havia entrado em campo. Não acertava uma única jogada e disso os BLUES tentaram de todas as formas tirar proveito, mas erraram demais nas finalizações, vindo somente abrir o escore já no finalzinho da primeira etapa.
Veio o segundo tempo e  o TIMBU continuou sem ritmo, mas o CHELSEA deu uma queda de produção e assim se resguardou mais um pouco, diminuindo as ações ofensivas.
Enfim TIMBU consegue seu primeiro ponto no Campeonato
Já próximo do fim da partida, eis que o TIMBU recupera uma posse de bola e investe para o campo chelseano e chega ao seu primeiro chute a gol e o fez com todo o sucesso. Estava decretado o empate em 1x1 e o primeiro ponto conquistado na competição.
GAVIÃO DE MARANGUAPE fez jogo parelho com CORINGÃO
O quarto confronto da jornada reuniu frente a frente os times do PORTO, de Dinoraldo Gonçalves e do CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, na Arena 1, campo favorito do CORINGÃO, onde sempre colhe bons resultados.
CORINGÃO lutou muito para chegar ao empate
Dessa vez, não foi tão bom assim, pois saiu em desvantagem, quando o GAVIÃO DE MARANGUAPE, num ataque fulminante chega ao gol corinthiano. A impressão que deu foi que o time Mosqueteiro iria comprovar que era uma equipe para competições de tiro curto, mas com certo esforço chegou ao empate. O 1x1 ficou de bom tamanho. Dos males,o menor.
URUBU não estava nem aí para o ZUMBI COLORADO
No encerramento da jornada, o INTERNACIONAL, de Clóvis Sandes, o Zé do Caixão, mesmo com um time bem arrumado, parece não gostar de atacar, ficando sempre na defensiva, armando uma forte retranca. Esquece o ZUMBI COLORADO que botãobol, a exemplo do futebol, é bola na rede. Vence aquele que fizer mais gols.
MENGÃO acaba de vez com as catacumbas de Zé do Caixão 
Aí ficou fácil para o FLAMENGO, de Fernando Brito, que soube esperar o momento certo de invadir as catacumbas de Zé do Caixão, conquistando uma vitória por 2x0, resultado que coloca o URUBU no 3º lugar no Turno de Classificação. Por sua vez, o ZUMBI COLORADO recebeu do TIMBU a lanterna do Campeonato. Bem feito!
Após os jogos da 3ª rodada, eis como ficou a classificação:
EQUIPES
PG
PP
J
V
ECG
ESG
D
GP
GC
SG
1.    SÃO PAULO
7,0
2
3
2
0
1
0
6
1
5
2.    BOTAFOGO
6,0
3
3
2
0
0
1
7
4
3
3.    FLAMENGO
6,0
3
3
2
0
0
1
5
4
1
4.    PORTO
5,2
3,8
3
1
2
0
0
3
2
1
5.    CRUZEIRO
4,1
1,9
2
1
1
0
0
4
2
2
6.    VILA BELMIRO
4,1
1,9
2
1
1
0
0
3
1
2
7.    SANTOS
3,1
5,9
3
0
1
2
0
1
1
0
8.    HÉRCULES
3
6
2
1
0
0
2
4
5
-1
9.    CORINTHIANS
2,2
6,8
3
0
2
0
1
2
3
-1
10 CHELSEA
2,2
6,8
3
0
2
0
1
3
5
-2
11 NÁUTICO
1,1
7,9
3
0
1
0
2
2
8
-6
12 INTERNACIONAL
1
8
3
0
0
1
2
0
4
-4

LEGENDAS: PG: Pontos Ganhos; PP: Pontos Perdidos; J: Jogos; V: Vitórias; ECG:
Empate com gols; ESG: Empate sem gols (0x0); D: Derrotas; GP: Gols pró; GC:
Gols contra; SG: Saldo de gols.
PROGRAMAÇÃO DOS JOGOS
Para o próximo sábado, dia 18 de agosto, a tabela marca os seguintes jogos:
VILA BELMIRO X CRUZEIRO
SANTOS X VILA BELMIRO
BOTAFOGO X CRUZEIRO
SÃO PAULO X HÉRCULES
CORINTHIANS X FLAMENGO
INTERNACIONAL X CHELSEA
NÁUTICO X PORTO
BALEIA AZUL em pleno treino secreto mesmo com pouca luz
Por fim, merece registro o VILA BELMIRO, de Albertinho, que não pode realizar seu confronto tendo em vista problemas físicos, mas não resistiu e fez um treino secreto. Haja secura!
E assim mais uma jornada encerrada e a ordem é partir em comemoração nesse DIA DOS PAIS.
Parabéns a todos os pais desse imenso Brasil. Que sejamos felizes. Viva o botão!

4 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meu amigo Abiud,
Parabéns pelo seu primeiro ponto conquistado. Ainda bem que o Hugo lhe considera um paizão e, em virtude de comemorar o Dia dos Pais, acabou esquecendo de jogar. Sem desmerecer o empate que deve ter sido justíssimo.
Parece que as coisas estão se encaminhando no botãobol, com a máxima que ninguém na véspera. O jogo é jogado até o final.
Espero quer todos tenham comemorado com muita alegria o Dia dos Pais e desejo que o Timbú reaja e saia dessa zona tenebrosa, que é a disputa da cabeça de lagartixa.
Um abraço gaúcho e colorado.

Abiud Gomes disse...

Amigão Sambaquy. É, parece que o Hugo, como fiel discípulo, deu uma ajudinha, puxando o freio de mão. Mas o gol de empate do Timbu foi legal. O bom é ver todos os participantes jogando com entusiasmo e mantendo um clima de alta desportividade, como nunca mais tinha sido vista. Os doze que estão na luta são realmente botonistas de alto quilate. Sinto-me feliz. Abração pernambucano e Timbu, com forte cheiro de Série B.

Unknown disse...

Muito agradecido pela parte que me toca! Abração pra todos.kkkkkkkk

Unknown disse...

Abração do FOGÃO!