Minha lista de blogs

sábado, agosto 05, 2017

VEM AÍ MAIS UMA GRANDE COMPETIÇÃO

Minha gente, neste sábado, dia 5 de agosto, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, ficou decidido que o Campeonato Oficial de Botãobol (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras) terá início no sábado, dia 19 de agosto e será disputado em dois turnos, a exemplo do Campeonato Oficial de 2016, sendo o 1º Turno (Turno de Classificação) no sistema de pontos corridos, com todas as equipes se enfrentando e o 2º Turno, dividido em duas séries, Ouro e Prata.
Dessas equipes apenas o CORITIBA (esq) ainda não confirmou 
As inscrições já estão abertas e as seguintes equipes já confirmaram a participação: NÁUTICO, de Abiud Gomes, SANTOS, de Adilson Ribeiro, BOTAFOGO, de Marcos Silva, VILA BELMIRO, de Carlos Alberto (Albertinho), PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, FLAMENGO, de Fernando Brito, RACING, de Ricardo dos Anjos, CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, ITACURUBA, de Alexandre de Freitas, CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, HÉRCULES, de José Hércules e INTERNACIONAL, de Clóvis Sandes.
SÃO PAULO (Max Monteiro) estará ausente por problemas de saúde
Lamenta-se a não participação do SÃO PAULO, de Max Monteiro, que forçosamente estará afastado das mesas da APFM por mais de sessenta dias, por motivo de tratamento de saúde.
Ainda espera-se contar com a participação do CORITIBA, de Cláudio Sandes, que vem alegando problemas pessoais, mas há ainda alguma esperança de que o mesmo volte atrás dessa sua decisão, o que seria uma boa para o nosso botãobol.
GRÊMIO (Ribamar) ainda irredutível quanto à não participação
Quanto ao GRÊMIO, de José Ribamar, o que pode ser dito é que o IMORTAL continua irredutível em não participar, já tendo espalhado a notícia através das redes sociais. Sem dúvida, a presença gremista seria bem recebida e serviria para um maior fortalecimento da competição, mas não cabe nenhum questionamento. Apenas respeita-se. Lembro apenas que a APFM vai aceitar as inscrições das equipes até às 09h30, do sábado, dia 19 de agosto, data de início da competição. Portanto, tempo demais para pensar e tomar uma decisão final.
TIMBU enfrentando o XV DE PIRACICABA, de Dinoraldo
Enquanto não chega esse grande dia, as equipes começam com muito afinco os treinamentos e as bolinhas verde limão já estão sendo utilizadas nesses aprontos, numa demonstração de que não vai haver moleza. 
O TIMBU, de Abiud Gomes, para se ter uma ideia, realizou quatro amistosos e em cada uma dessas partidas apresentou-se com equipes distintas. De saída, com o COSMOS, na Arena 5, enfrentou e sucumbiu diante do ITACURUBA, de Alexandre Freitas, saindo derrotado por 1x0, com o gol do TRINCA FERRO tendo surgido numa magistral cobrança de falta.
Depois, o TIMBU, já com seu time do XV DE JAÚ, foi até a Arena 4 e se impôs diante do XV DE PIRACICABA, de Dinoraldo Gonçalves, com 2x0 no placar.
TIMBU confronta o BARCELONA, de Max Monteiro
Já na Arena 2, com os turcos do BESIKTAS, foi derrotado pelo BARCELONA, de Max Monteiro, por 2x1, mas logo deu o troco, derrotando esse mesmo adversário, por 1x0, quando colocou na Arena 1 o novo time do AMÉRICA.
Além do NÁUTICO e desses seus adversários, os campos ficaram ocupados o tempo todo e assistiram ao desfile das equipes do BOTAFOGO, de Marcos Silva, do VILA BELMIRO, de Albertinho, do SANTOS, de Adilson Ribeiro, do FLAMENGO, de Fernando Brito, do RACING, de Ricardo dos Anjos, que treinaram exaustivamente.
COXA e VILA BELMIRO presenças constantes nos treinamentos
Também marcaram presença o GRÊMIO, de José Ribamar e o CORITIBA, de Cláudio Sandes, que talvez tenham passado um fio de esperança. Quem sabe...
A APFM ficou feliz com a visita de ANDRÉ PEREIRA, ex-integrante de seu quadro social, que duelou amistosamente com seu primo, RICARDO DOS ANJOS, matando as saudades do botãobol.
ROOSEVELT e ROBERTO, uma visita que muito honrou a APFM
Registradas também as presenças do nosso grande amigo jornalista e corredor ROBERTO NEVES, juntamente com outro atleta maratonista, ROOSEVELT, sendo que este ficou maravilhado com o botãobol, tendo declarado que jogara muito botão quando criança. Pelo que demonstrou com as palhetadas que deu, deve ter sido um craque na sua época. Quem sabe se no futuro próximo ele volte a praticar o futebol de botão. Fica o convite.
Ainda resta o próximo sábado para os últimos aprontos e assim todos estarão em ponto de bala para a maior competição de 2017. O Campeonato Oficial de Botãobol vai bombar, podem ter certeza. Viva o botão!

2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Amigo Abiud,
Vale a máxima "Depois da tempestade vem a bonança". Fiquei feliz com a empolgação de todos vocês. Até gostaria de poder jogar o botãobol e desfrutar da companhia de tantos abnegados botonistas, quase todos em idade master e senior. Iria me sentir em casa, com certeza.
É bonito ver as fotos de times padronizados, como a primeira, onde vemos um time vermelho e outro branco, na segunda, um branco e um escuro. Não que eu tenha algo contra times de cores misturadas, pois tenho alguns deles. Mas, lembro sempre os comentários, quando introduzimos o futebol de mesa na AABB, no distante ano de 1963, quando o pessoal perguntava como é que sabíamos quais eram os nossos botões. Naquele tempo só se numerava o botão e num time tinham botões de diversas cores. Depois de usar a Regra Brasileira, de um toque, com botões padronizados, a adesão foi imensa, pois as pessoas passaram a defender um time de sua predileção com as cores de sua preferência. Ficou bem mais próximo do futebol.
Desejo um grande campeonato a todos os amigos pernambucanos e que vença o melhor.
Abração gaúcho e colorado.

Abiud Gomes disse...

Amigão Sambaquy, eu me identifico mais com os botões coloridos os mais diversos. Assim, eu consigo identificar praticamente todos os mais de dois mil botões que possuo. Além do escudinho, há a numeração e o nome em todos os botões no botãobol. Aqueles que têm times com botões iguais na cor, para identificar quem foi autor do gol, tem que pegar no botão, olhar o número ou o nome para poder constar na súmula do jogo ou até na comemoração. Considero os botões das principais regras em uso no Brasil muito avantajados, desproporcionais em relação ao tamanho dos campos. Talvez penso assim por jogar botão desde os seis anos de idade, sempre com botões pequenos, numa variação de 33 a 36mm. Fica o registro. Um abraço bem pernambucano.