Minha lista de blogs

sábado, agosto 12, 2017

TORNEIO INÍCIO - A GRANDE NOVIDADE


Minha gente, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa vai resgatar mais uma vez o lado romântico do botãobol (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras), ao promover no próximo sábado, dia 19 de agosto, o TORNEIO INÍCIO para o Campeonato Oficial de 2017.
Era comum, nos tempos idos do então celotex, nome pelo qual era conhecido aqui no Recife o jogo de botões, antes de começar um campeonato oficial, se fazer um Torneio Início, no sistema mata-mata, com todas as equipes que iriam participar da grande competição, servindo como amostragem dos times que apresentavam suas novidades para o campeonato.
Humberto Securão o último Campeão do Torneio Início
O último Torneio Início aconteceu em 2001, nas dependências do Santa Cruz Futebol Clube quando ainda se esboçava em fundar a APFM, com o ATLÉTICO MINEIRO, de Humberto Securão, se sagrando campeão. O Vice Campeão foi o SPORT, do saudoso Paulo Felinto, com o NÁUTICO, de Abiud Gomes, figurando em 3º lugar e o DECISÃO, de André Santos, completando o pódio.
Portanto, o Torneio Início, que abre o Campeonato Oficial de Botãobol de 2017, tem tudo para ser sensacional, quando catorze equipes estarão duelando para ver quem ficará marcado na nossa história como o 1º campeão da era APFM,
 Tricolor Imortal quer se manter de fora do Campeonato
Das equipes que atuam na Associação, apenas o GRÊMIO, de José Ribamar ainda reluta em não participar de competições oficiais, alegando motivos de foro íntimo. 
Por sua vez, o CORITIBA, de Cláudio Sandes, deixou de lado os problemas e resolveu juntar ao grupo das treze equipes que já confirmaram suas presenças.
CORITIBA (Esq) volta às competições oficiais da APFM
BOTAFOGO, de Marcos Silva, CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, CRUZEIRO, de Marcos Cardoso,  FLAMENGO, de Fernando Brito, HÉRCULES, de José Hércules, INTERNACIONAL, de Clóvis Sandes, ITACURUBA, de Alexandre de Freitas, NÁUTICO, de Abiud Gomes, PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, SANTOS, de Adilson Ribeiro, SÃO PAULO, de Max Monteiro, SPORT, de Ricardo dos Anjos e VILA BELMIRO, de Albertinho, estarão todas imbuídas do propósito de mostrarem toda a pujança do botãobol, 
Será, sem dúvida, um grande acontecimento e esse blog adianta que fará uma resenha contando tudo nos mínimos detalhes.
TIMBU com seus INTOCÁVEIS vence o MARSELHA
Para isso, muitos times estiveram em ação neste sábado, em amplos preparativos para o Torneio Início, com destaque para o NÁUTICO, de Abiud Gomes, que venceu todos os seus três compromissos, sem levar gols. 
Derrotou o GRÊMIO, de José Ribamar, por 1x0, na Arena 5, valendo-se do time do AMÉRICA, para em seguida, na mesma Arena, se impor perante o OLIMPIQUE DE MARSELHA, de Dinoraldo Gonçalves, com um belo 3x0, jogando com o esquadrão dos INTOCÁVEIS e fechou a jornada vencendo o VILA BELMIRO, de Albertinho, por 1x0, dessa vez com os turcos do BESIKTAS.
Ricardo dos Anjos vai aparecer com o SPORT
Além do TIMBU, também treinaram com bastante afinco os times do BOTAFOGO, de Marcos Silva, do CORITIBA, de Cláudio Sandes,  do FLAMENGO, de Fernando Brito, do SÃO PAULO, de Max Monteiro, do HÉRCULES, de José Hércules, do SANTOS, de Adilson Ribeiro e do SPORT, de Ricardo dos Anjos.
As únicas equipes ausentes aos treinamentos desse sábado foram o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, o ITACURUBA, de Alexandre Freitas e o INTERNACIONAL, de Clóvis Sandes, mas, não se iludam, pois as mesmas vêm com força total.
Lembrando que as partidas do Torneio Início serão disputadas em dois tempos de dez minutos e em caso de empate no final do tempo regulamentar a decisão vai para a cobrança alternada de pênaltis (a primeira série com três cobranças alternadas e, se for o caso, outras séries de 1 cobrança alternada, até que surja um vencedor). É língua ou beiço! Viva o botão!

2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Amigo Abiud,
Realmente vocês estão resgatando o lado bonito do futebol de mesa. Em Caxias, quando ainda morava por lá, sempre houve Torneio Inicio, antes dos campeonatos. Dava um gostinho especial e fazia com as primeiras rodadas fossem uma maneira de tentar modificar a impressão do jogo que definia a continuação ou não no campeonato. Até que as coisas se ajustassem e o campeonato mostrasse sua cara. Valia muito o Torneio Início.
Vamos ver quem vai ler o primeiro troféu referente ao campeonato de 2017.
Abraço gaúcho e colorado.

Abiud Gomes disse...

É isso aí, Sambaquy. Tivemos Torneios Inícios memoráveis, principalmente nos anos 50 e 60. Quando foram abolidos no futebol, o mesmo ocorreu no botão. Resgatamos em 2001 e depois paramos. A partir de agora, vamos incluir no nosso calendário. A aceitação está sendo total e muitos botonistas estão renovando seus times. A expectativa é grande e eu acredito que vai ser um sucesso. Vamos aguardar e então faremos a resenha. Abração pernambucano e timbu.