Minha lista de blogs

quarta-feira, dezembro 21, 2016

RETROSPECTIVA DE 2016 DO MUNDO DO BOTÃOBOL

Apesar de tudo um ano maravilhoso no mundo do botãobol
Minha gente, o ano de 2016 está quase findo e no mundo do botãobol já aconteceu o encerramento da temporada que foi bastante proveitosa com competições, as mais diversas, que mostraram toda a pujança do botãobol (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras), tendo como cenário a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa (APFM).
NÁUTICO, de Abiud Gomes, o primeiro campeão de 2016
Tudo começou no dia 2 de janeiro, com a realização do Torneio Ano Novo, brilhantemente conquistado pelo NÁUTICO, de Abiud Gomes e que reuniu, além do TIMBU, as equipes do DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes, do  SÃO PAULO, de Max Monteiro, do VASCO DA GAMA, de Ricardo dos Anjos e do VILA BELMIRO, de ALBERTINHO.
Nos sábados subsequentes, a APFM deu prosseguimento ao Campeonato Oficial de 2015, 2º Turno, em suas Séries Ouro e Prata.
FOGÃO campeão da COPA BRASÍLIA
Em 27 de fevereiro, comemorou-se o 14º aniversário da fundação da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, com a realização da COPA BRASILIA, torneio que reuniu 15 equipes, divididas em 2 grupos. Na final, o BOTAFOGO, de Marcos Silva, Campeão do 2º Grupo, ao derrotar o FLAMENGO, de Fernando Brito, do Grupo 1, por 3x1, sagrou-se campeão com todos os méritos.
VILA BELMIRO, a BALEIA AZUL, é campeão oficial de 2016
No dia 2 de abril, encerrou-se o Campeonato Oficial de Botãobol, de 2015, com o VILA BELMIRO, de Albertinho, sagrando-se campeão geral, ao conquistar tanto o Turno de Classificação, quanto o 2º Turno/Série Ouro. O NÁUTICO, de Abiud Gomes, ficou com o vice campeonato geral.
FOGÃO detona COLORADO e é campeão do Torneio do Ranking 
Em 9 de Abril, realizou-se o tradicional Torneio do Ranking, reunindo 12 equipes, com o BOTAFOGO, de Marcos Silva, levantando o título de campeão ao derrotar nos pênaltis o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, após a partida terminar empatada no tempo regulamentar, em 2x2.
VILA BELMIRO, a BALEIA AZUL, campeão do CHIFRONÉSIO
No dia 24 de abril, teve início a mais famosa competição da APFM, o CHIFRONÉSIO, em sua 7ª edição, evento esse que reuniu 17 equipes, que se apresentaram com seus times de chifre de boi. 
A competição estendeu-se até o dia 9 de julho quando o VILA BELMIRO, de Albertinho, na jornada final, empatou em 2x2, com o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, sagrando-se campeão. O time colorado ficou com o vice campeonato.
ABC, de Cláudio Gordo, papa o Torneio do Milho
No período junino, o dia 25 ficou reservado para o TORNEIO DO MILHO, contando com 12 equipes participantes. No final dos jogos, o ABC, de Cláudio Sandes, apresentou-se como campeão, tendo como vice campeão o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira.
FOGÃO medalha de ouro no Torneio Olimpíadas 2016
Inspirado nas Olímpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, a APFM promoveu no dia 10 de setembro, o TORNEIO OLIMPÍADAS 2016, com 12 equipes participantes. Após partidas bastantes disputadas o BOTAFOGO, de Marcos Silva, fez jus à medalha de ouro, cabendo ao NÁUTICO, de Abiud Gomes, a medalha de prata. Ao GRÊMIO, de José Ribamar, coube a medalha de bronze.
Praciano trouxe do Ceará para o Recife o Futsal de Mesa
Ainda em Setembro, mais precisamente no dia 17,  o botãobol deu lugar ao futsal de mesa, trazido ao Recife para demonstração pelo botonista cearense Praciano de Castro. Realizou-se então o Torneio Cidade do Recife, que contou com oito participantes, tendo o PRACIANO CLUBE, do Coronel Praciano, da PM cearense, conquistado o título de campeão. O VILA BELMIRO, de Albertinho, representando a APFM, ficou com o vice campeonato.
PEIXE x MENGÃO abrem o Campeonato Oficial de 2016
Em 17 de setembro se iniciava o Campeonato Oficial de 2016, reunindo 13 equipes, que iriam disputar o Turno de Classificação. A competição em pontos corridos vai se estender até os primeiros meses do ano de 2017.
CORINGÃO e o seu 1º título de campeão na APFM
No mês de outubro, no dia 22, o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, conquistava pela primeira vez um título de campeão no âmbito da APFM, ao vencer o TORNEIO HÉRCULES LEITE, em comemoração aos 13 anos de vivência na sede social no Edifício Brasília, no centro do RECIFE.
CRUZEIRO, de Marcos Cardoso fechou o ano com chave de ouro
Encerrando as atividades desse proveitoso ano, no dia 17 de dezembro, a APFM realizou o TORNEIO ADEUS 2016, numa festa de confraternização que ficará marcada na história da associação. E o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, cravou seu nome, nessa última conquista do ano, ao tornar-se campeão, após vencer o BOTAFOGO, de Marcos Silva, por 4x2.
E assim, para os botonistas da APFM o ano de 2016 foi profícuo, superando todas as expectativas. Alguns contratempos surgiram no decorrer da jornada, mas nada que pudesse tirar o brilho e o entusiasmo dos que fazem o botãobol. Valeu gente!

Agora é tempo de reflexão. Que o espírito de Natal alcance todos nós para que possamos viver em paz. Que o ano de 2017 seja um ano de felicidade, com menos ódio, menos violência, mais tolerância, mais compreensão e mais amor. Viva o botão! 

3 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Amigo Abiud,
Depois desta resenha de grandes atividades em 2016, esperaremos 2017 com tanta movimentação. As conquistas foram sendo alternadas com nomes diversos em suas conquistas.
Espero que todos vocês tenham um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de grandes conquistas e enormes realizações.
Abração colorado e gaúcho.

Abiud Gomes disse...

Amigão Sambaquy, espero que em 2017 eu continue com toda essa disposição para tocar o barco. Que todos os botonistas do Recife se unam para que o futebol de botão siga crescendo. Que o botão no Brasil seja olhado como esporte e não como brinquedo de criança. Finalmente, que 2017 a APFM realize suas competições convictos de que serão coroadas de sucesso. Abração timbu e pernambucano.

Piruka disse...

Abiud , parabens pelo Blog "A Marreta" , sempre dou uma olhada , grande retrospectiva , ainda vou visitar a APFM e jogar botãobol , gostei muito de ter conhecido voce e um pouco do botãobol , que siga sempre assim "futebol de mesa", "jogo de botão" , não faz diferença a denominação , é a nossa paixão e de muitos "botonistas" como sempre digo , "abraço e muito futmesa na veia"