Minha lista de blogs

domingo, julho 03, 2016

CHIFRONÉSIO NA RETA FINAL DO BOTÃOBOL

CHEGOU A HORA DE A ONÇA BEBER ÁGUA!
Minha gente, a jornada de botãobol (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras) desse sábado, 2 de julho, ficou marcada pela definição dos quatro semifinalistas na disputa do troféu Cabeça de Touro, prêmio maior do VII Torneio Chifronésio do Recife, da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, competição que reúne equipes constituídas de botões de chifres, uma das grandes tradições de Pernambuco.
Antes do início dos jogos pelas quartas de final, foram realizadas duas partidas ainda do 1º Turno, que serviram para definir o posicionamento das equipes na competição e assim dar prosseguimento ao grande evento.
ARUÁ se fingiu de leso e se deixou abater pela HOLANDA
O CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, enfrentou a HOLANDA, de Bruno Aritana, na Arena 1, sendo derrotada por 2x1, resultado que classificou Bob Filho para a Fase Decisiva do Chifronésio, superando no saldo de gols o SÃO PAULO, de Max Monteiro, o Bob Pai, enquanto que o ARUÁ DA JACOBINA, perdia a chance de terminar o turno como a equipe com melhor aproveitamento, tendo que se contentar com a terceira colocação do Grupo B.
HÉRCULES se assusta com ZUMBIS COLORADOS
No outro confronto, a INTER DE MILÃO, de Clóvis Sandes, o Zé do Caixão, empatava em 0x0, também na Arena 1, com o HÉRCULES, de José Hércules, ficando assim, à frente do rival, na classificação do 1º Turno, ambos já devidamente sacramentados na REBARBA DO CHIFRONÉSIO, fase de consolação para as equipes não classificadas e que iriam para a disputa do Troféu Cabeça de Lagartixa. Destaque para a arbitragem de Hugo Alexandre de Almeida, especialmente convidado.
ARUÁ como uma astuta RAPOSA acaba com a imortalidade
Abrindo a série de jogos da quarta de final, o GRÊMIO, de José Ribamar, perdeu, na Arena 2, para o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, por 2x0. O IMORTAL TRICOLOR não soube aproveitar a vantagem de jogar pelo empate, por ter melhor aproveitamento no 1º Turno e então o ARUÁ DA JACOBINA não se fez de rogado e com astúcia chegou à vitória. A imortalidade gremista ficou na fantasia. SAMBAQUY deve ter vibrado, lá no aconchego do lar em Balneário Camboriú, em Santa Catarina.
SACI COLORADO deixa SAMBAQUY mais alegre ainda
No outro confronto, o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, se beneficiou da vantagem do empate e classificou-se para a semifinal do Chifronésio, ao ficar no 0x0, frente ao FLAMENGO, de Fernando Brito, num jogo chocho, realizado na Arena 5. O SACI dessa vez jogou com inteligência não se arriscando muito, enquanto que o MENGÃO mostrava-se inoperante, sem criar reais possibilidades de chegar ao triunfo. 
TIMBU empata e cai fora da final do CHIFRONÉSIO
Na 3ª partida da semifinal, a melhor da jornada, na Arena 4,  o VILA BELMIRO, de Albertinho, equipe com melhor aproveitamento no 1º Turno, mostrou-se excessivamente nervosa e quase entrega o ouro ao adversário, o NÁUTICO, de Abiud Gomes. Depois de um primeiro tempo em 0x0, a BALEIA AZUL, num lance de sorte, abriu o placar com um gol espírita, mas o TIMBU reagiu e chegou ao empate, porém, teve que lutar contra o relógio e por essa razão quis acelerar o ritmo da partida, na tentativa de chegar ao triunfo. As chances apareceram mas o ALVIRRUBRO falhou na conclusão das jogadas e viu, assim,  o VILA BELMIRO galgar as semifinais.
Nem Bob Neto salvou a HOLANDA no CHIFRONÉSIO 
Fechando as quartas de final, o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, derrotou a HOLANDA, de Bruno Aritana, na Arena 4, por 1x0, numa partida onde o CORINGÃO foi sempre melhor e o escore não traduz o que foi essa supremacia. Os HOLANDESES se mostraram tímidos demais, enquanto que os MOSQUETEIROS martelavam insistentemente a meta adversária, até conseguir o objetivo.
Com a vantagem de jogar pelo empate, o CORINGÃO soube bem administrar a partida até o apito final do árbitro Gomes.
Após esses jogos, a tabela das semifinais se apresenta assim:
                                             1º Jogo: VILA BELMIRO X CORINTHIANS;
                                            2º Jogo: INTERNACIONAL X CRUZEIRO.
As equipes do VILA BELMIRO e do INTERNACIONAL jogam com a vantagem do empate devido ao melhor aproveitamento de ambas no 1º Turno do CHIFRONÉSIO.
Entrando na REBARBA DO CHIFRONÉSIO, aconteceram os seguintes confrontos e que definiram os semifinalistas na disputa pelo Troféu Cabeça de Lagartixa.
VASCÃO fecha o bico do TRINCA FERRO na REBARBA
De saída, o VASCO DA GAMA, de Ricardo dos Anjos, derrotou o ITACURUBA, de Alexandre Freitas, por 1x0, em jogo realizado na Arena 5. O VASCÃO teve uma sorte daquelas, notadamente depois que um arremate a gol do TRINCA FERRO DOS AFOGADOS, a bola caprichosamente parou em cima do goleiro vascaíno, fato raro no botãobol.
FOGÃO se apaga com sopro dos ZUMBIS COLORADOS
Depois, foi a vez da INTER DE MILÃO, de Zé do Caixão, jogar seus ZUMBIS COLORADOS e apagar o FOGÃO, de Marcos Silva, num zebraço daqueles. Os chifronésios do BOTAFOGO não estavam com nada na competição. 
Já o BARCELONA, de Azevedo Neto, não deu as caras na APFM e aplicou-se o WxO, atribuindo o escore de 1x0 em favor do BRASÍLIA, de Dinoraldo Gonçalves. Assim ficou fácil demais para os CANDANGOS DE MARANGUAPE.
Com olhar de PEIXE morto, SANTOS se despede da REBARBA
Na 4ª partida da REBARBA, o HÉRCULES, de José Hércules, ao empatar em 0x0, com o SANTOS, de Adilson Ribeiro, seguiu em frente na competição e vai em busca do Troféu Cabeça de Lagartixa.
Já o PEIXE vai dar uma recauchutada na vista e deverá voltar com novos holofotes para enfrentar a maratona do campeonato oficial de 2016.
TRICOLOR DO SAMU expulsa CANDANGOS da REBARBA
No fecho da jornada, o SÃO PAULO, de Max Monteiro, derrotou o BRASÍLIA, de Dinoraldo Gonçalves, na Arena 2,tirando dos CANDANGOS DE MARANGUAPE a oportunidade de se sagrarem bicampeões da REBARBA. O TRICOLOR DO SAMU dessa vez vem embalado para conquistar o ambicionado prêmio.
Com esses confrontos, as semifinais da REBARBA DO CHIFRONÉSIO, se apresenta assim;
                                1º Jogo: VASCO DA GAMA X SÃO PAULO;
                                2º Jogo: HÉRCULES X INTER DE MILÃO.
As equipes do SÃO PAULO e da INTER DE MILÃO jogam com a vantagem do empate por terem melhor aproveitamento no 1º Turno do CHIFRONÉSIO.
Após os jogos semifinais do VII TORNEIO CHIFRONÉSIO DO RECIFE e da REBARBA DO CHIFRONÉSIO, serão realizados os jogos que irão decidir as duas competições, porém, antes dessas partidas, serão efetuados os confrontos que decidirão o 3º lugar.
Quem será o grande campeão do CHIFRONÉSIO, de 2016? E o CABEÇA DE LAGARTIXA? 
Viva o botão! 

                                                                                        

2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meu amigo Abiud,
Já falei que deves jogar com o time da AABB Caxias, pois só assim poderás estar nas finais. Quanto ao Paulo Jiquia, a minha torcida está com ele. Fiquei contente com a saída do Grêmio, apesar de perder o clássico em Porto Alegre. Pelo menos lá eu sei que a coisa não está boa, pois com um time meia sola e um treinador retranqueiro, teremos sorte se não entrarmos na zona da degola e virarmos cabeça de lagartixa. Afinal, nunca fomos rebaixados. Minha torcida é para não ser neste ano, pois o time está muito fraco.
Vamos que vamos colorado Jiquia. Daqui do sul a torcida é toda sua.
Abração colorado e gaúcho a esta turma da melhor estirpe.

Abiud Gomes disse...

Amigão Sambaquy. Infelizmente, o timaço da AABB não é de chifre. Ainda bem que me livrei da cabeça de lagartixa. Ruim não é o Colorado, mas todo o futebol brasileiro. Muito diferente os jogos do Brasileirão em relação aos jogos da Eurocopa e eles estão em final de temporada. Lá, fala mais alto o profissionalismo. Abração bem pernambucano.