Minha lista de blogs

domingo, julho 10, 2016

A FESTA É DO VILA BELMIRO NO CHIFRONÉSIO

VILA BELMIRO o grande campeão do CHIFRONÉSIO
Minha gente, esse sábado, dia 9 de julho, é mais um marco na história vitoriosa do VILA BELMIRO, de Albertinho, com a conquista pela terceira vez do TORNEIO CHIFRONÉSIO DO RECIFE, em 7 edições da competição que reúne times de botãobol (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras), confeccionados com chifres de boi, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa (APFM).
Com uma campanha espetacular no 1º Turno do evento, a BALEIA AZUL, como é conhecido o Alvinegro do Metrô do Ypiranga, na Fase Decisiva, enfrentou todos os seus adversários com a vantagem do empate e soube tirar proveito dessa situação, jogando com o regulamento debaixo do braço.
Empate em 0x0 frente ao CORINGÃO leva o VILA à decisão
No sábado anterior, a BALEIA AZUL, na 4ª de final, classificou-se ao empatar com o TIMBU, em 1x1. Ontem, pela semifinal, ficou na igualdade em 0x0 diante do CORINTHIANS, de Adriano Oliveira e assim partiu para a decisão do Chifronésio tendo pela frente o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá.
BALEIA AZUL empata com SACI COLORADO e é campeã
No final da partida, o placar estampava mais um empate, dessa vez em 2x2. O VILA BELMIRO sagrara-se campeão do CHIFRONÉSIO pelo 2º ano consecutivo,  o terceiro de sua história, pois fora vencedor em 2006, na primeira edição dessa tradicional competição. 
Parabéns à BALEIA AZUL que vem  se aplicando no botãobol, com esquemas surpreendentes e mostra-se com uma frieza impressionante nos seus jogos. Graças a essas conquistas, o seu condutor, Albertinho, atinge o lugar mais alto no ranking geral de botonistas da APFM.
ARUÁ se rende às atividades sociais e deixe SACI na boa
A jornada desse sábado teve início com a partida semifinal, envolvendo o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá e o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, na Arena 4, com arbitragem do recauchutado Adilson Ribeiro, já com seus novos holofotes, depois de uma bem sucedida cirurgia de catarata. O homem de preto agora está vendo tudo e não dando margem a nenhuma contestação. O SACI jogava com a vantagem do empate, mas quem saiu na frente foi o ARUÁ DA JACOBINA, de Marcos Cardoso, se bem que era visível a desconcentração dos cruzeirenses, devido ao acúmulo de suas atividades profissionais e sociais, que obrigou muitas vezes a não poder atuar com assiduidade. Disso se aproveitou o COLORADO que virou o placar e classificou-se para a final do CHIFRONÉSIO.
Com a ausência do ARUÁ, CORINGÃO fica no 3º lugar
Já a Ex-RAPOSA DA JACOBINA, agora rotulado de ARUÁ, abdicava do direito de decidir o terceiro lugar, frente ao CORINGÃO e em razão disso foi considerado perdedor por WxO, atribuindo-se o placar de 1x0 em favor dos mosqueteiros.
Timaço do VILA BELMIRO, de Albertinho, campeão do CHIFRONÉSIO 
Com o encerramento de todos os jogos do  VII Torneio Chifronésio do Recife, eis como ficou a classificação das equipes participantes:
Campeão: VILA BELMIRO, de Albertinho; Vice Campeão: INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá; 3º lugar: CORINTHIANS, de Adriano Oliveira; 4º lugar: CRUZEIRO, de Marcos Cardoso; 5º lugar; GRÊMIO, de José Ribamar; 6º lugar: FLAMENGO, de Fernando Brito; 7º lugar: NÁUTICO, de Abiud Gomes e 8º lugar (rabo de jacaré): HOLANDA, de Bruno Aritana.
HÉRCULES usa a força e acaba com ZUMBI COLORADO
Na REBARBA DO CHIFRONÉSIO que reuniu as nove equipes não classificadas para a fase decisiva do CHIFRONÉSIO, o HÉRCULES, de José Hércules, ao vencer a INTER DE MILÃO, de Clóvis Sandes, o sinistro Zé do Caixão, na semifinal, por 1x0  enfrentou na final o VASCO DA GAMA, de Ricardo dos Anjos, na Arena 1, que antes havia empatado, na Arena 5, com o SÃO PAULO, de Max Monteiro, em 1x1, mas beneficiou-se com a vantagem do empate.
HÉRCULES x VASCÃO - Uma rebarba plena de malícia.
Usando de toda a malícia que lhe é peculiar o HÉRCULES praticamente não deixou o VASCÃO jogar, ficando o tempo todo com a posse da bola, usando e abusando da tão detestada "zona da galinha". Sempre que nas poucas vezes que a posse de bola passava para o ALMIRANTE, não havia como romper a barreira armada pelos HERCULANOS e fez com que se tornasse constante o retorno das jogadas para o lado dos alvizulinos da Boa Viagem. Assim, ficou fácil demais e o HÉRCULES conquista pela primeira vez a REBARBA DO CHIFRONÉSIO e irá receber na Festa de Premiação do CHIFRONÉSIO, a realizar-se na APFM no sábado, dia 30 de julho, o Troféu "CABEÇA DE LAGARTIXA".
Botonistas da APFM responsáveis pelo sucesso do VII CHIFRONÉSIO
Numa análise superficial, pode-se dizer que o VII TORNEIO CHIFRONÉSIO DO RECIFE foi sensacional em todos os aspectos e o título de campeão do VILA BELMIRO é inquestionável. A BALEIA AZUL mereceu de fato e de direito. Parabéns a todos participantes pelo alto espírito desportivo e pelo entusiasmo demonstrado nos jogos. Até à 8ª edição, se Deus quiser!
A APFM, após essa competição, inicia a pré-temporada com vistas ao Campeonato Oficial de 2017, de botãobol, com o começo previsto para o sábado, 6 de agosto. 
Nesse período de pré-temporada, vai ser discutida a fórmula de disputa da competição que poderá diferir da do ano de 2015, dependendo do número de equipes inscritas. Resta tão somente aguardar.
De 15 a 24 Jul estarei em Brasília e que haja botão!
Este blogueiro vai ficar ausente da APFM nesses próximos dois sábados, pois estará em Brasília, em visita aos filhos e netos. Lá, vamos ver como se encontra o "dadinho", na AABB, do Distrito Federal.
Marcus Amorim, Marcelo Vasques, Giusepe, Paulinho, Bruno Romar, espero encontrar todos e quem sabe poder  mostrar minhas habilidades nessa modalidade de futebol de botão. Aguardem! Viva o botão!




2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Amigo Abiud,
Parabéns pela realização do sétimo Chifronésio. Sei bem de sua dedicação e empenho no sentido de uma realização que marcasse a vida dos botonistas pernambucanos. Parabenizo o homem da Vila Belmiro que empatando com o Internacional de Jiquiá com seguiu levantar o cobiçado troféu. Da mesma forma me congratulo com o colorado pernambucano, bem como os demais colocados. Aos amigos da cabeça de lagartixa, o grande Hercules, que se impôs pela força e inteligência, meus parabéns. Se eu estivesse jogando com vocês, seria o ultimo deste segundo grupo.
Ao amigo Abiud uma boa semana em Brasília, onde vai mostrar sua capacidade de avô e botonista, sem o compromisso de estar tendo de organizar tudo. Vá descansar guerreiro. Boa estadia por lá.
Abraço gaúcho e colorado, apesar da situação atual. Zé do Caixão é o internacional queb está ressuscitando os mortos....

Abiud Gomes disse...

Amigão Sambaquy. Acompanhei seus passos em Caxias do Sul e vibrei ao vê-lo com a tocha olímpica. Parabéns. O Chifronésio foi um sucesso. e o Vila soube aproveitar-se do regulamento e empatou os três jogos para ser campeão. Sexta-feira, agora, dia 16, estarei em Brasília e talvez vã à Goiânia sofrer com meu Timbu, contra o Goiás. Vou ver se encontro a turma do dadinho, lá na AABB. Já fiz os contatos. Serão dois sábados longe das mesas da APFM. Vai dar para desanuviar e voltar com força total para o campeonato oficial de 2016. Abração aportuguesado.