Minha lista de blogs

domingo, agosto 16, 2015

TURBULÊNCIAS DO BOTÃOBOL


O circo no mundo mágico do botãobol
Minha gente, o tempo vai passando e sente-se que as mudanças vão se tornando mais frequentes, gerando com isso um choque de gerações que faz com que a intolerância chegue a um patamar jamais alcançado, com consequências  jamais vistas ou imaginadas. 
Pensava-se que o botãobol, após o período das garagens, dos terraços e dos quintais, quando passou a ocupar espaços próprios, sem interferências, quaisquer que fossem, evoluísse, atraindo, assim, mais e mais adeptos, porém, lamentavelmente, ao deixar os terraços, quintais e garagens, o futebol de botão trouxe consigo todas as picuinhas, os mal entendidos, as vaidades pessoais, a meninice de alguns, todas essas mazelas que causaram e que continuam causando problemas e mais problemas de relacionamento.
O Velho Timbu vai esperar a tormenta passar
A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, o Templo Sagrado do Botãobol (o verdadeiro futebol de botão arte) vive momentos de turbulência, não conseguindo um consenso para realizar seu tradicional campeonato oficial. 
Muita onda, muito disse-me-disse, animosidades de todos os lados, mostram que a competição, prevista para se iniciar no próximo sábado, dia 22, já com bastante atraso, não dá ânimo para que alguns botonistas, sempre fieis tentem se inserir nesse contexto.

Apesar das intempéries o Campeonato Oficial vai começar
As inscrições estão abertas e observa-se que quatro tradicionais botonistas não cravaram seus nomes para a competição. Além disso, um quinto não vai poder participar, mesmo se quisesse (o que não acontece), por estar impedido de participar de competições oficiais até o dia 31 de dezembro de 2015, inclusive.
Pergunta-se: o que é que está havendo no mundo do botãobol? Por que toda essa celeuma? 
As respostas a essas perguntas não são tão fáceis, devendo ser fruto de bastantes análises e,  mesmo assim,  correndo um sério risco de serem mal interpretadas.
Botonistas da APFM já inscritos no Campeonato Oficial
Então, qual seria a solução para sanar todos esses problemas, acabando de vez com as turbulências, para que a APFM volte a ser o mar de tranquilidade, tão desejado por todos?
Para ser sincero: não sei!
A rigor, pode-se dizer que o quadro social ativo da APFM está constituído de vinte botonistas, mas com a participação em competições, em média, de 16 associados.
Como se vê, o quadro é diminuto e a perspectiva é de cada ano ficar mais estreito, isso se for levado em consideração que o botãobol, por ser o jogo de futebol de botão arte, que requer ao praticante um alto grau de habilidade técnica, não atrai a grande maioria de jovens que ainda se aventuram pelo futebol de mesa. Por inabilidade, essa grande maioria migra para a prática do futebol de botão onde as regras são mais simples, sem  maiores dificuldades. Em síntese: a prática do botãobol é um desafio, onde só os bons vingam!
Abiud Gomes vira mero espectador
Ontem, depois do sucesso da cirurgia, retornei aos campos da APFM e senti que o clima ainda não está propício para se tentar começar o campeonato oficial de 2015. As sequelas deixadas após o VI Torneio Chifronésio do Recife ainda não foram digeridas e a paz anda distante. 
Essa é a principal razão do afastamento desse blogueiro e seu tradicional NÁUTICO dessa anunciada competição. Acabou a paciência e já chega de engolir cobras e sapos. 
De agora em diante, comparecerei à APFM, assistirei aos jogos das competições ali realizadas e me divertirei jogando amistosamente com os amigos mais chegados. Normalmente, são três a quatro partidas realizadas, todos os sábados, utilizando-se times do meu acervo.
Continuarei dando todo o apoio (tabela de jogos, tábua de classificação, dados estatísticos) às competições, inclusive divulgando os resultados neste blog, como vem sendo feito desde 2005.
Como presidente do Conselho de Decanos e diretor cultural da APFM, continuarei exercendo o meu papel de censor e divulgador de tudo que se relaciona com o botãobol.
A vida segue seu curso e fico na torcida para que o Campeonato Oficial de Botãobol  de 2015, patrocinado pela APFM, seja um sucesso total. Boa sorte a todos. Viva o botão!

2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Amigo Abiud,
Esta não era a noticia que eu gostaria de ter lido. Se o maior entusiasta, aquele que divulga o esporte aos quatro cantos abandona o campeonato, o que dizer. Não acredito que tenha chegado a este ponto a GUERRA DE VAIDADES, tão comum em todas as agremiações de futebol de mesa. Vou deixar alguns pensamentos oportunos para a ocasião:
"Os que vendem sonhos são como vento: você ouve a sua voz, mas não sabe de onde ela vem e para onde vai."
"Se quiserem vender o sonho da solidariedade, terão de aprender a enxergar as lágrimas nunca choradas, as angústias nunca verbalizadas, os temores que nunca contraíram os músculos da face."
"Aprenda que uma pessoa pode ferir o seu corpo, mas jamais poderá ferir a sua emoção, a não ser que você permita".
Um abraço gaúcho e colorado.

Abiud Gomes disse...

Amigão Sambaquy. A gente vai chegando ao fim da caminhada, olha para trás e percebe todo o sacrifício que foi feito até atingir esse momento. Estou chegando já sem forças e sinto que não terei mais pique para aguentar o tranco. Meus amigos, você incluso, pedem para não abandonar o barco. Sábado, próximo, faremos a reunião para dar início ao campeonato oficial e, dependendo do que for acordado, revisarei meu posicionamento e assim há a esperança do Timbu se fazer presente. Sei que o botãobol depende muito do meu esforço, pois, com o afastamento de Hugo Alexandre, não vislumbro ninguém que possa me substituir. Apelei para outras pessoas, mas nenhuma delas quis segurar a peteca. Creio, amigão, que a emoção me fará voltar, pois, o botão está acima de tudo. Obrigado, amigão. Estava precisando muito lhe ouvir. Abração bem pernambucano.