Minha lista de blogs

domingo, agosto 30, 2015

COMEÇA MAIS UMA FESTA DO BOTÃOBOL

Botonistas da APFM prontos para a guerra do campeonato oficial
Minha gente, nesse sábado, dia 29 de agosto, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa iniciou o Campeonato Oficial de 2015, de Botãobol (futebol de botão arte), com a realização de seis partidas da 1ª rodada do Turno de Classificação, com destaque para a sensacional vitória do VASCO DA GAMA, de Ricardo Albuquerque, que voltou aos campos da APFM após vários anos afastado.
A competição reúne dezesseis equipes que jogarão entre si, nessa primeira etapa, no sistema de pontos corridos, com as oito melhores classificadas ao término do 1º Turno indo compor o 2º Turno/Série Ouro. As demais formarão o 2º Turno/Série Prata.
Vale salientar que o campeão desse Turno de Classificação já garante vaga para a decisão do Campeonato Oficial de 2015, duelando com o Campeão do 2º Turno/Série Ouro, desde que não seja a mesma equipe a vencedora dessa 2ª etapa, pois, nesse caso já arrebata de vez o título de campeão oficial de 2015.
VASCÃO foi eficiente na finalização e derrotou o FOGÃO
Iniciando a jornada, o VASCO DA GAMA, de Ricardo Albuquerque, surpreendeu o BOTAFOGO, de Marcos Silva, na Arena 2, triunfando por 1x0, gol solitário do botão Santa Cruz. O FOGÃO fez pressão de tudo quanto é lado, mas o VASCÃO soube suportar a carga botafoguense e vibrou quando o cronômetro soou, anunciando o encerramento da partida. Sem sombra de dúvidas, foi uma volta triunfante aos campos da APFM.
PEIXE teve tudo para triunfar mas deixou-se levar pela corrente
Enquanto isso, na Arena 1, o SANTOS, de Adilson Ribeiro, deixando de lado a equipe fórmula um de competições anteriores, apresentou-se com o célebre time capitaneado por PASTORIZZA, que tantas glórias conquistou no passado. Após um primeiro tempo quase perfeito, com domínio total das ações ante o GRÊMIO, de José de Ribamar, porém, não traduzindo em tentos que pudesse levá-lo à vitória, o PEIXE abusou de perder oportunidades de balançar as redes gremistas, levando para o intervalo o empate em branco.
Veio a segunda etapa e finalmente o SANTOS conseguiu o gol, através de OBERTI, mas a alegria durou pouco, pois o TRICOLOR IMORTAL não se abalou e de imediato reagiu, empatando a partida, através do artilheiro APOLO. 
A partir de então, o jogo ficou parelho e o placar não se movimentou. Para os gremistas o empate teve um leve sabor de vitória, ao contrário do PEIXE que saiu chateado com tantas chances desperdiçadas.
BALEIA AZUL vira e manda TRICOLOR ladeira abaixo
Já na Arena 5, o SÃO PAULO, de Max Monteiro, veio com tudo para cima do VILA BELMIRO, de Albertinho, abrindo logo o placar, parecendo que dessa vez o TRICOLOR DO SAMU iria acabar de vez com a sina de descer ladeira abaixo. 
Entretanto, a famosa BALEIA AZUL não se abalou e pôs os nervos no lugar e calmamente foi tomando conta da partida até conseguir a virada espetacular. O placar final de 2x1 não mostrou de todo o domínio do VILA BELMIRO, senhor de quase toda a partida.
RAPOSA DA JACOBINA e seu novo chapéu bota JIHAD para correr
Por sua vez, na Arena 2, o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, estreava com vitória sobre o JIHAD, de Bruno Aritana, outra equipe que voltava aos campos depois de longo afastamento. A equipe terrorista não intimidou em momento algum a RAPOSA DA JACOBINA e sofreu um verdadeiro bombardeio do ataque alemão cruzeirense, capitulando aos pés de OVERATH e UWE SEELER. Pelo que se viu, esses terroristas só fazem fumaça. Dizem alguns que os JIHADISTAS se impressionaram com o novo chapéu, muito lampeiro,  da RAPOSA DA JACOBINA.
MENGÃO deitou e rolou em cima do GAVIÃO DE MARANGUAPE
Também na Arena 2, o FLAMENGO, de Fernando Brito, foi outra equipe que estreou bem na competição, derrotando sem muitas dificuldades o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, por 2x0. O GAVIÃO DE MARANGUAPE se apresentou como se estivesse de ressaca e assim se tornou presa fácil do URUBU DO HOSPÍCIO.
Após levar sufoco, CHIVOS reagem e estragam festa TIMBU
No fecho da jornada, o NÁUTICO, de Abiud Gomes, surgiu com o time cor de rosa do Paris Saint Germain e foi logo dando as cartas, com um gol espetacular, marcado pelo lateral Maxwell. Durante todo o primeiro tempo, o TIMBU criou inúmeras chances para ampliar o marcador e, consequentemente, garantir o triunfo. Todavia, o DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes, que parecia derrotado, acordou no segundo tempo e mesmo ainda com sinais de sonolência, conseguiu chegar ao empate, dando cifras definitivas ao confronto. Tudo indica que a escrita vai continuar: "o que vale mais ao TIMBU, antes de vencer,  é não perder".  Os CHIVOS DO ANDREAZZA agradeceram penhoradamente.
A próxima rodada, prevista para o sábado, dia 5 de setembro, será considerada facultativa, devido ao feriadão da Semana da Pátria, mas as equipes que se fizerem presentes deverão realizar seus jogos, obedecendo à seguinte programação: 
JIHAD X VASCO DA GAMA
DEPORTIVO LARA X INTERNACIONAL
PORTO X GRÊMIO
CRUZEIRO X FLAMENGO
VILA BELMIRO X NÁUTICO.
As equipes da JUVENTUS, de Vandré Meneses e do SANTOS, de Adilson Ribeiro, solicitaram adiamento de seus jogos, sendo de pronto atendidos pela Comissão Organizadora do Campeonato.
A equipe do HÉRCULES, de José Hércules, também está com seus jogos adiados, por se encontrar licenciado até a primeira quinzena de setembro.
Portanto, faltam estrear no campeonato oficial as equipes do INTERNACIONAL, de Clóvis Sandes, do CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, da JUVENTUS, de Vandré Meneses e do HÉRCULES, de José Hércules.
Cabe ressaltar que os jogos da rodada inaugural foram realizados num clima total de harmonia, com muito entusiasmo e com muita emoção, deduzindo-se que a competição seguirá com muito brilho e com disputas acirradas. O botãobol, assim, dá uma clara demonstração de futebol de botão arte,  Viva o botão!

2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Amigo Abiud,
Ao que tudo indica teremos um campeonato de paz, este ano. O Náutico tem de pensar grande e vencer seus jogos, pois ficar na metade da tabela está mais para cabeça de lagartixa do que leão que domina a selva. O time do Timbú está sem folego, parecendo com o Internacional que no segundo tempo entrega o jogo.
Vamos reagir na próxima semana, caso contrário será a luta para permanecer no grupo de cima, com a possibilidade de ir para a turma do sofrimento.
Pensa grande, pois você é grande.
Abraço colorado gaúcho para sempre. Afinal, neste ano jogamos 21 vezes e repartimos tudo: 7 vitórias, 7 empates e 7 derrotas..... só no Brasileiro.

Abiud Gomes disse...

Amigão Sambaquy. O Timbu este ano está com a cabeça mais fria. Os dezesseis participantes são de paz e acredito que tudo deve transcorrer na mais perfeita ordem. Os campos ainda não foram de todo amaciados e os gols estão escassos. O Timbu chutou umas 10 bolas e só uma entrou, enquanto o adversário atacou umas quatro vezes e foi feliz em um arremesso. Talvez, para os próximos jogos eu entre com o time da AABB/Caxias do Sul, que vem tendo um bom aproveitamento nos treinos. Sábado, empatou com o São Paulo, gol de falta do zagueiro líbero Sambaquy, depois de um verdadeiro vareio no Tricolor do SAMU. É mole? Obrigado mais uma vez pela torcida. Vou caprichar. Abração daquele bem pernambucano.