Minha lista de blogs

domingo, julho 19, 2015

BALEIA AZUL BICAMPEÃ DO CHIFRONÉSIO

VILA BELMIRO ergue o troféu de bicampeão do Chifronésio
Minha gente, neste sábado, dia 18 de julho, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa esteve numa tarde maravilhosa com o encerramento do VI Torneio Chifronésio do Recife, com o VILA BELMIRO, de forma sensacional, conquistando o bicampeonato da competição mais tradicional do botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras).
A BALEIA AZUL atacava e a RAPOSA DA JACOBINA se defendia
A partida decisiva, que reuniu o VILA BELMIRO, a famosa BALEIA AZUL, de Albertinho  e o CRUZEIRO, a brilhante  RAPOSA DA JACOBINA, de Marcos Cardoso, traduziu toda a beleza do botãobol, com todos os ingredientes que tornam o jogo de botão tão emocionante.
Provocação estrelada antes do confronto
Antes da partida, a catimba correu solta e a RAPOSA, astuta como ela só, surge com um cartaz provocativo, enaltecendo o goleirão BOCA DE CACHORRO que durante muitos anos defendia o gol da BALEIA AZUL, mas que agora está fechando o gol cruzeirense, após ser permutado por ALBERTOSI,  famoso goleiro da RAPOSA. A rigor, essa foi a maior transação de goleiros, acontecida no botãobol.
RAPOSA DA JACOBINA segurando o 0x0
O CRUZEIRO, por ter melhor campanha, jogava com a vantagem do empate para chegar ao título. Se isso acontecesse, seria campeão, pelo segundo ano consecutivo. Já o VILA BELMIRO, teria que vencer ou vencer se quisesse também conquistar o título pela segunda vez. Como se sabe, a BALEIA AZUL foi a campeã do I Torneio Chifronésio do Recife, realizado no ano de 2006.
Com o regulamento debaixo do braço, o CRUZEIRO se segurou como pode e levou o 0x0 para o vestiário, no encerramento do primeiro tempo. Na segunda etapa, o panorama era o mesmo, com o VILA atacando e a RAPOSA se defendendo e bem dos ataques da BALEIA AZUL.
BALEIA AZUL partindo para engolir a RAPOSA DA JACOBINA
Mas, de tanto bater, o VILA BELMIRO aproveitou-se de um descuido e deu o bote fatal, engolindo a RAPOSA DA JACOBINA. Gol de Géo! Fim da partida e o VILA BELMIRO dá o grito de "É CAMPEÃO!".
Tão logo a partida foi encerrada, partiu-se para a solenidade de premiação e o VILA BELMIRO, num ambiente de alegria, abriu o sorriso e ergueu o troféu de campeão do VI Torneio Chifronésio do Recife.

Troféu de Vice campeão entregue ao CRUZEIRO
Ao CRUZEIRO, como vice campeão, também foi entregue o troféu, mas o que surpreendeu mesmo foi o VILA BELMIRO ter agraciado com um troféu o seu ex-goleiro BOCA DE CACHORRO, hoje, defendendo o gol estrelado. Que significado teria esse gesto? Investida da BALEIA AZUL para trazer de volta o paredão imbatível ou uma resposta à provocação da RAPOSA DA JACOBINA, antes da partida decisiva? 
Uma coisa é certa; a BALEIA AZUL riu por último. É bicampeã com todas as honras e sinais de respeito. Viva o VILA BELMIRO! Parabéns, Albertinho!
MENGÃO com os troféus de 3º lugar e artilheiro do Chifronésio
Na decisão do 3º lugar do Chifronésio,  com a ausência do GRÊMIO, de José Ribamar, o FLAMENGO, de Fernando Brito, foi declarado vencedor por WXO, atribuindo-se o escore de 1x0, em seu favor. Os gremistas, assim, ficaram com a 4ª colocação.
Além do troféu pelo 3º lugar, o MENGÃO, com o botão Tiago Saad, também fez jus ao prêmio de artilheiro da competição, com 5 gols marcados.
O troféu de melhor árbitro coube a ADILSON RIBEIRO, que não compareceu para receber seu prêmio, o que será feito na primeira oportunidade.
Já a REBARBA DO CHIFRONÉSIO, depois do "imbróglio" de sábado passado, os jogos, hoje realizados, foram disputados num clima de alta desportividade e competitividade.
PIRATAS DE MARANGUAPE seguram TIMBU e vão a fnal
De saída, o ORLANDO PIRATES, de Dinoraldo Gonçalves, fez valer a vantagem do empate e classificou-se para a final quando o confronto com o NÁUTICO, de Abiud Gomes, terminou sem que o placar fosse movimentado.
"Cabeça de Lagartixa" vai para o ORLANDO PIRATES (dir)
Na decisão da Rebarba do Chifronésio, para se saber quem levaria o troféu "Cabeça de Lagartixa", o DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes, já estava vibrando, pois a partida já caminhava para o finalzinho e o placar de 0x0 lhe daria o título, porém, o ORLANDO PIRATES, de Dinoraldo Gonçalves, não dava sinais de esmorecimento e sempre que podia, dava uma beliscadas nos CHIVOS DO ANDREAZZA.
ORLANDO PIRATES definiu a Rebarba ao apagar das luzes
E o confronto estava praticamente definido e o DEPORTIVO já pronto para gritar o "É CAMPEÃO", mas se esqueceu que no botãobol o jogo só acaba quando termina e no último instante da partida, eis que os PIRATAS DE MARANGUAPE, após a cobrança de um arremesso lateral, fazem um lançamento em profundidade e no exato instante do clássico aviso de chute a gol, o cronômetro é zerado e soa o alarme. Era o último lance da partida. Suspense geral. Se a bola entrasse seria gol e o ORLANDO PIRATES conquistaria a "cabeça de lagartixa". Se não convertesse, aí o caneco iria para o DEPORTIVO LARA.  Silêncio sepulcral. A tensão é terrível. A torcida na expectativa. Vem o chute de Matema, a bola entra no gol e o ORLANDO PIRATES vibra. É o "Cabeça de Lagartixa", o grande campeão da Rebarba do Chifronésio. Parabéns!
Comes e bebes de dar água na boca
Depois, rolou a festa e todos se fartaram com as iguarias preparadas por Cláudio Sandes, diretor social da APFM. Valeu! 
Agora é pensar no Campeonato Oficial de 2015, com início previsto para agosto. É mais uma guerra.
Viva o botão!





4 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Amigo Abiud,
Transmita meus cumprimentos aos vencedores do Chifronésio, nas duas etapas. E o Náutico acabou sem ser cabeça de lagartixa. O que está acontecendo com o Timbú. Pelo menos voltou a reinar a paz entre os homens.
Um grande abraço a todos os disputantes do Chifronésio.

Abiud Gomes disse...

É isso aí, Sambaquy, o Chifronesio terminou num clima de cordialidade, sem brigas e futricas. O Timbu não chegou lá! Teve que surfar muita onda e faltou-lhe fôlego. Vem aí o campeonato e vamos ver se o Velho Timbu se levanta e revive os tempos áureos. Abração pernambucano.

Paulo ramos disse...

Parabéns aos campeões, a justiça foi feita, o Lara fez de tudo para chegar a final, chegou mais não levou, a felicidade do Internacional é imensa, dado que o Orlando Pirates saiu com vencedor.

Parabéns também ao Grande Bi Campeão Vila Belmiro.

Saudações Coloradas.

Paulo Jiquiá.

Abiud Gomes disse...

É isso aí, Jiquiá, a oração foi feita com muita fé e os Chivos do Andreazza parece que provaram do próprio veneno. Aguardamos sua volta.