Minha lista de blogs

domingo, julho 12, 2015

CRUZEIRO X VILA BELMIRO FARÃO A GRANDE FINAL DO CHIFRONÉSIO

RAPOSA DA JACOBINA aguarda a hora do confronto
Minha gente, esse sábado, dia 11 de julho, teria tudo para ser maravilhoso, com os jogos da Fase Decisiva do VI Torneio Chifronésio do Recife, de botãobol (futebol de botão na verdadeira regra pernambucana, a rainha das regras), que culminou com a definição da partida final, marcando o fim da competição mais tradicional do botãobol.
A BALEIA AZUL também está na briga pelo bi do Chifronésio
Pela primeira vez, tanto VILA BELMIRO, de Albertinho, quanto o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, poderão conquistar o título pela segunda vez, sendo que a RAPOSA DA JACOBINA o faria de maneira consecutiva, visto ter sido campeã na última edição. Portanto, desse duelo sairá o grande campeão do VI TORNEIO CHIFRONÉSIO DO RECIFE.
MENGÃO apaga FOGÃO e partiu para a semifinal 
Iniciado os embates, pelas quartas-de-final, o FLAMENGO, de Fernando Brito, acabou com o favoritismo do BOTAFOGO, de Marcos Silva, que levava a vantagem do empate, por ter tido melhor desempenho na fase de classificação, derrotando-o por 1x0, com gol solitário, marcado pelo artilheiro da competição, Tiago Saad. O FOGÃO teve inúmeras oportunidades de igualar o marcador, mas desperdiçou todas elas. Já o MENGÃO, com esse resultado, manteve-se invicto na torneio e partiu para o jogo semifinal onde iria se cruzar com o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, que já se classificara no sábado passado, quando derrotou o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, por 2x1.
GRÊMIO derrota HÉRCULES e alimenta o sonho do título inédito
Na sequência, o GRÊMIO, de José Ribamar, na Arena 4, despachou o HÉRCULES, do ressacado José Hércules, impondo-se por 1x0, placar magro, mas suficiente para encaminhar o TRICOLOR IMORTAL para a semifinal.
BALEIA AZUL não dá bola para ZUMBIS de Zé do Caixão
Para isso, os Gremistas aguardaram o desfecho do confronto, envolvendo o VILA BELMIRO, de Albertinho e a surpreendente INTER DE MILÃO, do mago Clóvis Sandes, o Zé do Caixão, que terminou com a vitória suada da BALEIA AZUL, por 1x0. É bem verdade que os ZUMBIS praticamente não atacaram, esperando uma única bola para definir a partida. Não veio e assim o VILA BELMIRO chegou à semifinal.
RAPOSA esperta engole URUBU com uma só mordida
Na 1ª semifinal, CRUZEIRO X FLAMENGO, a RAPOSA DA JACOBINA, depois de suportar um tremendo assédio do URUBU do HOSPÍCIO, na primeira etapa da partida, saiu do sufoco e dominou completamente o segundo tempo, quando chegou ao gol único, através do ponteiro Zezé, que despachou o MENGÃO e colocou os ESTRELADOS na briga pelo bicampeonato do CHIFRONÉSIO.
BALEIA AZUL deitou e rolou nas águas gremistas
Na outra semifinal, o VILA BELMIRO, de Albertinho, depois de um primeiro tempo onde só fez se defender, partiu com gosto de gás na segunda etapa e fez o que bem entendeu com o GRÊMIO, de José Ribamar, chegando fácil aos 2x0, resultado que dá à BALEIA AZUL, também, o direito de brigar pelo bicampeonato do CHIFRONÉSIO. O VILA tentará repetir o grande feito, conquistado em 2006, na primeira edição desse tradicional torneio.
Portanto, no próximo sábado, dia 18 de julho, acontece o grande embate pela disputa do título de bi campeão do VI TORNEIO CHIFRONÉSIO DO RECIFE, com um significativo detalhe: não há favorito, se bem que o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, de acordo com o regulamento da competição, joga com a vantagem do empate, por ter melhor campanha.
Antes, deverá ser disputada a partida pela decisão do 3º lugar, envolvendo o GRÊMIO, de José Ribamar e o FLAMENGO, de Fernando Brito.
SACI comete o sacrilégio de atuar com o time do GRÊMIO
E como ficou a REBARBA DO CHIFRONÉSIO, na disputa pelo troféu 'Cabeça de Lagartixa"?
Não queiram nem imaginar! Se os jogos da Fase Decisiva do CHIFRONÉSIO foram de uma tranquilidade ímpar, o mesmo não se pode dizer dos da Rebarba. 
Tudo começou com o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, que avisara, dias antes, que estava se afastando de quaisquer competições da APFM, porém, nesse sábado, se fez presente à entidade e, mesmo tendo se desfeito do time de chifre, não resistiu ao botãobol e resolveu seguir no torneio.
De imediato, tomou de empréstimo (pasmem!) um time do GRÊMIO e partiu para o confronto com o SANTOS, de Adilson Ribeiro, triunfando por 3x2, resultado que levou o COLORADO para a semifinal, onde enfrentaria o DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes.
DEPORTIVO  fazia apenas que jogava a espera da hora do protesto 
O jogo teve início e notou-se logo o desinteresse dos CHIVOS DO ANDREAZZA que não mostraram nenhum entusiamo nos lances. O SACI, vendo o caminho fácil, chegou à vitória por 2x1 e parecia que iria para a final da Rebarba. Aí, a bomba estourou! O DEPORTIVO LARA, que não é nada bobo, viu que o COLORADO estava totalmente irregular, pois o time utilizado pelo INTERNACIONAL, originário do GRÊMIO, não fora registrado na APFM,
Feito o protesto, na súmula do jogo, o COLORADO se exasperou e não esperou nem pelo resultado do julgamento, chiando barbaridade.
O fato, bem analisado, mostra que o SACI feriu frontalmente o regulamento da competição, portanto, o DEPORTIVO LARA está, pode-se assim dizer, habilitado à final da Rebarba do Chifronésio.
A comissão do VI Chifronésio ainda vai apurar minuciosamente o fato e dará seu veredito, mas, de antemão, já se pode afirmar que o INTERNACIONAL está eliminado da Rebarba do Chifronésio.
PEIXE ainda conta com uma tênue luzinha no fim do túnel
A dúvida existente é se o time do SANTOS, de Adilson Ribeiro, que perdera a partida para o COLORADO, mas não atinou para a irregularidade do SACI, não fazendo constar na súmula do jogo, poderá ter essa partida anulada e consequentemente disputar a semifinal com o DEPORTIVO LARA, o que, convenhamos,  seria mais coerente.
Para que cada um se situe melhor, aí vai parte do texto do Regulamento do VI Torneio Chifronésio do Recife:
"Art. 11: Todos os botões deverão estar registrados na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa.
 § único: Caso haja nas equipes participantes botões registrados pertencentes a outros botonistas e que tenham sido cedidos por empréstimo, os mesmos somente deverão ter condições de jogo se tiverem pago à APFM a taxa de transferência, equivalente à de registro, devendo constar, para controle, no Boletim da APFM, a condição de emprestado. 
Art 13: Qualquer irregularidade que venha acontecer em alguma partida, somente será válida para efeito de julgamento pela comissão se constar na súmula do árbitro antes que seja entregue ao Delegado da Rodada. 
§ único: O relato da irregularidade deverá constar no verso da súmula, devidamente assinada pelo técnico da equipe envolvida na partida e que tenha observado a irregularidade e com o competente visto do árbitro da partida.".
Mais uma explicação: no tumulto que se gerou, o INTERNACIONAL rasgou a súmula do jogo, atirando para longe da sala de jogos.
TIMBU aguenta  pressão mas se livra do TRICOLOR DO SAMU
Apesar de tudo isso, ainda houve tempo para uma outra partida da Rebarba do Chifronésio, pela quarta de final, com a vitória do NÁUTICO, de Abiud Gomes, por 1x0, sobre o SÃO PAULO, de Max Monteiro, na Arena 1, com arbitragem de Marcos Cardoso. Nessa partida, tudo correu às mil maravilhas e o TIMBU agora deverá disputar no próximo sábado a semifinal contra o ORLANDO PIRATES, de Dinoraldo Gonçalves. O vencedor desse confronto deverá disputar o troféu 'Cabeça de Lagartixa" com o outro finalista, que sairá do "imbróglio". Quem será? CHIVOS ou PEIXE ? Aguardem o desfecho. 
Sábado, será o grande dia: decisão do Chifronésio; decisão da Rebarba do Chifronésio: Festa de Premiação. Haja paciência! Haja emoção! Viva o botão!




Um comentário:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Amigo Abiud,
Como não tenho nada a ver com o que ocorre no Botãobol, não vou me manifestar sobre o acontecimento desagradável. Comento somente que, com um grupo pequeno como o de vocês, todos já de idade madura, sem renovação aparente, perder um praticante é desagradável e irrecuperável.
Confesso que não curti a leitura desta semana, pois sou amante da paz e talvez, por essa razão, algumas vezes tenha levado na cabeça, pois para mim o futebol de mesa, além de um esporte é um lazer, feito para angariar amigos e jamais para perde-los.
Que a paz volte a reinar entre todos vocês.
Abração gaúcho e colorado.