Minha lista de blogs

domingo, junho 07, 2015

GOLS ESTÃO ESCASSOS NO CHIFRONÉSIO

Tentativa frustrada gremista de vencer a retranca de Zé do Caixão
Minha gente, está se tornando uma barra marcar gols no VI Torneio Chifronésio do Recife, competição de botãobol (futebol de botão na verdadeira regra pernambucana, a rainha das regras), promovida pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, que reúne catorze botonistas, divididos em dois grupos, valendo-se de seus times de botão de chifre, revivendo os melhores anos do jogo de botão.
Chutes e mais chutes e nada de gol
Para se ter uma ideia, no Grupo A já foram realizados quinze partidas e oito delas terminaram empatadas em 0x0. Nas outras sete partidas, o maior escore foi o empate em 1x1, ocorrido apenas em uma única oportunidade. Nos demais seis confrontos, vitórias por magérrimos 1x0. A baixíssima média de 0,6 gols por partida já diz tudo.
Ressalte-se que o fenômeno não é decorrente de faltas de ações ofensivas. Muito pelo contrário, pois em todas as partidas o que mais se vê são arremessos a gol, porém, o que deu para observar é que as novas arenas, com suas superfícies ásperas, fazem com que os botões na hora crucial do chute a gol, quando a palheta é pressionada, levanta uma "boca", não pegando a bola na sua parte mais baixa e com isso os chutes em sua maioria saem rasteiros, sem muita precisão.
Ontem, nesse sábado, dia 6 de junho, pelo Grupo A, todos os  quatro jogos realizados, terminaram empatados, sendo que em três deles o placar não se movimentou e apenas em um houve a alegria do gol, no empate em 1x1. Aleluia! 
 BALEIA AZUL também martela mas nada consegue
De início, na Arena 1,  o BOTAFOGO, de Marcos Silva, teve pela frente o VILA BELMIRO, de Albertinho e até pênalti foi desperdiçado. As chances foram muitas, mas os chutes todos saíram descalibrados. O escore não poderia ser outro: 0x0. O FOGÃO ainda segue na liderança, enquanto que a BALEIA AZUL vai ter que lutar muito para conseguir a classificação para o 2º e decisivo turno.
ORLANDO PIRATES X VILA BELMIRO em outro jogo OxO
Na sequência, o VILA BELMIRO adentrou à Arena 2 e enfrentou o ORLANDO PIRATES, de Dinoraldo Gonçalves e o placar também não se mexeu. As equipes abusaram de perder oportunidades de golear e o 0x0 chegou a ser um bom resultado para ambas.
Aleluia! Aleluia! A rede balança dessa vez. 
Mais tarde, chegou a vez do ORLANDO PIRATES, de Dinoraldo Gonçalves, na própria Arena 2, medir forças com o SANTOS, de Adilson Ribeiro e, nesse confronto, pelo menos as redes balançaram, com a partida terminada empatada em 1x1. Os PIRATAS DE MARANGUAPE  abriram o placar no primeiro tempo, mas, quase na final da etapa, o PEIXE foi lá e pimba! Gol de empate do SANTOS! Resultado justo.
CORINGÃO não dobra HÉRCULES e fica no empate 
Fechando a jornada do Grupo A, o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, na Arena 1, empatou em 0x0 com o HÉRCULES, de José Hércules, em outro confronto onde as equipes perderam inúmeras oportunidades de chegar ao gol. Confronto equilibradíssimo, bastante disputado.
O CORINGÃO, juntamente com BOTAFOGO e ORLANDO PIRATES, após cinco rodadas, continua ínvicto na competição.
Já no Grupo B, dos treze confrontos já realizados, apenas em dois deles a rede não balançou, o que parece demonstrar que as equipes estão melhores adaptadas às arenas, pois apresenta uma razoável média de 2,38 gols por partida.
GRÊMIO não se entrega e arranca empate no final
Dois jogos foram realizados, ambos com a participação do GRÊMIO, de José Ribamar, que se apresentava com o cartel de líder invicto e com 100% de aproveitamento. 
De saída, o TRICOLOR IMORTAL, na Arena 4, enfrentou o FLAMENGO, de Fernando Brito, numa partida bem disputada com lances emocionantes. Os MOSQUETEIROS foram surpreendidos pelo MENGÃO no comecinho da partida, mas lutaram até o fim e chegaram quase que no apagar das luzes ao empate. Continuou invicto mas os 100% de aproveitamento já eram.  Bela partida!
E o cabacinho do GRÊMIO voou, voou, voou!
Depois, na ARENA 5, o GRÊMIO foi tentar se livrar das forças do Mal de ZÉ DO CAIXÃO, enfrentando a INTER DE MILÃO, de Clóvis Sandes, "o Bruxo" e não teve vida fácil, se perdendo no emaranhado da rede de catacumbas italianas. Na penumbra, sob uivos e gemidos, ZÉ DO CAIXÃO botou para correr os MOSQUETEIROS e acabou de vez com a invencibilidade gremista. Os ZUMBIS permanecem imbatíveis e já estão no G-4. Valeu a super retranca de ZÉ DO CAIXÃO.
Lá longe, no Balneário Camboriú, o mago do botão, o Colorado SAMBAQUY, vai dar pulos de alegria. Adivinhem! Por que será?
Após a realização das partidas da programação desse sábado, o GRUPO A apresenta, pela ordem, as equipes do BOTAFOGO, CORINTHIANS, VILA BELMIRO e ORLANDO PIRATES, ocupando o G-4, mas SANTOS e HÉRCULES ainda têm chances de chegar lá em cima. Já o SÃO PAULO vai ter que rezar muito a espera de um milagre.
No GRUPO B, GRÊMIO, FLAMENGO, INTER DE MILÃO e DEPORTIVO LARA, estão na zona de classificação, mas NÁUTICO e CRUZEIRO podem chegar lá. Por sua vez, o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, vai ter que apelar para os deuses do botãobol. Tá ruço para o SACI. O cheiro da REBARBA DO CHIFRONÉSIO está cada vez mais forte. Será que o COLORADO vai para a disputa da "Cabeça de Lagartixa"
Sábado, dia 13 de junho, tem mais. Aguardem! Viva o botão!

2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Amigo Abiud,
a sorte do Grêmio acabou ai e aqui. Mas, o Inter do Jiquiá, não me deixa feliz ainda, pois sei que ele não se dá bem com os botões de chifre. Ele joga muito melhor com outro tipo de botão. E O Timbú joga quando... Mais uma semana sem jogar. Vai acabar tendo de jogar diversas partidas num mesmo dia. E as mesas são do mesmo material que as antigas, é a minha pergunta. Se for aglomerado, como as de 12 toques é bucha, pois são ásperas. As mesas da Regra Brasileira são super lisas e os botões jamais levantam, fazendo bocas, na hora de chute ao gol. Este deve ser o problema que vocês estão enfrentando. A mudança do material das mesas, faz com que os padrões de vocês devam ser modificados. Estou chutando, pois imagino que os materiais das mesas velhas e das novas sejam diferentes.
Vamos esperar para ver quem vai ser cabeça de lagartixa.
Abração gaúcho e colorado.

Abiud Gomes disse...

Amigão Sambaquy. Diferentemente da regra brasileira, o botãobol utiliza-se de bola esférica de borracha e os botões têm, em média, ângulo 21°, daí a bola subir quando os campos são mais lisos. A madeira dos novos campos é ligeiramente diferente da dos campos antigos. Os velhos campos eram aglomerados de 10mm, enquanto os atuais têm 18mm de espessura e a superfície é mais áspera. Creio, com a vivência que tenho, quando os campos estiverem mais jogados, iremos melhorar nossas performances e os gols acontecerão. Quanto ao Timbu, vou no sábado realizar meu jogo atrasado com o Cruzeiro, que faltou neste sábado e, depois, pego o Deportivo Lara. Caso tenha sucesso (2 vitórias) já carimbo o passaporte para o 2º turno e me livro da cabeça de lagartixa. Vamos ver o que vai acontecer. Um forte abraço, bem pernambucano, com muita canjica, pamonha, pé-de-moleque, forró e São João.