Minha lista de blogs

sábado, março 15, 2014

BOTAFOGO FAZ A FESTA NO ANIVERSÁRIO DA APFM

FOGÃO grande campeão do Torneio de Aniversário da APFM
Minha gente, neste sábado, dia 15 de Março, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa comemorou com muito botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras) o seu 12º aniversário de fundação e o grande destaque coube ao BOTAFOGO, de Marcos Silva, que conquistou brilhantemente a competição ao derrotar por 1x0, na final, a equipe Fórmula Um do SANTOS, de Adilson Ribeiro, no seu retorno às mesas de botãobol.
Treze equipes participaram da competição, na fórmula mata-mata e, como novidade, as bolas coloridas que serão utilizadas no Torneio Copa do Mundo de Botãobol, que será realizado no próximo mês de abril.
BALEIA AZUL agora está vendo tudo
Abrindo a competição, o VILA BELMIRO, de Albertinho, não encontrou dificuldades e,  já com uma visão mais apurada, chegou fácil aos 2x0, eliminando o HÉRCULES, de José Hércules, do Torneio.
PEIXE faz COXA BRANCA de petisco
Na sequência, o SANTOS, de Adilson Ribeiro, fazia sua estreia, enfrentando o CORITIBA, de Cláudio Sandes e nessa sua volta às mesas conquistou sua primeira vitória oficial no ano de 2014, impondo-se por 2x1 sobre o COXA BRANCA. A famosa equipe Fórmula 1 peixeira já mostrava a sua cara.
URUBU se dá mal com o GAVIÃO DE MARANGUAPE
No terceiro confronto, o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, despachou o FLAMENGO, de Fernando Brito, derrotando-o por 1x0, com o URUBU chiando barbaridade, reclamando horrores da "fuleco", a famosa bola colorida, comparando-a à JABULANI, de saudosa memória.
SACI usou e abusou dos PAPANGUS da Vecchia Signora
Depois, foi a vez do INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, aplicar a primeira goleada do torneio, massacrando a JUVENTUS, de Vandré Meneses, com o placar chegando aos 5x0, porém, mesmo assim, o COLORADO foi outro que chiou demais, reclamando muito da "fuleco". Por sua vez, os Papangus da Vecchia Signora continuam devendo uma boa apresentação. Só se vê lapada!
TIMBU cortou o barato da RAPOSA DA JACOBINA
Já o clássico envolvendo NÁUTICO, de Abiud Gomes e CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, terminou com a vitória TIMBU, por 2x1, botando assim a RAPOSA DA JACOBINA fora da festa de aniversário.
FOGÃO faz TRICOLOR DO SAMU descer ladeira abaixo
No fecho da primeira fase, o BOTAFOGO, de Marcos Silva, dava início à jornada vitoriosa, vencendo o SÃO PAULO, de Max Monteiro, por 4x2, classificando-se para a fase seguinte, enquanto o TRICOLOR DO SAMU descia desembestado a ladeira para não mais voltar.
BALEIA AZUL pinta e borda com a ÁGUIA ROMANA
Veio a segunda fase e a LÁZIO, de João Paulo Fofão, incandeou-se com os holofotes do VILA BELMIRO, de Albertinho e sucumbiu por 5x0. A BALEIA AZUL esguichou na ÁGUIA ROMANA que voou para bem longe da APFM.
Jogo parelho se decide nos pênaltis
No mesmo instante, acontecia o embate envolvendo o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves e o SANTOS, de Adilson Ribeiro, que terminou empatado no tempo regulamentar em 2x2, indo a decisão para as cobranças de pênaltis e aí o PEIXE mostrou toda a categoria, convertendo três penalidades, enquanto o GAVIÃO DE MARANGUAPE não acertava nenhuma.
TIMBU acaba com a escrita colorada e bate SACI
Logo após, o NÁUTICO, de Abiud Gomes, acabou com a peitica e venceu o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, por 3x1, reabilitando-se assim dos últimos insucessos diante do COLORADO. O NÁUTICO ofereceu o triunfo ao grande ADAUTO CELSO SAMBAQUY,  gaúcho-catarinense, colorado ferrenho,  mas grande incentivador do TIMBU.
Encerrando a segunda fase, o BOTAFOGO, de Marcos Silva, nem precisou entrar em campo, pois seu adversário, o VILA BELMIRO, de Albertinho, teve que abandonar a competição, indo assim direto para a final, bastando tão somente esperar pelo resultado do duelo SANTOS X NÁUTICO.
Só deu porteira fechada e mais uma decisão nos pênaltis
No clássico da retranca, não poderia ser outro o resultado: 0x0 ao fim do tempo regulamentar, indo a decisão novamente para a cobrança de pênaltis. Mais uma vez, o PEIXE mostrou toda a competência, convertendo três penalidades em quatro cobranças, enquanto que o TIMBU, quis esnobar, utilizando-se da "paradinha", mas quebrou a cara, só conseguindo converter um mísero pênalti e deu adeus ao título, tendo que se contentar com mais um terceiro lugar.
PEIXE fisgado no finzinho é torrado pelo FOGÃO
Na partida decisiva do torneio, o SANTOS, de Adilson Ribeiro, chegou a cozinhar o jogo durante a maior parte do tempo, não dando quase nenhuma chance ao BOTAFOGO, de Marcos Silva. A equipe Fórmula Um do PEIXE parecia que queria levar a decisão para as cobranças de pênaltis, pois não arriscava  chutes a gol, nem dava brecha para que o FOGÃO entrasse na sua zona de defesa.
Bem próximo do final da partida, eis que o PEIXE dá uma derrapagem e esse erro foi fatal, permitindo que o FOGÃO chegasse ao gol santista, sagrando-se campeão, com todos os méritos, do Torneio em comemoração do 12º Aniversário da APFM.  Parabéns à Marcos Silva, pelo segundo título conquistado em 2014. Parabéns à APFM pelo 12º aniversário de fundação. Valeu a festa! Agora, a ordem é a preparação para a maior competição da entidade, o TORNEIO COPA DO MUNDO DE BOTÃOBOL, que está marcado para o mês de abril, debaixo de grande expectativa. Viva o botão.

4 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meu amigo Abiud,
parabéns pelos 12 anos de intensa atividade na Rainha das Regras. E o Timbú despachou o meu Inter e ainda me dedica a vitória. Vou acabar sendo expulso do quadro de associados do S. C. Internacional. E mais um terceiro lugar. Ai só tem feras e o Botafogo deveria servir de exemplo ao original carioca. Parabéns a todos vocês por mais uma festa de futebol de botão. Assim é que se consegue unir um grupo em torno de um ideal.
Abração gaúcho/catarinense/colorado e timbú no botãobol.

Abiud Gomes disse...

Amigão Sambaquy
O Timbu quase chega lá, mas fui dar uma esnobada nos pênaltis e sobrei. Fiquei feliz com o 3º lugar e agora vamos reunir forças para fazermos uma Copa do Mundo, melhor que as anteriores. Até agora, nenhum botonista conseguiu ganhar 2 copas. Quem mais se aproximou fui eu com uma Copa (1966) e dois vices (2002 e 2006).
Vamos ver no que vai dar. Devo ir de Uruguai. Vou querer sua torcida. Abração pernambucano.

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Já que somos vizinhos dos uruguaios, vamos torcer pelo sucesso na conquista.
Eu já fui de Chile, Suécia,Paraguai e Nigéria e só consegui um quarto lugar com a Suécia. Boa sorte com los hermanos.

Abiud Gomes disse...

É isso aí, Sambaquy. Fico lisonjeado com o apoio e vou tentar chegar lá, repetindo o bem distante ano de 1966, quando fui campeão do mundo com a Celeste Olímpica. Depois, vieram dois vices (Uruguai e França). Nessa última, não dei sorte. Vamos à luta e encarnar o espírito de Obdúlio Varela. Abração pernambucano.