Minha lista de blogs

domingo, fevereiro 16, 2014

FINAL DE TEMPORADA NO BOTÃOBOL

AGA, a grande campeã da Temporada de 2013 da APFM
Minha gente, o botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras), nesse sábado, dia 15 de fevereiro, deu por encerrada a temporada de 2013, com os jogos finais do campeonato oficial, em disputa do Troféu RENÉ CÉZAR, que no sábado anterior havia sido conquistado, brilhantemente, pela AGA, de Humberto Securão, após se sagrar campeã do 2º Turno/Série Ouro, sem a necessidade de jogo extra, visto que também já havia vencido o Turno de Classificação.
Os seis jogos realizados, hoje, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, serviram de fecho do 2º Turno/Série Ouro e também para definição do posicionamento das equipes na classificação geral da competição.

RAPOSA DA JACOBINA é mais esperta que SACI
De saída, o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, num jogo sensacional, no Brasília Stadium, triunfou sobre o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, com o placar acusando a vitória da RAPOSA DA JACOBINA para cima do SACI, por 5x4. Era gol lá e gol cá.
Raposa da Jacobina X Baleia Azul: eita, jogo amarrado
Depois, no Hércules Stadium, o CRUZEIRO teve pela frente o VILA BELMIRO, de Albertinho, vice campeão geral e aí o confronto foi totalmente diferente, com as equipes jogando retrancadas, segurando a bola, amarrando o jogo, com raríssimos chutes a gol. Não podia ser outro o resultado: empate em 1x1, que tirou a BALEIA AZUL da posição de vice campeã do 2º Turno/Série Ouro, levando-a para o 3º lugar, suplantada pelo FLAMENGO, de Fernando Brito, que ao derrotar o CORITIBA, de Cláudio Sandes, por 5x3, no Estádio Timbuzão, ultrapassou o VILA BELMIRO na contagem de pontos e também afastou a RAPOSA DA JACOBINA, que entrara com o firme propósito de chegar aos 100% na jornada.
 
 MENGÃO vence COXA e fatura o troféu de vice da Ouro
O URUBU matou dois coelhos com uma só cajadada e vai ter direito ao troféu de vice campeão do 2º Turno, de forma merecida.
 Raposa da Jacobina abate Gavião de Maranguape
Já o CRUZEIRO teve que se contentar com o 4º lugar geral, mesmo conquistando mais uma vitória, dessa vez diante do PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, por 2x1, no Estádio Timbuzão,  logo após o GAVIÃO DE MARANGUAPE ter derrotado o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, no Estádio do Caxinguelê, em espetacular virada, por 4x3, num jogo que parecia ser fácil para o COLORADO, que foi logo abrindo vantagem, chegando aos 3x1, no fim do primeiro tempo. 
GAVIÃO voa alto e vira para cima do SACI
Na segunda etapa, o PORTO se ajustou e começou a reagir, desestabilizando o SACI, que não mais se encontrou em campo.
TIMBU não toma jeito e se ferra no FOGÃO
Encerrando a jornada, o NÁUTICO, de Abiud Gomes, chegou à sua quinta derrota consecutiva no 2º Turno/Série Ouro, perdendo para o BOTAFOGO, de Marcos Silva, por 3x1, no Estádio da Toca da Raposa, ficando na penúltima colocação no turno, porém, graças à boa performance do 1º Turno, terminou em 5º lugar na Classificação Geral do Campeonato. Com os três gols sofridos, também deixou de ter a melhor defesa da competição, perdendo a medalha para o VILA BELMIRO e para o FLAMENGO, que sofreram um gol a menos que o TIMBU. Foi de mal a pior o alvirrubro da Torre, nem de longe parecendo aquela temível equipe do Turno de Classificação. Por pouco não fica de posse da lanterna da Série Ouro, o que serviria de "gréia" para as demais equipes que já entoavam: "JOGAR NA OURO, PRÁ GANHAR O QUÊ? UMA LANTERNINHA E MUITA LAPADA!". Ainda bem que o COXA BRANCA livrou o TIMBU do vexame.
Eis alguns dados importantes do campeonato:
Campeão: AGA, de Humberto Securão (TROFÉU RENÉ CÉZAR);
Vice-campeão geral: VILA BELMIRO, de Albertinho;
3º lugar geral: FLAMENGO, de Fernando Brito;
4º lugar geral: CRUZEIRO, de Marcos Cardoso;
Do 5º ao 9º lugar geral, pela ordem: NÁUTICO, de Abiud Gomes; BOTAFOGO, de Marcos Silva; INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá; PORTO, de Dinoraldo Gonçalves; CORITIBA, de Cláudio Sandes.
Artilheiro do campeonato: DEL PIERO, do BOTAFOGO, com 32 gols assinalados;
Melhor árbitro: FERNANDO BRITO.
Melhor ataque: INTERNACIONAL, com 91 gols;
Melhor defesa: FLAMENGO e VILA BELMIRO, com 37 gols sofridos, cada.
Campeão do 2º Turno/Série Prata: SÃO PAULO, de Max Monteiro.
Vice-campeão do 2º Turno/Série Prata: CORINTHIANS, de Adriano Oliveira.
Artilheiro do 2º Turno/Série Prata: RAMI, do SÃO PAULO, com 14 gols. 
A festa de premiação acontecerá no sábado, 8 de março, juntamente, quando será realizado o célebre Torneio do Ranking, que abre a temporada de botãobol de 2014.
Até lá, as equipes entram na pré-temporada, também com as atenções voltadas para a COPA DO MUNDO DE BOTÃOBOL, prevista para 5 de abril, quando será realizada a rodada inaugural do tradicional torneio. É grande a expectativa, notadamente por se saber que as coloridas bolas "fuleco" serão usadas em toda a competição. Vai ser uma beleza. Viva o botão!

3 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Amigo Abiud,
Acredito que o pé-frio sou eu, pois torci pelo seu sucesso nesse campeonato e você quase acaba na lanterna do turno... Mas, com a certeza de ter feito um exc elente trabalho na condução de mais esse campeonato. Parabéns a todos os grandes botonistas da Rainha das Regras, pois ai é briga de cachorro grande. Ninguém é imbatível, quando menos se espera surge um nome que conquista o título.
Um abração gaucho/catarinense/colorado.

Abiud Gomes disse...

Amigão, Sambaquy, fico grato pela torcida, mas ainda não foi dessa vez que o Timbu subiu ao pódio. O Náutico sempre foi absoluto em torneios de tiro curto, daí continuar como o 1º do Ranking Geral da APFM, porém, vem sendo ameaçado bem de perto pelas feras do botãobol. Abração pernambucano.

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Amigo ABIUD,
Carnaval em Pernambuco é sagrado... Duas semanas sem escrever na Marreta...
É muita folga. Pelo menos vai treinar para fazer bonito no próximo campeonato.
Bom carnaval com nmuito frevo no pé...
Abração gaúcho/catarinense e colorado.