Minha lista de blogs

domingo, outubro 06, 2013

A FERA MATUTA RETOMA A LIDERANÇA NO BOTÃOBOL


AGA, a FERA MATUTA continua solta
É isso aí, minha gente, que se deslumbra com esse maravilhoso e mágico botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras) e que também acompanha o desenrolar do Campeonato Oficial de 2013, promovido pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, que neste sábado, dia 5 de outubro, realizou dez sensacionais partidas do turno de classificação, cabendo destaque a performance da AGA, de Humberto Securão, que com três brilhantes triunfos reassumiu a liderança da competição, mantendo a invencibilidade. A Fera Matuta voltou com tudo e não vê mais ninguém à sua frente.

A Divisão Panzer não deteve a Fera Matuta
 
Logo na abertura da jornada, a AGA foi até o Estádio da Toca da Raposa e sobrepujou ao BAYERN, de Demil Gomes, derrotando a enferrujada DIVISÃO PANZER DO IPSEP, impondo o placar de 3x0, conquistado de forma tranquila, sem sofrer ameaças.

Coxa Branca foi devorada pela Fera Matuta
Na sequência, partiu para o Estádio do Vaco-Vaco, para enfentar o CORITIBA, de Cláudio Sandes, que esteve ausente algumas semanas dos campos da APFM e, depois de um primeiro tempo amarrado, com o COXA mantendo de todo o jeito a posse bola, o escore, naquela hora,  não poderia ser outro: 0x0.
No segundo tempo, a FERA MATUTA despertou e foi logo abrindo o placar, obrigando o CORITIBA a sair para o jogo, o que lhe foi fatal, com um  gol  atrás do outro, fechando a partida em 6x1. A Fera Matuta estraçalhou o Coxa.

Até o Timbu comeu da banda podre com a Fera
Encerrando a maratona de jogos, a AGA teve pela frente, no Estádio Timbuzão, a representação do NÁUTICO, de Abiud Gomes, num jogo tenso, medido, com poucas jogadas ofensivas. Mesmo assim, após falhar no ataque, o TIMBU perdeu a posse de bola, do que se aproveitou a AGA para lançar-se ao contra-ataque, culminando com a abertura do placar, mas o jogo continuou amarrado até o fim do primeiro tempo. Veio a segunda etapa e a FERA MATUTA mostrou-se astuta e foi logo marcando o segundo gol, sem chances de defesa do TIMBU, passando a administrar a vantagem de 2x0, em que pese algumas tentativas alvirrubras que, no entanto, não obteve nenhum sucesso. Estava consolidada a terceira vitória da AGA e, consequentemente, a retomada da liderança do Turno de Classificação, permanecendo invícto na competição.

Raposa da Jacobina livra-se da Divisão Panzer do Ipsep
Enquanto isso, o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, venceu ao BAYERN, de Demil Santos, no Hércules Stadium, por 2x1, num jogo que parecia fácil para a RAPOSA DA JACOBINA, mas que quase se complica face às inúmeras oportunidades perdidas pelos estrelados, dando sopa demais para o azar.
Ainda bem que a DIVISÃO PANZER não é mais aquela, pois, se fosse...

Baleia Azul mata a Águia Romana
Por sua vez, o VILA BELMIRO, de Albertinho, mesmo perdendo a liderañça para a AGA, venceu com certa facilidade, sem muito empenho, à LÁZIO, de João Paulo Fofão, por 2x0, no Estádio do Caxinguelê. A BALEIA AZUL segue na cola da AGA, esperando tão somente um vacilo da FERA MATUTA para assim abiscoitar o título de campeão do 1º Turno. É dificil, mas não impossível!

Urubu do Hospício voou alto sobre o Porto
Quem também se deu bem, com dois triunfos significativos, foi o FLAMENGO, de Fernando Brito, vencendo com muita categoria o CORITIBA, de Cláudio Sandes, por 4x2, no Hércules Stadium e aplicando uma sonora goleada de 6x1 no PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, consolidando-se, cada vez mais no G-9 (Grupo das nove melhores equipes na tábua de classificação, com vistas ao 2º Turno/Série Ouro).

Endiabrado Saci  tripudia com a Vecchia Signora
Já o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, teve vida fácil no Estádio da  Toca da Raposa, goleando a JUVENTUS, de Vandré Meneses, até então detentora da melhor defesa da competição, por 4x1, resultado que faz o SACI se firmar mais ainda no G-9, enquanto que a VECCHIA SIGNORA vai se sacramentando na Z-7, a indesejada Zona da Prata (Os sete piores times na tábua de classificação e que irão compor o 2º Turno/Série Prata).

Vecchia Signora não sabe a lição e se ferra
A JUVENTUS, de Vandré Meneses, também não foi feliz no seu encontro com o ABC, de Matheus Tiné e caiu pelo placar mínimo. A VECCHIA SIGNORA além de não saber  fazer o dever de casa, não leu a cartilha, enquanto que o time das primeiras letras vai mostrando que vem aprendendo e bem as lições do botãobol. Vai longe o menino!

Coringão atropela o Tricolor do SAMU
No fecho da jornada, o SÃO PAULO, de Max Monteiro, vem desembestado,  descendo com tudo a ladeira,  já quase atolado na Zona da Prata. Dessa vez, frente ao CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, não teve perdão, levando uma chacoalhada de 3x0. O CORINGÃO apertou o TRICOLOR DO SAMU com duas parafusadas, refrescadas com  Split. Tava demais!
Agora, o G-9, pela ordem, segue assim: AGA, VILA BELMIRO, CRUZEIRO, BOTAFOGO, NÁUTICO, INTERNACIONAL,  PORTO, FLAMENGO e CORITIBA.
Na zona da Prata, figuram, também pela ordem: CORINTHIANS, SÃO PAULO, HÉRCULES, ABC, JUVENTUS, BAYERN e LÁZIO.
Com o feriado do dia 12 de Outubro, dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, a APFM resolveu adiar a rodada para o sábado subsequente, dia 19 de outubro, porém, estará em pleno funcionamento para treinos e partidas amistosas. O botãobol não para. Viva o botão!

2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meu amigo Abiud.
A cada nova semana as emoções são diferentes. AGA está mesmo impossível. Não quer largar a liderança e nem perdoa o Timbú, tocando 2 x 0. Deve estar empolgante essa classificação para o G-9, e bastante triste a Z-7 para oq eu não conseguem reabilitação. O bonito do futebol de mesa é isso. Tem dia que tudo dá certo e ninguém consegue parar a gente, mas também tem dia que nem é bom levantar da cama...
Um abração gaúcho/catarinense a todos os amigos pernambucanos que praticam a rainha das regras.

Abiud Gomes disse...

É isso aí, amigão Sambaquy, o botãobol é mesmo empolgante e aqui é uma cobra engolindo a outra.O campeão do 1º turno já se garante na final, mas na Série Ouro/2º Turno, a coisa fica mais feia ainda. Haja emoção! O pessoal aqui do botãobol agradece e retribui com um abração pernambucano, com muito sol e muita praia.