Minha lista de blogs

sábado, março 09, 2013

V CHIFRONÉSIO DO RECIFE CHEIO DE NOVIDADES



APFM com seus botonistas em plena atividade
É isso aí, minha gente! Sábado, dia 16 de março, começa o maior torneio de botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras), exclusivamente com times de botões de chifres de boi, revivendo uma era romântica do jogo de botão e apresentando, este ano,  como novidade a presença já confirmada do grande botonista Humberto Securão, há muito tempo afastado das competições oficiais da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, que por certo dará uma brilho especial ao evento, com sua lendária AGA, de tantas conquistas.
Alexandre Freitas dando aquele grau no Itacuruba
Também surgem como novidades, os times do Itacuruba, palhetado por Alexandre Freitas, o Gordinho da Paulista e o Galatassaray, de João Paulo Fofão, que estiveram longe dos campos da APFM, mas que retornam com vontade férrea e prometem muita luta e disposição.
Para quem não sabe, o Chifronésio é disputado com as equipes distribuídas em dois grupos distintos, classificando-se para a 2ª Fase as quatro melhores equipes de cada grupo. Os demais times irão formar a Rebarba do Chifronésio, uma espécie de fase de consolação, mantendo assim todos os botonistas em atividade.
Como se vê, os jogos da 1ª Fase vão se tornar verdadeiras batalhas, com as esquadras lutando com unhas e dentes para permanecerem no G-4.
Vila Belmiro(dir) num tête a tête com o Cruzeiro
Para se ter uma idéia, até agora, nos quatro chifronésios realizados, ninguém conseguiu o título por duas vezes consecutivas ou não. Vila Belmiro, de Albertinho, Botafogo, de Marcos Silva, Chelsea, de Hugo Alexandre e Santos, de Adilson Ribeiro, cada um deles, distintamente,  já teve a honra de erguer o troféu e entoar o grito de: é campeão!
Está difícil fazer qualquer prognóstico, pois todas as equipes vêm fazendo exaustivos treinamentos, com excelentes resultados.
AGA, de Humberto, treina forte com o Colorado, de Paulo Jiquiá
Neste sábado, dia 9 de março, o que se viu na APFM foi a ocupação de todos os campos, com os times se exibindo com os botões de chifre, praticamente sem descanso.
Galatassaray, de Fofão, encara o Mengão, de Fernando Esperma
Lá estavam Vila Belmiro, de Albertinho; Cruzeiro, de Marcos Cardoso; Náutico, de Abiud Gomes; Itacuruba, de Alexandre Freitas; Juventus, de Vandré Meneses; Corinthians, de Adriano Oliveira; Hércules, de José Hércules; São Paulo, de Max Monteiro; Galatassaray, de Fofão; Ypiranga, de Clóvis Sandes; Flamengo, de Fernando Esperma; AGA, de Humberto Securão; Botafogo, de Marcos Silva; Coritiba, de Cláudio Sandes; Internacional, de Paulo Jiquiá.
Apenas três botonistas, por motivos extras, não estiveram na APFM para se exercitarem: Chelsea, do universitário Hugo Alexandre; Santos, de Adilson Ribeiro e Orlando Pirates, o novo time de Dinoraldo Gonçalves, mas já afiançaram que estarão prontos na abertura do V Torneio Chifronésio do Recife.
O regulamento já está aprovado e  a ordem geral  é aguardar, para ver o que acontece. A única  certeza que se tem é que não vai haver moleza. Vai ser uma cobra engolindo a outra. Vem muito chumbo grosso pela frente!
Isso tudo é a beleza do botãobol, com toda a magia e emoção. É o botão-arte em toda sua plenitude, com belos times e jogos maravilhosos. Viva o botão!




2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Amigo Abiud,
Pelas fotos o Jiquiá esteve por ai treinando com o AGA. Não foi citada a sua presença entre os que estão se preparando para mais esse sensacional torneio de Botãobol.
Será perseguição ao Campeão de Tudo, o imbatível Paulo Jiquiá do Colorado?
Um abração gaúcho/catarinense

Abiud Gomes disse...

Meu caro Sambaquy. Obrigado pela observação. Feita a correção e fique tranquilo que seu Colorado vai estar firme no V Chifronésio. Abração!