Minha lista de blogs

sábado, março 16, 2013

COMEÇA A GUERRA DO V CHIFRONÉSIO DO RECIFE

 
HÉRCULES e HUMBERTO prontos para o CHIFRONÉSIO
É isso aí, minha gente desse mundo mágico, fantástico e maravilhoso do botãobol, que aguarda com interesse ímpar os resultados dos jogos que, neste sábado, dia 16 de março, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa,  abriram o V Torneio Chifronésio do Recife, a maior competição de botãobol, constituída, exclusivamente,  de times de botões de chifres, relembrando os tempos românticos do botãobol (futebol de botão na regra pernambuana, a rainha das regras, o verdadeiro botão-arte).
Se inscreveram para o evento 16 equipes que foram distribuidas em dois grupos distintos, equitativamente, obdecendo-se à ordem de posicionamento dos botonistas no ranking geral da APFM.
Assim sendo, formam o Grupo A, as seguintes esquadras:
NÁUTICO, de ABIUD GOMES;
VILA BELMIRO, de ALBERTINHO;
INTERNACIONAL, de PAULO JIQUIÁ
CRUZEIRO, de MARCOS CARDOSO;
ORLANDO PIRATES, de DINORALDO;
CORINTHIANS, de ADRIANO OLIVEIRA;
JUVENTUS, de VANDRÉ MENESES;
ITACURUBA, de ALEXANDRE FREITAS.

 
Por sua vez, foram dispostos no Grupo B, os seguintes times:
BOTAFOGO, de MARCOS SILVA;
SANTOS, de ADILSON RIBEIRO;
APFM, de HUMBERTO ARRUDA;
HÉRCULES, de JOSÉ HÉRCULES;
SÃO PAULO,  de MAX MONTEIRO;
FLAMENGO, de FERNANDO BRITO;
YPIRANGA, de CLÓVIS SANDES;
ESTÔNIA, de JOÃO PAULO FOFÃO.
FOGÃO venceu mas a ESTÔNIA fez uma bela partida
Na jornada deste sábado, apenas dois jogos foram efetuados, todos pelo Grupo B, ficando, portanto, os demais seis jogos para serem realizados no próximo sábado, dia 23 de março.
Abrindo o Chifronésio, com arbitragem de Adilson Ribeiro,  o BOTAFOGO, de Marcos Silva, usou de toda a experiência para conseguir o triunfo sobre a ESTÔNIA,  de João Paulo Fofão, que, depois de longo tempo afastado, volta a participar de competições na APFM.
O jogo, no Hércules Stadium,  foi bem disputado, com os estonianos se esforçando ao máximo para não tomarem uma goleada do poderoso Fogão e alcançaram seu intento, com o placar marcando um simples  3x1 para o time da estrela solitária.
Com isso, a seleção da Estônia deu mostras de que não vai ser aquele mamão com açucar que muita gente acreditava que fosse. Falta apenas aos bálticos saberem definir o último passe e assim se tornarem mais agressivos. Se isso acontecer, irão sem dúvida causar arranhões sérios nos chamados gigantes do botãobol.
Vitória magérrima do HÉRCULES mas o que vale são os 3 pontos
Fechando a jornada, o time do HÉRCULES, de José Hércules, mesmo sem mostrar um futebol convincente, saiu vitorioso ante o SÃO PAULO, de Max Monteiro, com um magro 1x0, placar construído no primeiro momento da partida.
Depois, o que se viu, foi um jogo morno, sem muito entusiasmo, com erros de parte a parte, num desentrosamento total das equipes.
Timbu e Urubu afiando as garras para a estréia
Como ainda faltam estrear as outras doze equipes, fica dificil fazer qualquer prognóstico a respeito de classificação para a 2ª Fase do Chifronésio. Pelo histórico das equipes, no Grupo A, Náutico, Vila Belmiro, Internacional e Cruzeiro aparecem com vantagem, porém, devem ficar de olho no Orlando Pirates e no Corinthians, que podem surpreender. Por sua vez, Juventus e Itacuruba estão mais para a Rebarba do Chifronésio.
Já o Grupo B, Botafogo, Santos, APFM e Hércules não terão muitas dificuldades para chegarem á 2ª Fase. Das  outras quatro equipes, apenas o Flamengo pode alterar essa ordem de classificação. São Paulo, Ypiranga e Estônia já estão praticamente fadados a se consolarem na famosa Rebarba do Chifronésio.
Jogos marcados para o próximo sábado:
GRUPO A:
NÁUTICO X ITACURUBA;
VILA BELMIRO X JUVENTUS;
INTERNACIONAL X CORINTHIANS;
CRUZEIRO X ORLANDO PIRATES.
GRUPO B:
SANTOS X YPIRANGA;
APFM X FLAMENGO.
Também há a possibilidade de serem realizados os jogos válidos pela 2ª rodada da competição.
Finalmente, cabe registrar, com certa tristeza, a ausência do CHELSEA, de HUGO ALEXANDRE, no V Chifronésio do Recife,  por estar assoberbado com  muitos afazeres profissionais, não lhe sobrando  tempo para mais nada. Infelizmente, os Blues vão  assistir ao Chifronésio, bem distantes dos campos da APFM. É uma pena, mas "c'est la vie". Viva o botão!
 
 
 


2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Amigo Abiud,
realmente é uma pena não ver o entusiasmo do Hugo Alexandre nessa parada. Mas, acredito que ele, na Faculdade estará pensando em vocês, desejando estar palhetando seus botões em acirradas partidas.
Sucesso ao V Chifronésio e que vença o que melhor manejar seus botões.
Um grande abraço a você e aos amigos do Botãobol.

Abiud Gomes disse...

Amigão Sambaquy. Hugo nos prometeu sempre que tiver folga vir palhetar conosco. Ainda bem! Um abração pernambucano.