Minha lista de blogs

domingo, março 24, 2013

MENGÃO VOA MAIS ALTO E LIDERA CHIFRONÉSIO

 
Timbu, Saci e Raposa da Jacobina, três forças do Chifronésio
Minha gente desse mundo mágico, fantástico do botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras), o V Torneio Chifronésio do Recife esteve magistral nesse sábado, dia 23 de março, com a realização de seis partidas, no templo sagrado da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, local sempre aberto para os verdadeiros amantes do botão, que se dedicam à pratica do futebol de botão-arte.
BALEIA AZUL ESNOBOU A VECCHIA SIGNORA
Abrindo a jornada, pelo Grupo A,  na Toca da Raposa, o Vila Belmiro, de Albertinho, estreou goleando a Juventus, de Vandré Meneses, com o placar anotando 4x1. A Baleia Azul começa bem a competição e é uma das fortes candidatos ao título.
TIMBU TAMBÉM TIROU SUA LASQUINHA NA JUVE
Ainda pelo Grupo A, o NÁUTICO, de Abiud Gomes, foi outro que estreou com sucesso, derrotando também a JUVENTUS, de Vandré Meneses, no Estádio do Caxinguelé, pelo placar de 3x1. Os timbus saíram na frente ainda no primeiro tempo, mas foram surpreendidos com o empate logo no início da segunda etapa, entretanto mantiveram a calma e voltaram a dominar a partida chegando logo ao triunfo. A Vecchia Signora abatida vai reformular o time para ver se consegue algo de positivo na competição. Vai ser difícil!
Com as ausências do Corinthians, de Adriano Oliveira; do Itacuruba, de Alexandre Freitas  e do Orlando Pirates, de Dino Gonçalves, apenas dois jogos do Grupo A, foram realizados, mas para a próxima rodada, essas equipes prometem estar a postos e aí as partidas serão sequenciadas normalmente.
URUBU VOA ALTO E ACERTA A APFM
O Grupo B começa a esquentar e o maior destaque ficou por conta do FLAMENGO, de Fernando Esperma, que conquistou dois espetaculares triunfos e passa a figurar à frente do pelotão do seu grupo. No primeiro confronto, no Hércules Stadium, o Urubu venceu à estreante APFM, no retorno de  Humberto Securão, ao botãobol, pelo justo placar de 3x1.
UM URUBU CADA VEZ MAIS MALANDRO
Depois, já no fim da jornada, foi até o Timbuzão e se impôs ao HÉRCULES, do manhoso José Hércules, com um magro mas significativo 1x0, assumindo com folgas a liderança do grupo. Observa-se que o Urubu do Hospício superou dois dos quatro favoritos ao G-4 (Botafogo, Santos, APFM e Hércules). Um deles deverá sobrar e assim cair na Rebarba do Chifronésio (torneio de consolação), pois uma vaga já é do Mengão, sem dúvida.
PEIXE NADOU TRANQUILO NAS ÁGUAS DA ESTÔNIA
No Estádio do Vaco-Vaco, o SANTOS, de Adilson Ribeiro, confirmou seu favoritismo e triunfou ante a ESTÔNIA, de João Paulo Fofão, por 2x0, numa partida tranquila, sem atropelos. O Fórmula Um do Peixe, dessa vez, não cometeu deslizes e fez as ultrapassagens com relativo sucesso. Mas vem aí novas provas para que o Peixe mostre toda sua força.
ERA SÓ O QUE O SÃO PAULO FAZIA: TIRAR O CENTRO
Também no Estádio Vaco-Vaco, a APFM, de Humberto Securão, depois de reformular por completo o time da estréia, entrou em campo com a faca entre os dentes e sapecou um sonoro 5x1 no SÃO PAULO, de Max Monteiro, que deixou o Tricolor do Samu atordoado. Foi muito cacete!
O V Chifronésio do Recife faz uma pausa durante a Semana Santa e deve retornar com toda a força no sábado, dia 6 de abril, quando então o amante do botãobol terá a oportunidade de ver em ação as demais equipes participantes da competição e que ainda não estrearam (CRUZEIRO, de Marcos Cardoso; INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá; ORLANDO PIRATES, de Dino Gonçalves; CORINTHIANS, de Adriano Oliveira; ITACURUBA, de Alexandre Freitas e YPIRANGA, de Clóvis "Zé-do-Caixão" Sandes).
A semana agora é de total reflexão e espera-se que os problemas do botão em Pernambuco sejam de uma vez por todas superados. Feliz Páscoa e que Deus ilumine todos os verdadeiros apaixonados pelo botão.
O botãobol, alheio a tudo e a todos, segue firme e forte aqui no Edifício Brasília, na APFM, templo do futebol de botão-arte. Viva o botão!

2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meu amigo Abiud,
Grande estréia do Nautico. Promete chegar na foto final, quando os troféus serão entregues aos melhores. Aliás, falando em Naútico, diante da magnifica campanha do ano passado, até o meu Inter resolveu usar uma camisa identica, pois assim, imitando o grande Timbú, vai fazer uma campanha maravilhosa.
Uma feliz Páscoa a todos os botonistas da rainha das regras.
Um especial abraço ao meu amigo Abiud.

Abiud Gomes disse...

Sambaquy. Quando vi o Inter com a camisa listrada pensei estar vendo meu Náutico. Ficou mais bonito. Eu aí no RS, por incrivel que pareça, sou Grenal, quando esses times enfrentam os cariocas ou paulistas. Na disputa interna, aí eu sou totalmente vermelho e branco. Abração