Minha lista de blogs

domingo, fevereiro 24, 2013

SANTA CRUZ FAZ A FESTA NO BOTÃOBOL

 
SANTA CRUZ, de Armandinho (Esq), veio, viu e venceu
É isso aí, minha gente! Nesse mundo maravilhoso, mágico e extraordinário do botãobol, quem fez a festa, nesse sábado, dia 23 de fevereiro, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, durante as comemorações do 11º aniversário da entidade, para surpresa  e ao mesmo tempo alegria geral de todos, foi o SANTA CRUZ, de Armando Francisco Filho, o nosso Armandinho, um dos maiores nomes do botonismo nacional e que volta a participar de competições de botãobol, após muito tempo longe dos nossos campos.
O Torneio de Aniversário da APFM, na fórmula mata-mata,  contou com a participação de 12 equipes e os jogos foram conhecidos através de sorteio.
Na primeira fase, o SANTA CRUZ, com o fabuloso time: Manga, Osmar e Brito; Fischer, Leônidas e Givanildo; Morcego, Doval, Del Sol, Zé Roberto e Belga, enfrentou o SÃO PAULO, de Max Monteiro, no Brasília Stadium e foi logo dando uma demonstração do que viria pela frente. Com um ataque arrasador, chegou ao triunfo sobre o Tricolor do Samu, por 4x3. Era o início da arrancada para o título da competição.
Estrela Solitária massacra os Zumbis de Zé do Caixão
Também no Brasília Stadium, o BOTAFOGO, de Marcos Silva, atual campeão da APFM, aplicou a primeira goleada do torneio, ao massacrar o YPIRANGA, de Clóvis Sandes, o popular Zé do Caixão, enfiando um 6x1 que deixou os Zumbis atordoados e fora de combate.
Já no Timbuzão, num jogo movimentadíssimo, onde brilhou a estrela de Frank Lampard, o CHELSEA, de Hugo Alexandre, eliminou o NÁUTICO, de Abiud Gomes, impondo-se por 4x3, com o gol da vitória conquistado no finalzinho da partida. Mais uma vez a sorte, aliada à boa performance ofensiva, esteve ao lado dos Blues. O Timbu saiu de mansinho e passou apenas a administrar a festa da APFM.
Colorado apenas observa a hora de despachar o Vila
Por sua vez, na Toca da Raposa, o poderoso  INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, tricampeão (2009-2010-2011), despachou o não menos poderoso VILA BELMIRO, de ALBERTINHO, de tantas conquistas, com o triunfo de 3x2, seguindo em frente na competição. O VILA BELMIRO, a exemplo do NÁUTICO, ainda não se encontrou nesse início de temporada.
Mengão se beneficiou com a impaciência da Raposa da Jacobina
No Hércules Stadium, o FLAMENGO, de Fernando Esperma, contou com a instabilidade do CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, que estava mais preocupado com o relógio e com as chamadas incessantes do celular. O tempo regulamentar, para desespero da Raposa da Jacobina, terminou igual em 2x2, forçando uma prorrogação de "longo" dez minutos, o que parecia uma eternidade. Disso se aproveitou o MENGÃO que chegou ao triunfo por 2x1, com o placar agregado marcando 4x3. O URUBU continuava voando alto e a RAPOSA retornava em paz com as Graças do Divino.
Peixe ataca um desprotegido Porto
Fechando a primeira fase, o SANTOS, de Adilson Ribeiro, foi em busca da classificação, no Hércules Stadium e conseguiu graças à vitória sobre o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, pelo placar de 3x2, o que demonstra que a conquista de fase foi suada e sofrida. O PEIXE permanecia vivo, enquanto o PORTO foi ocupar o Espaço Toiota, onde afogou as mágoas.
SANTA CRUZ X BOTAFOGO - Pense num jogão de verdade!
A 2ª Fase do Torneio de Aniversário começou a todo vapor e assistiu a um dos maiores espetáculos do botãobol dos últimos tempos, proporcionado no duelo SANTA CRUZ X BOTAFOGO, no Hércules Stadium, onde os ataques se portaram com uma eficácia nunca vista. O extravagante e inusitado placar de 7x6, apontando a vitória santacruzense dá a exata dimensão do espetáculo. Feliz aquele que pode estar presente. É algo raro no botãobol!
Blues X Colorado - Mais um clássico de encher os olhos
Outro embate que chamou a atenção nessa fase, reuniu o CHELSEA e o INTERNACIONAL, na Toca da Raposa, com os BLUES abrindo uma ampla vantagem, chegando fácil aos 6x1.
Mas o COLORADO, aos poucos, foi reagindo e a cada investida, ia diminuindo a diferença. O placar já marcava 6x4 quando os ingleses acordaram e a partir daí frearam o ímpeto do SACI, não mais permitindo alteração na partida.
Urubu foi mais esperto que o Peixe
No fecho da 2ª Fase, no Timbuzão, SANTOS e FLAMENGO partiram para um confronto onde aquele que saísse vencedor já assegurava a presença na final do torneio, pois ficaria aguardando apenas o resultado da jogo SANTA CRUZ X CHELSEA para saber quem seria o adversário na disputa do título da competição.
O PEIXE começou com tudo e chegou aos 2x0, porém, o MENGÃO, devagarzinho, malandramente, foi se aproximando e aguardou que o time fórmula um santista derrapasse para ir lá e conquistar o empate. Veio a prorrogação e aí as duas equipes não quiseram mais se arriscar, deixando a decisão para os pênaltis. Aí o URUBU foi mais esperto e carimbou a passagem para a final do torneio. Converteu 3 pênaltis, enquanto que o PEIXE só concluiu com êxito apenas duas cobranças.
Um Chelsea nervoso ante a calma Tricolor
Pela semifinal, na Toca da Raposa,  o SANTA CRUZ, de Armandinho, aproveitou-se do nervosismo inicial do CHELSEA, de Hugo Alexandre e foi logo marcando dois golaços. Os BLUES bem que tentaram uma reação, encostando no placar, mas o TRICOLOR soube suportar a carga inglesa e assim partiu para o desfecho da competição, onde iria se defrontar com o FLAMENGO, de Fernando Esperma.
Antes, na decisão do 3º lugar, o CHELSEA venceu o SANTOS, por 2x1, num jogo sem muito entusiasmo, onde as equipes pareciam que estavam com aquele gostinho de cabo de guarda chuva na boca. Os BLUES foram mais incisivos e mereceram o triunfo. O PEIXE se mostrou cansado da maratona que enfrentou. Estava no limite!
Urubu ataca mas é envenenado pela Cobra Coral
O Hércules Stadium serviu de palco para a grande final do Torneio de Aniversário da APFM, com a arbitragem a cargo de Abiud Gomes e a COBRA CORAL não se fez de rogada e saiu na frente do placar. O MENGÃO, porém, não se intimidou com o peso do adversário e partiu para seu jogo costumeiro, com muita paciência e confiança.  Chegou ao empate, mas sempre deixava aberta a defesa para os contra-ataques e, quase no apagar das luzes, com o placar em 3x3, deu um vacilo fatal, propiciando um contra-ataque mortífero que redundou no gol do título santacruzense. Não havia mais tempo para nada. Fim de jogo, SANTA CRUZ campeão do Torneio de Aniversário da APFM. Veio, viu e venceu. Parabéns, Armandinho, pelo belo botãobol! Valeu! Que venha outras vezes, para deleite de todos que amam o futebol de botão.
Parabéns a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa por esses 11 anos de muita luta e perseverança para a perpetuação do botãobol, extensivo a todo o quadro social. O futebol-de-mesa-arte vai continuar vivo por muito tempo ainda. Salve o botãobol! Viva o botão!

2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Amigo Abiud,
O Armandinho foi tirar o doce da boca das crianças?
Quem sabe, sabe mesmo. Acredito que o nível do Botãobol deve estar elevadíssimo e o Armandinho está treinando em casa para surpreender vocês. Gostei da volta do Internacional do Jiquiá. Agora não vai sobrar mais nada para vocês.
Dá-lhe colorado, campeão de tudo.

Abiud Gomes disse...

É isso aí, amigão. O Armandinho mostrou que botãobol é o mesmo que andar de bicicleta: quem aprende, jamais esquece. O homem é bamba, mesmo. Pena que não tenha enfrentado o timbu. o Chelsea não deixou. Abração pernambucano.