Minha lista de blogs

sábado, dezembro 29, 2012

MENGÃO FAZ A FESTA NO BOTÃOBOL

 
 Título inédito começa com goleada em cima de Labilasca
É isso aí, minha gente desse mundo fantástico e maravilhoso do botãobol, que, nesta data, 29 de dezembro, último sábado do ano de 2012, viu o Flamengo, de Fernando Esperma, conseguir seu primeiro título de campeão, ao conquistar brilhantemente o Torneio Encerramento, competição que tradicionalmente fecha o ano do botãobol na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa.
Com a participação de nove equipes, dispostas em três grupos, o Torneio Encerramento proporcionou belos espetáculos e a vitória do Mengão veio premiar a equipe que melhor desempenho teve em todo o evento.
Santos, Roma e Coritiba, as três forças do Grupo A
O Grupo A foi formado pelas equipes do SANTOS, de Adilson Ribeiro, do ROMA, de Dinoraldo Gonçalves e do CORITIBA, de Cláudio Sandes, apresentando os seguintes resultados:
SANTOS 1 X O CORITIBA
ROMA 3 X 3 SANTOS
CORITIBA 2 X 0 ROMA
 Equipe classificada para o Triangular Final: SANTOS, de Adilson Ribeiro, com 4,3 pontos ganhos.
Náutico, Botafogo e Vila Belmiro formaram o Grupo da Morte
O Grupo B  foi constituído pelas equipes do BOTAFOGO, de Marcos Silva, do NÁUTICO, de Abiud Gomes e do VILA BELMIRO, de Albertinho, três pesos pesados do botãobol,  e os resultados desses jogos foram os seguintes:
NÁUTICO 3 X 2 BOTAFOGO
BOTAFOGO 6 X 2 VILA BELMIRO
VILA BELMIRO 1 X 0 NÁUTICO
Equipe classificada para o triangular final: BOTAFOGO, de Marcos Silva, por ter melhor saldo de gols.
Flamengo, Labilasca e Internacional - O Grupo Mamão com Açucar
O Grupo C reuniu as equipes do FLAMENGO, de Fernando Esperma, do INTERNACIONAL, de Clóvis Sandes e do LABILASCA, de Adilson César e os jogos terminaram assim:
FLAMENGO 5 X 1 LABILASCA
INTERNACIONAL 0 X 5 FLAMENGO
LABILASCA 0 X 2 INTERNACIONAL
A equipe do FLAMENGO, de Fernando Esperma classificou-se para o triangular final com 100% de aproveitamento.
Urubu usou de  toda malandragem prá cima do Fogão
Os jogos do Triangular Final que apontaria o último campeão de botãobol do ano de 2012 foram disputados de forma acirrada, com  luta, disposição e  muita emoção.
Na primeira partida, no Brasília Stadium, o Mengão começou a todo vapor e abriu uma vantagem de 3x1 ainda na primeira etapa. No 2º tempo, soube suportar toda a carga do Fogão que somente conseguiu diminuir a diferença quando não havia mais tempo para tentar o empate.
Peixe não vence mas acaba com as esperanças do Fogão
Na sequência, Santos X Botafogo foi um jogão daqueles de arrepiar, onde o Fogão teria que apostar todas as fichas numa vitória para ainda sonhar com o título.
Por sua vez, o Peixe entrou mais tranquilo e tentou de todas as formas administrar a partida. Abriu o escore, porém, num breve vacilo viu o Fogão virar o jogo, mas mesmo com o escore adverso não se abalou e voltou a comandar o placar. Já no finalzinho, o Glorioso chegou ao empate que significou o seu adeus ao título.
Veio o embate final, no Hércules Stadium, com o Mengão jogando por um simples empate para conquistar seu primeiro título de campeão num torneio de botãobol. Pelo lado do  Peixe, a vitória seria o único resultado que lhe interessaria e o triunfo no Torneio serviria para enriquecer mais  ainda a sua galeria de troféus.
Mengão vestiu rosa, comeu o Peixe  e faturou o Torneio de Encerramento
Mas o Urubu do Hospício mostrou-se matreiro e não entrou na onda do Peixe e quando menos se esperava foi ao ataque e pimba! Gol do Flamengo. Com esse resultado, o Santos teria que virar o jogo e partiu para a correria, chegando ao empate, já na 2ª etapa da partida. O jogo cresceu em emoção e por pouco o Mengão não entregava o ouro, quando deu uma desconcentrada que quase lhe foi fatal, mas o Peixe não soube tirar proveito e o jogo chegou ao seu momento derradeiro. Com a posse de bola em seu poder, o Mengão esboçou um ataque e no último instante da partida a bola ficou a sua mercê na temida zona do caixão. O célebre aviso de gol - coloque-se -  coincidiu com o tititi do cronômetro  e o Mengão soltou o grito de é campeão e partiu para concluir a jogada. Já com a descarga total da adrenalina, o Flamengo mandou a bola às redes do Peixe e saiu vibrando com a espetacular vitória e assim  pode comemorar o seu primeiro grande feito no botãobol: CAMPEÃO, com toda justiça, do TORNEIO ENCERRAMENTO. Parabéns, Mengão! Valeu, Fernando Esperma!
E depois... rolou a festa.
Agora é esperar o ano de 2013, desejando a todos que seus objetivos sejam alcançados e também que os desejos e sonhos se tornem reais. A vida é para ser vivida. Viva o botão!


domingo, dezembro 16, 2012

E TUDO FICOU PARA 2013

Timbu aproveita a pausa para aprimoramento técnico
É isso aí, minha gente! A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa decidiu, em reunião de sua diretoria e com a aprovação da maioria das equipes participantes, que o Campeonato Oficial de 2012 - Troféu Chico Barbosa somente tivesse continuidade em 2013, deixando, assim, o mês de dezembro exclusivamente para os festejos natalinos.
Raposa da Jacobina observa os preparativos de Chelsea e Botafogo
Em vista disso, ontem, sábado, dia 15 Dez, as equipes que irão disputar o 2º turno - Série Ouro, treinaram com afinco, apresentando bons rendimentos, destacando-se o Chelsea, de Hugo Alexandre, campeão do 1º turno e já garantido na final da competição.
Também merece ser citada a performance do Náutico, de Abiud Gomes que enfrentou amistosamente os times do Cruzeiro, de Marcos Cardoso, do Corinthians, de Adriano Oliveira e do Palmeiras, de Dinoraldo Gonçalves, saindo invicto nesses confrontos.
Observou-se que o Timbu, como sempre faz em treinamentos, deixa de lado o time principal, que atua a competição, e utiliza-se de equipes de seu grande acervo. É uma estratégia que vem dando certo, mesmo com  várias opiniões discordantes.
Para se ter uma idéia do fato, o alvirrubro, no primeiro embate, enfrentou a Raposa da Jacobina, com o time do Manchester United, terminando a primeira etapa com a vitória parcial por 2x0. No 2º tempo, os estrelados reagiram e conseguiram empatar a partida.
Náutico exibe nova formação tática ante o Coringão
Na sequência, ao enfrentar o Corinthians, o Náutico fez uso do Chacarita Jrs, time de botões "Olho-de-Boi" e triunfou por 2x1. Fechando os treinamentos, encarou o Palmeiras, de Dinoraldo Gonçalves e para esse combate trouxe a campo a equipe do Íris, conseguindo mais uma vitória, dessa vez com um magro 1x0. Como se vê, foram treinamentos proveitosos e que levam a crer que o Timbu vai tentar de tudo para chegar à grande decisão e enfrentar o poderoso Chelsea, na disputa do Troféu Chico Barbosa.
Já o Botafogo, de Marcos Silva, prefere acreditar na eficiência dos arremates do craque Del Piero, que apresenta um aproveitamento que beira aos oitenta por cento. O esquema de jogo do Glorioso é todo concentrado no fabuloso camisa 10 e que realmente pode desequilibrar. Toda atenção é pouca!
Por sua vez, o Cruzeiro, de Marcos Cardoso, vem com um clone da famosa Divisão Panzer, de Overath & Cia e que se apresentou com altos e baixos no Turno de Classificação, mas que agora terá mais tempo para se aprimorar. A Raposa da Jacobina é bastante astuciosa e vai ser osso duro de roer.
Mengão só quer o Coxa na preparação para a Série Ouro
Por outro lado, o Flamengo, de Fernando Esperma, preferiu treinar até a exaustão, com partidas seguidas, diante do Coritiba, de Cláudio Sandes, equipe que  está ausente do campeonato. É matreiro esse Urubu! Vem caladinho, quieto,  sorrateiro e cheio de malandragem.
Hércules em mais um treinamento de condução de bola
Enquanto isso, nas hostes herculanas, o poeta do botãobol, José Hércules, vem se aperfeiçoando no toque de bola e se especializando em conduzir as jogadas para a tão temida "zona do caixão". Se atingir esse intento, será fatal para qualquer adversário que venha enfrentar o Hércules.
E o que dizer do Porto, de Dinoraldo Gonçalves, que ainda está mordido com o que andaram falando, antes do início do campeonato: "era um time que não estava entre os favoritos ao título mas que iria uma vez ou outra fazer ferida". Depois das apresentações, inclusive mostrando o artilheiro do 1º turno, o craque Sereno,  passou a ser olhado com mais respeito, porém, achou pouco e promete seguir aprontando, demonstrando certa ambição, notadamente ao saber que corria por fora. O Tricolor de Maranguape está é dentro e muito dentro da Série Ouro. Correr por fora, uma ova!
Portanto, o 2º Turno deverá ser ansiosamente aguardado, com muitas emoções reservadas para os grandes clássicos que serão realizados. É o botãobol , o verdadeiro futebol de botão-arte.
Abre-se aqui  parênteses para opinar sobre o 2º Turno - Série Prata: que as equipes que vão participar honrem os compromissos assumidos e levem a competição até o fim, dando um belo exemplo de desportividade, Fica o desejo.
Por fim, que essa pausa no Troféu Chico Barbosa sirva para que  comemoremos o Natal, com muita paz e alegria, junto aos nossos familiares e amigos e que a preparação para a chegada do Ano Novo faça com que cresça a esperança de que alcancemos todos os nossos objetivos. Assim é a vida.
Em 2013, voltaremos com força total.  Viva o botão!

terça-feira, dezembro 11, 2012

TROFÉU CHICO BARBOSA - 2º ROUND

O palco da luta do 2º turno já está armado
É isso aí, minha gente desse mundo maravilhoso e mágico do botãobol, que viu se encerrar o 1º turno do campeonato oficial de 2012, com o título sendo levantado pelo Chelsea, de Hugo Alexandre,  no sábado, dia 1 de dezembro.
Após curtir mais um feriadão,  aqui no Recife, a APFM dá início, no próximo sábado, dia 15 de dezembro, o 2º Turno, com suas Séries Ouro e Prata, que definirá de uma vez por todas quem levará o Troféu Chico Barbosa.
Chelsea já está no embalo e vem com tudo na Série Ouro
O Chelsea, como se sabe, partiu na frente das demais equipes, com a conquista do Turno de Classificação. Caso conquiste a Série Ouro, já leva direto para casa o Troféu Chico Barbosa, sem que haja a necessidade de disputar com quem quer que seja.
Pelo que se vê, as outras seis equipes que completam a Série Ouro farão de tudo para barrar as pretensões dos Azuis, daí se prevê que vai ser dureza,  sem nenhuma sombra de dúvida.
Veja que caminho vão ter que percorrer: em primeiro lugar, uma delas terá que conquistar, nada mais, nada menos, do que a Série Ouro, para,  em seguida, em partida única, tentar derrotar o favorito Chelsea e assim, com esse triunfo, levantar o cobiçado Troféu Chico Barbosa, tornando-se o campeão oficial de 2012, de Botãobol. É mole!
Timbu vai à luta confiando na larga experiência
Com as ausências do Vila Belmiro, de Albertinho e do Santos, de Adilson Ribeiro, que esse ano irão se consolar na Série Prata, as esperanças de título, além, obviamente, do Chelsea, que continua como grande favorito,  recaem sobre os  times do Botafogo, de Marcos Silva, do Náutico, de Abiud Gomes e do Cruzeiro, de Marcos Cardoso, equipes com grandes históricos de conquistas.
Porto promete calar aqueles que não crêem na sua força
Por sua vez, as equipes do Porto, de Dinoraldo Gonçalves, Hércules, de José Hércules Leite e do Flamengo, de Fernando Brito, correm por fora, mas também têm todas as condições de irem para uma partida decisiva ante os "Blues". É bom ficar de olho!
Portanto, o 2º Turno não vai ter moleza e já se sabe que quem der qualquer vacilo, prepare-se logo para dançar na chapa quente.
Peixe vai travar sensacional duelo com a Baleia Azul na Série Prata
Quanto à Série Prata, se não houver zebras, a briga vai ficar mesmo entre o Santos, de Adilson e o Vila Belmiro, pois os demais não passam de meros figurantes.
Vamos ficar de olho no que vai acontecer nesse sábado. Depois... eu conto o resto da história. Viva o botão! 

domingo, dezembro 02, 2012

O CÉU É DO CHELSEA

Chelsea dá início ao lance que lhe daria o Título de Campeão do 1º Turno
É isso aí, minha gente que curte o mundo mágico, fantástico e maravilhoso do botãobol. Esse sábado, dia 1 de dezembro de 2012, aqui na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa foi simplesmente de pura emoção, com o desfecho do Turno de Classificação do Campeonato Oficial de 2012, onde Chelsea, de Hugo Alexandre e Botafogo, de Marcos Silva, proporcionaram um dos maiores espetáculos já visto no botãobol. Que partida soberba!
Os "Blues" adentraram à Toca da Raposa, precisando apenas de um simples empate para chegarem ao título de campeão do 1º turno, garantindo-se, assim, na final da disputa pela posse do troféu Chico Barbosa, com cinquenta por cento do caminho percorrido, uma vantagem considerável.
Fogão usou de toda a força mas ficou só na vontade
Do outro lado, o Botafogo, de Marcos Silva, precisava  de uma vitória a todo custo para ainda aspirar ao título, que poderia vir se conseguisse também superar o Corinthians, de Adriano Oliveira e ainda torcer para que o Náutico, de Abiud Gomes, não vencesse seus dois últimos confrontos, pois, isso ocorrendo,  o título tomaria o rumo  das hostes timbus.
Era, portanto, um cenário típico de uma grande batalha, que começou com um Chelsea fulminante, abrindo de cara um 2x0, líquido e certo. Mas o Glorioso, já sofrendo a pressão da torcida que  se iniciava com  apupos e comentários maliciosos, reage e num feito magistral consegue a virada. Aí percebe-se uma leve desestabilização dos ingleses, mas o Fogão não soube tirar proveito. Os Blues, mesmo perturbados,  chegam novamente ao empate almejado, entretanto, mais uma vez, a estrela solitária de Setúbal brilha e passa à frente do placar. O tempo se esvai e o Chelsea entra na fase aguda do desespero e as torcidas do Fogão e do Timbu já abriam a perspectiva de sorrirem ante a possibilidade de uma das duas reservarem para si o grito de:  é campeão!
Eis que de repente, o Botafogo dá uma grande vacilada, propiciando uma última chance aos Blues de tentarem a grande façanha: marcar o gol do título. Não deu outra. Restando vinte e dois segundos para o término da partida, quando retomou a posse de bola, o Chelsea foi ao ataque e com apenas quatro toques chegou ao arremate salvador de Samarone. Gol dos Blues! Fim de jogo. Chelsea, merecidamente, campeão do Turno de Classificação. Parabéns!
Timbu suplanta  a catimba do Hércules e garante o 2º lugar 
 Os demais sete jogos disputados serviram apenas para definição das posições das equipes na tábua de classificação.
Na Série Ouro, além do Chelsea, o Náutico, de Abiud Gomes, com os triunfos sobre o Hércules, de JHércules, por 2x0 e sobre Portugal, de Bruno Aritana, por WxO, fruto da eliminação dos lusos da competição, por abandono, garantiu-se na 2ª colocação, seguindo-se  o Porto, de Dinoraldo Gonçalves, que derrotou o São Paulo, de Max Monteiro, por 3x1, com três gols do atacante Sereno, novo artilheiro do campeonato, agora com 13 tentos assinalados.
Urubu supera Raposa e se consolida na Série Ouro
 A quarta colocação coube ao Flamengo, de Fernando Brito, que derrotou o Cruzeiro, de Marcos Cardoso, no Fosso do Vaco-Vaco, por 3x1, num belo jogo.
Na quinta posição aparece o Botafogo, de Marcos Silva, que, após o empate com o Chelsea, abalou-se com a perda da possibilidade de chegar ao título e acabou derrotado pelo Corinthians, de Adriano Oliveira, por 2x0, com uma atuação decepcionante.
As duas últimas vagas da Série Ouro não sofreram alteração, com a permanência do Cruzeiro, de Marcos Cardoso e do Hércules, de José Hércules, que mesmo derrotados nos seus derradeiros compromissos, se mantiveram na zona de elite da competição.
Corinthians só na espera de dar o bote no Fogão
Para a formação da Série Prata, o destaque fica por conta do Coringão, de Adriano Oliveira, que conseguiu vencer seus três últimos confrontos, figurando assim na oitava posição geral e o primeiro da zona da Prata. De saída, derrotou o lanterna Internacional, de Zé do Caixão, por 2x0, repetindo o mesmo escore ante o Botafogo, de Marcos Silva. Fechando a jornada vitoriosa foi lhe dado o triunfo por WxO sobre a eliminada seleção de Portugal, atribuindo-se o escore de 1x0.
Na 9ª posição geral e segundo lugar da zona prateada surge o São Paulo, de Max Monteiro, que venceu os Zumbis de Zé do Caixão, o horrivel Colorado, por 1x0, mas perdeu a grande chance de subir para a Série Ouro ao ser derrotado pelo Porto, de Dinoraldo Gonçalves, por 3x1.
Peixe e Baleia Azul  continuam nadando contra a corrente
Por sua vez, o Santos, de Adilson Ribeiro e o Vila Belmiro, de Albertinho, as duas grandes decepções do campeonato, fizeram uma partida sem muita emoção, que no final apresentou a vitória da Baleia Azul, por 2x1. O Peixe viu assim completar oito rodadas sem saber o que é vencer.
Fechando a Série Prata, a Juventus, de Vandré Meneses, o grande ausente da jornada e o horroroso Internacional que está em vias de conseguir algo inédito na história dos campeonatos oficiais da APFM: terminar uma fase da competição sem marcar um pontinho sequer.
Imagino como está nosso amigão Sambaquy, lá em Santa Catarina/Rio Grande do Sul,  com esse fracassado Colorado.
Resta um consolo: esse Internacional aqui é genérico, é zumbi, não é Saci,  pode ficar tranquilo, amigão. Viva o botão!