Minha lista de blogs

sábado, janeiro 28, 2012

CONTINUA A PRÉ-TEMPORADA DO BOTÃOBOL

Náutico (La U) encerra seus preparativos enfrentando o São Paulo
É isso aí, minha gente. A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa viveu mais um sábado movimentado, com as equipes cada vez mais se arregimentando para a longa jornada de 2012, no botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras).
De saída, o Náutico, de Abiud Gomes, que anuncia uma parada na sua preparação, treinou amistosamente com o Chelsea, de Hugo Alexandre e conseguiu um belo triunfo por 3x1. Para isso, o alvirrubro da Torre trouxe a campo os botões do Mônaco, uma de suas 116 equipes.
O Timbu também aproveitou mais três times do seu acervo e voltou a campo para jogos amistosos contra o São Paulo, de Max Monteiro.
Na primeira partida, no Brasília Stadium, trouxe à mesa os paraguaios do Olimpia e abriu o placar no primeiro instante da partida, porém, acabou cedendo o empate. O placar não mais voltou a funcionar e o amistoso terminou em 1x1.
Depois, ainda no Brasilia Stadium,  chegou a vez do Saint Etienne, que triunfou por 1x0, com mais um gol marcado no comecinho do jogo.
Fechando a etapa de treinamento, o Náutico voltou a se fazer presente, dessa vez no Hércules Stadium, utilizando-se da famosa Universidad de Chile, cedendo mais uma vez o empate, quando tudo levava a crer que sairia vitorioso. No final, lá estava estampado no placar: Náutico 1 x 1 São Paulo.
Coxa e Mengão treinando até a exaustão
Também estiveram presentes e treinando com bastante afinco, as equipes do Coritiba, de Cláudio Sandes e do Flamengo, de Fernando Esperma. Foram oito confrontos amistosos entre esses dois times.
Hércules se aprimora diante do Botafogo
Outro que se fez presente à APFM foi o Botafogo, de Marcos Silva, com novas estrelas e praticamente já esquecido da fantástica equipe de Del Piero & Cia.
Cabe aqui destacar o comparecimento do time do Hércules, de José Hércules, que, quietinho, como quem não quer nada, querendo, vai crescendo de produção a olhos vistos. Cuidado com ele!
Já o mortal Vila Belmiro, de Albertinho, continua trazendo craques e mais craques perfeitos. A Baleia Azul prima por exercitar-se sozinha, realizando poucas partidas amistosas, entretanto, vem se aprimorando nos chutes a gol da chamada "Zona do Caixão", a área mortal. Caiu ali é caixão e vela preta.
E para finalizar, registre-se as presenças de Alexandre Freitas, Azevedo Neto  e Vandré Meneses, com uma única ressalva: marcaram presença mas não trouxeram suas equipes, ficando apenas vendo os trabalhos dos outros times.
Agora, somente Dinoraldo Gonçalves é quem falta dar com os costados na APFM, trazendo a tiracolo a poderosa esquadra do Porto. O que é que está realmente acontecendo com o Tricolor de Maranguape ? Quem sabe do seu paradeiro ?
No sábado, dia 11 Fev, começa a temporada oficial de botãobol, com a realização do tradicional Torneio do Ranking e a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa já está em francos preparativos para que o evento seja um tremendo sucesso. Vamos aguardar. Viva o botão!

domingo, janeiro 22, 2012

ESQUENTA A PRÉ-TEMPORADA DE BOTÃOBOL

Náutico, a contragosto vai dar um freio na preparação
É isso aí  minha gente desse mundo fantástico e maravilhoso do botãobol. A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa continua abrindo sua suntuosa sede para a pré-temporada de 2012 e o que se vê são equipes treinando com afinco para tentar fazer bonito nas competições oficiais que se avizinham.
Ontem, sábado, dia 21 de janeiro, Cruzeiro, de Marcos Cardoso, Corinthians, de Adriano Oliveira, finalmente, deram as caras e iniciaram seus treinamentos, com todo entusiasmo.
Ajax, de Cláudio Lucena, de volta às mesas da APFM
Também apareceu na APFM, depois de longa ausência, o famoso time do Ajax, de Cláudio Lucena, dando mostras de que vai retornar ao quadro social da entidade e assim poder participar de futuras competições. Tomara!
Coritiba, de Cláudio Sandes, treina com Mengão, de Fernando Esperma
Também, lá esteve, o Coxa Branca, de Cláudio Sandes, treinando até a exaustão. O Minhocão, como é conhecido, promete uma performance melhor do que a do ano de 2011. Vamos aguardar.
Despedida temporária do Náutico ante o São Paulo, de Max
Já o Náutico, de Abiud Gomes, que vinha com toda a vibração, está sendo forçado a entrar em recesso, a fim de  recuperar as energias, ficando a promessa de somente retornar em meados de abril, totalmente recauchutado. A confiança é grande e a fé é enorme. Amén!
Por outro lado, Chelsea, de Hugo Alexandre, Flamengo, de Fernando Brito e São Paulo, de Max Monteiro, continuam incansáveis, se exercitando horas a fio, na tentativa de atingir um grau de eficiência espetacular. Estão cada vez mais tinindo. Vão botar prá quebrar!
Alexandre Freitas afinando o canto do Trinca Ferro do Itacuruba
Por sua vez, o Itacuruba, de Alexandre Freitas, vem também crescendo de produção nos treinamentos e, diferentemente do ano passado, vai dar o que falar. Vem se aplicando e muito o famoso Trinca Ferro de Afogados.
Outra coisa boa aconteceu neste sábado: o agora Internacional, de Clóvis Sandes, o assombroso Zé do Caixão, apresentou sua nova equipe e pelo que se viu vai assustar muita gente. Os uivos e gemidos deverão voltar com tudo. Cruz, credo!
E o que dizer do Vitória de Guimarães, do gajo Azevedo Neto. Além do jogo de botão, o portuga ataca de empresário, trazendo muitas novidades em termos de acessórios para os times de botãobol. Serão de muita utilidade!
Porto, de Dinoraldo, ainda não bateu com os costados na APFM
Ainda restam dois sábados para o encerramento da pré-temporada e até agora nada do Porto, de Dinoraldo Gonçalves. Muita gente crê que o Tricolor de Maranguape preferiu ficar na moita, treinando escondido, sem sair de seus pagos. Será verdade?
E por onde anda a Juventus, de Vandré ? A Vecchia Signora foi vista pelas bandas de Ouro Preto, na Marim dos Caetés, se exercitando com as bolinhas de feltro nos 12 toques da Regra Paulista. O lanterna de 2011, a continuar nesse ritmo, desprezando a bola de borracha, deverá, sem dúvida, continuar iluminando o caminho das demais equipes.
Vila Belmiro em mais um ataque perfeito e mortal
E prá fechar, o mortal Vila Belmiro, de Albertinho, o Beto Sacolinha, que vem arrasando nos amistosos, sentiu pela primeira vez esse ano o gostinho amargo da derrota. Mas o saldo é enorme, o que dá uma imensa tranquilidade à Baleia Azul do Metrô do Ypiranga. É lider do ranking de entrada da APFM e deverá ter atuações mais que perfeitas. Lindo, lindo! Viva o botão.


domingo, janeiro 15, 2012

PRÉ-TEMPORADA A TODO VAPOR NO BOTÃOBOL

A presença do Náutico contrasta com a ausência corinthiana
É isso aí, minha gente desse mundo maravilhoso do botãobol. A pré-temporada de 2012 começa com todo pano e as equipes filiadas à Associação Pernambucana de Futebol de Mesa vêm se apresentando com grandes novidades. 
Começa com o Náutico, de Abiud Gomes, que traz para as mesas novos e antigos times, tentando encontrar um equilíbrio que permita ao alvirrubro da Torre uma participação em competições oficiais com amplas chances de sucesso.
Internacional X Chelsea, clássico que não será visto este ano
 Também vem se destacando nos treinamentos, a equipe do Chelsea, de Hugo Alexandre, hoje, com um acervo de mais de seiscentos botões, distribuídos em vários times. Os "Blues do Aeroporto" estão entusiasmados, notadamente, com a performance dos botões tricampeões pelo Internacional e que hoje fazem parte do plantel chelsiano.
Albertinho (Vila) enfrenta Hércules sob os olhares de Fernando (Mengão)
 Outro que vem se impondo nos treinamentos é o Vila Belmiro, de Albertinho, com times perfeitos, todos no mesmo estilo. A Baleia Azul, além dos prélios amistosos, fica horas a fio, sozinho,  se aprimorando nos arremates a gol. Pelo que se observa, a Turma do Metrô do Ypiranga quer entrar bombando em todas as competições que disputará neste ano. É mortal!
Santos, de Adilson, promete para 2012 a volta de Pastorizza & Cia
Por sua vez, o Santos, de Adilson Ribeiro, traz de volta o fantástico time de Pastorizza, que tanto infernizou a vida de seus adversários. O ambiente do Peixe está que é só alegria. É esperar o início da abertura oficial da APFM para ver se o alvinegro da Estância vai realmente deslanchar.
Quem também vem marcando boa presença nos treinamentos é o São Paulo, de Max Monteiro, que se reforça com botões cedidos por Armandinho, botonista catedrático e que, por problemas pessoais, se encontra afastado da APFM.
Mengão vem forte este ano, com gosto de gás
Mais um que se esmera nos treinos é o Mengão, de Fernando Esperma, realizando partidas amistosas com Chelsea, de Hugo Alexandre e Coritiba, de Cláudio Sandes. Promete fazer muita ferida em 2012.
Enquanto isso, o poeta do botãobol J. Hércules vem se aperfeiçoando com a famosa esquadra azul de Saint Moritz, querendo chegar a quase perfeição, tanto no toque de bola, quando nos arremates a gol.
O progresso é latente.
 Trinca Ferro do Itacuruba ataca de Del Piero e acena com grandes exibições
Outro que promete melhores performances é o Itacuruba, de Alexandre Freitas, ostentando os craques adquiridos do Botafogo, de Marcos Silva. Já iniciou os trabalhos e provou que não está mais para brincadeiras. Numa partida amistosa, estraçalhou o São Paulo, de Max Monteiro, marcando a expressiva vitória de 3x0.
Por outro lado, algumas equipes estão sumidas e ainda não iniciaram seus trabalhos. Entre elas:  Cruzeiro, de Marcos Cardoso; Juventus, de Vandré Meneses; Porto, de Dinoraldo Gonçalves; Inter de Milão, de Clóvis Sandes; Corinthians, de Adriano Oliveira. Esse atraso deverá causar enorme prejuízo às suas atuações futuras.
É de se lamentar a decisão do Internacional, de Paulo Jiquiá, em abandonar, temporariamente, o botãobol, se desfazendo de todos os seus excelentes times. É uma pena vê-lo afastado, mas fica a certeza que,  muito em breve, após sanados todos os seus problemas, ele retorne para dar continuidade à sua brilhante trajetória no botãobol.
Alegria de uma lado, tristeza do outro: caminhos do botãobol
Tristeza de um lado, mas  alegria de outro: depois de longo período ausente, o time do Drico, de Adriano Sette, de Caruaru, deu com os costados na associação e  promete vir com toda força este ano,  apregoando aos quatro ventos que não vai dar moleza. 
Foi muito bom ter de volta esse grande botonista, que com muito sacrifício, tenta encurtar a distância de Caruaru a Recife, para realizar-se no jogo de botão. Alegria, alegria!
Quem também vem dando as caras na APFM é essa figura notável de amante do botão, Armando Pordeus.
Atuando mais como organizador, esse paraibano de Guarabira, mas pernambucano por adoção e coração, vem fazendo um trabalho insano para a disseminação do jogo de botão, em suas várias regras, em toda região metropolitana do Recife. Não tem medido esforços, marcando presença em todos os lugares onde predomina o prazeroso jogo de botão. É um baluarte, digno de todos os elogios.
Agora vem mais um sábado e exaustivos treinamentos deverão ser realizados, na tentativa cada vez maior de se chegar à perfeição, um dos grandes objetivos do botãobol. Vamos à luta. Viva o botão! 



domingo, janeiro 08, 2012

MARCOS SILVA DE VOLTA ÀS MESAS DE BOTÃOBOL

Marcos, depois do susto, volta e recebe o troféu de 4º lugar e a medalha de melhor defesa
É isso aí, minha gente do mundo maravilhoso do botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras). Foi grande a satisfação dos botonistas da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, neste sábado, dia 7 de janeiro, primeiro dia de atividade neste novo ano de 2012, quando depararam com a figura simpaticíssima de Marcos Silva, o querido Bundão, de tantas conquistas no botãobol e que,  na segunda quinzena de dezembro do ano que findou,  nos pregou um grande susto, devido a  problemas cardíacos, mas que graças a Deus pode se recuperar  rapidamente e assim  voltar com toda a força ao nosso convívio.
A alegria voltou a imperar no âmbito da APFM e nos traz a certeza de que as competições marcadas para esse ano de 2012 serão emocionantes ao extremo e muito mais coloridas.
As equipes começaram a todo pano neste ano de 2012 e muitas delas se apresentaram com grandes novidades.
Náutico começa a se preparar para a longa jornada de 2012
O Náutico, deste blogueiro, trouxe para as hostes timbus nada mais do que cinco novas equipes, destacando-se o Real Potosi e a Universidade de Chile, a famosa La U.
Pelos treinos fortes realizados, o alvirrubro da Torre promete fazer uma campanha espetacular e permanecer na liderança do Ranking Geral da APFM.
Outro que está enchendo as vistas é o Chelsea, de Hugo Alexandre que vem com os botões tricampeões do Internacional, mas que agora ostentam os escudos dos "Blues do Aeroporto".
O Botafogo, de Marcos Silva, depois do desmanche quase no fim do campeonato de 2011, também se reforça e vem para cima com muita vontade de recuperar o tempo perdido e voltar a ser aquela força respeitada por todos os adversários.
Já o Vila Belmiro, de Albertinho, o melhor botonista de 2011, acena com uma participação mais que perfeita nas competições que irá realizar.
Albertinho tem como meta principal conquistar o maior número de competições e assim poder assumir o topo do Ranking Geral da APFM.
A jornada esportiva mal teve começo mas o entusiasmo é imenso. Quem ganha com isso é o botãobol, que segue demonstrando que é, na realidade, a maior representação do futebol, trazido para uma mesa.
É o futebol de botão-arte, na acepção da palavra. Infelizmente, não é para qualquer um. Na verdade, é para quem é e não para quem quer.
Botonistas da APFM, verdadeiros artistas da palheta
Quem joga ou já jogou o botaõbol sabe que não há termos comparativos com as demais práticas de futebol de botão.
O jogo de botão, jogado seja de quais forem as maneiras não deixa de ser divertido, alegre, descontraído, porém, exclusivamente no botãobol, se atinge o climax, a satisfação plena, a felicidade suprema e a certeza de que o praticante sabe finalmente o que é jogar bem e bonito. É o artista da palheta, o super craque.
Os sábados vão se sucedendo, mas  continuaremos sempre na luta, na busca incessante da perfeição. É o destino do botãobol. Viva o botão!