Minha lista de blogs

quinta-feira, dezembro 30, 2010

UM BALANÇO POSITIVO


E o ano de 2010 está indo embora, deixando muitas saudades. O botãobol (futebol de botões na regra pernambucana, a rainha das regras) está cada vez mais reconhecido em todos os rincões do país.
O trabalho de divulgação, através dos blogs Sportdebotão, Chelsea e o Mundo do Botão, Internacional Futmesa, FutmesaBrasil e o site futeboldemesanews, fez com que esse maravilhoso jogo de botão, exclusivo de Pernambuco, atravessasse fronteiras e pode ser  admirado por milhares de botonistas, através de vídeos, postados na internet.
 A nata dos botãobolistas da APFM na Copa do Mundo do Botãobol
Como é dito e repetido, o botãobol é a melhor representação de um jogo de futebol, transportado para uma mesa, com todas as suas emoções , exigindo que o praticante tenha uma incrível habilidade para a sua execução, porisso a não existência de  um grande número de botonistas, pois praticá-lo torna-se, na acepção da palavra, um tremendo desafio.
É um esporte destinado àqueles mais inteligentes, pois exige qualidades que muitos não se esforçam em possuir.
Perserverança, habilidade manual, alto poder de concentração, controle emocional, são algumas das qualidades que a pessoa deve ter para ser julgada um botãobolista de mão cheia.
Num balanço do que foi o botãobol, no ano de 2010, aqui na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, pode-se dizer que foi totalmente positivo.
A rigor, apenas três competições oficiais, mas todas realizadas com amplo sucesso. O Torneio do Ranking, abrindo a temporada, foi brilhantemente conquistado pela Inglaterra, palhetada por Paulo Jiquiá. Depois, veio a Copa do Mundo, com a campanha vitoriosa da África do Sul, comandada por Hugo Alexandre.

Carlinhos e  Hércules, posam  juntos a Paulo Jiquiá e Hugo, os melhores de 2010 no botãobol.
Finalmente, o Campeonato Oficial de 2010, disputado pau-a-pau, com uma carga de emoção espetacular. Com todos os méritos o grande campeão foi o Internacional, de Paulo Jiquiá, que assim se tornou no grande nome do botãobol do ano.
Como nada no mundo é perfeito, alguns percalços aconteceram , mas nada que viesse abalar as estruturas da APFM, cada vez mais assentada no Recife, com suas invejadas instalações passando por transformações que irão dar mais ainda comodidade ao associado. Se o ambiente já era considerado excelente, imagine como vai ser com todas essas transformações já planejadas.
Fernando Brito, Albertinho e Abiud, três forças do botãobol
A bem da verdade, é bom que se diga que a diretoria da APFM envidou todos os esforços para que o jogo de botão, independente da regra utilizada, pudesse realmente ser praticado com toda a intensidade no seu espaço, porém, observou-se que, fora o botãobol, os praticantes das demais modalidades aqui desenvolvidas, viram com outros olhos e, consequentemente, agiram  com espírito totalmente antagônico.
 Adilson (Presidente da APFM), Abiud  e Hugo Alexandre, diretores da APFM
Como não poderia deixar de ser, aqueles que dirigem a entidade chegaram à conclusão de que o espaço deveria ser somente ocupado por aqueles que gostam de fato de jogar botão, não medindo sacrifícios para que as competições sejam cumpridas à risca e que a regra seja obedecida, vencendo sempre o melhor.
É o botão com toda a transparência e lisura que merece.
Que venha o ano de 2011,  não com a esperança, mas a absoluta certeza de que o botãobol irá proporcionar maiores emoções aos verdadeiros amantes do futebol de botões. Viva o botão.

Nenhum comentário: