Minha lista de blogs

domingo, novembro 21, 2010

CRUZADA PELA MORALIZAÇÃO DO FUTEBOL DE BOTÕES

Este blogueiro na eterna luta pela moralização do futebol de botões
É isso aí, minha gente desse mundo maravilhoso do futebol de botões. Este blog é dedicado ao botãobol (futebol de botões na regra pernambucana, a rainha das regras) e faz referências às outras regras apenas para dados comparativos.
Em todas as competições oficiais do Botãobol, as partidas são arbitradas e isso faz com que toda a responsabilidade que venha ocorrer nesses confrontos seja única e exclusivamente da arbitragem. Erros e acertos vão acontecer sempre e muitas vezes os resultados são bastante contestados, porém, não se vê dolo.
A exemplo do que ocorre com o futebol, no botãobol há muitas partidas em que as equipes se apresentam desmotivadas, notadamente quando as mesmas já não aspiram a mais nada nas competições que tomam parte. Outras são vítimas da má fase que ocorre com certa freqüência. Daí, afirmar que alguns resultados possam ser arranjados a fim de favorecer essa ou aquela equipe está  completamente fora de propósito.
O que de fato acontece é que as equipes, por falta absoluta de competência, não conseguem atingir seus objetivos e quando se vêem em desgraça apelam e começam a enxergar chifre em cabeça de cavalo.
Tudo isso que está dito acima tem um único propósito: mostrar a diferença de comportamento entre os praticantes do botãobol e os do futmesa modalidade 12 toques.
Ontem, na APFM, tomamos conhecimento de fatos profundamente desagradáveis que acontecem nas diversas competições da modalidade 12 toques (antiga regra paulista).
O fato foi dito com tanta naturalidade, que parece ser uma prática constante, que já se tornou um hábito, sendo olhado sem que haja nenhuma reprimenda, por quem quer que seja.
Aqui cabe uma explicação: não estamos aqui para acusar a ou b, muito pelo contrário: o que desejamos é que a moralidade esteja acima de tudo. Que o espírito ético seja uma prioridade entre os diversos botonistas e que em todas as competições que vença o mais competente, dentro da maior lisura.
O que não pode acontecer é  que resultados de partidas sejam modificados, trazendo inúmeros prejuízos aos mais diversos participantes de eventos.
Vamos aos fatos e depois julguem e apresentem as soluções: no Nordestão que foi disputado nos dias 13, 14 e 15 de novembro, aqui no Recife, pelo menos um resultado não condiz com o que aconteceu na partida. Uma equipe saiu vitoriosa e a pedido do adversário foi colocado na súmula um empate, o que deve ter alterado na classificação das equipes.
Talvez o fato seja corriqueiro tendo em vista não haver arbitragem, nem haver nenhuma fiscalização para esses jogos. Tudo fica por conta dos confrontantes.
Por mais que se queira atenuar o fato, não é possível alguém de sã consciência aceitar uma situação dessas. É simplesmente vergonhoso.
Muitos vão dizer que "descobrimos a pólvora", mas os que pensam assim, com certeza, esquecem que agindo dessa forma estão apenas desacreditando mais e mais o futebol de botões.
Que adianta então participar de campeonatos quando já se sabe, de antemão, quem serão as figuras carimbadas. É lamentável.
Apenas uma ressalva: o bloco que age assim é minoria, porém, os prejuízos são incalculáveis. Urge separar o joio do trigo, para o bem do botão. Encontrem soluções o mais rápido possível. Tenho dito. Viva o botão!


Nenhum comentário: