Minha lista de blogs

terça-feira, julho 28, 2009

FUTEBOL DE BOTÕES

A verdadeira representação do futebol trazida para as mesas
Ontem, dia 27 de julho de 2009, ao assistir, através do site futeboldemesanews, o programa Futebol de Mesa News na TV, causou-me estranheza a declaração dessa fabulosa figura do mundo do botão, King Farah, presidente da Federação Paulista de Futebol de Mesa.
Eu sempre vi o futebol de botões como uma representação do futebol association, desde o seu nascedouro. O jogo de botões surgiu única e exclusivamente por causa do futebol. Quem o criou deveria ter uma estátua erigida em todos os recantos do país, se é que a origem é brasileira, o que tudo faz crer.
Momento mágico vivido na regra pernambucana
Quando colocamos nossos times em campo temos a sensação de que estamos vivendo um momento mágico. No nosso imaginário, somos técnico, jogador, torcida, imprensa, enfim, tudo que se possa ter relacionamento com um verdadeiro jogo de futebol.
Damos nomes ao nossos times, aos nossos botões, associando-os aos craques que aprendemos a admirar nos gramados, presentes ou através das imagens televisivas. É o puro mundo da fantasia.
Quando armamos as jogadas, quando consignamos um gol, algo maravilhoso acontece dentro de nós, é uma emoção extraordinária, não existindo palavras que possam descrever todo esse sentimento. É simplesmente fabuloso. Esse foi, é e será sempre o meu mundo dentro do jogo de botões.
Querer, hoje, dissociar o futebol de mesa, não vinculando-o ao futebol que lhe deu origem, é querer acabar com toda essa carga mágica que cada um de nós carrega quando nos transformamos em botonistas.
Talvez, devido às profundas mudanças acontecidas nesses anos todos, principalmente no que tange ao formato dos botões, às mudanças de "bolas" e, mais ainda, a interesses outros, aqueles que se iniciam na prática do futebol de botões, com tudo que foi mexido, não vejam mais nenhuma associação com o ponto de origem.
Isso posto, creio que agora as posições estão mais definidas.
Botões da regra pernambucana na APFM
O futebol de botões, o famoso jogo de botão, apenas existe, hoje, aqui em Pernambuco, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, seguindo a regra pernambucana.
É chegada a hora da verdade. Aqueles que se dizem jogadores de botão nas regras paulista, baiana, dadinho, etc e etc, dêem um nome mais coerente com o que na realidade praticam. Seria mais justo e mais honesto. Assim, de uma vez por todas, acabariam as diferenças e todos viveriam felizes para sempre.
Portanto, não vendam imagem falsa daquilo que vocês não fazem. Entre nós, verdadeiros futebolistas de mesa, e todos os outros, com seus vários tipos de jogos espalhados por aí, há uma enorme distância.
Viva o mundo maravilhoso do jogo de botão!

Um comentário:

Anônimo disse...

Bons tempos 😄