Minha lista de blogs

domingo, junho 19, 2022

COM CANJICA E BOTÃO, O CHELSEA É CAMPEÃO!


CHELSEA - campeão do Torneio da Canjica 2022

Olha pro céu, meu amor!
Veja como ele está lindo...
Olha aquele Balão multicor,

Que lá no céu vai subindo...!


E pode se dizer que as multicores desse balão, em pleno festejo de São João, tornaram-se unicamente AZUL, com o título do TORNEIO DA CANJICA sendo conquistado pelo CHELSEA, de Hugo Alexandre!

Minha gente, e como bem diz a letra de “Olha pro céu”, realmente ele esteve lindo neste sábado, dia 18 de junho, com o sol resolvendo aparecer forte para brilhar nos céus da Regra Pernambucana, depois de sábados encharcados d’água.

Combinando céu azul e as cores do time inglês, eis que um 4º campeão se junta aos já classificados para a LIGA DOS CAMPEÕES, que será disputada ao final do ano.

Na sala Brasília, partindo para os preparativos do torneio, de antemão, já sabíamos que teríamos ausências significativas no quadro de competidores. Entre eles, o SAN LORENZO de Hélvio Ney, que encontra-se em SP para a disputa do Brasileiro de 12 toques. O CORÍNTHIANS, de Adriano Oliveira, que está em viajem pelo interior da Paraíba.

Uma das ausências deste dia 18, o VILA BELMIRO 

Outros dois pesos pesados que estiveram ausentes foram o VILA BELMIRO, de Albertinho, que sentindo o nervo ciático, precisou se hospitalizar na sexta-feira e, consequentemente, repousar em casa no sábado para recuperar as condições de caminhar. E o nosso CRUZEIRINHO, de Marcos Cardoso, presença dada como certa desde aa semana inteira, comunicou à todos que precisaria permanecer em casa devido a uma inesperada suspeita de COVID-19. Nosso Marcos Cardoso está bem, em casa, seguindo os protocolos de saúde e segurança. Que ambos estejam prontos para a sexta etapa da Regra Pernambucana, em julho.

Com estes desfalques, lista-se os seguintes competidores do Torneio da Canjica 2022:

FLAMENGO, de Fernando Enéias, HÉRCULES, de José Hércules Leite, SANTOS, de Adílson Ribeiro, ITUANO, de Dinoraldo Gonçalves, ÍBIS, de Daniel “Piru, CHELSEA, de Hugo Alexandre, SÃO PAULO, de Max Monteiro, MILAN, de Diogo Ayala e UNIÃO NAUDRICANA, de Eliakim Ramos. No total, 9 competidores, que foram divididos em 3 grupos de 3 times, classificando 1 de cada grupo para o triangular final.

Vamos ao desenrolar da competição, jogo a jogo!

GRUPO 1

Formado por FLAMENGO, UNIÃO NAUDRICANA e ÍBIS

UNIÃO NAUDRICANA, sem se intimidar, partindo pra cima do FLMAENGO


O jogo que abriu a jornada do Torneio da Canjica se deu pelo grupo 1, envolvendo FLAMENGO,. De Fernando Enéias e UNIÃO NAUDRICANA, de Eliakim Ramos. Olhando para o confronto, poderia-se dizer que seria um jogo fácil para o Mengão. Seria...! Embora ainda ensaiando os primeiros passos na Regra Pernambucana, o UNIÃO mostrou-se criativo nas jogadas e ameaçador no ataque, não deixando o Flamengo se soltar em campo. A prova disso é que o golzinho salvador do urubu só saiu no finalzinho do jogo, lá no segundo tempo, e que por muito pouco não terminava empatado. Vitória sofrida do experiente Flamengo por 1x0

MENGÃO abrindo caminho para a magra vitória por 1x0 frente o ÍBIS
 

O segundo duelo teve o mesmo FLAMENGO, de Fernando, enfrentando o “chupetinha” ÍBIS, de Daniel “Piru”, que entrava em campo prometendo desclassificar o Mengão. E nessa briga de pássaros, a coisa parecia caminhar para um empate, não fosse um achado raro do Flamengo, criando uma única jogada que redundou em gol. Flamengo 1x0, em mais uma vitória sofrida e quase desperdiçada. A sorte cantou para o lado do Urubu do Hospício, que classificava-se com 6 pontos ganhos.

UNIÃO NAUDRICANA, senhor das ações contra o ÍBIS, conquistando sua primeira vitória na REGRA PERNAMBUCANA
 

Restava ainda o embate entre UNIÃO NAUDRICANA e ÍBIS, num duelo de dois recém chegados à Bola de Borracha. Apesar de já não valer vaga no triangular final, os 3 pontos seria de suma importância para as pretensões de ambos, no ranking de entrada 2022. Com isso em foco, a peleja começou pra lá de emocionante, com ataques alternados e perigosos. Num lance curioso de saída de goleiro, o arqueiro do ÌBIS “furou” o toque na bola, o que na regra, permite-se que o atacante finalize em gol, sem a necessidade de mandar colocar-se. Assim, com a barra escancarada, o UNIÃO abriu o placar frente o Pássaro Negro.

"Pode vim, Íbis... a vitória é nossa!" 

Ainda no primeiro tempo, sentindo o gol tomado, o Íbis recuou, cedendo espaço para o perigoso e articulado ataque Naudricano, que confirmou sua superioridade em campo com um chutaço da intermédiária, estufando a rede por cobertura, fechando o caixão ainda na etapa inicial. Na fase final de jogo, o UNIÃO apenas administrou aquela que seria a sua primeira vitória no mundo da bola de borracha, vitória essa bastante comemorada ao final do embate: União Naudricana 2 a 0 no Íbis.

GRUPO 2

Formado por SANTOS, ITUANO e HÉRCULES

Matreiro, HÉRCULES despacha o SANTOS por 1 tento a 0


Eis aquele que poderia ser considerado o GRUPO DA MORTE, composto por figurões da Regra PE. Para abrir as disputas pelo grupo, HÉRCULES, de J.Hércules e SANTOS, de Adilson Ribeiro, foram os protagonistas das primeiras emoções. Tidos como 2 duros oponentes em qualquer jogo que seja, ambos são conhecidos pela matreira forma de articular lances, sempre dificultando a criação de jogadas de seus oponentes, pelo contínuo uso da chamada “zona da galinha”, quando a bola “morre” nas proximidades das marcações de escanteio, zona que exige bastante habilidade e muito trabalho para recuperação de posse da bola.

Com um enunciado assim, entende-se que esse jogo jamais poderia haver goleada, não é mesmo? E foi o que aconteceu. Com apenas 1 balançar de redes, o Hércules sagrou-se vencedor do CLÁSSICO TRUNCADO, garantindo seus 3 primeiros pontos.

Empate recheado de gols entre SANTOS e ITUANO
 

Permanecendo em campo, o SANTOS agora precisava vencer, a todo custo, o ITUANO, de Dinoraldo Gonçalves, que vinha determinado a se classificar às finais do Torneio. Aqui, minha gente, para a surpresa dos que acompanhavam o jogo, viram o PEIXE partir pra cima, saindo de sua forma clássica de jogo, a catimba. O jogo transformou-se num emocionante lá e cá, com Santos e Ituano fazendo feridas em ambas as defesas. Ao soar do cronómetro, um exaustivo e espetacular 3x3 estava decretado no placar. Esse empate tirava o Santos do torneio, mas de forma digna de se ver. Por outro lado, o ITUANO se credenciava a lutar pela vaga à final, tendo que vencer o HÉRCULES, no jogo decisivo do grupo 2

HÉRCULES atuando para conquistar a vaga no triangular final
 

E lá se foram HÉRCULES e ITUANO a decidir quem avançaria, com os gregos precisando apenas de um empate para avançar. E com a bola rolando, o Hércules manteve-se em sua forma única de jogar, sem pressa, calculista, usando toda extensão do campo, chutando na boa e deixando “bola osso” para o adversário, quando assim se esgotavam seus 12 toques. Nessa mesma cadência, as tentativas do ITUANO foram vãs e de nada adiantaram para mudar o placar, que permaneceu em 0x0, dando vez ao Hércules no triangular final.

GRUPO 3

Formado por SÃO PAULO, MILAN e CHELSEA.

Incontestável vitória do MILAN diante do SÃO PAULO... É neto batendo avô!


Gente, parece combinado, mas o sorteio de todos os torneios, até agora, colocaram SÃO PAULO e MILAN frente a frente nos campos da Bola de Borracha. Sim, avô e neto brigando por vaga em fase posterior

E foi justamente SÃO PAULO, de Max e MILAN, de Diogo, que abriu a peleja do grupo 3.Será que “Carranquinha” deslancharia finalmente rumo ao título na Regra PE? Nesse jogo, absolutamente, sua superioridade em campo foi incontestável. Dominou o jogo de início ao fim, provocando o São Paulo a diversos erros, erros estes que redundaram em 2 golaços dos milaneses, fechando o placar em 2x0. Que vitória do neto sobre o avô!

CHELSEA busca virada e abre caminho para o título
 

O segundo embate do grupo foi entre o empolgado MILAN, enfrentando agora o CHELSEA, deste que escreve. Ao Milan, a vitória determinaria a sua passagem de fase de forma triunfal e era isso que os Blues tinha que impedir. Meus amigos, os italianos vieram ferozmente pra cima dos ingleses, abrindo o placar na primeira grande chance de gol. Os Blues responderam de imediato, ao reiniciar o jogo, chegando ao gol de empate em apenas 4 toques. Veio a etapa complementar e com ela, o nervosismo de Carranquinha, que começou a entregar bolas bobas aos azuis da Inglaterra, que souberam aproveitar a deixa e virar o jogo. Final de partida: 2x1 para o Chelsea, deixando o Milan em maus lençóis.

SÃO PAULO tentou, em vão, furar a defesa inglesa
 

O desfecho do grupo 3 ficava por conta de SÃO PAULO x CHELSEA. Ao tricolor do SAMU, só restava vencer e vencer, o que embolaria o grupo deixando cada um com 1 vitória. Ao Chelsea, bastava um empate. Com a bola rolando, o Chelsea se colocou numa posição cautelosa em jogo, esticando suas jogadas até o12º toque, sem se arriscar a chutar, perder e entregar a bola ao adversário. E foi assim durante todo o jogo. Com o regulamento debaixo do braço, 0X0 foi a passagem para a final, dos Blues da Inglaterra

TRIANGULAR FINAL

Formado por FLAMENGO, HÉRCULES e CHELSEA.


Eis os 3 finalistas. Três velhas figuras da Regra Pernambucana onde dois deles ainda não conquistara título na temporada atual. Teríamos o Flamengo repetindo conquista, chegando ao 3º troféu no ano?

Empate sem gols no primeiro duelo das finais, entre HÉRCULES e FLAMENGO
 

A finalíssima começou com FLAMENGO e HÉRCULES se enfrentando na arena 5, campo sorteado para receber os 3 jogos finais. Conhecido pela dificuldade de fazer gols nesse campo, simplesmente porque a bola “não sobe”, a peleja indicava que o placar seria baixo, principalmente porque o matreiro HÉRCULES era um dos competidores. E não deu outra. Catimba, falta de lances perigosos acrescidos de erros e ingarridas, o placar desse primeiro duelo ficou inalterado ao soar do cronômetro. Era 0x0 não muito interessante para as pretensões de título de ambos.

Senhor das ações, CHELSEA despacha MENGÃO com 2x0 no marcador
 

Permanecendo em campo, o FLAMENGO tinha agora o CHELSEA para tentar vencer e dar um passo importante para a conquista. Mas será que os Blues iriam ceder fácil essa conquista? Bola rolando e lá estava um certo equilíbrio em campo, com boas investidas de cada lado. Porém, na medida em que se aproximava o intervalo de jogo, os Blues soltaram-se mais em campo, chegando com mais perigo à meta flamenguista. Na segunda etapa, a sensível superioridade inglesa traduziu-se em gols, de fato. E foram em 2 lances consecutivos, escrevendo assim um sólida vitória frente ao já caleijado de títulos, o Flamengo. CHELSEA 2X0 no FLAMENGO, largando na frente na última corrida do torneio.

Primeiros movimentos do jogo decisivo do TORNEIO DA CANJICA entre HÉRCULES e CHELSEA
 

Com o Mengão já sem chances de levantar o caneco, CHELSEA e HÉRCULES ficaram agora para decidir, quem dos dois, seria o CAMPEÃO do TORNEIO DA CANJICA. De cara, já saberíamos que teríamos título inédito em 2022. Ao Hércules, só a vitória interessava. Ao Chelsea, o regulamento lhe dava condições de ser campeão sem precisar vencer.

Sendo o Hércules que precisava sair pro jogo, eis que os gregos ensaiaram um ataque orquestrado e concatenado, porém, encontrando sólida marcação inglesa. Os chutes aconteceram, mas, de longa distância, o que não é o forte dos gregos. Já os blues, quando partiam para o ataque, repetiram a mesma tática usada contra o São Paulo: Esticar a posse de bola até o 12º toque e só chutar com bola boa. E não é que deu certo?

Teve até drone fotografando CHELSEA x HÉRCULES


Passaram-se 30 minutos sem que as redes fossem balançadas e quando a posse de bola estava nos pés dos blues... TITITITI....TITITITI....TITITITI.... soava o cronômetro estampando o placar necessário para gritar CAMPEÃO pelo lado Inglês: ZERO a ZERO que valeu troféu!

Eis, meus amigos, a CANJICA junina com molho inglês! Acho que esse prato nordestino, nunca recebeu tal tempero!

Eliakim, do U. Naudricana, entrega o troféu ao campeão do Torneio da Canjica
 

Fim de festa com abraços fraternais, cumprimentos efusivos e grande alegria daqueles que participaram da festa junina da Bola de Borracha. Com o título da quinta etapa da temporada de 2022, o CHELSEA, de Hugo Alexandre se une a FLAMENGO, VILA BELMIRO e CORÍNTHIANS, sendo estes, os já classificados para a grande disputa final do ano, envolvendo os campeões de 2022.

O CHELSEA desencantou, depois de insucessos nas primeiras etapas. Agora, fica a expectativa para a COPA VACO-VACO, que será em julho, onde esperamos contar com os mesmos nove competidores e todos aqueles que estiveram ausentes neste dia 18 de junho.

O torneio terminou, mas não pense que a festa parou por aqui. Junho está à todo vapor e próximo sábado ainda será tempo de comer canjica, pamonha e bolho de milho. Venha simbora, celebrar o mês comendo e jogando botão, pois próximo sábado será até as canelas doer, num dia recreativo de amistosos!

Viva São João... Viva o Botão!

GALERIA DE FOTOS DO

TORNEIO DA CANJICA


"Bebemorando" o terceiro lugar, FLAMENGO recebe a medalha das mãos de Daniel "Piru"


Dinoraldo concede a taça de VICE-CAMPEÃO ao HÉRCULES


O pódio dos vencedores do Torneio da Canjica 2022


O belíssimo time de resina do CHELSEA, vencedor do torneio










2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Bom dia meu amigos da bolinha de borracha.
Finalmente encontramos novo nome para aumentar a relação daqueles que lutarão para serem o campeão de 2022, o ano do possível final da pandemia.
Parabéns ao Chelsea, ao Hercules e ao Flamengo por estarem sempre lutando para marcar seus nomes no panteão da glória pernambucana.
Finalmente, chegou o dia em que o encarregado da organização levante o troféu de campeão.
Isso é sempre muito bom, pois incentiva a todos para sempre lutarem para chegarem nas finais e serem os cumprimentados pelas façanhas.
Meu abraço a todos os nove abnegados lutadores que compareceram na festa da Canjica.

Hugo Alexandre - CHELSEA FC disse...

Amigao Sambaquy!

Nos momentos finais do jogo contra o Hércules, sentindo o tic tac do cronometro "zerar" a contagem, era exatamente isso que me vinha à mente! Estava quebrando a regra, desfazendo a maldição de administrar e nao vencer!

Dessa vez, deu certo!

Agora, são 4 listados e torço, de coração, que tenhamos outros novos campeões além dos 4. Gostaria de ver "Carranquinha", como é chamado o Diogo pelo avô, levantando um trofeu de campeão. Meu jogo com ele foi durissimo e o que o fez perder, foi a desconcentração pelo nervosismo no 2o tempo. Mas logo logo teremos ele numa lista assi., e espero que ainda esse ano de 2022.

Enfim, vamos torcer para que seja multicores, a lista dos campeoes!

Um forte abraço pernambucano!