Minha lista de blogs

domingo, setembro 12, 2021

NOVATOS INCENDEIAM A 5ª RODADA DO CERTAME

Sala Brasília, na APFM, incendiada pelas novas forças da Regra Pernambucana


Meus amigos, apaixonados pelo mundo do Botão, tenham certeza, desde já: Como dizia um velho amigo, “Não existe mais gente boba no mundo da Bola de Borracha!”

Dizendo isso, ele referia-se ao lado inocente dos iniciantes na Regra Pernambucana, que ainda sem conhecimento das manhas e uso astucioso das jogadas em campo, eram facilmente dominados e até goleados pelos veteranos “tubarões” da Regra, nos tempos de outrora.

Essa pequena explanação se faz necessária por em destaque, uma vez que a rodada deste sábado, 11 de setembro, evidenciou em campo, essa mudança de ares, já confirmadas pelas palavras desse amigo: Realmente, não tem mais gente boba no mundo do botão!

E para apontar essa dinâmica atual, vamos ao que interessa, aos fatos reais na história do Campeonato Oficial 2021

A muito custo, São Paulo arranca empate contra o San Lorenzo, a sensação do CO2021
 

Tudo começou com a abertura da 5ª jornada, com o SÃO PAULO, do líder do grupo A, Max Monteiro, enfrentando a sensação da competição, o agora temido SAN LORENZO, de Hélvio Ney. Vindo de duas vitórias consecutivas, o San Lorenzo impôs uma certa preocupação ao tricolor do Samu, fazendo-o colocar as barbas de molho.

Com bola rolando, os argentinos confirmaram o motivo do temor sampaulino, abrindo o placar ainda no início de jogo. E não foi por acaso. A sequência de jogo mostrou o técnico Hélvio Ney senhor de si, com jogadas seguras, toque de bola requintado e objetividade nas jogadas. Veio o segundo tempo de jogo, e o San Lorenzo seguiu firme em campo, porém, o tricolor de Rio Doce voltou mais equilibrado e disposto a empatar. Mas, teve que suar sangue para abrir brecha no gol argentino. Só no finalzinho de jogo, o placar foi igualado em 1x1, dando números finais ao grande embate. Como dizia meu velho amigo... “Não há mais bobo no Botão!”

Juventus ataca, Íbis se defende, e o espetáculo é garantido na APFM
 

Quase que simultaneamente, pelo grupo B, ÍBIS, de Daniel Piru e JUVENTUS, de Diogo Ayala, faziam o clássico dos estreantes, com possibilidades de vitória para qualquer lado. Em campo, se viu o “REI DOS AMISTOSOS”, Diogo, com jogadas concatenadas, bem articuladas, boas oportunidades contra a meta rubro-negra. Por outro lado, via-se o Íbis aproveitando os contra-ataques com perigo, acertando a trave em vários chutes. E foi justamente num desses contra golpes, já na etapa final, que o Íbis surpreendeu a força jovem da Juve com o gol da vitória no clássico: 1x0! Diga-se de passagem que, em campo, jogadas lúcidas e uso dos detalhes da regra já foram ensaiados por ambos os estreantes... e lembrem-se: “Não há mais bobos no botão!”

Hércules, numa das raras vezes em que pegou na bola, frente a Juventus

 
Minutos depois deste encontro, a vitalidade da JUVENTUS já entrava novamente em campo, convocado pela comissão organizadora a antecipar sua partida contra o HÉRCULES, de J. Hércules, pela 6ª rodada do certame, uma vez que os suecos não poderão comparecer no próximo sábado.

Olhando para o confronto, alguém poderia opinar e lançar aquele óbvio palpite de que seria um fácil 4x0 para os experientes botões de J. Hércules, isso só no primeiro tempo. Mas e com a bola rolando, foi isso que aconteceu?

Definitivamente, se viu a lucidez e audácia do pequenino Diogo, se agigantando diante do favoritíssimo Hércules. Toque de bola refinado, domínio na palheta, observância dos lances... tudo isso, contribuiu para que o HÉRCULES apenas assistisse o jogo, em vários momentos da partida. E toda essa articulação da nova “Vecchia Signora” redundou, na etapa final, no grito de gol estridente na Sala Brasília, o gol da vitória italiana.

Sim, foi tão alto o grito de gol, que certamente foi ouvido por Sambaquy, em terras gaúchas. Faltavam ainda 3 minutos, e foram 3 minutos de felicidade por parte da Juventus, sem acreditar que estava vencendo o temido Hércules. Os intermináveis 3 minutos se passaram e a vitória foi assinalada com sucesso. Alegria, alegria, que vitória!

A rodada foi sequenciada ainda com outros dois jogos, todos válidos pelo grupo B.

Hora de clássico entre experientes da Regra Pernambucana: VILA BELMIRO x HÉRCULES


VILA BELMIRO, de Albertinho, enfrentando o mesmo HÉRCULES, de J. Hércules, fizeram um jogo pra lá de nervoso, o que não poderia ser diferente quando o assunto é rivalidade antiga em campo. E a história desse jogo, foi temperada com uma pitada de polêmica, na fase complementar de partida: O jogo seguia empatado, em 0x0. No ataque, o Vila Belmiro articulava uma jogada para seu desfecho, quando aos olhos do árbitro Fernando Enéas, uma falta técnica foi cometida, sendo caracterizada com um botão do Vila batendo em outro botão do mesmo time, antes de atingir a bola. Pela regra, isso é tiro livre indireto contra a equipe infratora, a famosa FALTA TÉCNICA.

Com expectadores em campo, Vila e Hércules protagonizam polêmicas no CO2021

Alegando que não houve o choque, e de certa forma inconformado, o Vila Belmiro teve que acatar a decisão da arbitragem, que foi acompanhada e confirmada por alguns expectadores da partida. O fato é que, após a cobrança do tiro livre indireto, o Hércules conseguiu furar o bloqueio da Baleia azul, balançando as redes e vencendo-o por um magro 1x0.

Registre-se ainda a queixa por parte do Vila Belmiro, a respeito de sua palheta de chute, sumida durante o primeiro tempo e encontrada escondida debaixo da palhete de goleiro, no intervalo de jogo. Quem será que escondeu a palheta do Vila, minha gente?

Flamengo armando o bote pra cima do Porto, em mais um 1x0 para a coleção


Saindo da arbitragem direto para colocar o time do FLAMENGO em campo, Fernando Enéas alcançou um significativo triunfo no confronto contra o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, no jogo em que encerrou as atividades do sábado, 11 de setembro.

Com 3 vitórias anotadas na competição, todas por 1x0, o Mengão era, a essa altura, o único com aproveitamento 100% e tinha pela frente, o time de MADRUGADA e Cia, palhetado por Dinoraldo, que buscava em campo, consolidar sua classificação ao mata mata. Jogo iniciado, chutes pra lá, ataques pra cá, bolas na treva, arremates pra fora, tudo demonstrava equilíbrio e um cheiro de empate no ar, quando honrando o mesmo placar dos outros 3 jogos, o Urubu do Hospício chegou ao seu golzinho salvador e o quarto triunfo por 1x0, só para não perder e pouse.


 
Após a 5ª rodada de jogos pelo grupo A, que hoje teve apenas o jogo entre SAN LORENZO x SÃO PAULO em evidência, vemos o mesmo São Paulo agora isolado na liderança do grupo, lembrando que possui um jogo a mais. Com o empate desta rodada, o San Lorenzo afasta-se da zona da amargura, aquela que não credencia ninguém ao mata mata. CRUZEIRO, PSG e CHELSEA, que se enfrentarão entre si na próxima rodada, deverão dar novos números e novas perspectivas no grupo A



Já o grupo B, com a derrota do VILA BELMIRO e a vitória do FLAMENGO, vemos um empate rigoroso entre ambos, dividindo agora com 12 pontos ganhos. Mesmo com 100% de aproveitamento, o Mengão não está à frente na tabela porque perde para o Vila no critério Gols Próprios. Os estreantes ÍBIS e JUVENTUS, com suas vitórias, colaram no PORTO, que agora, fica em alerta máximo para não perder sua vaga no mata mata para um dos estreantes.

Marcos Silva e seu BOTAFOGO, dando o ar da graça na APFM

 
Registre-se ainda, com grata surpresa, a presença de nosso querido BOTAFOGO, palhetado por Marcos Silva, figura carimbada no topo das competições internas da APFM e que encontra-se ausente momentaneamente devido a sua saúde. Apareceu para rever os amigos, matar a saudade do convívio, e assistir o espetáculo da Bola de Borracha. Seja sempre bem-vindo, Marcão!

E assim foi mais um capítulo da história do Campeonato Oficial 2021, em curso na APFM.

Com as apresentações dos estreantes, o brilho das atuações “nada boba” em campo, a Regra Pernambucana é a grande vencedora de tudo isso. Mais emoções, mais disputas, com uma boa adição de incerteza quanto à classificação, antes dada como certa para os velhos experientes da Regra.

Restam duas rodadas para a definição do mata-mata. E estejam certos, nestas duas rodadas, um oceano ainda vai passar por baixo da ponte. Estejam sobre essa ponte, para acompanhar de pertinho, o desfecho da 1ª fase do CO2021.

Viva o Botão!

6 comentários:

Unknown disse...

Gostei muito de rever os amigos e o calor da associação, momento único . Abraço pra todos!

Hugo Alexandre - CHELSEA FC disse...

Marcão... sua cadeira é cativa. Volte logo, amigo!

Hugo Alexandre - CHELSEA FC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcos Cardoso disse...

Parabéns Seu Chelcha pela Marreta
Bobo é quem pensa que ainda tem bobo no no botão rsrsrsrs..
Após a quinta rodada temos no Grupo A,no entender,apenas o São Paulo com vaga garantida os outros seis procuram seu espaço.SAN LORENZO acho que escapa,CRUZEIRO,CHELCHA e PSG,talvez sobrem dois,um vai pra degola.
Grupo B Ai VILA e MENGO garantido as outras duas vagas,vai ser um sufoco só.E a PALHETA DO VILA huuuuummm

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meu amigo Hugo Alexandre, retiro o que disse na semana passada. Não tem ninguém bobo no futebol de mesa. A garotada botou para quebrar e derrubaram alguns ídolos intocáveis. Ficou lindo de ver. A sacanagem fizeram para o meu amigo Albertinho. Sem a paleta mágica as bolas vão para fora ou chegando mais perto, na trave. Gostei de ver meu irmão Marcos visitar o seu recanto favorito, o lugar onde lhe enche de glórias e as prateleiras de troféus. Mas, a saúde em primeiro lugar. Cuide-se meu Irmão.
Nessa pandemia o campeonato de vocês é um oásis para quem gosta de futebol de mesa. Cada semana um argumento novo e acredite que quase escutei o grito de gol que derrubou o Hércules.
Um abraço a todos os meus amigos da regra Pernambucana, a da bolinha de borracha.

Anônimo disse...

Muito bom a matéria! magistral! Também o sábado que tivemos, muita vida nas dependências da APFM. Assim, vamos tocando o CO21, com alegria e vida.VIVA O BOTÃO e Vaiiii Corinthians!