Minha lista de blogs

segunda-feira, julho 12, 2021

APFM REABRE AS PORTAS EM 2021

Uma grata surpresa na reabertura: Diogo e João Rophe estreiam em competições oficiais
 

Minha Gente!

Já era tempo de revermos a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa com suas portas abertas, em dia de jogos efusivos e grandes disputas, assim como tradicionalmente se fez ao longo de tantos anos.

Porém, em virtude do tenebroso momento pandêmico a qual atravessamos, todas as competições oficiais foram forçadas à suspensão, ficando então, desde março de 2020, relegada à frequência de quatro ou cinco botonistas, apenas para a prática de amistosos.

No entanto, depois de ver flexibilizadas a abertura e retorno de certas práticas públicas, a APFM sentiu-se segura em retomar as práticas do Botãobol de maneira oficial e neste sábado, 10 de julho de 2021, a Bola de Borracha voltou a rolar solta nos campos da Associação.



TORNEIO RETOMADA 2021

Estiveram presentes à Sala Brasília, dez botonistas dentre os quais alguns novos valores que estão chegando à APFM.

E para marcar a reabertura oficial, nada melhor que um torneio, em formato de mata-mata, para registrar tal momento: O TORNEIO RETOMADA 2021. Veja a seguir, a lista dos 10 participantes que abrilhantaram a competição:

 

CRUZEIRO = Marcos Cardoso

FLAMENGO = Fernando Brito

SÃO PAULO = Max Monteiro

VILA BELMIRO = Albertinho

CHELSEA = Hugo Alexandre

SPORT = Diogo

SANTA CRUZ = João Rophe

JAMAICA = Bruno Aritana

CORINTHIANS = Adriano

IGLADIATORI = Belfort

 Para a formação do mata-mata, foi realizado o sorteio dentre os participantes e, uma vez que avançariam 5 times ficando assim em número ímpar, o regulamento estabelecia que o vencedor do primeiro confronto sorteado estaria classificado automaticamente para o triangular final, onde juntar-se-ia a ele, os outros 2 times advindos das semi-finais.

 

Um empate em 0x0 no clássico dos novatos: SPORT x SANTA CRUZ abrindo o torneio

E o primeiro confronto caiu justamente entre o SPORT, do joveníssimo Diogo estreando em competições oficiais. De cara, o confronto sorteado foi contra o SANTA CRUZ, de João Rophe. Dois novos integrantes da Regra Pernambucana fazendo o primeiro clássico dos novatos. Jogo empatado em 0x0 com os tricolores vencendo nos pênaltis por um misero 1x0. Santinha foi direto para o triangular final.

São Paulo ataca e quase vira o jogo no finalzinho

 Já o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, iniciou a jornada abrindo o placar logo no primeiro minuto, mas esmoreceu e permitiu o empate do SÃO PAULO, de Max Monteiro, que por pouco não virou o jogo no final, numa bola “ramprada” em cima do goleiro... Empate em mata-mata significa o quê? PENALTIS... E nesse quesito, os azulinos da Jacobina levaram a melhor: 1x0

 

Jamaica se agiganta diante do Corinthians, vence nos pênaltis e avança de fase

No jogo seguinte, Bruno Aritana com a sua JAMAICA surpreendeu o CORÍNTHIANS, de Adriano Oliveira, empatando no tempo regulamentar em 1x1, e garantindo a melhor nas penalidades, por 1x0. Bruno está retornando às atividades depois de um longo período sem participar de jogos... Foi uma grata surpresa.

Flamengo arma o golpe fatal para despachar os Gladiadores em plena arena 5

 Urubu do hospício... é assim que é conhecido o FLAMENGO, de Fernando Brito, que pegou logo de cara, o estreante na Regra Pernambucana, mas todo intimidador IGLADIATORI, de Belfort. Os gladiadores pelejaram mas foram decapitados em plena arena, por 2 golpes a 0. Os rubro-negros da Rua do Hospício avançaram assim, para as semi-finais.

 

Vila Belmiro tenta armar jogada, mas Chelsea se mantém incólume e segue firma para a fase 2

Fechando a primeira rodada do mata-mata, o VILA BELMIRO, de Albertinho, não conseguiu se impor diante do CHELSEA, de Hugo Alexandre, e acabou sendo dominado pelo ataque dos Blues que sapecou 3x0 na Baleia Azul. Vale salientar que Beto Sacolinha perdeu suas 3 palhetas de ouro e diante da falta delas durante o jogo, não se viu bem nas armações de jogadas. O Chelsea que nada tinha a ver com isso, tratou de dominar e carimbar passagem para as semifinais.

 

Flamengo não resiste ao ímpeto inglês e cai nas semifinais para o Chelsea

Abrindo as semi-finais, CHELSEA, de Hugo Alexandre e FLAMENGO, de Fernando Brito foram para o clássico dos amistosos da APFM, num jogo parelha como sempre foi... Porém, os rubro-negros não demonstraram a mesma performance do jogo anterior frente aos gladiadores, sendo vencido por 3X0 sem direito a gol de honra. Com a segunda vitória, o CHELSEA garantia vaga na disputa final

 

Sem grandes emoções, Cruzeiro avança para o triangular final na base dos pênaltis

O outro jogo, envolvendo JAMAICA, de Bruno Aritana e CRUZEIRO, de Marcos "Securinha" terminou empatado em 0x0, sendo mais uma decisão em penaltis para ambos os times. Nas penalidades, o Cruzeiro do Sul resplandeceu nos céus jamaicanos ao vencer por 2x0. Com este resultado, o Cruzeiro fechou o triangular final, credenciando-o para jogar contra SANTA CRUZ e CHELSEA.

 

Com direito a goleada, Chelsea consagra-se campeão do Torneio Retomada 2021

O triangular final iniciou-se com o confronto entre SANTA CRUZ, de João Rophe, tambem estreante em jogos oficiais, e CRUZEIRO, de Marcos Cardoso. Os tricolores não deram sorte e foram vencidos pelo azulino da jacobina por 2x0

Em seguida, o Clássico entres cores azuis, CRUZEIRO X CHELSEA se fez, na Arena 5. O Cruzeiro, se vencesse, seria sagrado Campeão, uma vez que já vencera o Santinha... Mas os Blues souberam dominar o ímpeto da raposa e, com um simples e magro 1x0, derrotou os estrelados, chamando para si a vantagem de um empate contra o Santa Cruz.

Veio então o confronto estampado na última foto. CHELSEA, de Hugo Alexandre e SANTA CRUZ, de João Rophe, se enfrentaram com o Santinha tendo de vencer por uma diferença de 3 gols para levantar o título. Ao Chelsea, um simples empate garantiria a conquista... Mas em campo, o que se viu foi um passeio inglês, com direito a 5x0 no placar, sem piedade. 

Chegava assim os Blues, de forma intacta quanto à sua própria meta, ao título do TORNEIO RETOMADA das atividades do Botãobol, a Regra Pernambucana de Futebol de Botão.

Em resumo, destacamos os registros de cada jogo, até a conquista irretocável dos Blues do Hipódromo.

TORNEIO RETOMADA 2021
Associação Pernambucana de Futebol de Mesa
Regra Pernambucana

Primeira rodada de jogos do Torneio Retomada 2021
1. Sport 0 x 0 Santa Cruz
Penaltis 0 x 1 = Santa Cruz

2. São Paulo 1 x 1 Cruzeiro
Penaltis 0 x 1 = Cruzeiro

3. Jamaica 1 x 1 Corinthians
Penaltis 1 x 0 = Jamaica

4. Flamengo 2 x 0 Igladiatori
5. Vila Belmiro 0 x 3 Chelsea


Segunda fase do mata-mata
1. Cruzeiro 0 x 0 Jamaica
Penaltis 2 x 0 = Cruzeiro

2. Flamengo 0 x 3 Chelsea


TRIANGULAR FINAL
1.Santa Cruz 0 x 2 Cruzeiro
2. Chelsea 1 x 0 Cruzeiro
3. Chelsea 5 x 0 Santa Cruz

Campeão = Chelsea
Vice Campeão = Cruzeiro

Meus amigos, é isso ai!

Aos poucos, de forma paulatina, o mundo do Botãobol, a Regra Pernambucana, irá retomando seu curso. Seguimos ainda na luta contra o Coronavírus e por isso mesmo, as competições seguirão flexibilizadas quanto à ocorrência semanal, mas, certos de que muito em breve, mais um capítulo competitivo será escrito através dos campos da Bola de Borracha.

Estejamos atentos para o que vem por ai!

Viva o Botão!

2 comentários:

Paulo ramos disse...

Parabéns Hugo pela iniciativa em retomar o trabalho de perpetuar a regra pernambucana atravéz da Marreta, hoje nosso saudoso mestre Abiud, está aos pulos de alegria la de cima, celebrando e lhe guiando nas postagens e textos. Deixo meus agradecimentos ao André Bacelar, por permitir que isso seja possivel.

Grande Abraço

PAULO Jiquiá - internacional FM, campeão de tudo !!!

Viva o botão

Anônimo disse...

Boa Hugo! E parabéns pela conquista e também pela reportagem do sábado na APFM. VIVA O BOTÃOBOL!