Minha lista de blogs

segunda-feira, agosto 12, 2019

CAMPEONATO DE BOTÃOBOL COM MÁXIMO EQUILÍBRIO

Equilíbrio é a tônica do botãobol
Minha gente!
A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa (APFM), nesse sábado, dia 10 de agosto, deu continuidade ao Campeonato Oficial de Botãobol (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras) de 2019, com a realização de seis jogos, arduamente disputados, com destaque para o clássico BOTAFOGO, de Marcos Silva X VILA BELMIRO, de Albertinho, equipes que disputam pau a pau a liderança da competição.
Momento do chute que culminou com o gol do FOGÃO
A partida terminou empatada em 2x2, porém, o FOGÃO teve mais oportunidades de sair triunfante de campo. Abriu o escore, através de Renato Gaúcho, mas levou a virada, quando tivera chances de definir o confronto, desperdiçando excelentes situações de ataque.
VILA BELMIRO teve mais posse de bola mas...
Por sua vez, a BALEIA AZUL tentava de todas as formas segurar o resultado e praticamente abdicou de ações ofensivas, procurando manter a posse de bola, porém, descuidou-se num único lance o que lhe foi fatal e assim viu o GLORIOSO chegar à igualdade. O BOTAFOGO segue na liderança, mas o VILA BELMIRO está no seu calcanhar.
TRINCA FERRO quase que não solta a bola
Na sequência, aconteceu a estreia do ITACURUBA, de Alexandre de Freitas, tendo pela frente o SÃO PAULO, de Max Monteiro , que terminou com a vitória do TRICOLOR DO SAMU por 1x0.
Bem que o TRINCA FERRO DE AFOGADOS tentou segurar os são paulinos, entretanto, num único cochilo, deixou que sua meta fosse vazada, mas mostrou que não vai dar moleza na competição.
RAPOSA DA JACOBINA suou para chegar ao empate
Enquanto isso, na Arena 5, a Arena do Terror, o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, saiu atrás no placar e suou para chegar ao empate com o VASCO DA GAMA, de Ricardo dos Anjos. Os ESTRELADOS atribuíram o mal resultado à dificuldade de se jogar na Arena 5, tida e havida com a Arena do Terror, notadamente no quesito marcar gols. É quase impossível. Se diz até que 1x0 é goleada.  Final: 1x1. Dos males, o menor.
HERCULANOS esbarram  no TRINCA FERRO
Confirmando a fama que tem, a Arena 5 voltou a ser palco de mais um confronto. Dessa vez, o HÉRCULES, de José Hércules,  enfrentou o ITACURUBA, de Alexandre de Freitas e  o placar acusou no final a igualdade em 0x0. Além do campo, os HERCULANOS esbarraram na retranca armada pelo TRINCA FERRO DOS AFOGADOS e assim tiveram quase nenhuma ação ofensiva.
Justo o escore.
URUBU veste amarelo e bica forte no GAVIÃO
Já na Arena 1, o FLAMENGO, de Fernando Brito, encontrou alguns obstáculos, mas conseguiu sua segunda vitória na competição. O PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, sai derrotado mais uma vez e figura como lanterninha do campeonato. Enquanto o URUBU definitivamente acordou na competição, o GAVIÃO DE MARANGUAPE parece pensar que se terá um segundo turno, esquecendo que o campeonato é de turno único, com apenas doze rodadas. Desperta, GAVIÃO!
PEIXE faz a hora e não espera acontecer
Fechando a jornada, o SANTOS, de Adilson Ribeiro, fez das tripas coração para conseguir adentrar às catacumbas de Zé do Caixão e botar para correr o INTERNACIONAL, de Clóvis Sandes. 
O PEIXE teve muito paciência para chegar ao intento e precisou que o velho ZUMBI COLORADO perdesse de vez a lucidez, a ponto de não se lembrar de que estava jogando botãobol. Está mesmo gagá e não mete medo a ninguém. É uma pena!
E o que houve com o NÁUTICO ? - Seu adversário seria o CORITIBA, de Cláudio Sandes, porém, o COXA BRANCA não pode comparecer à APFM e esse seu confronto ficou adiado para o próximo sábado, dia 17 de agosto.
Após os jogos, eis como ficou a classificação do campeonato:
EQUIPES
PG
PP
J
V
ECG
ESG
D
GP
GC
SG
1.     BOTAFOGO
8,3
3,7
4
2
2
0
0
9
4
5
2.     VILA BELMIRO
8,2
3,8
4
2
1
1
0
5
2
3
3.     SÃO PAULO
7
2
3
2
0
1
0
2
0
2
4.     FLAMENGO
6
6
4
2
0
0
2
2
4
-2
5.     CRUZEIRO
5,1
3,9
3
1
1
1
0
3
1
2
6.     VASCO DA GAMA
5,1
6,9
4
1
1
1
1
2
3
-1
7.     NÁUTICO
4,1
4,9
3
1
1
0
1
3
2
1
8.     CORITIBA
4
5
3
1
0
1
1
4
4
0
9.     SANTOS
4
5
3
1
0
1
1
1
2
-1
10.  HÉRCULES
2
7
3
0
0
2
1
0
1
-1
11.  ITACURUBA
1
3
2
0
0
1
1
0
1
-1
12.  INTERNACIONAL
1
11
4
0
0
1
3
0
5
-4
13.  PORTO
0
6
2
0
0
0
2
0
2
-2
LEGENDAS: PG: Pontos Ganhos; PP: Pontos Perdidos; J: Jogos; V: Vitórias; ECG:
Empate com gols; ESG: Empate sem gols (0x0); D: Derrotas; GP: Gols pró; GC:
Gols contra; SG: Saldo de gols.
- Jogos realizados: 21. Gols marcados: 31. Média de gols: 1,47
- Equipes faltosas: Dia 20 Jul: Botafogo, Itacuruba, Porto e Vasco da Gama; Dia 27 Jul: Itacuruba e Vasco da Gama. Dia 3 Ago: Não houve.Dia 10 Ago: Coritiba.

- (Atualizado até 10 Ago, inclusive)
PROGRAMAÇÃO DE JOGOS
No próximo sábado, dia 17 de agosto, a tabela de jogos prevê os seguintes espetáculos:
2ª rodada
ITACURUBA X PORTO
3ª rodada
CRUZEIRO X ITACURUBA
4ª Rodada
NÁUTICO X CORITIBA
5ª rodada
BOTAFOGO X CRUZEIRO
FLAMENGO X HÉRCULES
CORITIBA X ITACURUBA
INTERNACIONAL X SÃO PAULO
VILA BELMIRO X VASCO DA GAMA
PORTO X SANTOS
Que venha, portanto, mais um sábado, com mais uma jornada para deleite de todos aqueles que convivem nesse mundo maravilhoso e encantado do botãobol. Viva o botão!

2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meu amigo Abiud,
A partida do Botafogo x Vila Belmiro tinha de ser filmada, pois tenho a certeza de que seria um espetáculo digno de ser mostrado a todo mundo. Imagino a grande paridade de forças que deve permear o campeonato de botãobol. E o Náutico ficou sem jogar. Na semana que vem deve estar com as baterias carregadas, pois deverá jogar contra o Coritiba. Sorte estar de folga na tabela, pois caso contrário jogaria duas partidas e estaria abandonando a sua previsão de um jogo por sábado. E o Flamengo, ao ganhar do Internacional, que deve ser o de Santa Maria (RS), embalou e já é o quarto na tabela. Quero ver a reação do meu amigo Marcos Cruzeiro, ou será que ele deixou comigo os craques valiosos que lhe davam as vitórias.
Vamos esperar para ver o que acontece na semana que vem. Abração gaúcho colorado.

Abiud Gomes disse...

Meu caro Sambaquy.
Você tem razão. O clássico Botafogo v Vila Belmiro deveria ser filmado, porém, o nosso cinegrafista Hugo Alexandre não está disputando a competição e se mantém afastado das mesas. Foi um jogão! Estou concentrado e espero fazer uma boa partida, se bem que o Coxa é um adversário chato pra burro. Marcão Cruzeiro está sendo infeliz no sorteio dos campos, dai não ter engrenado. Sobre o Internacional não é bom nem comentar. Quem vem correndo por fora é o São Paulo, mas segundo os entendidos, logo , logo vai descer ladeira abaixo. Um Abração pernambucano e Timbu.