Minha lista de blogs

domingo, junho 16, 2019

CRUZEIRO CAMPEÃO DO IX TORNEIO CHIFRONÉSIO DO RECIFE

RAPOSA DA JACOBINA  CAMPEÃ DO CHIFRONÉSIO
É isso aí minha gente!
O IX TORNEIO CHIFRONÉSIO DE RECIFE,  de botãobol, promovido pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, nesse sábado, dia 15 de junho, chega ao fim debaixo de muita emoção, com jogos empolgantes.

CRUZEIRO empata na semifinal e vai em busca do caneco
O grande destaque da competição, exclusiva com times de botões de chifre, fica por conta da sensacional conquista do CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, que na semifinal vencera o HÉRCULES, de José Hércules, com um empate em 1x1 e foi para a disputa do título de campeão do CHIFRONÉSIO, contra a grande surpresa do Torneio, o CORITIBA, de Cláudio Sandes, que antes na outra semifinal, derrotara o poderoso BOTAFOGO, de Marcos Silva, triunfando por 1x0.
CRUZEIRO repete 2013 e leva mais um CHIFRONÉSIO
A RAPOSA DA JACOBINA conquista, assim, pela segunda vez, o tão cobiçado troféu de campeão da maior competição de futebol de botões, jogada exclusivamente com times de botões de chifres, uma das grandes referências do jogo de botão, na modalidade botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras), que tem como principais particularidades: bola esférica de borracha, goleiro cilíndrico e cobrança de arremesso lateral com as mãos.
FOGÃO X COXA - Um jogo catimbado
Dando início à grande jornada, o BOTAFOGO, de Marcos Silva, entrou em campo, para se confrontar com o CORITIBA, de Cláudio Sandes,  aparentando bastante nervosismo, tendo paralisado a partida em seus primeiros movimentos, reclamando exasperadamente da bola, pois achara, erroneamente, que teria havida uma troca de bolas, após falhas nos primeiros movimentos.
BOTAFOGO troca as bolas mas pouco adiantou
De imediato, foi providenciada a troca da bola e o jogo prosseguiu, mostrando que o FOGÃO não estava nos seus grandes dias, desperdiçando todas as jogadas ofensivas. Estava tão mal o GLORIOSO que chegou ao cúmulo de cometer uma penalidade máxima, que, para sua felicidade,
não foi aproveitada pelo COXA BRANCA.
COXA BRANCA perde pênalti mas acaba vencendo
Apesar de se apresentar mal, o BOTAFOGO jogava com a vantagem do empate, pois fizera melhor campanha do que seu oponente no 1º Turno, mas mesmo assim acabou saindo derrotado por 1x0, gol de Ganso, afogando uma vez por todas as mágoas botafoguenses.
Restava tão somente ao FOGÃO ir para a disputa do 3º lugar, onde enfrentaria o HÉRCULES, que no sábado anterior, eliminara o grande favorito VILA BELMIRO, de Albertinho. Mas... aí é outra história.
CORITIBA, o MINHOCÃO vai para a final do CHIFRONÉSIO
Já o CORITIBA, travestido de DEPORTIVO LARA, não estava nem aí e pouco se lixava  para o que acontecia com o FOGÃO e jogava água para tudo que é lado, apagando de vez com  as labaredas.
Bela vitória da MINHOCA!
HÉRCULES parecia que iria ter outra ação heroica 
No outro embate semifinal, o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, entrava em campo, na Arena 2, com a vantagem do empate, mas foi o HÉRCULES, de José Hércules, que saiu frente. A RAPOSA DA JACOBINA partiu com tudo para o empate mas não conseguia encontrar uma brecha sequer na defesa armada pelo FILHO DE ZEUS, que, por sua vez,  nos contra-ataques, não conseguia fechar a tampa do caixão dos estrelados.
De tanto tentar, RAPOSA chega ao gol salvador e é finalista
E assim o jogão seguia firme até o seu final e, eis que faltando pouco mais de 30 segundos o CRUZEIRO acha o mais que desejado gol do empate, suficiente para classificá-lo para a grande final.
Os HERCULANOS sentiram na pele a eliminação, tanto que teve reflexos  na partida pela disputa do 3º lugar, quando foi derrotado pelo BOTAFOGO, de Marcos Silva, por 2x0, jogando sem o mínimo entusiasmo.
COXA quis ludibriar a RAPOSA mas essa não foi na onda
A grande final foi de uma grande dramaticidade, pois o CORITIBA, de Cláudio Sandes, usa sempre a manjada estratégia de não querer nada, que vai abrir, que já está satisfeito em chegar ao vice campeonato e a por aí... Quem entrar nessa onda se ferra!
Mas a astuta RAPOSA DA JACOBINA, sempre afirmara de quem é besta é coco e daí partiu para a disputa super concentrado.
Lá no fundo, a galera se manifesta: "Tá abrindo"!
Do lado de fora, a cada jogada errada COXA, a galera vinha abaixo, com os gritos: "Tá abrindo! É marmelada!
Mas os ESTRELADOS não se desconcentraram e jogavam mansamente, pois o empate lhe daria o título. Falhara a estratégia do CORITIBA e  o que se viu foi A RAPOSA DA JACOBINA dá o bote fatal, através do atacante ZEZÉ, autor do único gol da partida.
BOTONISTAS da APFM presentes à festa CRUZEIRENSE
Estava assim consolidado o título de campeão do IX TORNEIO CHIFRONÉSIO DO RECIFE, de Botãobol, conquistado pela 2ª vez, em todos esses anos de competição. PARABÉNS, Marcos Cardoso! PARABÉNS, Cruzeiro!
ORLANDO PIRATES fatura a REBARBA DO CHIFRONÉSIO
Um pouco antes, o ORLANDO PIRATES, de Dinoraldo Gonçalves, venceu por 1x0 o INTERNACIONAL, de Clóvis Sandes, conquistando a REBARBA DO CHIFRONÉSIO, também, pela 2ª vez, fazendo jus ao troféu CABEÇA DE LAGARTIXA.
Os BUCANEROS não encontraram dificuldades para triunfar diante de um debilitado ZUMBI COLORADO. Parabéns!
DADOS DO CHIFRONÉSIO
Em resumo eis os principais destaques do IX TORNEIO CHIFRONÉSIO DO RECIFE:
- Campeão: CRUZEIRO, de Marcos Cardoso;
- Vice Campeão: CORITIBA, de Cláudio Sandes;
- 3º lugar: BOTAFOGO, de Marcos Silva;
- 4º lugar: HÉRCULES, de José Hércules;
- Artilheiro do Chifronésio: TICO, do VILA BELMIRO, de Albertinho.
- Melhor árbitro: Adilson Ribeiro.
- Campeão da Rebarba: ORLANDO PIRATES, de Dinoraldo Gonçalves.
PREMIAÇÃO e TORNEIO DO MILHO
A premiação ocorrerá no sábado, dia 29 de Junho - Dia de São Pedro - juntamente com o TORNEIO DO MILHO, cumprindo assim o Calendário da APFM - 1º Semestre.
Agora, é curtir o SÃO JOÃO, com muito forró, muita quadrilha, muita canjica, muito quentão!
Vamos pular a fogueira! Viva o SÃO JOÃO! Viva o Botão!




2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Amigo Abiud,
Parabéns ao Cruzeiro do amigão Marcos Cardoso. Joga muito esse cruzeirista. E parabéns também ao Coritiba, de Cláudio Sandes, ao Botafogo do meu amigão Marcos Silva e o Poderoso Hércules, do José Hércules. Mostraram que são os grandes nomes do futebol de mesa da Regra Pernambucana, a Rainha das Regras. E também parabenizo o Dinoraldo Gonçalves que com o seu Orlando Pirates, abocanhou a cabeça da lagartixa.
Agora é esperar para ver esses lindos troféus serem distribuídos no Torneio do Milho, em comemoração ao dia de São Pedro.
Mais uma etapa vencida e segue esse pessoal especial para o campeonato de 2019.
Um abração colorado gaúcho a todos os laureados e aos não laureados também.

Abiud Gomes disse...

Obrigado, mais uma vez, amigão Sambaquy.
O Chifronesio foi um sucesso e a disputa foi acirradíssima, com belos espetáculos. A festa de premiação, junto com o Torneio do Milho, é todo um coroamento do que foi o nosso primeiro semestre. Aos poucos vou me recuperando é muito em breve estarei de volta à hidroginástica. Fisicamente bem e com a excelente visão, vou apagar a imagem negativa dessas últimas temporadas. Enquanto há vida, há esperança. O astral está subindo. Que venham bons tempos. Um forte Abração, bem pernambucano e bem timbu.