Minha lista de blogs

domingo, maio 19, 2019

CHIFRONÉSIO PRESTES A ENTRAR NA ETAPA FINAL

Time de botões de chifre do CHELSEA, de Hugo Alexandre - Uma relíquia
Minha gente!
A jornada desse sábado, dia 18 de maio, do IX TORNEIO CHIFRONÉSIO DO RECIFE, de botãobol (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras), com a realização de seis partidas, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa (APFM), praticamente definiu a classificação das oito equipes que seguirão para a segunda e decisiva fase que apontará o campeão da competição.
BALEIA AZUL líder absoluto do CHIFRONÉSIO
Restando apenas quatro jogos para encerrar o 1º turno, o Grupo A já está definido com as equipes do VILA BELMIRO, de Albertinho, absoluto em primeiro lugar geral; do SÃO PAULO de Max Monteiro, que deu um grande arranco nos primeiros jogos, mas não soube manter o mesmo ritmo nos três últimos jogos e que pode perder a segunda vaga para o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, que aparece na quarta colocação; do HÉRCULES, de José Hércules, que conseguiu a classificação ao empatar com o FLAMENGO, de Fernando Brito e ver o NÁUTICO, de Abiud Gomes, ser derrotado pelo ORLANDO PIRATES, por 1x0. Os HERCULANOS irão torcer para que a RAPOSA DA JACOBINA tropece no seu último compromisso e assim livrar-se do confronto com a temível BALEIA AZUL.
URUBU vai torcer contra o FOGÃO para ser o 1º do Grupo
Já o Grupo B. a briga está sensacional e as posições das equipes seguem indefinidas. O FLAMENGO, de Fernando Brito, aparece na liderança, mas poderá ser alcançado pelo BOTAFOGO, de Marcos Silva, que fará sua última partida do primeiro turno duelando com o VILA BELMIRO, de Albertinho. Uma parada indigesta.
BUCANEROS já sabem se bobearem, dançam e irão para a rebarba
Mas o que reserva maiores emoções é a disputa pelas duas última vagas, onde se encontra o CHELSEA, de Hugo Alexandre, já classificado, porém, na dependência do resultado dos dois confrontos do ORLANDO PIRATES, de Dinoraldo Gonçalves, que conseguirá passar para a fase final, caso venha a triunfar nesses dois jogos,
COXA BRANCA na espreita de um tropeço BUCANERO
Qualquer tropeço dos BUCANEROS, a quarta vaga ficará com o CORITIBA, de Cláudio Sandes, que já encerrou todos os seus jogos, estando com a mesma pontuação dos BLUES, mas perde no número de gols marcados a favor.
PEIXE vence ZUMBI mas não se safa da REBARBA
Na jornada de ontem, o SANTOS, de Adilson Ribeiro, mesmo triunfando sobre o INTERNACIONAL, de Clóvis Sandes, não evitou a queda para a REBARBA DO CHIFRONÉSIO, onde irá se juntar ao já eliminado ITACURUBA, de Alexandre de Freitas e de quem sobrar na disputa pela vaga do 2º turno, ORLANDO PIRATES ou CORITIBA.
SÃO PAULO bate fofo mas já está na final do CHIFRONÉSIO
Por outro lado, o CORITIBA, de Cláudio Sandes, que teve um quase tardio poder de reação, venceu com facilidade o SÃO PAULO, por 3x1. O COXA BRANCA vai ficar torcendo por qualquer tropeço do agora iluminado ORLANDO PIRATES, de Dinoraldo Gonçalves, com seus novos holofotes.
E os BUCANEROS, ausentes nas primeiras rodadas, voltou a meia-boca mas depois deu uma grande recuperada entrando de vez na briga por uma vaga. Só depende de si para conseguir esse intento.
Vai ser tudo ou nada para o ORLANDO PIRATES
Caso vença o já eliminado CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, que demonstra estar completamente desinteressado pela competição, pois não comparece a três jornadas consecutivas e triunfe também diante do já rebarbado INTERNACIONAL, de Clóvis Sandes, conseguirá um feito sensacional e certamente virá com sede de conquista do CHIFRONÉSIO. Agora, não vá pensar que seja fácil, pois o ZUMBI COLORADO sabe se retrancar como ninguém e assim atrapalhar a vida dos BUCANEROS.
TIMBU tropeça nas próprias pernas e vai pra rebarba
E o que dizer da REBARBA DO CHIFRÓNÉSIO do Grupo A, onde já estão sacramentados o TIMBU, de Abiud Gomes, do ZUMBI COLORADO, de Zé do Caixão e do CORINGÃO, de Adriano Oliveira? 
Aventa-se a hipótese de entrada do VASCO DA GAMA, de Ricardo dos Anjos, caso o CORINTHIANS abdique de participar da disputa pelo troféu CABEÇA DE LAGARTIXA. 
Vale salientar que se o CORINGÃO se afastar da competição sofrerá a punição de não poder participar, por 1 ano, das competições oficiais, promovidas  pela APFM. Está dado o recado.
Eis como ficou a classificação do 1º turno do CHIFRONÉSIO:
TÁBUA DE CLASSIFICAÇÃO
Grupo a
EQUIPES
PG
PP
J
V
ECG
ESG
D
GP
GC
SG
1)     VILA BELMIRO
16,1
1,9
6
5
1
0
0
14
4
10
2)     SÃO PAULO
11,1
9,9
7
3
1
1
2
8
7
1
3)     HÉRCULES
9,4
11,6
7
2
2
1
2
7
9
-2
4)     CRUZEIRO
9,3
8,7
6
2
2
1
1
12
6
6
5)     NÁUTICO
8,3
12,7
7
2
2
0
3
7
7
0
6)      INTERNACIONAL
3
15
6
0
0
3
3
0
3
-2
7)     CORINTHIANS
1,1
16,9
6
0
1
0
5
1
7
-6
LEGENDAS: PG – Pontos Ganhos; PP – Pontos Perdidos; J – Jogos; V – Vitória; ECG – Empate com gols; ESG – Empate sem gols; D – Derrota; GP – Gols pró; GC – Gols contra; SG – Saldo de gols.
GRUPO b
EQUIPES
PG
PP
J
V
ECG
ESG
D
GP
GC
SG
1)     FLAMENGO
15,2
5,8
7
4
2
1
0
10
6
4
2)     BOTAFOGO
12,1
5,9
6
3
1
2
0
5
1
4
3)     CHELSEA
10,2
10,8
7
3
1
0
3
9
12
-3
4)     CORITIBA
10,2
10,8
7
3
1
0
3
8
11
-3
5)     SANTOS
8,3
12,7
7
1
3
2
1
4
4
0
6)      ORLANDO PIRATES
4,3
10,7
5
1
1
1
2
5
10
-5
7)     ITACURUBA
4,0
14
6
1
0
1
4
2
6
-4
LEGENDAS: PG: Pontos Ganhos; PP: Pontos Perdidos; J: Jogos; V: Vitória; ECG: Empate com gols; ESG; Empate sem gols; D: Derrota; GP: Gols pró; GC: Gols contra; SG: Saldo de gols.
OBSERVAÇÕES
- Jogos efetivamente realizados: 41; Gols marcados: 88; Média de gols: 2,14;
- Equipes Faltosas: Dia 6 Abr: São Paulo; Itacuruba. Vila Belmiro, Internacional, Botafogo e Orlando Pirates compareceram, mas não jogaram. Dia 13 Abr; Cruzeiro, Chelsea, Botafogo e Orlando Pirates; Dia 20: Corinthians, Cruzeiro, Itacuruba, Orlando Pirates Dia 27 Abr: Botafogo e Orlando Pirates; Dia 4 Mai: Coritiba e Corinthians. Dia 11 Mai: Corinthians, Itacuruba, Orlando Pirates; Dia 18 Mai: Corinthians e Vila Belmiro,
- A equipe do CORINTHIANS foi punida com WxO por faltar a três jornadas consecutivas, sem  apresentar justificativa.
- As equipes grafadas em preto estão na zona de classificação para o turno decisivo da competição, enquanto que as equipes grafadas em vermelho estão na área da Rebarba.
(Dados atualizados até 18 Mai, inclusive).
Para o próximo sábado, dia 25 de maio, estão programadas as quatro últimas partidas do 1º Turno:
ITACURUBA X CRUZEIRO
ORLANDO PIRATES X INTERNACIONAL
CORINTHIANS X ORLANDO PIRATES
VILA BELMIRO X BOTAFOGO
LEMBRETE IMPORTANTE
Saibam todos que  a APFM estabeleceu a data de 1 de junho, como a data limite para o encerramento da primeira fase. O ínício da Fase Final, portanto, está prevista para o sábado, dia 8 de junho.
NOVA LUZ  
Aviso a todos os meus amigos que este marreteiro ficará ausente toda essa semana próxima, preparando-se para a cirurgia de catarata, prevista para quinta-feira, dia 23 de maio de 2019. Que tudo ocorra bem, com as graças de Deus! Viva o botão!


2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meu amigo Abiud,

Finalmente vais fazer a cirurgia da catarata. É importante esse procedimento, pois a chance de recuperação física é grande, mas a falta dos holofotes é muito maior, quando deles necessitamos e para o futebol de mesa é vital. Espero que o amigo dê uma parada e recupere suas forças, pois, você parando, para tudo na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa.
Vá com fé e tenha certeza de que a sua vida vai melhorar muito, pois é impressionante a mudança que existe depois da cirurgia.
Um abraço a todos os classificados para a fase final do Chifronésio e a minha solidariedade aos que vão disputar a Cabeça de Lagartixa, que não deixa de ser um torneio e vale para quem consegue vencer.
Um abraço gaúcho e colorado.

Abiud Gomes disse...

Amigão Sambaquy
Muito grato pelos votos de solidariedade e tenho fé em Deus que tudo vai ocorrer bem. Devo voltar, dependendo da palavra do Dr Ronald Cavalcanti, no sábado, dia 8 de junho. Contra à minha vontade, a APFM,no próximo sábado somente haverá a realização das quatro partidas atrasadas e aí o Chifronésio só retorna com a minha volta. Vamos à luta, nessa que é a primeira rebarba que vou disputar. Abração pernambucano e timbu.