Minha lista de blogs

domingo, abril 21, 2019

CHIFRONÉSIO SEGUE DE VENTO EM POPA


Minha gente!
Nesse Sábado de Aleluia, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa vivenciou mais um capítulo do IX TORNEIO CHIFRONÉSIO DO RECIFE,  competição que reúne catorze equipes de botões de chifre, revivendo os tempos românticos do botãobol (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras).
BALEIA AZUL irresistível engole BLUES
Foram jogos emocionantes, bastante disputados, alguns apresentando resultados surpreendentes, com destaque para a goleada sofrida pelo CHELSEA, de Hugo Alexandre, por 6x2, aplicada pelo VILA BELMIRO, de Albertinho, a famosa BALEIA AZUL, engoliu os BLUES DO PAIVA, sem dó, sem piedade.
FOGÃO faz uma estreia sem brilho no CHIFRONÉSIO
Outro ponto de destaque coube ao BOTAFOGO, de Marcos Silva, que estreou no torneio sem muito brilho, podendo-se até dizer decepcionante, com os empates ante o INTERNACIONAL, de Clóvis Sandes e o SÃO PAULO, de Max Monteiro, ambos por 0x0.
Além desses três confrontos, outros quatro aconteceram, cujos resultados já começam a dar uma demonstração de como será o IX TORNEIO CHIFRONÉSIO daqui para a frente.
COXA BRANCA dá saída após TIMBU abrir o placar
Na Arena 2, numa partida gostosa de se assistir, o NÁUTICO, de Abiud Gomes, empatou com o CORITIBA, de Cláudio Sandes, em 2x2. O TIMBU abriu o placar no primeiro chute a gol e se apresentava com uma técnica invejável, porém, numa falha na intermediária adversária, permitiu que o COXA BRANCA armasse o contra ataque que redundou no gol de empate.
TIMBU é visto sentado após a virada COXA BRANCA
A partida seguia com lances espetaculares de ambas as partes, mas o CORITIBA, após o NÁUTICO tentar um lançamento de rosca, perdeu a posse de bola, ocasionando a virada da partida. Fim do primeiro tempo.
TIMBU parte para o revide e encontra o gol salvador
Na segunda etapa era visível a pretensão do COXA BRANCA segurar a posse de bola, dificultando ao máximo que o TIMBU pudesse chegar ao gol, mas valendo-se de seu grande poder técnico o NÁUTICO armou um ataque que redundou no golaço de empate. Daí em diante não deu tempo para mais nada, e as equipes se deram satisfeitas com o empate em 2x2. Belo espetáculo.
MENGÃO segura ímpeto da BALEIA AZUL e sai no lucro
Já na Arena 1, após a goleada que dera no CHELSEA, o VILA BELMIRO, de Albetinho, voltou a campo para enfrentar o destacado FLAMENGO, de Fernando Brito, num duelo de gigantes. A BALEIA AZUL quis impor seu jogo ofensivo mas foi tolhida pela compacta defesa do MENGÃO que não deu brechas para o adversário penetrasse em suas linhas.
Jogando por uma bola, o URUBU abriu o placar e por pouco não chegava à vitória. Quase que no final, a BALEIA AZUL marcou o gol de empate, resultado que terminou sendo excelente para ambas as equipes, líderes em seus respectivos grupos.
BLUES se reabilitam e entram nas catacumbas do ZUMBI 
Já o CHELSEA, depois da goleada, redimiu-se ao vencer o INTERNACIONAL, de Clóvis Sandes, por 1x0, resultado magérrimo, mas que marcou o primeiro triunfo dos BLUES na competição. Por sua vez, o ZUMBI COLORADO é forte candidato à REBARBA DO CHIFRONÉSIO, torneio de consolação para as equipes não classificadas nessa primeira fase.
ALELUIA! PEIXE não cai  na rede do HÉRCULES.
Fechando a jornada, o SANTOS, de Adilson Ribeiro, chega ao seu terceiro empate consecutivo na competição, dessa vez em 0x0 diante do HÉRCULES, de José Hércules. O medo de perder do PEIXE está maior do que a vontade de ganhar. Sempre atuando retrancado, segurando a posse de bola e não dando margem a que o adversário tenha grandes oportunidades de golear.
Para vencer o PEIXE o oponente tem que ter precisão cirúrgica quando realizar os ataques à meta santista.
CLASSIFICAÇÃO 
Eis como está a Tábua de Classificação do IX TORNEIO CHIFRONÉSIO DO RECIFE:
Grupo a
EQUIPES
PG
PP
J
V
ECG
ESG
D
GP
GC
SG
1)     VILA BELMIRO
7,1
1,9
3
2
1
0
0
8
3
5
2)     NÁUTICO
4,2
4,8
3
1
1
0
1
5
4
1
3)     HÉRCULES
4
2
2
1
0
1
0
1
0
1
4)     SÃO PAULO
2,1
3,9
2
0
1
1
0
1
1
0
5)     CORINTHIANS
1,1
1,9
1
0
1
0
0
1
1
0
6)     INTERNACIONAL
1
5
2
0
0
1
1
0
1
-1
7)     CRUZEIRO
0
3
1
0
0
0
1
2
3
-1
LEGENDAS: PG – Pontos Ganhos; PP – Pontos Perdidos; J – Jogos; V – Vitória; ECG – Empate com gols; ESG – Empate sem gols; D – Derrota; GP – Gols pró; GC – Gols contra; SG – Saldo de gols.
GRUPO b

EQUIPES
PG
PP
J
V
ECG
ESG
D
GP
GC
SG
1)     FLAMENGO
7,1
1.9
3
2
1
0
0
6
4
2
2)     SANTOS
3,2
5,8
3
0
2
1
0
2
2
0
3)     CHELSEA
3
6
3
1
0
0
1
3
8
-5
4)     BOTAFOGO
2
4
2
0
0
2
0
0
0
0
5)     CORITIBA
1,2
4,8
2
0
1
0
1
2
3
-1
6)     ITACURUBA
0
3
1
0
0
0
1
0
1
-1
7)     ORLANDO PIRATES
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
Para o próximo sábado, dia 27 de abril, estão programados os seguintes jogos
JOGOS ATRASADOS:
SÃO PAULO X ORLANDO PIRATES
ORLANDO PIRATES X HÉRCULES
CORITIBA X CRUZEIRO
BOTAFOGO X CORINTHIANS
ITACURUBA X INTERNACIONAL
CRUZEIRO X ORLANDO PIRATES
CORINTHIANS X ITACURUBA
JOGOS DA 4ª RODADA
CORITIBA X VILA BELMIRO
ORLANDO PIRATES X NÁUTICO
CRUZEIRO X SANTOS
HÉRCULES X BOTAFOGO
SÃO PAULO X ITACURUBA
CHELSEA X CORINTHIANS
FLAMENGO X INTERNACIONAL
TORNEIO DA GALINHA
Para aqueles botonistas da APFM que preferem jogos mata-mata. vamos reviver os célebres Torneios da Galinha, que correrão paralelamente ao IX CHIFRONÉSIO.
Para quem não sabe, o TORNEIO DA GALINHA é uma competição mata-mata com bolsa ao vencedor. Cada participante entra com uma aposta de R$ 5,00 e o ganhador do torneio leva todo o rateio.
No final do ano, a APFM promoverá o PERUZÃO, que reúne todos os vencedores dos torneios da galinha.
Creio que assim, a APFM junta o útil ao agradável. Mantém o futebol de botãobol assemelhado ao futebol association com seus campeonatos regulares, ao mesmo tempo em que motiva os botonistas a  disputarem sempre jogos competitivos.
Vamos ver se, asssim, agradamos a gregos e troianos!
Viva o botão!

3 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meu amigo Abiud,

Já deu para ver que nem todo o grande botonista da Regra pernambucana consegue se sair bem com botões de chifre. Veja o caso do Botafogo e Chelsea. Tenho visto, pelos resultados, não só deste campeonato, mas dos anteriores que nem todos se adaptam ao botão de chifre, que para mim continua sendo uma novidade e incógnita. Conhecia botão de osso e de coco, mas de chifre é sempre algo inédito. E o Timbú parece que quer se reabilitar e jogou muito contra o seu oponente, mas sempre tem um mas, fez uma besteira no meio de campo e o adversário não perdoa.
Abração colorado e gaúcho e entregaram a rapadura para o Sport.

Abiud Gomes disse...

Meu caro Sambaquy
É bem verdade. Jogar com botões de chifre é bastante diferente. Precisa de treinos constantes e conhecimento. Praticamente, na infância e na adolescência, joguei sempre com botões de chifre. Hoje, apesar de possuir doze times de chifres percebo que tenho que ser tecnicamente perfeito. Venho me apresentando relativamente bem porque limito-me a apenas uma partida. Aí eu dou o máximo, com toda a concentração. Com isso a alegria voltou. Quanto ao futebol, o Timbu é limitado e alguns jogadores não sabem cobrar pênaltis, mesmo treinando muito. Estamos empatados, pois não deu para o Timbu, nem para o Colorado. Abração pernambucano e timbu.

Hugo Alexandre - CHELSEA FC disse...

Olá, grandes amigos!

Apenas fazendo um breve comentário! É bem verdade que jogar com botões de Chifre é um duríssimo desafio. Porém, foram com eles que o Chelsea conquistou o seu primeiro título no Botãobol, batendo o Náutico na final, por 1x0.

Neste atual campeonato, o Chelsea briga pelo Bi campeonato. O que pesa sim, são os treinos, como bem menciona meu mestre, Abiud.

Na época do 1º titulo no Chifronésio, não tinha filhos ainda, tinha um campo em casa onde me dedicava diariamente a chutes (cheguei a computar mais de 3 horas de chutes ininterruptos, por dia) e foi justamente nesta fase em que atingi um elevado nivel de aproveitamento em partidas, dai a coroação no Chifronésio e Copa do Mundo (2010)

Hoje, já com o terceiro filho a caminho, horas de trabalhos e estudos com obrigação de total dedicação, já não sobram mais sequer alguns minutos para treino. O resultado: Queda no aproveitamento de chutes!

Como reza a máxima do Botãobol: "JOGAR É FÁCIL, DIFÍCIL É FAZER GOL", vamos provando o quanto é implacável este provérbio!

Forte abraço à todos!

Saudações Chelseanas!