Minha lista de blogs

segunda-feira, janeiro 07, 2019

ABERTA A TEMPORADA DE 2019 DE BOTÃOBOL

Botonistas da APFM iniciando a jornada de 2019
Minha gente!
Passadas as festividades de Natal e de Ano Novo, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, nesse sábado, deu início à temporada de 2019, de Botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras) com o comparecimento de treze botonistas que treinaram com muito afinco para as futuras competições que deverão ser realizadas neste ano.
PORTO (Dinoraldo) e FLAMENGO (Fernando) e as primeiras palhetadas
Foi bom ver, de volta aos campos de botão, Abiud Gomes, Adilson Ribeiro, Adriano Oliveira, Albertinho, Cláudio Sandes, Clovis Sandes, Dinoraldo Gonçalves, Fernando Enéas, José Hércules, Marcos Cardoso, Marcos Silva, Max Monteiro e Ricardo dos Anjos, todos imbuídos do propósito de abrilhantar os vários torneios que irão disputar.
Apenas Hugo Almeida, Alexandre de Freitas e José Ribamar estiveram ausentes, mas já prometeram que na próxima semana já começarão os preparativos visando apresentar boas performances em todos os  eventos que irão participar.

TORNEIO DO RANKING
De saída, a APFM, seguindo o Calendário de Atividades, já apresenta no sábado, dia 26 de janeiro, o tradicional Torneio do Ranking, competição mata-mata, onde os times melhores ranqueados enfrentarão sempre seus oponentes equidistantes no Mapa do Ranking Geral.
COPA BRASÍLIA - 17 ANOS DA APFM
Em fevereiro, no dia 27, em comemoração aos 17 anos de fundação da APFM, acontece a Copa Brasília de Botãobol, outro torneio mara-mata, porém, com os jogos conhecidos através de sorteio. Essa competição tem essa denominação porque a sede da APFM , Templo Sagrado do Botãobol, está localizada no Edifício Brasília, no centro comercial do Recife.
TORNEIO NOVA VIDA
Para o mês de março, precisamente no dia 30, mais um Torneio Nova Vida será realizado, patrocinado por esse blogueiro, pelo sucesso de sua cirurgia cardíaca a qual se submeteu em 27 de março de 2012.
TIME DO NÁUTICO (Ponta de chifre de boi)
IX TORNEIO CHIFRONÉSIO DO RECIFE
Em abril, estendendo até junho, o famosíssimo Torneio Chifronésio do Recife, em sua nona edição, com a previsão de participação de dezesseis equipes, dispostas em dois grupos distintos. Essa competição se distingue das demais tendo em vista que os botonistas inscritos deverão se apresentar com seus times de botões de chifre, uma tradição do botãobol.
TORNEIO DO MILHO
Durante os festejos juninos, no sábado 29 de junho, Dia de São Pedro, será realizado o Torneio do Milho, outra competição no sistema mata-mata, com participação de equipes filiadas. O Troféu do Torneio é bastante cobiçada e sua conquista é muito festejada.

CAMPEONATO OFICIAL DE BOTÃOBOL
Findo o primeiro semestre, a segunda etapa do ano reserva o Campeonato Oficial de Botãobol, a competição mais importante da APFM, no sistema de pontos corridos, em dois turnos, sendo um turno de classificação e um segundo turno, disposto em duas séries, Ouro e Prata. É a competição que proporciona mais pontos para o ranking das equipes.
BARUERI (Dinoraldo) um dos vencedores do Troféu Hércules Leite 
TROFÉU HÉRCULES LEITE
O Campeonato Oficial dá uma brecha em outubro para que seja realizada a disputa do Troféu Hércules Leite, em comemoração aos dezesseis anos de atividades, no sistema mata-mata, onde se destaca essa figura brilhante JOSÉ HÉRCULES LEITE, responsável pela continuação do botãobol.
TORNEIO DE ENCERRAMENTO
Por fim, o Torneio Encerramento, sempre realizado  no penúltimo sábado de dezembro, junto com a Festa de Premiação do Campeonato, congregando todos os associados. 
Como se pode ver, o ano de 2019 estará pleno de realizações, com grandes esperanças de sucesso, tudo transcorrendo num clima de sã camaradagem. 
Pelo que se viu nesse sábado que passou, acredita-se que o sucesso será total, com muita festa. Aguardem. Viva o botão! 

3 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meu amigo Abiud,

Retornando de férias, onde estive visitando minha filha, genro e netinha, que moram em Encarnacion (Paraguai), volto meus olhos para as noticias da Marreta.
Sensacional o programa para 2019. Tenho certeza de que serão muitos os encontros, nos quais, todos estarão imbuídos de conquistar os belíssimos troféus em jogo. Como eu gostaria que existissem troféus de tamanha beleza no tempo em que eu praticava o futebol de mesa. Naqueles anos de dificuldades, o máximo que conseguiríamos era uma tacinha de metal, pois seus preços eram altíssimos. Hoje os troféus são de rara beleza e simbolizam a disputa em si.
Desejo que todos tenham um ano de 2019, com muitas alegrias, jogos estupendos, saúde e felicidades o tempo todo. E, quando chegar o torneio de encerramento, todos possam acumular vários prêmios para suas galerias.
Um abração gaúcho e colorado.

Abiud Gomes disse...

Amigão Sambaquy.
Que alegria ver sua volta à Marreta. Já estava sentindo a falta de seus comentários. Espero que essas suas férias tenham sido bem aproveitadas. Comigo foi um pouco diferente. Todos os meus filhos, genros, noras e netos, vieram me visitar e estão aqui desde o início do ano.
Quanto ao botaobol, fiz um levantamento estatístico e fiquei surpreso com a minha pífia atuação, a pior em todos esses anos. De 104 jogos, tive 20 vitórias, 29 empates e 55 derrotas.
Nesses primeiros ensaios deste ano, parece que vou no mesmo caminho, mas sinto que meu desgaste físico é notório. Não consigo jogar mais nenhuma partida sem sentir dores na coluna e cansaço físico. Está mais que visível essa minha queda vertiginosa. Caso não me recupere, vou abandonar as mesas e ficar só na organização dos eventos e mantendo a Marreta de pé.
Apesar das dificuldades, hoje está mais fácil fazer a premiação e os valores dos troféus e medalhas estão muito mais em conta do que antigamente. Até mesmo em qualidade. Os tempos são outros. Recordo-me das palavras de Didi, o mais famoso armador do Brasil, bicampeão mundial: "os craques não deviam envelhecer". Mas, assim é a vida.
Um abração bem forte, bem pernambucano e bem timbu.

Roberto Vasconcelos disse...

Conhecem alguém que queira vender um time de botão de chifre?